REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Volume: 17.1 DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20130001

Voltar ao Sumário

Editorial

Considerações sobre a publicação na REME: desafios e perspectivas

Considerations about publication in REME: challenges and perspectives

Tania C. M. Chianca1; Maria Piedade F. R. Leite2

1. Editor Cientifico.
2. Editor Executivo.

 

A pesquisa tem sido considerada uma função essencial na Enfermagem contemporânea e os enfermeiros têm sido estimulados a usar o método cientifico para adquirir novos conhecimentos. Nosso objetivo é que estes possam ser úteis na prática clinica. Neste sentido, enquanto enfermeiros buscamos pelo conhecimento que possa contribuir para um cuidado de enfermagem e de saúde de qualidade, baseado em evidências, apoiado na atualização, na troca continua de dados e experiências entre os profissionais.

Uma das formas de se trocar experiências é pela utilização, produção e disseminação do conhecimento científico. Para tanto é importante que enfermeiros e demais profissionais de saúde se organizem nas áreas de especialidade para implementar pesquisas, buscar suporte para a produção de estudos em parcerias, participar cada vez mais de estudos multicêntricos de forma que todos possam dar sua contribuição nos projetos desenvolvidos, buscar a redução de custos e economia de tempo no desenvolvimento de estudos, e no que tange a enfermagem, mostrar sua contribuição na qualidade do cuidado em saúde. Além disso, é preciso comunicar o produto de nossos conhecimentos e experiências. Publicar em periódicos técnico-científicos é uma estratégia importante para a disseminação e visibilidade de conhecimentos gerados.

Neste sentido, a Revista Mineira de Enfermagem - REME é uma iniciativa da Escola de Enfermagem da UFMG e tem entre seus objetivos os de possibilitar e incentivar o intercâmbio e a divulgação do conhecimento em enfermagem produzido no Estado de Minas Gerais, no Brasil e exterior. Constitui-se em veículo de interação entre profissionais nos âmbitos regional, nacional e internacional, contribuindo para a atualização, educação permanente, divulgação e difusão do conhecimento em enfermagem e saúde.

Ao longo de seus 16 anos de circulação, a REME tem contado com a participação de importantes parceiros: inicialmente o financiamento do PRODEN, o apoio da COOPMED (Cooperativa Editora e de Cultura Médica). Nos anos de 2001 e 2002, a FUNDEP (Fundação de Apoio à Pesquisa/UFMG) e o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais - COREN-MG que apoiaram a edição de dois volumes, com um total de 16.000 exemplares, distribuídos gratuitamente pelo COREN-MG a todos os enfermeiros inscritos no Estado de Minas Gerais. Esta parceria foi muito importante naquela fase da Revista, viabilizando sua produção e divulgação entre os profissionais da Enfermagem e de áreas correlatas. Nos últimos volumes a REME tem contado ainda com recursos da FAPEMIG (2008 e 2009). Agradecemos a todos.

A REME encontra-se consolidada, editando, em 2013, seu 17º volume, com periodicidade trimestral, a partir deste momento em formato online, editada em português e inglês, disponível em site próprio e nos sites da EEUFMG, da Biblioteca Universitária da UFMG, no Portal Capes e na BVS Enfermagem por meio do Portal de Revista de Enfermagem-REV@Enf.

Como pode ser observado estamos persuadidos da importância de ampliar a sua visibilidade e acesso implantando a partir do volume 17, número 1, janeiro a março de 2013, mudanças significativas de gestão e na produção editorial: site próprio com todas as edições publicadas; processo de submissão automatizado online; novo projeto gráfico para formato digital; versão em inglês, passando a ser bilíngüe; inclusão do número DOI-Digital Object Identification, entre outras.

Seu Conselho Editorial tem sido recomposto e estamos incluindo especialistas de notoriedade nacional e internacional visando a difusão da revista, a captação de trabalhos de outras realidades, a internacionalização da publicação e a formação de um conselho efetivo para a análise e emissão de pareceres sobre os manuscritos submetidos, buscando garantir a agilidade na avaliação e a qualidade de conteúdo dos trabalhos a serem publicados.

Assim, neste momento convidamos a todos a colaborar com nosso grande objetivo de publicar a REME agora em nova roupagem e, especialmente para viabilizar cada vez mais a disseminação da produção científica em enfermagem e ciências correlatas, nacional e internacionalmente, tornando-a um veículo de qualidade, estimulando e agilizando o processo de produção e divulgação da produção científica em enfermagem, buscando a excelência de conteúdo, indexação máxima, e ao mesmo tempo garantindo sua gestão em potencialidades técnicas, administrativas, visibilidade e acessibilidade.

Logo REME

Logo CC BY
Todo o conteúdo da revista
está licenciado pela Creative
Commons Licence CC BY 4.0

GN1 - Sistemas e Publicações