REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Normas de Publicação (Instruções aos Autores)

 

1 SOBRE A MISSÃO DA REME

A Revista Mineira de Enfermagem (REME) é uma publicação periódica técnico-científica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EE), que tem por finalidade contribuir para divulgação, acesso e utilização do conhecimento produzido em Enfermagem e áreas correlatas, nacional e internacional, abrangendo a educação, a pesquisa e a atenção à saúde.

A REME, em sua política editorial, segue as orientações e/ou recomendações explicitadas em " missão" e "política editorial"

A Revista tem periodicidade CONTINUADA, sendo os artigos publicados tão logo sejam aprovados, revisados, normalizados, padronizados e traduzidos. A numeração dos volumes é sequencial, correspondendo ao ano civil. Cada volume é composto de até 120 artigos. Cada artigo receberá um número sequencial à medida de sua publicação, precedidos pela letra "e" elocation-id. Cada artigo tem numeração própria das páginas, de acordo com o quantitativo de páginas que compõem o estudo.

Ex. REME. 2019; 23:e-1260:1-7; REME. 2019; 23 (e-1261):1-4

Na composição do volume é considerada a tipologia dos artigos na proporção de 80% de pesquisa e 20% para as demais categorias.

A publicação é bilíngue: português/inglês ou espanhol/inglês.

Os manuscritos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol, com resumo no idioma original. Os resumos nos demais idiomas (abstract/ resumen, resumen/ resumo, abstract/ resumo) são feitos após aprovação por revisores/tradutores credenciados.

Os manuscritos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol, com resumos em português, inglês e espanhol, ou seja, no idioma original do manuscrito. A versão do resumo para o inglês (abstract) será de responsabilidade dos tradutores/revisores contratados pelos autores; a versão para o espanhol (resumen) é de responsabilidade da REME. Os resumos devem seguir o formato estruturado conforme as partes do texto.

Para os manuscritos enviados em português e espanhol, o(s) autor(es) deve(m) comprometer-se a providenciar a tradução para o inglês, após a aprovação para publicação, por tradutores credenciados pela REME, com ônus para o(s) autor(es).

Para os manuscritos encaminhados em inglês, o(s) autor(es) deve(m) comprometer-se a providenciar a revisão do inglês e a tradução para o português pelos tradutores credenciados pela REME, com ônus para o(s) autor(es).

A avaliação e a publicação de manuscritos são realizadas mediante pagamento de taxas de "avaliação" e de "publicação”.

Os valores das taxas são compostos de acordo com a planilha de custos e aprovados pelo Conselho Deliberativo. Os valores adotados para 2020 são:
Taxa de avaliação: R$ 200,00 (duzentos reais); Taxa de publicação: R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais). A taxa de avaliação não será devolvida no caso de rejeição do manuscrito.

Os valores das taxas deverão ser recolhidos à:

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) - Projeto 4828 *1
Banco do Brasil S/A.
Agência: 1615-2
Conta Corrente: 480109-1
Código Identificador: 4828011

Obs.: O PAGAMENTO DAS TAXAS NÃO É REALIZADO POR TRANSFERÊNCIA OU EFETUADO EM CAIXAS ELETRÔNICOS. É REALIZADO SOMENTE DIRETAMENTE NO CAIXA DO BANCO.

O pagamento da taxa de avaliação deve ser realizado após o ACEITE do manuscrito para o processo de avaliação pelos pares. O aceite para avaliação é comunicado pelo sistema ao autor correspondente, que deve efetuar o pagamento da "taxa de avaliação" e encaminhar o comprovante como "imagem" pelo sistema (anexo). Após o recebimento do comprovante de pagamento da taxa de avaliação o Editor Associado, responsável pelo manuscrito, faz as indicações de revisores, que irão analisar o conteúdo do manuscrito.

 

2 SOBRE AS SEÇÕES DA REME E A TIPOLOGIA DOS ARTIGOS

Cada volume, editado no decorrer do ano, em periodicidade continuada, tem a seguinte estrutura:

Editorial: refere-se a temas de relevância do contexto científico, acadêmico e político-social (limitado a três páginas, cerca de 2.500 caracteres sem espaço e até cinco referências), por demanda da revista (convite). Publicação de caráter opcional.

Pesquisas: comunicações de resultados de pesquisas originais e inéditas, com abordagem metodológica qualitativa e/ou quantitativa, que contribuem para a construção do conhecimento em Enfermagem e áreas correlatas. Devem conter: introdução, objetivo(s), método, resultados, discussão e conclusão (limitado a 15 páginas, cerca de 27.000 caracteres sem espaço, com até 25 referências). Constitui até 80% da publicação.

Revisão sistemática: avaliações críticas da literatura em relação a temas de importância para a Enfermagem e áreas correlatas. São estudos secundários nos quais são reunidos estudos primários semelhantes e de boa qualidade. Eles são avaliados criticamente do ponto de vista metodológico e uma análise estatística é procedida, a metanálise ou metassíntese, quando possível. Nesse sentido, a revisão sistemática é considerada o melhor nível de evidência para tomadas de decisões em questões sobre terapêutica na área da saúde. A revisão sistemática tem o objetivo de responder a uma questão específica e de relevância para a área de Enfermagem/Saúde, formulada utilizando-se a estratégia PICO (Problema/paciente, Intervenção, Controle/comparação e Outcome - resultado/desfecho), devendo ser claramente abordada (limitada a 20 páginas, cerca de 36.000 caracteres sem espaço, com até 40 referências). Constitui parte de 20% da publicação..

Revisão: avaliações críticas e metodológicas da literatura em relação a temas de grande importância para a Enfermagem em temáticas do momento ou sazonais, impactantes para o bem-estar e o cuidado (limitada a 20 páginas, cerca de 36.000 caracteres sem espaço, com até 40 referências) (somente a convite). Publicação de caráter opcional. Constitui parte de 20% da publicação.

Relatos: descrições de intervenções, experiências ou casos abrangendo a atenção em Saúde, em Enfermagem e Educação em Saúde. Deve conter introdução, descrição da experiência, discussão e conclusão (limitado a 10 páginas, cerca de 18.000 caracteres sem espaço, com até 10 referências). Constitui parte de 20% da publicação.

Reflexão: são textos reflexivos de especial relevância que trazem contribuições à evolução do pensamento e conhecimento em Enfermagem e Saúde (limitado a 10 páginas, 18.000 caracteres em espaço, com até 15 referências). Constitui parte de 20% da publicação.
A REME recomenda a utilização de guias internacionais na preparação dos manuscritos. Esses guias são compostos de checklists e fluxogramas e o seu uso pode aumentar o potencial de publicação e, uma vez publicados, aumentar a utilização da referência em pesquisas posteriores. Guias para os principais tipos de estudos:

Ensaio clínico randomizado – CONSORT (checklist e fluxograma).
Revisões sistemáticas e metanálises – PRISMA (checklist e fluxograma).
Estudos observacionais em epidemiologia – STROBE (checklist)
Estudos qualitativos – COREQ (checklist) publicado no Int. Journal for Quality in Health Care em 2007 em formato de tabela no estudo Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups.
A Rede EQUATOR disponibiliza um quadro com a indicação de guias para variados tipos de estudos e seus respectivos links (http://www.equator-network.org/library/resources-in-portuguese-recursos-em-portugues/).

A REME não inclui em seu escopo artigos da categoria REVISÃO INTEGRATIVA. Manuscritos dessa tipologia, submetidos na categoria REVISÃO ou REVISÃO SISTEMÁTICA, serão sumariamente reprovados.

 

3 SOBRE O JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS

Os manuscritos recebidos são primeiramente analisados, quanto à pertinência ao escopo, pelo Editor Geral e/ou Editor Científico, que se reservam o direito de aceitá-los ou recusá-los de imediato.

Os manuscritos aptos na primeira análise são encaminhados aos Editores Associados, de acordo com a área temática, para avaliação quanto à apresentação e conteúdo, definindo pela recusa, pela devolução aos autores para correções quanto à apresentação ou pelo encaminhamento aos revisores e/ou consultores ad hoc. Para a indicação de revisores é cobrada a taxa de avaliação.

Os manuscritos devem ser submetidos à apreciação de, no mínimo, dois consultores indicados pelos Editores Associados, em conformidade com a especialidade/assunto. Em casos de uma aprovação e uma rejeição o manuscrito é encaminhado para um terceiro revisor. As indicações de correção sugeridas aos autores pelos revisores devem ser enviadas aos autores e devolvidas aos revisores até o aceite ou rejeição definitiva.

Os Editores Associados acompanham todo o trâmite do fluxo de avaliação até a obtenção de pareceres definitivos sobre a aprovação ou a recusa do manuscrito.

Mediante os formulários de avaliação preenchidos pelos revisores, os Editores Associados emitem o parecer final ao Editor Geral e/ou Editor Científico.

O Editor Geral e/ou o Editor Científico, pautados no parecer dos Editores Associados, emitem o parecer final de aceitação ou rejeição.

O processo de submissão e revisão por pares - peer review - ocorre em ambiente online, em sistema duplo-cego ou semiaberto (com algum conhecimento e contatos de autores/revisores, e vice-versa), constando das etapas a seguir, nas quais os manuscritos serão:

a) Cadastrados no sistema GNPapers, de submissão online, que emite o n° de protocolo (código de fluxo) e a declaração de recebimento;
b) avaliados pelo Editor Científico quanto à apresentação física - revisão inicial quanto aos padrões de exigências da REME relativos a apresentação, pertinência ao escopo e indicação de Editor Associado;
c) avaliados pela bibliotecária quanto a padronização, normalização e checagem de plágio. Inclui a identificação e afiliação dos autores, títulos e partes do trabalho, resumo, citações e referências bibliográficas de acordo com o padrão Vancouver e a documentação, podendo ser devolvidos ao autor para adequação às normas, antes do encaminhamento aos Editores Associados. Os manuscritos são encaminhados para a revisão de conteúdo somente se estiverem de acordo com as normas adotadas;
d) encaminhados ao Editor Associado da área responsável pela primeira avaliação e/ou a indicação de dois consultores, em conformidade com as áreas de atuação e qualificação;
e) cobrada a taxa de avaliação;
f) remetidos ao fluxo de revisão pelos pares: dois revisores especialistas na área pertinente, mantidos em anonimato, selecionados de um cadastro de revisores, sem identificação dos autores, dos dados da instituição e local de origem do manuscrito. Os revisores são, preferencialmente, de instituições diferentes daquela de origem do autor do manuscrito;
g) após receber os pareceres, o Editor Associado avalia e emite seu parecer, que é encaminhado ao Editor Científico, que decide pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações;
h) nos casos de devolução aos autores com sugestões de modificações, o manuscrito corrigido deve ser encaminhado aos revisores para nova avaliação e verificação de que todas as sugestões e ajustes foram contempladas na nova versão;
i) cada versão é sempre analisada pelo Editor Científico, responsável pela aprovação final;
j) comunicada a aprovação aos autores e encaminhado para a produção editorial que inclui a cobrança da taxa de publicação.

 

4 SOBRE A APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

4.1 Apresentação gráfica

Os manuscritos devem ser elaborados em editor de texto , tamanho 12 ou similar, digitados em espaço 1,5, padrão A4 (212 x 297 mm), margens de 2,5 mm, limitando-se ao número de laudas e referências indicadas para os diversos tipos de trabalhos, incluindo as páginas preliminares, texto, agradecimentos, referências e ilustrações (máximo de cinco).

4.2 As partes dos manuscritos

Todos os manuscritos devem ter a seguinte estrutura e ordem, de acordo com sistema de submissão GNPapers da GN1 - Sistemas e Publicações.

Parte 1

Indicação da seção do artigo
Pesquisa, revisão sistemática, relatos (experiências, casos), artigo reflexivo.

Parte 2

a) Título e subtítulo
Título do trabalho e subtítulo, se houver, somente em português ou no idioma original.
b) Descritores
Os descritores ou palavras-chave, keywords e palabras clave (de três a seis), devem ser indicados de acordo com o "Descritores em Ciências da Saúde" (DECS)/BIREME, disponível em: http://decs.bvs.br/, que é uma tradução do MESH do PubMed/Medline http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh.

Parte 3

Autoria

a) Nomes e sobrenomes
Indicação do nome completos do(s) autores, sem abreviaturas.
b) ORCID
Nº de registro do autor no Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
c) Instâncias institucionais (afiliação) e geográficas
Indicação da(s) instituição(ões) de afiliação de cada autor e sua localização geográfica, em até três níveis hierárquicos, do maior para o menor, seguido da localização: cidade, estado e país.
Ex.:
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Enfermagem (EE), Departamento de Enfermagem Básica (ENB). Belo Horizonte, MG - Brasil.
d) Indicação da contribuição dos autores na elaboração do trabalho
Cada autor deverá indicar o nível de sua contribuição na elaboração do manuscrito, conforme especificado a seguir:

CONTRIBUIÇÕES DE AUTORIA

CONTRIBUIÇÃO

DESCRIÇÃO

 Análise estatística

 Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

 Aquisição de financiamento

 Aquisição do apoio financeiro institucional para o projeto que conduz a esta publicação.

 Coleta de dados

 Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), manipular e manter dados da pesquisa (incluindo o código do software, em que é necessário interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.

 Conceitualização

 Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos abrangentes da pesquisa.

 Gerenciamento de recursos

 Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.

 Gerenciamento do projeto

 Gestão e coordenação responsável pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa.

 Investigação

 Realização de um processo de investigação, efetuando especificamente as experiências, ou recolha de dados/ provas.

 Metodologia

 Desenvolvimento ou design de metodologia; criação de modelos.

 Redação: preparo do original

 Criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redigindo o rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).

 Redação: revisão e edição

 Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo etapas pré ou pós-publicação.

 Software

 Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas informáticos; implementação do código do computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.

 Supervisão

 Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução de atividades de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.

 Validação

 Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação/ reprodutibilidade geral de resultados/ experiências e outros resultados de pesquisa.

 Visualização

 Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.

 

e) Autor correspondente
Nome e endereço eletrônico do autor responsável para correspondência.

Parte 4

Resumo

O resumo deve conter até 250 palavras, com espaçamento simples e em fonte com tamanho 10. Para os artigos de "pesquisa", o resumo deve ser apresentado no formato estruturado segundo as seções do manuscrito.

Incluir somente o resumo no idioma original do manuscrito. A versão do resumo para o inglês ( abstract) será de responsabilidade dos tradutores/revisores contratados pelos autores; a versão para o espanhol ( resumen) é de responsabilidade da REME.

Financiamento: indicar a(s) instituição(ões) que apoiou(aram) ou financiou(aram) o projeto de pesquisa e a comunicação dos resultados.

Parte 5

Conteúdo

A partir desta parte apresenta-se o conteúdo do manuscrito, que inclui, quando pertinente:

- introdução;
- desenvolvimento (material e método ou descrição da metodologia, resultados, discussão e/ou comentários);
- conclusões ou considerações finais;
- agradecimentos (opcional);
- referências, como especificado no item 4.3.

Parte 6

Imagens

As ilustrações devem ser inseridas como imagens.

Fotografias, desenhos, figuras e gráficos devem ser inseridos no formato jpg, png, psd ou tif.

Tabelas devem ser inseridas diretamente no texto.

Em IMAGENS também deve ser incluído o comprovante de pagamento da taxa de avaliação.

4.3 Sobre a normalização dos manuscritos

Para efeito de normalização, serão adotadas as diretrizes do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (URM) do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) (Norma de Vancouver), disponível na íntegra nos endereços:

 

Modelos e exemplos podem ser conferidos em " Samples of Formatted References for Authors of Journal Articles" em: < https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html>

As citações no texto devem ser indicadas mediante número arábico, sobrescrito, sem parênteses, depois do ponto, correspondendo às referências indicadas no final do artigo.

As referências são numeradas consecutivamente, na ordem em que são mencionadas/ citadas pela primeira vez no texto.

Os títulos das revistas são abreviados de acordo com o Journals Database - Medline/Pubmed, disponível em: < http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/ query. fcgi?db=Journals>, ou com o Catálogo de Revistas Científicas em Saúde (Bireme/OPAS/OMS), disponível em: < http://portal.revistas.bvs.br/?lang=pt>.

As ilustrações devem ser apresentadas imediatamente após a menção a elas, em conformidade com a norma de apresentação tabular do IBGE, 3. ed. de 1993. Dentro de cada categoria deverão ser numeradas sequencialmente durante o texto.

Exemplo: (TAB. 1, FIG. 1).

Cada ilustração deve ter um título e a fonte (de onde foi extraída). Cabeçalhos e legendas devem ser suficientemente claros e compreensíveis sem necessidade de consulta ao texto. As menções às ilustrações no texto deverão ser feitas entre parênteses, indicando a categoria e o número da ilustração. Ex. (TAB. 1).

As abreviaturas, grandezas, símbolos e unidades devem observar as Normas Internacionais de Publicação. Ao empregar pela primeira vez uma abreviatura, esta deve ser precedida do termo ou expressão completa, salvo quando se tratar de uma unidade de medida comum.

As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico decimal (metro, quilo, litro) ou seus múltiplos e submúltiplos; as temperaturas, em graus Celsius; os valores de pressão arterial, em milímetros de mercúrio. Abreviaturas e símbolos devem obedecer padrões internacionais.

Agradecimentos devem constar de parágrafo à parte, colocado antes das referências.

 

5 SOBRE O ENCAMINHAMENTO DOS MANUSCRITOS

A submissão dos manuscritos é realizada no site da REME < www.reme.org> pelo Sistema GNPapers, da GN1.

Instruções para submissão de manuscritos no sistema também estão disponíveis no tutorial "Submeter Artigo", disponível em: http://www.sgponline.com.br/tutoriais/T001A.pdf.

Ao submeter um manuscrito, o autor correspondente deverá firmar eletronicamente, por meio do "Termo de submissão", que contem:

a) Compromisso de que o manuscrito não está sendo submetido a outro periódico e que, caso seja aceito, concorda(m) com a transferência dos direitos autorais para a REME;
b) a responsabilidade por parte de todos os autores acerca da autoria e da originalidade;
c) declaração de conhecimento das normas da REME quanto às responsabilidades do pagamento da taxa de publicação e dos custos da tradução do trabalho para o idioma inglês, por tradutores credenciados pela REME.

Os manuscritos submetidos à publicação devem vir acompanhados dos seguintes documentos, em formato digital:

a) Declaração de contribuição dos autores na elaboração do trabalho;
b) declaração de submissão a repositórios de Preprints com respectivo URL, quando for o caso;
c) registro de pesquisa clínica, quando for o caso.

Para ensaios clínicos, é necessário indicar o número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis na url: http://www.icmje.org.

As entidades que registram ensaios clínicos segundo os critérios do ICMJE são:


O número de identificação de ensaio clínico deverá ser registrado ao final do resumo.

 

6 SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS, CONFLITOS DE INTERESSE E PLÁGIO

Quanto aos "direitos autorais", os autores devem ceder à REME os direitos patrimoniais do artigo, no ato da submissão, conforme as instruções do sistema GNPapers.

Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, a REME adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY, que permite: "compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; adaptar- remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY).

Quanto aos "conflitos de interesses", os autores devem declarar, por meio do sistema de submissão, a inexistência destes. Entende-se por "conflitos de interesses" as situações geradas pelo confronto entre os interesses públicos e privados, institucional e pessoal, influenciado pelos interesses de uma das partes para a obtenção de vantagens, prejudicando as demais e comprometendo o interesse coletivo, em conduta antiética (incorreta e inapropriada) e imoral (concretiza em prejuízo).

Quanto às questões de plágio, a REME utiliza software para identificação de similaridade de textos visando à detecção de plágio. Esse procedimento está previsto no cheklist de recebimento dos manuscritos.

 

7 SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO EDITORIAL

A REME não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.

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