REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Sobre a EE/UFMG

 

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, criada em 07 de julho de 1933, mediante o Decreto nº 10.952, constituiu-se em uma Unidade Acadêmica da UFMG, a partir de 28 de fevereiro de 1968, quando foi desvinculada da Faculdade de Medicina (Decreto nº 62.317).

Em seus mais de 85 anos de existência incorporou ações que asseguraram a sólida formação de profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, mecanismos que favoreceram constante adaptação às mudanças ocorridas ao longo do tempo. Forma enfermeiros, nutricionistas e profissionais para a gestão de serviços de saúde, em nível de graduação, além de mestres e doutores no Programa de Pós-graduação stricto sensu e especialistas de várias áreas da saúde.

Articulada com a rede de serviços de saúde municipais e estadual para a formação de profissionais, por meio de convênios, assessorias e ações diversas, visa ao cumprimento dos objetivos de geração e aplicação do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma indissociada.

Os cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde e de Pós-Graduação em Enfermagem, Mestrado, Doutorado e Especializações contam com a participação de docentes de diferentes áreas, servidores técnico-administrativos e discentes, em parceria com instituições de saúde. As parcerias nacionais e internacionais envolvem articulação e desenvolvimento de projetos de grande porte, financiados por agências de fomento e órgãos governamentais.

Para a expansão acadêmica e o redimensionamento estrutural da Escola de Enfermagem foi necessário aumentar o corpo docente e o quadro de servidores técnico-administrativos, além de investir na sua qualificação para atender alunos de graduação e pós-graduação. Essa expansão exige constante aperfeiçoamento e busca de novas ferramentas gerenciais como forma de assegurar um crescimento sustentável, de acordo com o contexto da saúde e da educação.

Missão: formar profissionais para atuar na área de saúde por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com compromisso ético e social.

Visão: tornar-se referência nacional e internacional na formação de profissionais de saúde e pesquisadores, sendo reconhecida pela excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Valores: formação de profissionais da área de saúde e pesquisadores com compromisso ético e social, pautada nos valores de uma universidade pública, gratuita e de qualidade e da saúde como direito humano fundamental.

Atualmente a Escola de Enfermagem está organizada pelos Departamentos: Enfermagem Aplicada (ENA), Nutrição (NUT), Enfermagem Básica (ENB), Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (EMI) e Gestão em Saúde (GES).
São oferecidos os cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde (http://www.enf.ufmg.br/).

 

Logo REME

Logo CC BY
Todo o conteúdo da revista
está licenciado pela Creative
Commons Licence CC BY 4.0

GN1 - Sistemas e Publicações