REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Volume: 13.3

 

 

Editorial

1 - Avaliando a qualidade de revistas científicas para a publicação de resultados de pesquisas e estudos

Maria Piedade Fernandes Ribeiro Leite

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):317-319, Jan/Mar, 2009

Pesquisa

2 - Princípios éticos da equipe de enfermagem ao cuidar da dor do recém-nascido

Ethical principles of nursing staff and pain management in newborn infants

Marialda Moreira Christoffel; Janice Machado da Cunha; Alexandra dos Santos Freitas de Sant Anna; Renata Rodrigues Garcia

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):321-326, Jan/Mar, 2009

Com este estudo tem-se como objetivo analisar a perspectiva ética utilizada pela equipe de enfermagem em sua prática cotidiana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada num hospital universitário, localizado no município do Rio de Janeiro. Foram entrevistados 8 integrantes da equipe de Enfermagem das Unidades Neonatais e atendidos todos os aspectos éticos da pesquisa sendo autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa por meio do Processo nº 1239 - CEP/ HUPE - CAAE: 0107.0.228.000-05. Os resultados analisados estabelecem como categorias analíticas a beneficência, a não maleficência, a autonomia e a justiça. O profissional de enfermagem tem sua prática incorporada às questões éticas, contudo percebemos certa fragilidade no embasamento teórico/conceitual como forma de sistematizar o cuidado prestado ao recém-nascido que sente dor.

Palavras-chave Recém-nascido; Dor; Ética; Cuidados de Enfermagem; Direitos Humanos

This study aims to analyze the ethical perspective used by the nursing staff in their daily practice. It is a qualitative research that was conducted at the University Hospital of Rio de Janeiro. We interviewed eight members of a Nursing team that worked in Neonatal Units. All the ethical requirements were fulfilled and the study was authorized by the Research Ethics Committee, according to process No 1239 - CEP / HUPE - CAAE: 0107.0.228.000-05. Results showed the following analytical categories: beneficence, nonmaleficence, autonomy and justice. The nursing professional has incorporated the ethical issues to its practice. Nevertheless, we still notice the fragility of the theoretical and conceptual basement as a way of systematizing the attention provided to newborns who feel pain.

Keywords Infant, Newborn; Pain; Ethics; Nursing Care; Human Rights

3 - Conhecimento da equipe de enfermagem sobre suas atribuições legais

The nursing team and its knowledge about legal attributions

Cristiane Vivian Stolarski; Veridiana Teston; Marta Kolhs

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):327-336, Jan/Mar, 2009

O propósito com este estudo foi verificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre suas atribuições legais segundo a Lei do Exercício Profissional (LEPE) nº 7.498/86 e o Decreto nº 94.406/87, em unidades de saúde do município de Palmitos-SC, no período de março a junho de 2008. O método utilizado foi a aplicação de um questionário semiestruturado relacionado ao assunto investigado. Os dados foram coletados individualmente no próprio ambiente de trabalho da equipe, sendo que os participantes permaneceram em anonimato e livres para participar ou não do estudo. O instrumento de pesquisa era composto por 35 atribuições da equipe de enfermagem, conforme previsto na LEPE. O questionário foi respondido por 17 profissionais, ou seja, 100% da equipe, dentre eles auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Os resultados da pesquisa sugerem que a equipe de enfermagem tem de ser constantemente lembrada e/ou relembrada de suas atribuições individuais, tendo em vista, da totalidade das perguntas/atribuições, 48% foram respondidas incorretamente. Entende-se que o conhecimento das competências faz com que a equipe tenha maior familiarização a respeito das suas atribuições, o que diminui divergências e riscos profissionais, proporciona à população um atendimento qualificado e efetivo, além de garantir a legalidade das ações aos profissionais da equipe.

Palavras-chave Equipe de Enfermagem; Exercício Profissional; Conhecimento

This study aims to verify the knowledge of the nursing team about its legal attributions according to LEPE - Law nº 7,498/86 of Professional Exercise and Decree n º 94,406/87. Between March and June, 2008, a semi-structured questionnaire was used to evaluate nursing professional who worked in Health Care Units located in the city of Palmitos - SC. Data were individually collected in the workplace and all participants remained anonymous and were free to participate. The questionnaire was composed by 35 items regarding legal attributions of the nursing team according to LEPE, and was answered by 17 professionals (100%), including nursing assistants, nursing technicians and nurses. Results suggest that the nursing team has to be constantly reminded or re-reminded of its individual attributions since 48% of the questions were incorrectly answered. We understand that having an adequate knowledge about such attributions is essential to diminish differences and occupational hazards and provide a qualified and effective care to the population, ensuring the legality of the team's actions.

Keywords Nursing Team; Professional Practice; Knowledge

4 - Profissionais de enfermagem e o processo de morrer e morte em uma unidade de terapia intensiva

Nursing professionals, death and the dying process in the intensive care unit

Tatiane de Aquino Demarco Mattos; Celmira Lange; Diana Cecagno; Simone Coelho Amestoy; Maira Buss Thofehrn; Viviane Marten Milbrath

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):337-342, Jan/Mar, 2009

Por ser a morte um fenômeno que acarreta profundas reações emocionais nos profissionais de enfermagem, objetivamos com o desenvolvimento deste estudo conhecer os sentimentos vivenciados por esses trabalhadores diante do processo de morrer e de morte de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como os mecanismos utilizados para o enfrentamento dessa questão. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório, realizado durante os meses de março a abril de 2007 na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas-RS, que contou com a participação de cinco profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, das quais emergiram dois temas: os sentimentos dos profissionais de enfermagem diante da morte e os modos de enfrentamento da morte utilizados pelos profissionais de enfermagem. Acreditamos que lidar com a morte dos pacientes é uma tarefa árdua para esses profissionais, por isso destacamos a necessidade de investir em estratégias que estimulem a reflexão sobre a existência humana.

Palavras-chave Morte; Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva

Death is a phenomenon that causes deep reactions among nursing professionals. For this reason we aim to understand the feelings and the coping mechanisms of these professionals while facing the dying process and the death of patients in the Intensive Care Unit (ICU). This qualitative descriptive-exploratory study was carried out between March and April, 2007 in the ICU of a philanthropic hospital located in the city of Pelotas, RS. Five nursing professionals participated in the study. All data were collected using semi-structured interviews, from which two main subjects emerged: (1) the professionals'feelings towards death and (2) the coping strategies of these professionals. We believe that dealing with the patients' death is a hard task for the nursing professional and that is why we highlight the impostance of investing in strategies that stimulate the reflexion about the human existence.

Keywords Death; Nursing; Intensive Care Units

5 - O movimento existencial da mulher pós-histerectomia: temor, possibilidade e decisão - contribuições para a enfermagem ginecológica

Women's existencial movement after hysterectomy: their fears, possibilities and decisions - contributions to gynecologic nursing

Anna Maria de Oliveira Salimena; Ívis Emília de Oliveira Souza; Matilde Meire Miranda Cadete

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):343-348, Jan/Mar, 2009

Neste artigo, aborda-se a temática da dimensão existencial da mulher no cotidiano após histerectomia. Por ser um estudo de natureza qualitativa, foi utilizada a abordagem fenomenológica como método de pesquisa e o pensamento de Martin Heidegger como referencial teórico-metodológico. O objetivo foi desvelar o significado atribuído pelas mulheres à histerectomia em seu cotidiano vivencial, por meio da descrição do fenômeno, partindo de quem o experiencia e de modo a alcançar sua essência não mais biológica, mas a dimensão existencial. Foram depoentes 22 mulheres histerectomizadas no Hospital Universitário da UFJF-MG, no primeiro semestre de 2006. Na análise e na hermenêutica, foi possível desvelar o temor do agravamento do problema ginecológico, a cura como possibilidade de solução para alguns problemas e a decisão de cuidar de si não apenas obedecendo à rotina do acompanhamento de saúde determinado pelo médico. Ratificaram o quanto o cuidar da saúde é pontual e não integral.

Palavras-chave Enfermagem; Saúde da Mulher; Histerectomia

This article approaches women's daily existencial dimension after hysterectomy. It is a qualitative study with phenomenologic approach and Martin Heidegger's ideas were used as theoretician-methodologic referencial. It aims to show the meaning given by women to hysterectomy in their daily life, describing the fact since the experience in order to reach its essence, not the biological one but the existencial dimension. Twenty-two women who underwent hysterectomy were interviewed at UFJF/MG University Hospital during the first semester of 2006. The analysis and hermeneutics showed that: women feared the worsening of the gynecological problem; healing was seen as a possible solution to some problems; and women were decided to take care of themselves not only by following the doctor's instructions but also in different ways. They insisted on the the fact that healthcare is something punctual and not integral.

Keywords Nursing; Women's Health; Hysterectomy

6 - Extensão universitária: opinião de estudantes do campus saúde de uma instituição pública da região metropolitana de Recife-PE

University extension projects: opinion of students from a public health college in the metropolitan area of Recife - PE

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro; Camila Lima Brady; Waldemar Brandão Neto; Roberta Biondi Nery de Freitas; Marta Úrsula Barbosa de Moraes

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):349-357, Jan/Mar, 2009

Com este estudo objetiva-se conhecer o entendimento dos universitários de uma instituição pública do Campus Saúde da Região Metropolitana de Recife-PE sobre projetos de extensão. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com os estudantes dos ciclos básico e profissional dos cursos da área de saúde que participaram ou não de projetos de extensão. Foi aplicado um roteiro de entrevista e a técnica de gravação para registro das falas. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSCs). Verificou-se nos discursos dos universitários, com vivência ou não em projetos de extensão, uma apreensão relevante das contribuições dessas atividades na sua formação profissional. Nos discursos dos extensionistas foi destacada a necessidade de uma postura crítica, de seu papel político e de sua responsabilidade social, preparados para agir de modo criativo e inovador, com base na compreensão de que a comunidade em que atua é protagonista de sua própria história de vida, como cidadãos com deveres e direitos, que devem ser garantidos no seio da sociedade.

Palavras-chave Ralações Comunidade-Instituição; Universidades; Estudantes de Ciências da Saúde; Comunidades Vulneráveis

This study aims to understand what students from a public college of Recife think about the Health Extension Projects offered by the University. The research had a qualitative approach and included students from both first and professional cycles of the health area courses. An interview guide and the recording technique to register the talk were used. The Discourse of the Collective Subject technique was used for data analysis. Results showed that both students with and without Extension Project experience were apprehensive about the contributions of these activities in their graduation. Students with experience in Extension Projects highlighted the political role, the social responsibility and the need of being critical and prepared to act in a creative and innovative way.

Keywords Community-Intitucional Relations; Universities; Health Sciences Students; Vulnerable Communities

7 - O ensino de saúde mental e psiquiatria nos cursos técnicos de enfermagem

Education about mental health and psychiatry in technical nursing courses

Sonia Regina Zerbetto; Maria Alice Ornellas Pereira

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):358-364, Jan/Mar, 2009

Com este estudo, objetivou-se analisar o ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no Ensino Técnico de Enfermagem e a sua relação com os ideários da Reforma Psiquiátrica, embasado no materialismo históricodialético. Os sujeitos escolhidos foram enfermeiros-professores da referida disciplina e os coordenadores do curso, tendo como instrumentos a entrevista semiestruturada, o formulário e as estruturas curriculares do curso. Os dados coletados apontaram para uma alienação do trabalho educativo. Apesar do predomínio do enfoque preventivista e biológico, houve tentativas de superação com a introdução de temáticas sobre a Reforma Psiquiátrica e estágios supervisionados nos Centros de Atenção Psicossocial.

Palavras-chave Educação; Educação em Enfermagem; Enfermagem Psiquiátrica

This study aims to analyze the education about Mental Health and Psychiatric Nursing during the Technical Nursing Course and to evaluate its connection to the ideas of the Psychiatric Reform, based on a historical and dialectical materialism. The participants of study were nurse professors of the discipline and coordinators of the course. Data were collected using a semi-structured interview, a form and the curriculum structure of the course. Results show there is an alienation of the teaching work. Although the preventative and biological approach predominated, there were overcoming attempts with the insertion of subjects about the Psychiatric Reform and supervised internships in Centers of Psychosocial Attention.

Keywords Education; Nursing Education; Psychiatric Nursing

8 - A capacitação da equipe que atua no atendimento pré-hospitalar móvel: necessidade e importância da educação permanente na perspectiva dos trabalhadores

Qualification of a mobile pre-hospital care team: the need and the importance of a continuous education in the professionals' point of view

Eveline do Amor Divino; Queli Lisiane Castro Pereira; Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):365-371, Jan/Mar, 2009

O atendimento pré-hospitalar móvel representa o primeiro passo para uma rápida e mais eficiente assistência ao cliente que se encontra em situação de urgência/emergência. Com este trabalho, objetiva-se apreender a necessidade e a importância da capacitação da equipe de atendimento pré-hospitalar móvel da área da saúde, que atua no socorro às vítimas de trauma na cidade do Rio Grande-RS, na perspectiva dos trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo seis sujeitos de três instituições que compartilham o atendimento pré-hospitalar móvel nessa cidade. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise temática. A capacitação prévia foi considerada necessária para que o profissional se sentisse seguro, apto para prestar o socorro e conseguisse salvaguardar-se da imperícia dos seus atos que pudessem prejudicar o restabelecimento e potencializar os agravos às vitimas. A maioria dos sujeitos apontou que os aspectos teóricos e práticos da capacitação, atentando para os detalhes das simulações e das experiências vividas, são imprescindíveis e devem ser atualizados de forma constante. A parte prática foi assinalada como indispensável porque habilita o trabalhador para enfrentar com coerência, rapidez e segurança a diversidade de situações de trauma.

Palavras-chave Equipe de Busca e Resgate; Equipe de Assistência ao Paciente; Enfermagem em Emergência; Educação em Enfermagem; Condições de Trabalho

The mobile pre-hospital care represents the first step for a quick and efficient assistance to urgency/emergency patients. This study aims to understand the need and the importance of having a qualified team at the mobile pre-hospital care in the city of Rio Grande/RS, from the professionals´ point of view. It is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Six professionals from three different mobile pre-hospital services participated in the study. Data were collected using a semi-structured interview and analysis was performed with the thematic analysis technique. A previous qualification was considered necessary so the professional felt able to provide adequate care and could avoid malpractices. Most of the professionals noted that both theoretical and practical aspects of the qualification are essential. They also pointed that the simulations and the experiences should be constantly updated. The practical part was considered imperative since it qualifies the professional to act with coherence, rapidity and safety in trauma situations.

Keywords Rescue Personnel; Patient Care Team; Emergency Nursing; Education Nursing; Working Conditions

9 - Instrumento de sistematização da assistência de enfermagem para adolescentes hospitalizados

Development and validtion of an instrument for the systematization of nursing assistence provided to hospitalized adolescents

Daniela Karina Antão Marques; Maria Mirian Lima da Nóbrega

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):372-380, Jan/Mar, 2009

Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada na Clínica Pediátrica de um hospital escola, na cidade de João Pessoa-PB, com o objetivo de construir e validar um instrumento para a Sistematização da Assistência de Enfermagem para adolescentes hospitalizados. O estudo foi realizado em três fases: 1) identificação dos indicadores empíricos das necessidades humanas básicas em adolescentes hospitalizados; 2) desenvolvimento das afirmativas de diagnósticos e resultados e de intervenções de enfermagem; 3) formatação e validação do instrumento para a Sistematização da Assistência de Enfermagem, contendo todas as fases do processo de enfermagem. A revisão da literatura para identificar as necessidades dos adolescentes resultou na obtenção de indicadores específicos para adolescentes, os quais foram validados por enfermeiras assistenciais e docentes. Com base nesses indicadores, foram desenvolvidas afirmativas de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem utilizando a CIPE®, que foram posteriormente utilizadas na construção do instrumento para ser validado. Após essa validação, foi elaborada a versão final do instrumento, considerando sua relevância para a prática assistencial. Espera-se que a construção deste instrumento seja um avanço na implementação da SAE, facilitando a comunicação e o registro da assistência de enfermagem, tornando-a mais efetiva e visível para a clientela e para os outros profissionais da equipe de saúde do hospital.

Palavras-chave Enfermagem; Adolescente; Processos de Enfermagem; Avaliação em Enfermagem

This methodological research was carried out in the pediatric clinics of a hospital school in the city of João Pessoa, PB. It aims to elaborate and validate an instrument for the Systematization of Nursing Assistance (SNA) provided to hospitalized adolescents. The study was performed in three steps: 1) identification of empiric indicators concerning Basic Human Needs in hospitalized adolescents; 2) development of responses regarding diagnosis/results and nursing interventions; 3) formatting and validation of an instrument for the SNA, following all the steps of the nursing process. Specific indicators concerning the adolescents' needs were obtained through literature review and were validated by assistant nurses and docents. Such indicators were used to elaborate affirmative responses regarding diagnosis/results and nursing interventions and were, later on, used to build the instrument to be validated. The final version was elaborated after the validation, considering its relevance for the assistant practice. We expect that the construction of this instrument represents an advance in the implementation of the SNA, facilitating the communication and the recordings of the nursing assistance, and turning it more effective and visible to clients and other professionals of the health team.

Keywords Nursing; Adolescent; Nursing Process; Nursing Assessment

10 - Formação e desenvolvimento de competências profissionais na enfermagem: percepções dos professores

Nursing graduation and development of professional skills: the teachers' perceptions

Helaine Cristine Vianna Barbosa Dias; Kely César Martins de Paiva

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):381-390, Jan/Mar, 2009

O objetivo com esta pesquisa de campo descritiva e com abordagem essencialmente quantitativa foi descrever e analisar as percepções dos professores quanto às contribuições - ideais e reais - do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior (IES) privada situada em Belo Horizonte-MG, Brasil, para o desenvolvimento de competências profissionais dos alunos, tendo em vista a importância de seu papel na formação acadêmica e profissional do enfermeiro. Na coleta de dados, foram utilizados o levantamento documental, a observação direta e, principalmente, um questionário, distribuído para os 39 docentes-enfermeiros do curso, sendo que 23 foram devolvidos preenchidos e os dados foram tabulados com o auxílio de uma planilha eletrônica. Quanto aos resultados apresentados e analisados, ressalte-se que, do ponto de vista do ideal, do desejado que o curso contribua, os professores pesquisados validaram os preceitos específicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e os gerais do modelo de Fleury e Fleury. Porém, quando questionados sobre a contribuição real do curso para a formação e o desenvolvimento de tais competências, os níveis "insatisfatórios" se fizeram presentes, colocando em "xeque" as políticas e práticas pedagógicas desenvolvidas na IES e as condutas tanto de alunos quanto de professores. Ao final, foram salientadas limitações da pesquisa, sugestões para estudos futuros e para o curso e a IES, tendo em vista possibilidades de melhorias.

Palavras-chave Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação baseada em Competências; Competência Profissional

A descriptive and essentially quantitative field research was carried out in order to describe and analyze how teachers see the ideal and actual contributions of a private higher education Nursing course of Belo Horizonte, State of Minas Gerais, Brazil, to the development of the students' professional skills, given the importance of its role in Academic and Professional Nursing Training. Data were collected through document survey, direct observation and, mainly, through a questionnaire given to 39 teachers and nurses of the course - 23 of them were filled out and returned. Data were introduced into an electronic spreadsheet. Analysis showed that teachers validated specific ideas with regards to an ideal situation, as mentioned in the Curricular Guidelines of the Nursing Undergraduate Course and the general items of the Fleury & Fleury model. However, when they were asked about the actual course's contribution to graduation and development of skills, "unsatisfactory" classification was observed. Therefore, questions about the institution's policies and practices and about students and teachers' behavior were raised. In the end, the limitations of the research were highlighted, and suggestions for the course, for the institution, and for further studies were given.

Keywords Nursing; Nursing Education; Competency based Education; Professional skills

11 - Cuidado ampliado em enfermagem

Broad nursing care

Luzmarina A. Doretto Braccialli; Marilda Marques Luciano Marvulo; Romeu Gomes; Magali A. Alves de Moraes; Odilon Marques de Almeida Filho; Osni Lázaro Pinheiro; Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):391-398, Jan/Mar, 2009

O objetivo com este estudo é analisar os princípios de um cuidado ampliado com base na literatura específica e em dados de uma pesquisa com egressos de um curso de enfermagem. A metodologia consiste numa pesquisa de avaliação com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, observação de situações simuladas e elaboração de plano de cuidado, envolvendo egressos de duas turmas, bem como seus gestores e usuários do serviço de saúde. Os resultados mostraram que existem diferenças na amplitude das ações de enfermagem em relação ao processo de cuidar. Os egressos abordaram um cuidado integral, humanizado, com enfoque individual e coletivo, compatível com as competências e habilidades preconizadas nas diretrizes curriculares do curso de enfermagem. A promoção de um cuidado humanizado por parte dos egressos foi valorizada tanto pelos gestores quanto pelos usuários do serviço de saúde. Dentre as conclusões, destaca-se a importância de se superar a conformação individualista, seguindo rumo a esferas coletivas, institucionais e estruturais da intervenção, nas perspectivas de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Palavras-chave Enfermagem; Cuidados Básicos de Enfermagem; Ensino; Currículo

This study aims to analyze the principles of the broad nursing care. It was based on the specific literature and on data collected from a research held by nursing graduates. The study had a qualitative approach and its methodology included semi-structured interviews, observation of simulated situations and the elaboration of a care plan involving graduates, supervisors and health system users. Results show that there are differences in the broadness of the nursing care actions. The nursing graduates provided whole, humanized, collective and individual care with the skills and competences indicated in the nursing course curriculum policies. Both supervisors and health system users appreciated the graduates' humanized care. We conclude that it is important to overcome an individual approach and to emphasize a collective, institutional and structural care intervention to promote, protect and recover health.

Keywords Nursing; Primary Nursing Care; Education; Curriculum

12 - Risco para doenças cardiovasculares de trabalhadores de higiene de um hospital universitário público

Risk for cardiovascular diseases among health workers of a public university hospital

Denise Albieri Jodas; Maria do Carmo Lourenço Haddad; Rita de Cassia Domansky; Andreza Daher Delfino Sentone

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):399-406, Jan/Mar, 2009

As doenças cardiovasculares são responsáveis por, aproximadamente, 30% das causas de morte, sendo a principal causa de morbimortalidade em todo o mundo. Neste estudo, o objetivo é identificar o risco das doenças cardiovasculares em trabalhadores do serviço de higiene de um hospital universitário público. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, do tipo descritivo-exploratória, realizada com 85 trabalhadores do serviço de higiene. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário estruturado, denominado "Inventário das Condições de Saúde". A tabulação dos dados foi feita no Epi Info 2004, e para análise dos resultados adotou-se a V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Os resultados demonstraram que o fator de risco prevalente na amostra é da circunferência abdominal aumentada, seguida de história familiar de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. Após analisar todos os fatores de risco para doença cardiovascular, observou-se que 23,5% possuíam um risco médio e 4,7% evidenciaram um risco alto de desenvolvimento para as doenças cardiovasculares.

Palavras-chave Doenças Cardiovasculares; Hipertensão; Saúde do Trabalhador; Enfermagem

Cardiovascular diseases (CVD) are responsible for about 30% of deaths and are the main cause of morbid-mortality in the world. The present study aims to identify risk for cardiovascular diseases among health workers of public university hospital. It is a transversal and quantitative research, with a descriptive and exploratory approach that included 85 health workers. A structured questionnaire, named "Health Conditions Inventory" was employed. Data analysis was performed through Epiinfo 2004, using the V Brazilian Guideline of Arterial Hypertension as a theoretical reference. Results: the most prevalent risk factor was increased abdominal circumference followed by family history of CVD and arterial hypertension. After analyzing all risk factors for cardiovascular diseases we conclude that 23.5% of the participants have an average risk and 4.7% show high risk of developing cardiovascular diseases.

Keywords Cardiovascular Disease; Hypertension; Occupational Health; Nursing

13 - Hanseníase no município de Ouro Preto, Minas Gerais: aspectos epidemiológicos e operacionais

Leprosy in the city of Ouro Preto, Minas Gerais: epidemiologyc and operational aspects

Thaline Alves de Oliveira; Francisco Carlos Félix Lana

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):407-415, Jan/Mar, 2009

A hanseníase, doença infectocontagiosa causada pela Mycobacterium leprae, possui uma imagem social histórica, e o desenvolvimento da ciência não foi capaz de mudar a resposta de medo e preconceito da sociedade perante essa doença. Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal, cujo objetivo foi analisar a epidemiologia da hanseníase no município de Ouro Preto, no período de 2002 a 2008, visando formular estratégias para o controle da doença na região e identificar possíveis áreas homogêneas com riscos de transmissão. Foram coletados dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN), no setor de Epidemiologia do município. Os resultados mostraram que todas as notificações foram realizadas na Policlínica Municipal de Ouro Preto. Há a existência de um possível cluster da doença no distrito de Santa Rita, uma vez que 72% das notificações eram de residentes desse distrito, o que sugere uma área remanescente de alta incidência da doença na antiga Vila Rica. A taxa de detecção média da hanseníase no município foi de 2,1/10 mil habitantes e, em Santa Rita, de 24,5/10 mil, caracterizando a região como hiperendêmica. Observou-se, ainda, que os casos em menores de 15 anos representaram 2,9% do total e que a taxa de detecção em 2002, 2006 e 2008 foi de 0,5/10 mil habitantes, demonstrando transmissão ativa da doença. Assim, constatou-se a necessidade de descentralizar os serviços de saúde a fim de atingir melhorias no acesso e resolutividade, além da realização de novas pesquisas sobre a história e seus determinantes.

Palavras-chave Hanseníase; Epidemiologia; Doenças Transmissíveis; Descentralização

Leprosy is an infectious disease caused by the Mycobacterium leprae that still has a social historical image. The development of science has not been successful in changing people's fear and prejudice towards this illness. This is a descriptive and traversal study that aims to analyze the epidemiology of leprosy in the city of Ouro Preto between 2002 and 2008, in order to establish control strategies and identify possible homogeneous areas of risk transmission. Data were collected from the National Injury Surveillance System, at the Epidemiology Office of the city. Results show that all notifications were accomplished in the General Hospital of Ouro Preto. There is a possible cluster of the disease in the district of Santa Rita's since 72% of the notifications belonged to local residents. Such information suggests there is a remaining area of high disease incidence in old Vila Rica. The average rate of leprosy in Ouro Preto was 2.1/10000 while in the district of Santa Rita it was 24.5/10000, indicating a hyperendemic region. We also observed that cases in citizens under 15 years-old represented 2.9% of the total cases. Detection rate in 2002, 2006 and 2008 equals 0.5/10.000 citizens, showing active transmission of the disease. We highlight the importance of decentralizing health services in order to improve access to diagnosis and treatment of the disease as well as to promote new researches about its history and determinants.

Keywords Leprosy; Epidemiology; Communicable Diseases; Decentralizing

14 - A atuação da equipe de enfermagem na vacina do idoso institucionalizado: o caso de um município da região do vale do aço

Performance of the nursing team in the vaccintion of institutionalized elderly patients: case report of a town in vale do aço

Natália Batista das Neves; Helisamara Mota Guedes; Simone de Pinho Barbosa; Virginia Teixeira Oliveira Arêdes

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):416-422, Jan/Mar, 2009

A vacinação das pessoas idosas tem como meta diminuir os índices da morbimortalidade por doenças infecciosas, garantindo qualidade de vida, bem-estar e inclusão social. Dessa forma, pretendeu-se com este estudo identificar as vacinas oferecidas pelo Calendário Vacinal dos Idosos, a periodicidade para a avaliação dos cartões de vacinação e as vantagens e desvantagens da vacina para os idosos institucionalizados, de acordo com o ponto de vista desses profissionais. Definiu-se como metodologia a investigação qualitativa e exploratória, sendo realizadas entrevistas com 25 profissionais, sendo 8 enfermeiras e 17 auxiliares/técnicos de enfermagem. Da análise dos dados pôde-se observar que 7 (87,5%) dos enfermeiros estavam informados sobre a identificação das vacinas oferecidas pelo Calendário do Idoso e 8 (100%) responderam conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde para periodicidade da avaliação do cartão e as vantagens dessa prática para esta população. Nas mesmas perguntas feitas aos auxiliares/técnicos, porém, 13 (76,5%) mencionaram apenas uma dessas vacinas, 11 (65%) estavam informados sobre a periodicidade do cartão vacinal e 15 (89%) relataram que somente havia vantagens nessa prática. Finalmente, quando interrogados sobre qual profissional deve ser designado para administrar as vacinas nas instituições de longa permanência, 7 (87,5%) dos enfermeiros e 10 (59%) dos auxiliares/técnicos entrevistados disseram que qualquer profissional da equipe de enfermagem está apto a realizar tal prática. Portanto, torna-se importante ressaltar a importância do trabalho do enfermeiro como coordenador/supervisor de uma Unidade de Saúde, atentando para a questão da educação continuada visando à atualização de sua equipe, para que, assim, possa contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado a essa população.

Palavras-chave Idoso; Vacinação; Assistência de Enfermagem; Educação Continuada

Elderly vaccination aims to reduce the indexes of morbidity and mortality by infectious diseases, ensuring quality of life, wellbeing and social inclusion. This study aims to identify the vaccines offered to the elderly by the current immunization schedule, the frequency of assessment of immunization record cards and the advantages and disadvantages of vaccinations for institutionalized elderly, according to the views of the nursing team. We carried out a qualitative and exploratory research with interviews to 25 professionals (8 nurses and 17 nursing technicians). Data analysis showed that 87.5% of the nurses (n=7) knew about the vaccines offered by the elderly immunization schedule and all nurses (n=8) answered the questions as recommended by the Ministry of Health for periodicity of the assessment of the card and the advantages of this practice for this population. However, when the same questions were asked to nursing assistants/technicians, 76.5% (n=13) reported only one of these vaccines, 65% (n=11) knew about the frequency of assessment of the immunization card and 89% (n=15) said there were advantages in this practice. Finally, when asked about which professional should administer vaccines in elderly institutions, 7 nurses (87.5%) and 10 assistants/technicians (59%) believed that anyone from the nursing team was able to accomplish the duty. We conclude that it is important to emphasize the relevance of the nursing professional as a coordinator/supervisor of the health unit. We believe that the program of "continuing education" should receive special attention in order to keep the health team updated and thus contribute to improve the quality of the attention provided to this population.

15 - Ocorrência de infecção de sítio cirúrgico de um hospital universitário de Minas Gerais

Occurrence of surgical site infection in a university hospital of Minas Gerais

Maria Helena Barbosa; Matheus Abboud Mendes; Jesislei Bonolo do Amaral; Ana Lúcia De Mattia

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):423-427, Jan/Mar, 2009

Estudo epidemiológico cujo objetivo foi identificar os fatores de risco de infecção de sítio cirúrgico (ISC) em pacientes submetidos a cirurgia, entre 2003 e 2007, em um hospital público de ensino de Uberaba-MG. Nesse período, 229 pacientes tiveram confirmação de ISC, dentre os quais 138 constituíram a amostra deste estudo. Os dados foram obtidos dos prontuários desses pacientes, no Serviço de Prevenção e Controle de Infecção, e analisados segundo estatística descritiva. Observou-se que 54,35% dos pacientes eram do gênero feminino. A média de idade foi de 42,2 anos; 49,28% eram tabagistas; 36,96%, etilistas; 40,57% apresentavam comorbidades (hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias, diabetes, problemas renais); 38,40% tinham quadro infeccioso associado; 5,07%, sobrepeso e obesidade; e 6,52% faziam uso de imunossupressores. A média de dias de internação no pré-operatório foi de 2,34, com variação de até trinta dias. Verificou-se que 36,95% foram cirurgias contaminadas; 32,60%, potencialmente contaminadas; 21,73%, infectadas; e 7,97%, limpas. A maioria (83,34%) realizou cirurgia de urgência e/ou emergência: 46,37% de grande porte, 28,98% de médio porte e 68,84% dos pacientes não permaneceram com drenos no pós-operatório. Na maioria (97,10%) dos casos, foi adotada antibioticoprofilaxia, e o Staphylococcus aureus e o S. epidermidis foram os micro-organismos prevalentes. Considerando que a maioria dos casos de ISC ocorreu em cirurgias de urgência e emergência, faz-se necessário enfocar a importância de mediadas preventivas e de controle de infecção pelas equipes que atuam desde o momento do atendimento pré-hospitalar, assim como nas unidades de pronto atendimento.

Palavras-chave Infecção da Ferida Operatória; Fatores de Risco; Enfermagem

This is an epidemiological study that aims to identify risk factors for surgical site infections (SSI) in patients who underwent surgery between 2003 and 2007 in a public university hospital of Uberaba, Minas Gerais. In this period, 229 patients had ISS and 138 agreed to participate in the study. Data were obtained from the patient's records and at the local Center for Disease Control and Prevention. Descriptive statistics were used to analyze the data. Results show that 54.35% of the patients were female; the mean age was 42.2 years; 49.28% were smokers; 36.96% used alcohol; 40.57% had a clinical co morbidity (hypertension, heart disease, diabetes, kidney problems); 38.40% had an associated infection; 5.07% were overweight or obese; 6.52% used immunosuppressive drugs and the average number of days in hospital before the surgery was 2.34 days, ranging from 0 to 30 days. We noticed that 36.95% of the surgeries were contaminated, 32.60% were potentially contaminated, 21.73% were infected and 7.97% were clean. Most part (83.34%) of the patients underwent emergency or urgency surgeries; 46.37% of the surgeries were major ones and 28.98% were medium-sized. The majority of the patients (68.84%) had no drains in the postoperative period. In most cases (97.10%) an antibiotic had been used. Staphylococcus aureus and S. epidermidis were the most prevalent microorganisms. Considering that most cases of ISS were after urgency/emergency surgeries, we highlight the importance of preventive measures and of infection control in both pre-hospital care and in urgency care.

Keywords Surgical Wound Infection; Risk Factors; Nursing

Revisão Teórica

16 - A técnica Delphi e seu uso na pesquisa de enfermagem: revisão bibliográfica

The Delphi technique and its use in brazilian nursing research: bibliographical review

Amparito V. Castro; Magda Rezende

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):429-434, Jan/Mar, 2009

A técnica Delphi permite construir e validar informações por meio de consenso de especialistas. Pode ser usada por várias áreas do conhecimento, dentre as quais a de enfermagem. O objetivo com esta pesquisa foi identificar e caracterizar artigos que utilizaram a técnica Delphi e que foram publicados em periódicos brasileiros de enfermagem. Na revisão bibliográfica, foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE e DEDALUS. Foram encontrados 12 artigos, entre 1996 e 2008, publicados em quatro revistas vinculadas a universidades públicas. Dos 22 autores, 19 estavam vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas. Cinco estudos estavam vinculados à área de administração, três a cuidados diretamente com adultos, três à educação e um à de metodologia da pesquisa. As desvantagens foram: desistência de especialistas ao longo do processo, bem como demora no retorno dos questionários para o pesquisador. As vantagens foram: acessar especialistas com experiências diversificadas, mesmo que distantes geograficamente. Os objetivos propostos nas pesquisas foram alcançados. Concluiu-se que a utilização da técnica Delphi pode contribuir para o avanço científico em todas as especialidades e campos de atuação da enfermagem.

Palavras-chave Técnica Delfos; Pesquisa em Enfermagem; Cuidados de Enfermagem

The Delphi technique may help researchers build and validate information through experts' consensus. This technique can be used in many subject areas, including Nursing. Objective: To identify and categorize nursing articles published in Brazilian Scientific Nursing Journals using the Delphi technique. Methodology: Researchers reviewed the current literature using the following databases: LILACS, MEDLINE and DEDALUS. Results: Twelve articles using the Delphi technique published between 1996 and 2008 were found. Four of the journals in which the articles were published were associated to public universities. Nineteen out of twenty-two authors were linked to post-graduate programs at public institutions. Five articles were about nursing administration, three about adult nursing care and three about education. The remaining article covered survey methodology. Two disadvantages of the Delphi technique were: high attrition rates and lengthy delays in questionnaire return time. The advantages included easier access to worldwide experts. The study's goals were achieved. Conclusion: the Delphi technique may contribute to nursing progress including all specialties.

Keywords Delphi Technique; Nursing Research; Nursing Care

17 - Humanização e cuidado em saúde infantil: uma revisão sistemática da literatura

Humanization and child healthcare: a systematic literature review

Noriza Veiga; Juliana Coelho Pina; Débora Falleiros de Mello; Marta Angélica Iossi Silva

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):435-443, Jan/Mar, 2009

A proposta de humanização da atenção à saúde configura-se como uma das estratégias para responder efetivamente às complexas necessidades de saúde de indivíduos e populações. Na atenção à saúde da criança, é enfatizado um cuidado integral e multiprofissional que possibilite a compreensão das necessidades e direitos da criança como indivíduo. Neste estudo identificou-se e analisou-se o conhecimento produzido sobre a temática humanização da atenção à saúde infantil por meio da revisão sistemática da literatura. A revisão estruturou-se mediante o seguinte percurso: formulação da questão norteadora e objetivo da revisão, busca nas bases de dados, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos por meio da leitura dos resumos, busca dos textos na íntegra, definição dos dados a serem coletados das produções selecionadas, extração dos dados, análise, apresentação e discussão dos resultados. Os dados extraídos das produções selecionadas são apresentados, configurando uma análise descritiva por categorização. Os resultados referem-se à humanização da assistência infantil na atenção básica, na saúde materno-infantil e no contexto hospitalar. Foram ressaltados aspectos como: participação da família, cuidado desenvolvimental, adequação do ambiente de internação, incorporação do lúdico, humanização da assistência perinatal e cuidado integral. Considera-se que os aspectos identificados contribuem para as reflexões na área da atenção à saúde da criança, uma vez que apontam aspectos das políticas e práticas de humanização com potencial de subsidiar a integralidade do cuidado.

Palavras-chave Atenção à Saúde; Humanização da Assistência; Cuidado da Criança

The proposal of humanization of healthcare is one of the strategies to effectively respond to the complex health needs of individuals and populations. In child healthcare, comprehensive and multiprofessional care is emphasized, in order to favor the comprehension of children's needs and rights. Objective: This study aims to identify and analyze the knowledge produced about child healthcare humanization, through a systematic literature review. Method: The review was based on: formulation of a guiding question and an objective, search in database, establishment of inclusion and exclusion criteria of studies based on the abstracts, search of full texts, definition of data to be collected from the selected studies, extraction and analysis of data, presentation of results and discussion. The data extracted from the selected studies are presented in a chart, with discussion of the findings, through a descriptive analysis by categorization. Results: The results refer to the humanization of childcare in primary healthcare, in maternal and infant health and in the hospital context. Aspects like: Family participation, developmental care, adequate hospitalization environment, incorporation of the recreational aspect, humanization of perinatal and integral care are highlighted. Conclusion: We consider that the identified aspects contribute to a reflection in the childcare area, as they indicate aspects of humanization policies and practices, which can potentially support the integrality of care.

Keywords Healthcare; Humanization of Assistance; Childcare

Reflexivo

18 - Infecções relacionadas à assistência em saúde: desafios para a prevenção e controle

Healthcare-associated infection: challenges in its prevention and control

Adriana Cristina Oliveira; Quésia Souza Damasceno; Silma M. C. P. Ribeiro

REME - Rev Min Enferm.; 13(3):445-450, Jan/Mar, 2009

Nesse ensaio teórico, foram analisados três desafios para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS): resistência bacteriana, processamento de produtos para saúde e comportamento do profissional de saúde adiante da adoção das recomendações para o controle de infecção. Destaque-se que a abordagem multifatorial para o controle das IRAS pode ser favorecida por meio da vigilância contínua e efetiva da infecção, da monitoração da higienização de mãos e de recursos para a adesão às precauções, enfatizando o comportamento individual e coletivo. Reafirma-se a responsabilidade de cada um com vista à segurança do paciente na estratégia "Tolerância zero" (resposta aos comportamentos e práticas inseguras que colocam em risco a saúde de pacientes e profissionais). Contribui-se assim, para a reflexão dos profissionais sobre a corresponsabilização na qualidade das práticas individuais, coletivas e institucionais, bem como para um "novo olhar" sobre o fazer, o pensar e o agir.

Palavras-chave Farmacorresistência Bacteriana; Precauções Universais; Infecção Hospitalar

In this theoretical paper we analyze three challenges for the prevention and control of healthcare associated infections (HAIs): bacterial resistance, processing of products for health, and behavior of healthcare workers for the adoption of standards for infection control. We consider that a multifactor approach for the control of HAIs can be favored by a continuous and effective surveillance of infection, by monitoring hand hygiene and resources for effectiveness of adherence to control measures, and by emphasizing individual and collective attitudes. We highlight the responsibility of each one in order to achieve the "Zero Tolerance" strategy (response to behaviors and unsafe practices that endanger the health of patients and professionals). We contribute to the healthcare workers discussion about their co-responsibility on individual, collective and institutional quality practices, and we provide a "new way of looking" over these professionals' attitudes and thoughts.

Keywords Bacterial Drug Resistance; Universal Precautions; Hospital Infection

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