REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Volume: 11.1

 

 

Editorial

1 - Novos desafios para a Revista Mineira de Enfermagem

Francisco Carlos Félix Lana

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):9, Jan/Mar, 2007

Pesquisa

2 - A experiência das famílias sobre o cuidado terapêutico de pessoas com transtorno mental nas instituições psiquiátricas

Families's experience concerning therapeutic care of people with mental disease in the psychiatric institutions

Norma. F. Randemark; Sônia Barros

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):11-18, Jan/Mar, 2007

Este estudo foi delineado de forma qualitativa e o objetivo foi desvendar como as famílias vivenciam a assistência prestada às pessoas com transtornos mentais nas instituições psiquiátricas. Os dados utilizados foram colhidos de fragmentos do discurso das famílias por meio de entrevista semi-estruturada e observação participante e compilados nos diários de campo de pesquisas no período entre 2001e 2003, mas cujo material não foi contemplado como objeto de estudo. Os informantes-chave foram parentes de pessoas com transtorno mental, clientes de hospital-dia, hospital psiquiátrico e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), residentes na cidade de Fortaleza/CE-Brasil. Os dados, submetidos à análise temática, nortearam a construção dos seguintes temas: Representando as instituições psiquiátricas, O significado do fazer terapêutico e A inserção das famílias no projeto terapêutico. Os resultados demonstraram que a ausência de projeto pedagógico para as famílias e de recursos terapêuticos que contemplem as necessidades psicossociais dos usuários das instituições substitutivas (CAPS e hospital-dia) são fatores que determinam a eleição, pelas famílias, do hospital psiquiátrico como uma das principais modalidades de assistência em saúde mental.

Palavras-chave Família, Hospitais Psiquiátricos, Assistência em Saúde Mental, Assistência ao Paciente

This study was done in a qualitative way and the objective was to find out how families experienced the care given to people with mental disturbances in psychiatric institutions. The data used was collected from fragments of discourse of the families in semi-structured interviews and participant observation, and compiled in field diaries of research between 2001 and 2003, but was not considered an object of study. The key informers were the relatives of people with mental disturbances, patients from day-hospitals, psychiatric hospitals and a Psychosocial Care Center living in the city of Fortaleza, State of Ceará, Brazil. The data was analyzed by themes building the construction of the following themes: representing psychiatric institutions; the meaning of therapeutic practice and the insertion of families in the treatment project. The results showed that the lack of a pedagogic project for the families and therapeutic resources which consider the psychosocial needs of patients in substitute institutions, psychosocial center and day-hospital are factors that mean that the families choose the psychiatric hospital as one of the main modalities for mental health care.

Keywords Family, Hospitals, Mental Health Assistance, Patient Care

3 - Incidentes críticos relativos à conduta do professor de enfermagem no processo de ensino e aprendizagem segundo a percepção do aluno

Critical incidents relative to the professor the nursing behavior of the teaching-learning process through the perception of students

Adriana Valongo Zani; Maria Suely Nogueira

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):19-25, Jan/Mar, 2007

A conduta do professor pode influenciar de modo positivo ou negativo no processo ensino-aprendizagem do aluno. O objetivo com este estudo foi identificar aspectos positivos e negativos da conduta do professor quanto ao processo ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem, segundo a percepção do aluno. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa por meio da técnica de incidentes críticos. Fizeram parte do estudo 140 alunos. Após análise dos dados, observou-se que os alunos relataram 435 incidentes críticos, sendo 317 referências negativas e 118 positivas. Portanto, o professor precisa analisar suas atitudes, compreendendo o momento de aprendizagem do aluno.

Palavras-chave Ensino, Aprendizagem, Ensino Superior, Educação em Enfermagem, Comportamento

The behavior of teachers can influence the teaching-learning process of students positively or negatively. The objective of this study was to identify positive and negative aspects in teachers’ behaviors in the teaching-learning process in an undergraduate nursing course, from the point-of-view of students. It is a descriptive study with a qualitative approach through a technique of critical incidence. The study included 140 students. An analysis of the data showed that the students reported 435 critical incidents, of which 317 were negative and 118 were positive. Therefore, the teacher must analyze his attitudes in order to better understand the learning of students.

Keywords Teaching, Learning, Education, Higher, Education, Behavior

4 - Ensino de enfermagem gerontológica na graduação das instituições públicas do estado de Minas Gerais

Teaching of gerontology nursing at undergraduate course level at the Minas Gerais province public institutions

Gabriela Ribeiro de Oliveira; Darlene M. dos Santos Tavares; Liciane Langona Montanholi; Ana Lúcia de Assis Simões

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):26-31, Jan/Mar, 2007

Neste estudo, descreve-se a visão dos docentes de Enfermagem de seis instituições públicas do Estado de Minas Gerais quanto aos conceitos de idoso e gerontologia, carga horária e conteúdo de gerontologia, bem como participação em pesquisa e extensão. Responderam ao questionário dez (76,8%) docentes. A análise dos dados foi baseada em Bardin.14 A maioria dos docentes pertence ao sexo feminino (80%), 70% são mestres e 20% são doutores. A carga horária variou. Foram ministrados os seguintes conteúdos: Assistência de Enfermagem Gerontológica, Fundamentos da Atenção Gerontológica e Aspectos Legais. Os docentes realizam pesquisas (30%) e extensão (40%). Os conceitos de idoso e gerontologia têm aderência ao conceito atual.

Palavras-chave Educação em Enfermagem, Recursos Humanos em Enfermagem, Idoso, Enfermagem Geriátrica, Envelhecimento

This study describes the Nursing faculty’s point of view from public institutions in the State of Minas Gerais, Brazil, in relation to elderly and gerontology concepts, program outline and duration of gerontology nursing courses and participation in research and extension activities. It was answered by 10 (76.8%) teachers. The data were analyzed using the Bardin14 methodology. The majority of the teachers (80%) are women, 70% of them have a M.Sc. and 20%, a Ph.D. degree. The duration of the nursing gerontology content varied. The courses’ main topics are: Gerontology nursing care; Principles of gerontology care; and the legal rights of the elderly. 30% and 40% of the teachers are involved with research and extension, respectively. The concepts of Elderly and Gerontology, given by the teachers, are almost identical to the most currently used concepts.

Keywords Education, Nursing, Nursing Staff, Aged, geriatric nursing, aging

5 - Habilidade do acadêmico de enfermagem para lidar com a sexualidade do cliente

Nursing student's hability to handle to patient's sexuality

Lincoln Vitor Santos; Aline de Oliveira Ribeiro; Maria Pontes de Aguiar Campos

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):32-35, Jan/Mar, 2007

Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa descritiva, cujos objetivos foram detectar se o acadêmico de Enfermagem considera-se preparado para lidar com questões relacionadas à sexualidade do cliente e conhecer de que forma ele lida com essa sexualidade. Detectou-se que a maioria considera-se técnica e emocionalmente despreparada para trabalhar com questões da sexualidade, sendo as mais comumente vivenciadas a realização de procedimentos nos genitais e os questionamentos feitos por familiares e clientes. O estudante sente-se constrangido, envergonhado, surpreso e espantado nesses momentos.

Palavras-chave Estudantes de Enfermagem, Sexualidade, Educação em Enfermagem

This is a qualitative and quantitative descriptive survey to detect if the nursing students consider themselves ready to deal with issues relating to patients’ sexuality and to get to know how the students deal with their sexuality. It was found that most of them considered themselves technically and emotionally unprepared to deal with sexuality issues, the most common being procedures around the genitals and questions asked by family members and patients. The students feel embarrassed, surprised and scared in these moments.

Keywords Student Nursing, Sexuality, Education Nursing

6 - O trabalho do PSF no incentivo ao parto normal através do uso de um método psicossomático de alívio da dor: relato de caso

The work of the PSF in the incentive to the normal Childbirth through the use of a psychosomatic method of relief of pain: case story

Patrícia Abadia Neves Santos; Sueli Riul da Silva

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):36-40, Jan/Mar, 2007

Trata-se de relato de caso de três gestantes pertencentes a uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), acompanhadas durante o pré-natal, o trabalho de parto e o parto com um método psicossomático de alívio da dor. O método utilizado foi o de Lamaze. Propõem-se algumas modificações com o objetivo de aliviar a dor durante o trabalho de parto, empregando as técnicas de respiração, relaxamento e educação. O curso para a preparação das gestantes iniciou-se em torno da 20ª semana de gestação e constou de seis encontros individuais. Fez-se o acompanhamento durante o trabalho de parto e o parto, bem como uma entrevista com a mulher oito dias depois do parto.

Palavras-chave Gravidez, Cuidado Pré-Natal, Dor do Parto, Parto, Parto normal, Trabalho de Parto, Programa Saúde da Família

This is a case history of three pregnant women cared for by a team of the Family Health Program. They were monitored during prenatal care, labor and delivery and the Lamaze psychosomatic pain relief method was used. Some modifications are proposed in order to relieve pain during labor, using breathing techniques, relaxation and education. The course to prepare the pregnant women began in the 20th week of gestation and included 6 individual meetings. The monitoring was carried out during labor and delivery, and the women were interview eight days after delivery.

Keywords Pregnancy, Prenatal Care, Labor Pain, Parturition, Natural Childbirth, Labor, Obstetric, Family Health Program

7 - A UTI na ótica de pacientes

The Intensive Care Unit by patient´s vision

Paula Faquinello; Majoreth Dióz

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):41-47, Jan/Mar, 2007

Neste estudo, o objetivo é conhecer as percepções de pacientes adultos em relação à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A metodologia adotada foi qualitativa, com a utilização de questionário aplicado a dez pacientes, que já se encontravam na enfermaria, internados conscientes na UTI, por pelo menos 48 horas, em um hospital universitário em Cuiabá. Os resultados evidenciaram sentimentos como medo, aceitação, apoio, insegurança e relativa frustração, revelaram a atuação da equipe de enfermagem como diferencial no atendimento na UTI e apontaram para a necessidade de reflexão sobre a humanização do ambiente e do trabalho no interior dessa unidade.

Palavras-chave Unidades de Terapia Intensiva, Pacientes Internados, Cuidados de Enfermagem

The objective of this study is to get to know the point of view of adult patients about an Intensive Care Unit (ICU). The methodology adopted was qualitative, using a questionnaire answered by 10 patients who were back in the ward and had been in an ICU for at least 48 hours in a University Hospital in Cuiabá. The results showed feelings such as fear, acceptance, support, insecurity and relative frustration. They referred to the work of the nursing team as making a difference in the ICU care and indicate the need to reflect about the humanization of the environment and the work inside this unit.

Keywords Intensive Care Units, Inpatients, Nursing Care

8 - Automedicação entre graduandos de enfermagem, farmácia e odontologia da Universidade Federal de Alfenas

Self-medication among undergraduation of nursing, pharmacy and odontology of University Federal of Alfenas

Dênis Derly Damasceno; Fábio de Souza Terra; Heloísa Helena Vieira Zanetti; Éverton Dias D’Andréa; Hélder Luiz Ribeiro da Silva; José Antônio Leite

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):48-52, Jan/Mar, 2007

Estudo cujo objetivo é avaliar o índice de automedicação entre os graduandos do primeiro e do sétimo período dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia da Universidade Federal Alfenas (UNIFAL-MG). Os dados foram adquiridos por meio de um questionário estruturado e semi-estruturado. A amostra foi composta de 245 graduandos dos referidos cursos, de uma população total de 280. Os dados sofreram tratamento estatístico pelo teste de Qui-quadrado. O índice de automedicação foi de 222 (90,6%). A principal queixa que levou à automedicação foi dor de cabeça e o medicamento mais utilizado foi a Dipirona. Houve diferenças significativas quanto à intensificação da prática da automedicação quando comparados o primeiro e o sétimo período.

Palavras-chave Automedicação, Uso de Medicamentos, Estudantes de Enfermagem, Estudantes de Farmácia, Estudantes de Odontologia

The purpose of this study was to evaluate the level of self-medication by undergraduate students in the first and seventh semesters in the courses of Nursing, Pharmacy and Dentistry at the Federal University of Alfenas. Data was collected through a structured and semi-structured questionnaire. The sample was made up of 245 undergraduates from the various courses, out of a total population of 280. The data underwent statistical treatment by the Qui-squared test. The self-medication rate was of 222 (90,6%). The main complaint that led to self-medication was headache and the most widely used medication was Dipirona (sodic metamizol). There were significant differences in the intensity of the practice of self-medication between the first and seventh semesters.

Keywords Self Medication, Drug Utilization, Students, Nursing, Students, Pharmacy, Students, Dental

9 - Percepção gerencial sobre o adoecimento dos trabalhadores de um serviço hospitalar de nutrição

Management perception about sicken of the workers from the food service hospital

Adelaide De Mattia Rocha; Solange Cervinho Bicalho Godoy; Luciana Pereira Carvalho; Maria José Barbosa Sá Souza

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):53-60, Jan/Mar, 2007

Neste estudo, buscou-se compreender a percepção das nutricionistas de um serviço hospitalar de nutrição sobre o processo saúde-doença vivenciado pelos trabalhadores desse setor. Foram realizadas entrevistas com os dez nutricionistas do serviço por meio de roteiro de entrevista semi-estruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas e as falas submetidas à análise de discurso. Esses resultados são preliminares e foram discutidos à luz do referencial teórico selecionado. As nutricionistas são gerentes do serviço em vários níveis hierárquicos. O absenteísmo foi considerado elevado e mais freqüente nos trabalhadores que pertencem ao serviço público. Os tipos de agravos à saúde foram considerados diferenciados entre os nutricionistas e os demais trabalhadores, em decorrência das diferenças nas atividades desenvolvidas (intelectuais e manuais), expondo-os a cargas de trabalho diferentes. As causas de adoecimento foram atribuídas aos fatores internos ao trabalho, como as más condições de trabalho (ambiente, instrumentos e equipamentos, trabalho pesado, repetitivo, sobrecarga) e aos fatores da vida pessoal (doenças crônicas, dupla jornada, problemas familiares e falta de recursos financeiros).

Palavras-chave Trabalhadores, Processo Saúde-Doença, Serviço Hospitalar de Nutrição, Serviço Hospitalar de Nutrição, Nutricionista

This study sought to understand the perception of the nutritionist of a hospital nutrition service about the health-illness process experienced by workers in this sector. Interviews were held with 10 nutritionists through a semi-structured interview. The interviews were recorded and transcribed and the speech underwent discourse analysis. These are preliminary results and they were discussed in the light of the selected theoretical framework. The nutritionists are service managers from different hierarchical levels. Absenteeism was considered high and more frequent in the workers belonging to the public service. The kinds of illness were considered different between nutritionists and other workers, as a result of the differences in the activities carried out (intellectual and manual), exposing them to different workloads. The causes of illness were attributed to internal work factors, such as poor working conditions (environment, instruments and equipment, heavy repetitive work, overload) and factors of their personal life (chronic diseases, double shifts, family problems and lack of financial resources).

Keywords Workers, Health-Disease Process, Food Service, Food Service, Food Service, Nutritionist

Revisão Teórica

10 - Aconselhamento em HIV/AIDS: uma pratica educativa

Counseling on HIV/AIDS: an educational practice

Aline Reis Souza de Oliveira; Marta Lenise do Prado

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):61-65, Jan/Mar, 2007

Neste estudo, o objetivo foi discutir o aconselhamento em HIV/aids na perspectiva da prática educativa, à luz da problematização e da educação para a autonomia. Verificou-se nos estudos sobre o tema a tendência ao autoritarismo e o despreparo dos profissionais tanto no campo da abordagem de temas como sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, como também no campo teórico-metodológico para a ação educativa.

Palavras-chave Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Aconselhamento Sexual, Educação em Saúde

The objective of this study was to discuss counseling in HIV/Aids from the point of view of educational practice in the light of problem raising and education for autonomy. it was found that studies on this theme showed a tendency to authoritarianism and a lack of preparation of workers both in dealing with issues, such as sexuality and sexually transmissible diseases, as well as in the theory and methodology for education.

Keywords Acquired Immunodeficiency Syndrome, Sex Counseling, Health Education

11 - Diferentes abordagens à família em saúde mental presentes na produção científica da área

Different boardings to the family in mental health in the scientific production of the area

Maria de Lourdes Custódio Duarte; Jacqueline de Souza; Luciane Prado Kantorski; Leandro Barbosa de Pinho

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):66-72, Jan/Mar, 2007

Neste trabalho, o objetivo foi conhecer as diferentes abordagens de saúde mental à família, presentes na literatura científica da área da saúde mental. Trata-se de um estudo de revisão no qual foram selecionados 16 artigos de periódicos de circulação nacional e internacional, obtidos por intermédio da base de dados LILACS, entre 1999 e 2005. Os artigos foram divididos nas seguintes áreas temáticas: transformação da atenção em saúde mental e desassistência à família; a família e o indivíduo em sofrimento psíquico; a família e a assistência em saúde mental e o Programa de Saúde da Família (PSF) e Saúde Mental. Destaque-se que a literatura tem contemplado a importância da assistência à família na perspectiva da reforma psiquiátrica e dos movimentos de consolidação desta no contexto brasileiro.

Palavras-chave Família, Saúde Mental, Serviços De Saúde Mental, Assistência em Saúde Mental

The objective of this work was to get to know the different approaches to families by mental health as found in the mental health scientific literature. It is a review study which selected 16 articles from national and international journals, gathered from the LILACS database between 1999 and 2005. The articles were divided into the following themes: transformation of healthcare into mental health and lack of assistance to the families; families and individuals in psychic suffering; families and mental health care and Family Health Program and Mental Health. The literature has examined the importance of care for the family, in the context of the psychiatric reform and the consolidation of this reform in the Brazilian context.

Keywords Family, Mental Health, Mental Health Services, Mental Health Assistance

12 - Efeito do posicionamento prono e supino na função respiratória de recém-nascidos pré-termo: uma revisão bibliográfica

Effect of prone and supine positioning on pre-term newborn respiratory function: a bibliographic review

Trícia Guerra e Oliveira; Raquel Rodrigues Britto; Verônica Franco Parreira

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):73-76, Jan/Mar, 2007

Revisão bibliográfica sistematizada nas bases de dados Medline e Scielo sobre os efeitos dos posicionamentos prono e supino na função respiratória de recém-nascidos prematuros. Após leitura dos títulos e resumos, foram selecionados apenas aqueles que avaliaram os efeitos desses posicionamentos na função respiratória. Não houve diferenças significativas quanto à saturação periférica de oxigênio, correlação positiva entre prono e sincronismo toracoabdominal, bem como entre supino e as pressões: inspiratória máxima e de oclusão em um milissegundo, ambas de baixa magnitude. Os estudos analisados foram inconclusivos quanto ao melhor posicionamento para recém-nascidos no tocante à função respiratória.

Palavras-chave Recém-Nascido, Prematuro, Respiração, Mecânica Respiratória, Modalidades de Posição

Review of the literature in Medline and Scielo bases about the effects of prone and supine positions in premature respiratory function in the newborn. After reading study titles and abstracts, only those that evaluated the effects of position in respiratory function were selected. There were no significant differences with regard to oximetry. There was a positive correlation between the prone position and thoracic-abdominal synchronism, between the supine position and maximal inhalation pressure as well as with one millisecond occlusion pressure, both of low magnitude. Studies analyzed were inconclusive about the best position for newborn respiratory function.

Keywords Infant Newborns, Infant, Respiration, Respiratory Mechanics, Modalities

13 - A consulta de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil

The nursing consultation on following the child growing and development

Valéria Conceição de Oliveira; Matilde Meire Miranda Cadete

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):77-80, Jan/Mar, 2007

Este artigo, extraído da dissertação de mestrado Anotações do Enfermeiro no Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil: um estudo compreensivo, traz um recorte sobre a consulta de enfermagem no acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil. Descreve a importância do conhecimento dos passos da consulta realizada pelo enfermeiro na busca do cuidado autêntico e individual direcionado à saúde da criança.

Palavras-chave Cuidados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Crescimento, Desenvolvimento Infantil

This article is extracted from a Masters Degree dissertation Notes by the Nurse in Monitoring Child Growth and Development: a comprehensive study. It examines the nursing consultation in monitoring child growth and development and describes the importance of knowing the steps of the consultation by the nurse for authentic and individual care directed towards the child’s health.

Keywords Nursing Care, Nursing Diagnosis, Growth, Child Development

14 - A humanização do atendimento no contexto atual de saúde: uma reflexão

The humanization of the service in the current health care environment: a reflexion

Ana Lúcia de Assis Simões; Daniela Borges Bittar; Érika Ferreira Mattos; Liliane Aratani Sakai

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):81-85, Jan/Mar, 2007

Neste estudo, o objetivo foi identificar, por meio de uma pesquisa literária, aspectos intrínsecos ao processo de humanização, bem como o posicionamento dos profissionais de saúde diante de um atendimento humanizado. Os resultados evidenciaram que a temática humanização do atendimento em saúde tornou-se relevante no contexto atual, uma vez que a realização de um atendimento embasado em princípios como integralidade da assistência, eqüidade, participação social do usuário, dentre outros, demanda a revisão das práticas cotidianas em saúde. Condições de trabalho, baixos salários, dificuldade na conciliação da vida familiar e profissional, jornada dupla ou tripla, ocasionando sobrecarga de atividades e cansaço, ontato constante com pessoas sob tensão geram um ambiente desfavorável ao desenvolvimento de uma assistência humanizada. Acrescenta-se a falta de ambiente adequado, de recursos humanos e de materiais quantitativos e qualitativos suficientes, de remuneração digna e de motivação para o trabalho. Importante considerar que mudar uma cultura é algo bastante complexo, principalmente no que se refere à humanização, pois esta envolve fatores subjetivos, como sensibilidade e doação. Portanto, para implantar um atendimento humanizado é preciso iniciar a discussão dessa temática durante a graduação do profissional de saúde, de forma a prepará-lo para um desempenho pautado em valores que primem pelos aspectos essenciais ao ser humano, demonstrando, por meio das próprias atitudes, que tratar o próximo com igualdade e como ser humano que possui direitos, história e expectativas é realmente humanizar.

Palavras-chave Assistência à Saúde, Humanização da Assistência, Recursos Humanos em Saúde

This study is a review of the literature to find intrinsic aspects in the process of humanization, as well as the attitude of health workers in the face of humanized care. The results showed that the issue of humanization in health care has become relevant in the current setting, since care based on principles, such as holistic care, equity, social participation of the patient, among others, demand a review of routine health practices. Working conditions, low salaries, the difficulty to reconcile family and professional life, working two or three shifts, bringing an overload of activities and exhaustion, constant contact with people under tension, generate an unfavorable environment for humanized care. And then there is the lack of an adequate environment, human resources, quantitative and qualitative materials, appropriate remuneration, and motivation for work. Changing a culture is very complex, mainly with regard to humanization, since this involves subjective factors, such as sensibility and giving of oneself. Therefore, to establish humanized care, it is essential to begin the discussion of this theme during the training of health workers, so as to prepare them for a performance based on values, which care for the essential aspects of being human, demonstrating, through their own attitudes, that treating others with equity and as human beings with rights, a background and expectations, is to truly humanize.

Keywords Delivery of Helath Care, Humanization of Assistance, Health Manpower

15 - Hepatite C e enfermagem: revisão de literatura

Hepatitis C and nursing: literature review

Rosely Moralez de Figueiredo; Thaís Helena Piai

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):86-89, Jan/Mar, 2007

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica sobre o tema hepatite C e a enfermagem, com o objetivo de analisar a produção de conhecimento no período de 1994-2004. Fizeram parte do estudo 52 artigos; a média de produção foi 4,72 artigos/ano e 55% dos mesmos foram estudos exploratórios. Os temas estão concentrados em duas grandes áreas: 36,4% impacto da hepatite C nas populações e 36,2% risco ocupacional. A área avaliação de conhecimento/atitude apresentou apenas 3,5% da produção. Acredita-se ser esta uma área com grande potencial de desenvolvimento de conhecimento para a enfermagem, na qual trabalhos futuros devem ser incentivados.

Palavras-chave Hepatite C, Enfermagem, Publicações de Divulgação Científica

This study is a bibliographical revision of hepatitis C and nursing with the aim of analyzing the output during the period 1994-2004. Fifty-two articles were analyzed. The average production was 4.72 articles per year, of which 55% were exploratory studies. Two great areas are concentrated on: 36.4% on the impact of hepatitis C on the population, and 36.2% on occupational risk. The area knowledge evaluation/attitude was present in only 3.5% of the production. This area is considered one with great potential for the development of knowledge in nursing and one where future work should be encouraged.

Keywords Hepatitis C, Nursing, Publications, Publications for Science Diffusion

Artigo Reflexivo

16 - O cuidar institucional da enfermagem na lógica da pós-modernidade

Institutional nursing care from a post-modern point of view

Juliana Balbinot Reis Girondi; Maria de Lourdes Campos Hames

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):90-93, Jan/Mar, 2007

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de cuidar institucional da Enfermagem na lógica da Pós-Modernidade, tendo como referencial teórico principal as idéias de Michel Maffesoli. Procura-se permear a compreensão da diversidade e da individualidade que abrange este processo híbrido de racionalidade e sensibilidade, buscando refletir sobre a complexidade da relação cuidador-ser-cuidado no processo de cuidar.

Palavras-chave Cuidados de Enfermagem, Cuidadores, Filosofia da Enfermagem, Assistência Integral à Saúde

This work is a reflection on institutional nursing care from the post-modern point of view. The main theoretical reference is the work of Michel Maffesoli. We seek to permeate the understanding of diversity and individuality that covers this hybrid process of rationality and sensitivity, seeking to reflect on the complexity of the caregiver-cared for relationship in the healthcare process.

Keywords Nursing Care, Caregivers, Philosophy, Comprehensive Health Care

17 - Refletindo sobre o cuidado de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

Reflecting on nursing care in an Intensive Care Unit

Gisele Ferreira da Silva; Patrícia Gisele Sanches; Maria Dalva de Barros Carvalho

REME - Rev Min Enferm.; 11(1):94-98, Jan/Mar, 2007

Este artigo é uma reflexão teórico-filosófica que teve como foco o cuidado prestado pela equipe de enfermagem em UTI. Em virtude de constantes situações de emergência, a UTI caracteriza-se como estressante, tanto para os profissionais como para os pacientes e seus familiares. Observamos que o cuidado mantém o modelo biomédico, vendo o paciente como portador de doença e voltado apenas para o caráter curativo. Como profissionais, não temos o poder de anular as doenças, mas necessitamos direcionar nosso comportamento para proporcionar uma assistência humanizada ao paciente para que o período de internação se torne o menos doloroso possível.

Palavras-chave Assistência ao Paciente, Cuidados de Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva, Humanização da Assistência

This article is a theoretical and philosophical reflection focusing on the care given by the nursing team in an intensive care unit (ICU). Because of the constant situations of emergency, the ICU is stressful both for the professionals, patients and their family members. We notice that the care has a bio-medical model, seeing the patient as the bearer of a disease and dealing only with the curative aspect. As professionals, we do not have the power to cancel the diseases, but we need to direct our behavior so as to provide humanized assistance to the patient so that the period of hospitalization is the least painful possible.

Keywords Patient Care, Nursing Care, Intensive Care Units, Humanization of Assistance

Logo REME

Logo CC BY
Todo o conteúdo da revista
está licenciado pela Creative
Commons Licence CC BY 4.0

GN1 - Sistemas e Publicações