REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

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Volume: 11.2

 

 

Editorial

1 - Por uma agenda pactuada para o fortalecimento da enfermagem brasileira

Francisco Carlos Félix Lana

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):117-118, Jan/Mar, 2007

Pesquisa

2 - Perfil dos pacientes atendidos e encaminhados a centros de saúde por um centro de referência à saúde mental em Belo Horizonte-MG

Profile of patients treated at a mental health reference center and referred to health centers, Belo Horizonte, state of Minas Gerais, Brazil

Graziella Lage Oliveira; Waleska Teixeira Caiaffa; Mariangela Leal Cherchiglia

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):119-125, Jan/Mar, 2007

Com o objetivo de caracterizar a população atendida por um Centro de Referência à Saúde Mental (CERSAM) e correlacionar tais características com o encaminhamento para centros de saúde, foram revistos 214 prontuários médicos abertos entre jan./2003 e jul./2004. Variáveis sociodemográficas e clínicas foram comparadas. Houve predominância de mulheres (67%); a idade média era de 37,7 anos; em 28% inexistia história de internações psiquiátricas prévias; 38% dos pacientes apresentavam diagnóstico de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes; e o tempo médio de permanência no serviço foi de 7,7 meses. Quase 1/4 dos pacientes (23,4%) abandonou o tratamento, mas 54% foram encaminhados para centros de saúde. Pacientes que permaneceram por mais de um ano no CERSAM tiveram mais chances de ser encaminhados para centros de saúde (p=0,02). Neste estudo, o CERSAM recebeu pacientes portadores de diagnósticos considerados prioritários para esse tipo de serviço e procurou encaminhar os pacientes a centros de saúde de sua área de abrangência para a continuidade do tratamento nessas unidades.

Palavras-chave Assistência em Saúde Mental, Centros Comunitários de Saúde Mental, Centros de Saúde, Continuidade de Assistência ao Paciente

To characterize the patients treated at an outpatient Mental Health Referral Center (CERSAM) and to correlate such characteristics with the cross reference for follow-up in General Health Centers, 214 medical records opened from Jun/2003 to Jul/2004 were studied. Socio-demographic and clinical information were compared. Women were the majority of patients (67%); the patient´s average age was 37.7 years old, 28% had no previous history of psychiatric illness, 38% had the diagnosis of schizophrenia and, on average, their duration of medical care in CERSAM lasted 7.7 months. Almost a fourth of all patients (23.4%) dropped out of treatment and 54% were referred to general health centers, but 34% of them returned to the CERSAM for a new appointment. Patients that stayed in the service for more than one year were more likely to be referred to general health centers (p= 0,02). In this study, the mental health referral center assisted the diagnostic categories considered priority for this type of service, referring the patients to health centers located in their own residential area for continuity of treatment in these units.

Keywords Mental Health, Mental Health Community Services, Health Centers, Continuity

3 - A experiência de mães soropositivas para hiv no período de espera de confirmação do diagnóstico do filho

The experience of hiv-positive mothers awaiting confirmation of their child's diagnosis

Maria Imaculada de Fátima Freitas; Onira Gianasi Moreira

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):126-131, Jan/Mar, 2007

Estudo fundamentado no Interacionismo Simbólico com o objetivo de compreender a experiência social de mulheres grávidas infectadas pelo HIV, diante da possibilidade de infecção dos filhos. Foram realizadas entrevistas com dez mulheres que aguardavam os resultados do recém-nascido ou já haviam passado pela experiência de tê-los recebido. A análise mostrou que há sentimentos conflituosos de ansiedade e culpa, apesar das informações sobre as possibilidades de não-infecção do bebê com o tratamento com anti-retrovirais. Desconfiança, medo ou vontade de morrer, desejo de que a situação não seja real, medo de discriminação e preocupação sobre os cuidados do(s) filho(s), caso venham a falecer, fundam rompimentos e novas interações sociais, estruturados no segredo.

Palavras-chave Soropositividade para HIV, Relações Mãe-Filho, Relações Interpessoais, Infecções Por HIV, Infecções por HIV

This study is based on Symbolic Interactionism, and describes the social experience of HIV-positive mothers who lived through the uncertainty of having infected their child during pregnancy. Ten women were interviewed, some still awaiting the result. The analysis showed that mothers experience anxiety and guilt, despite information about the chances that the child was not infected as a result of antiretroviral treatment. Distrust, fear or a desire to die, a hope that the situation is not real, fear of discrimination, and concern about their children in case they die translate into breaks and creation of new social interactions, based on forms of secrets.

Keywords HIV Positive, Mother-Child Interaction, HIV Infection, HIV Infection

4 - Família, doença mental e infecção pelo HIV/AIDS

Family, mental disease and HIV/AIDS infection

Paula Cambraia de Mendonça Vianna; Maria Imaculada de Fátima Freitas; Teresa Cristina da Silva; Fabrícia Xavier Santos

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):132-138, Jan/Mar, 2007

Neste estudo, realizado com familiares de pessoas com transtornos mentais e infectadas pelo HIV/aids, tem-se como objetivo compreender como a família vivencia a dupla exclusão social originada da doença mental e da infecção pelo HIV e como se organiza no cuidado a essas pessoas. A exclusão social caracteriza-se por um estado de carências e de vulnerabilidade de indivíduos que não se encaixam nos padrões ditados pela sociedade. Por sua vez, o ato de cuidar tem como finalidade básica a continuidade da espécie, sendo seu núcleo principal a família. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta aos prontuários e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados com base nos discursos. Os resultados mostraram que a realidade das famílias estudadas é marcada pelo preconceito, pela exclusão social e pela sobrecarga do cuidado. Torna-se necessário um suporte dos serviços e dos profissionais de saúde que se proponha a estar junto da família, escutando e ajudando a criar estratégias de convivência.

Palavras-chave Saúde Mental, Transtornos Mentais, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Família, Cuidados de Enfermagem, Assistência Integral à Saúde

This study was carried out with family members of patients with mental disorders and infected by HIV/AIDS with the objective of understanding how families live the double social exclusion of mental disease and HIV infection and how they organize themselves in caring for these people. Social exclusion is marked by a state of needs and vulnerability of individuals who do not fit in the standards dictated by society. For their part, the act of carrying has the basic purpose of the continuity of the species, and the main nucleus is the family. The methodology used was case studies. Data was collected through consulting patient records and semi-structured interviews. The data was analyzed based on discourse. The results showed that the reality of the families studied is marked by prejudice, social exclusion and overload in care. What is necessary is support from services and health workers willing to be close to the family, listening and helping to create strategies for social inclusion.

Keywords Mental Health, Mental Diseases, Acquired Immunodeficiency Syndrome, Family, Nursing Care, Comprehensive Health Care

5 - O vivido de mães de crianças diabéticas: subsídios para atenção de enfermagem

The experience of mothers of diabetic children: input for nursing care

Liane Gack Ghelman; Elisabete Araújo Paz

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):139-143, Jan/Mar, 2007

Neste estudo sobre o cotidiano de mães de crianças diabéticas o objetivo foi compreender o significado do ser mãe de crianças diabéticas. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a fenomenologia heideggeriana como método de investigação e análise dos depoimentos das mães. A compreensão vaga e mediana desse significado mostrou a preocupação com o agravamento da diabetes, o controle para a aceitação das mudanças nos hábitos alimentares dos filhos e a ocupação com a insulinização dos filhos. Na interpretação compreensiva, desvelou-se o ser mãe preocupado "ek-sistindo" na propriedade da ocupação cotidiana de manter o controle glicêmico das crianças, a facticidade do cuidar do filho diabético, a disposição do temor da hipoglicemia. Os resultados apontaram que o enfermeiro, como membro da equipe de saúde, tem a possibilidade de realizar sua prática assistencial orientada para ajudar as mães em suas dificuldades com o manejo dos cuidados domiciliares, valorizando suas experiências familiares e existenciais, e privilegiando o encontro, o envolvimento e a singularidade das relações das mães com seus filhos.

Palavras-chave Diabetes Mellitus, Enfermagem Pediátrica, Relações Mãe-Filho, Pesquisa em Enfermagem, Filosofia em Enfermagem, Pesquisa Qualitativa

In this study on the daily routine of mothers of diabetic children, the objective was to understand the meaning of being the mother of a diabetic child. It is a qualitative study based on Heideggerian phenomenology as the method of investigation and analysis of the statements of the mothers. The vague and average understanding of this meaning showed the concern with the worsening of diabetes, the control to accept changes in the eating habits of the children and the occupation with the insulin control of the children. In the comprehensive interpretation it was found that the mothers were worried about the constant glycemic control of their children, with the fear of hypoglycemia. The results showed that nurses, as members of the health team, are able to carry out their care directed at helping mothers in their difficulties with domestic chores, valuing their family and existential experience, giving a special position to meeting, involvement and the uniqueness of the relations of mothers with their children.

Keywords Diabetes Mellitus, Pediatric Nursing, Mother-Child Relations, Nursing Research, Philosophy, Nursing, Qualitative Research

6 - Relação de ajuda da enfermeira com a mulher na pré-mastectomia

A nurse's relationship of help with a women in pre-mastectomy

Mariana Gondim Mariutti; Antonia Regina Ferreira Furegato; Maria Cecília Morais Scatena

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):144-148, Jan/Mar, 2007

Objetivou-se com este artigo analisar uma interação não diretiva, utilizando a Relação de Ajuda como técnica. A interação ocorreu no Hospital das Clínicas/FMRP com a paciente N., 56 anos, casada. A entrevista foi transcrita, discutida e analisada. Os dados revelaram quatro categorias temáticas. Os resultados indicam que a enfermeira acolheu as preocupações expressas pela paciente, mostrando interesse e disposição para ajudá-la, e suas ações não diretivas permitiram que a paciente falasse sobre suas preocupações, aliviando sua tensão apesar da proximidade da finitude. Ao invés de a enfermeira apresentar fórmulas prontas, sua atitude foi de acolhimento, respeito e compreensão, ajudando a paciente a prosseguir em sua luta pela vida.

Palavras-chave Relações Interpessoais, Saúde da Mulher, Acolhimento, Enfermagem, Doente Terminal

This article intends to analyze a non-directed interaction using a relationship of help as a technique. This occurred in the Hospital das Clínicas/FMRP with patient N., 56t years old, married. The interview was written out, discussed and analyzed. The data showed four categories. The results show that the nurse received the concerns expressed by the patient, showing interest and a willingness to help her and her non-directed actions made it possible for the patient to speak about her concerns, relieving her tension, in spite of the proximity of finitude. Instead of presenting ready formulas, she was open, respectful and understanding, helping the patient to continue in her fight for life.

Keywords Interpersonal Relations, Women's Health, Nursing, User Embracement, Terminally ILL

7 - Lidando com perdas: percepção de pessoas incapacitadas por AVC

Dealing with losses: the perception of disabled patients after stroke

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini; Jane Maria Hoffmann; Deise Graciela Piccoli; Caroline Bertoldo

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):149-154, Jan/Mar, 2007

Das doenças cérebro-vasculares o acidente vascular é a de maior incidência, podendo ocasionar, como seqüela, incapacidade motora e/ou cognitiva. Este estudo, fundamentado na metodologia de abordagem qualitativa do tipo descritiva, teve como objetivo compreender como se percebe a pessoa acometida por seqüela de AVC. A amostra intencional foi constituída por seis indivíduos que responderam a uma entrevista semi-estruturada. Com base na análise de conteúdo obteve-se uma categoria temática com o tema "lidando com perdas: percepção de pessoas incapacitas por AVC" que aborda a perda da independência, da autonomia, da identidade e a diminuição da auto-estima e dos relacionamentos afetivos.

Palavras-chave Acidente Cerebrovascular, Transtornos das Habilidades Motoras, Transtornos Cognitivos, Percepção, Enfermagem, Pesquisa Qualitativa

Stroke is the brain-vascular disease of greatest incidence, and may, as a sequel, bring about motor and/or cognitive disability. This study based on the qualitative-descriptive approach, had the objective of understanding how a person affected by stroke sees himself/herself. The sample was made up of 6 individuals answering a semi-structured interview. Based on content analysis, we obtained a thematic category with the title "dealing with losses: the perception of disabled patients after stroke", covering the loss of independence, autonomy, identity, the reduction of self-esteem and relationships.

Keywords Cerebrovascular, Accident, Motor Skills Disorders, Cognition Disorders, Perception, Nursing, Qualitative Research

8 - Ocorrências éticas de enfermagem em terapia intensiva

Nursing ethical issues in intensive care

Ana Paula Agnolon; Genival Fernandes de Freitas

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):155-160, Jan/Mar, 2007

O objetivo com este estudo foi compreender as ações dos enfermeiros de Unidade de Terapia Intensiva diante das ocorrências éticas de enfermagem. Os dados obtidos foram analisados segundo a perspectiva da fenomenologia sociológica, após o consentimento dos participantes. Os relatos obtidos permitiram compreender a experiência típica dos enfermeiros como pessoas que almejam melhorar continuamente a qualidade da assistência de enfermagem; que buscam o reconhecimento, a valorização profissional, a prevenção de danos e as reincidências de ocorrências. Os enfermeiros acreditam que a participação dos profissionais de enfermagem é essencial para desenvolver um processo educativo diante das ocorrências éticas, mediante a extinção do medo da punição e da orientação dos profissionais envolvidos nessas ocorrências.

Palavras-chave Enfermagem, Ética, Ética em Enfermagem, Filosofia em Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva

The objective of this study was to understand the actions of nurses in the Intensive Care Unit (ICU) in the face of nursing ethical issues. The data was analyzed from the point of view of sociological phenomenology after obtaining the consent of the participants. The statements made it possible to understand the typical experience of nurses as people who seek to continuously improve the quality of nursing care; who seek recognition, professional validation, the prevention of damage and reoccurrence of events. Nurses believe that the participation of nursing professionals is essential to produce an educational process in the face of ethical events, through eliminating the fear of punishment and providing guidance to health workers involved in these events.

Keywords Ethics, Nursing, Ethics, Nursing, Philosophy, Nursing, Intensive Care Units

9 - Proposta para a sistematização da assistência de enfermagem em UTI: o caminho percorrido

Proposal for the systematization of the assistance of nursing in ICU: the covered way

Pablini Rodrigues; Josiane de Jesus Martins; Eliane Rogina Pereira do Nascimento; Daniela Couto Carvalho Barra; Gelson Luiz de Albuquerque

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):161-167, Jan/Mar, 2007

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma forma de organizar as ações do profissional de enfermagem, promovendo a elucidação de problemas e oferecendo condições para que ele possa priorizar e planejar o cuidado de enfermagem. Neste estudo, descreve-se a realização de uma proposta de implantação de metodologia da assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Geral em Santa Catarina. O objetivo foi instrumentalizar as enfermeiras da UTI para utilização da SAE, fundamentada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda de Aguiar Horta, em seu processo de trabalho. O estudo foi concretizado por meio de cinco encontros em grupo, nos quais foi apresentada a proposta, discutida a teoria e demonstrado como é realizado o processo de sistematização em outras instituições. Discutiu-se uma forma de operacionalizar a SAE de acordo com a realidade da UTI do referido hospital. Aplicou-se, na prática, o histórico, a prescrição e a evolução de enfermagem. Por meio dos encontros, da observação realizada no dia-a-dia dos profissionais e das respostas obtidas dos participantes concluiu-se que houve resultados positivos tanto para as enfermeiras participantes como para a instituição, uma vez que compreenderam a importância e o valor dos registros de enfermagem para o cuidado aos pacientes e para a comunicação entre os profissionais.

Palavras-chave Cuidados de enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva, Teoria de enfermagem

The Systematization of the Assistance of Nursing (SAN) is a form to organize the actions of the professional of Nursing, being promoted the briefing of problems and offering conditions so that the professional can prioritize and plan the Nursing care. This study describes the accomplishment of a proposal of a Nursing care methodology implantation in the Intensive Care Unit (ICU) of a General Hospital in Santa Catarina - Brazil. The objective was to teach the nurses of the ICU to SAN, based on the Theory of the Human Basic Necessities beings of Wanda de Aguiar Horta, in their work process. The study was conducted through five group meetings. The proposal was presented, it was argued and the theory was demonstrated. The process of systematization in other health institutions was also carried through. It was argues a form to use the Nursing Process in accordance with the UTI reality of the related hospital. The nursing assessment, care plan and evaluation phases were applied in practice. It was concluded through the meetings with the nursing participants; from daily observation of the professionals that positive results were obtained. The nurses saide that they had understood the value of the nursing care documentation and its importance to promote communication between the professionals.

Keywords Nursing Care, Intensive Care Unity, Nursing Theory

10 - Resultados da capacitação para a prevenção da extubação acidental associada aos cuidados de enfermagem

Results of the qualification for the prevention of accidental extubation associated to nursing care

Théia Maria Forny Wanderley Castellões; Lolita Dopico da Silva

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):168-175, Jan/Mar, 2007

Neste trabalho são apresentados os resultados da capacitação da equipe de enfermagem para a prevenção da extubação acidental relacionada ao cuidado de enfermagem associada a quatro momentos: banho no leito, transporte do paciente crítico, mudança de decúbito e troca de fixação. A pesquisa foi realizada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Pró-Cardíaco, situado na cidade do Rio de Janeiro. Foram capacitados 65 profissionais durante 60 horas entre janeiro a março de 2006. A técnica de coleta de dados foi o questionário aplicado antes e depois do treinamento. Os resultados mostram que os técnicos de enfermagem erraram acima de 10% nas questões relacionadas à relação entre pneumonia e extubação, ao procedimento do banho no leito e ao controle da fixação traqueal e dos circuitos ventilatórios. Os enfermeiros tiveram uma incidência de 13% de erro no cuidado relacionado à fixação do dispositivo ventilatório. Por meio dos resultados do pré-teste e do pós-teste, constatou-se a elevação das médias globais em torno de 25% em relação às médias iniciais, ficando todos, ao término do treinamento, com notas superiores a 8.

Palavras-chave Enfermagem, Respiração Artificial, Intubação, Cuidados de Enfermagem

This work presents the results of qualification of the nursing team in preventing accidental extubation related to nursing care in four moments: bed-bathing, transport of a critically ill patient, change of decubitus, change of fixation. The research was carried out in the intensive care unit of Hospital Procardíaco, in the city of Rio de Janeiro. Sixty-five workers were trained during 60 hours between January and March 2006. Data was collected using a questionnaire before and after training. Results showed that the nursing technicians gave wrong answers to over 10% of the questions on pneumonia and extubation, to the bed-bathing procedure and to control of tracheal fixation and of ventilation circuits. The nurses had an incidence of 13% mistakes in the care related to fixing the ventilation device. By examining the pre and post test results, it was found that the global averages rose 25% compared to the initial averages and all, at the end of training, had marks above 8.

Keywords Nursing, Mechanical Ventilation, Tracheal tube, Nursing Care

11 - O programa de asma após implantação do programa saúde da família - percepção das mães

The ashma program after the implementation of the family health program: the mother's perception

Fabiene Natalie Cesário Castro; Vera Lúcia de Deus; Agnór de Aguiar Leitão; Almira Alves de Faria; Najla Vanessa Gomes Tanure; Anézia Moreira Faria Madeira

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):176-180, Jan/Mar, 2007

Trabalho de natureza qualitativa que teve por objetivo conhecer a percepção das mães sobre o programa de asma ("Criança que Chia"), após a implantação do Programa Saúde da Família (PSF) no Centro de Saúde São Paulo, Belo Horizonte-MG. Participaram do estudo 15 mães de crianças asmáticas que freqüentam o programa. Os achados mostram que, para as mães, melhorou o atendimento da criança após a implantação do PSF, pois perceberam que as crises de asma estavam mais espaçadas; diminuíram as idas a serviços de urgência; não encontraram maiores obstáculos no serviço para serem atendidas; existia uma relação de confiança com as equipes; enfim, eram envolvidas no tratamento do filho.

Palavras-chave Programa de Saúde da Família, Programas Nacionais de Saúde, Asma, Relações Mãe-Filho

This is a qualitative study that had the objective of to know the perception of mothers about a program for asthmatic children called "A Criança que Chia" after the implementation of the Family Health Program at the São Paulo Health Center in Belo Horizonte, MG. Fifteen mothers were interviewed. The results showed that after the implementation of the Family Health Program the health care improved and the child´s asthmatic crises decreased. Furthermore, they reported that it is not necessary to go to the emergency service as frequent as usual; the health care is faster and easier; there is a trustful relationship between them and the health professionals and they feel more involved in their child´s treatment.

Keywords Family Health Program, National Health Programs, Asthma, Mother-Child Relations

12 - A educação para a saúde na ótica do acadêmico de enfermagem

Education for health from the point of view of nursing students

Rebeca dos Santos Duarte Rosa; Elaine Cristina Velozo Marciano; Fernanda Érica Santos Rocha

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):181-187, Jan/Mar, 2007

Neste trabalho, analisa-se a importância da Educação em Saúde segundo vivências do acadêmico de enfermagem. A pesquisa fundamenta-se na valorização da Educação em Saúde no contexto social atual, realizando uma retrospectiva histórica de seu surgimento no Brasil. Abordou-se, também, a relação da Educação em Saúde com as instituições de ensino superior. Utilizou-se neste trabalho pesquisa quantiqualitativa, que busca investigar a percepção de tais sujeitos sobre Educação em Saúde no contexto da disciplina Educação para Saúde. Os resultados encontrados demonstram uma importante percepção da disciplina para a "constituição" do enfermeiro, tanto profissional como pessoalmente. Conclui-se o trabalho problematizando a postura e a conduta da instituição de ensino superior diante da Educação para Saúde.

Palavras-chave Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Educação Superior, Capacitação Profissional, Estudantes de Enfermagem

In this work we analyze the importance of health education as experienced by nursing students. The research is based on valuing health education in the current social context, carrying out a historical review of its appearance in Brazil. We also dealt with the relation of health education with the higher education institutions. Quantitative and qualitative research was used in this work, seeking to investigate the perception of these subjects in the context of the subject Education of Health. The results found show an important perception of the subjects for the "constitution" of the nurse, both professional and personal, The work is concluded by raising issues on the attitude and conduct of higher education institutions in the face of Health Education.

Keywords Education, Nursing, Health Education, Education, Higher, Profissional Training, Students, Nursing

13 - Compreendendo a sexualidade dos adolescentes

Understanding adolescent sexuality

Josiani Flores da Costa; Zuleyce Maria Lessa Pacheco; Girlene Alves da Silva

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):188-195, Jan/Mar, 2007

A sexualidade nos acompanha desde o nascimento até a morte, porém é mais evidenciada durante a adolescência. Na busca de direcionar o olhar para o fenômeno - "o adolescente sexualmente falando" - temos como objetivos nesta pesquisa: compreender a percepção dos adolescentes sobre as transformações ocorridas em seu corpo e os temas que mais suscitam dúvidas em relação à atividade sexual e sexualidade; descrever os meios utilizados pelos adolescentes para a obtenção de informações sobre métodos contraceptivos, relação sexual e sobre os meios para evitar as DSTs. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa utilizando o método de abordagem fenomenológica para análise dos dados. Os sujeitos são estudantes matriculados da 5ª à 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Juiz de Fora-Minas Gerais. Para coleta das informações foi aplicado um questionário para 103 jovens. Mediante a análise ideográfica, duas categorias de análise foram identificadas: sexualidade na adolescência: meu corpo fala que estou ficando diferente; vulnerabilidade na adolescência: relação sexual, a felicidade próxima do risco. Os resultados da pesquisa ratificam a necessidade da realização de trabalhos educativos relativos à vivência da sexualidade, pois os adolescentes se mostraram interessados em aprender mais, esclarecer as dúvidas e apagar a desorientação.

Palavras-chave Adolescente, Comportamento Sexual, Sexualidade, Pesquisa Qualitativa

Sexuality is with us from womb to tomb. However it is displayed more during adolescence. In the attempt to direct attention to the phenomenon - "the adolescent, sexually speaking" - our object is to understand the way adolescents see the transformations taking place in their bodies and the issues that raise the most doubts about sexual activity and sexuality, describe how adolescents obtain information about contraceptive methods, sexual relations and how to avoid STDs. It is a qualitative survey using the phenomenological approach to analyze data. Subjects are middle school students from the Municipal School of Juiz de Fora in Minas Gerais. To collect the information, a questionnaire was answered by 103 young people. By means of ideographic analysis, two analysis categories were identified: sexuality during adolescence - my body says I am becoming different - vulnerability during adolescence - sexual relationships, happiness vis-à-vis risk. The survey results confirm the need for educational work on experiencing sexuality to be carried, as the adolescents showed interest in learning more, clearing their doubts up and being put out of their bewilderment.

Keywords Adolescent, Sexual Behavior, Sexuality, Qualitative Research

Revisão Teórica

14 - O uso do sulfato ferroso durante a gravidez: reflexões à luz da literatura

The use of ferrous sulfate during the pregnancy: reflections by the light of literature

Alba Valéria Sousa Costa; Leila Maria Madeira

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):196-200, Jan/Mar, 2007

Trata-se de um estudo de revisão de literatura sobre o uso do sulfato ferroso durante a gravidez, que teve como objetivos: conhecer os efeitos da utilização do sulfato ferroso diário e semanal no período gestacional e identificar as vantagens e desvantagens da utilização do sulfato ferroso diário e semanal no período gestacional. Por meio da literatura acessada, foi possível constatar que ainda existem muitas incertezas e controvérsias sobre o tratamento, sendo importante esclarecer à gestante sobre os efeitos indesejáveis da utilização do ferro e acompanhar o tratamento para prevenir seu abandono precoce, dados os efeitos indesejáveis do medicamento.

Palavras-chave Complicações na Gravidez, Anemia Ferropriva, Sulfato Ferroso

This is a literature review study that concerns the use of ferrous sulfate during the pregnancy, and its goal is: to know the effects of daily and weekly use of ferrous sulfate in the gestational period and to identify the advantages and disadvantages of daily and weekly use of ferrous sulfate in the gestational period. The study results also indicated that there are still many uncertainties and controversies about the treatment, it is also important to let the pregnant woman know about the undesirable effect of the use of ferrous sulfate and to follow the treatment to prevent its precocious abandonment, due to the undesirable effects of the medicine.

Keywords Pregnancy Complications, Anemia, Iron-Deficiency, Ferrous Sulfate

Artigo Reflexivo

15 - Proposta de um programa educacional para a capacitação de enfermeiros na área de publicação em latino americano

An educational program proposal for the development of nurses in publication skills in latin-america

G. Hussein Rassol; Tânia Couto Machado Chianca

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):201-204, Jan/Mar, 2007

Tendências atuais sugerem que a disseminação do conhecimento em enfermagem e a publicação de artigos em revistas de alta qualidade propiciam maior desenvolvimento na profissionalização da enfermagem. Há pouca compreensão dos fatores que tornam os enfermeiros capazes de escrever para publicação. Contudo, um programa educacional sobre como escrever para publicação em todos os níveis da enfermagem pode funcionar como um catalisador nesse processo de mudança. As lideranças de enfermagem não só têm a responsabilidade de contribuir com a base de conhecimentos da enfermagem por meio de publicações, mas também de preparar futuros enfermeiros na mesma área. Neste artigo são investigadas algumas questões relacionadas à publicação em enfermagem, particularmente em nível de pós-graduação, e sugerido um arcabouço para a capacitação profissional dos enfermeiros na área de publicação.

Palavras-chave Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Disseminação da Informação, Publicação Científicas e Técnicas, Publicações Periódicas, Autoría e Co-Autoría na Publicação Científica

Current trends suggest that the dissemination of nursing knowledge and published papers in high quality journals bring further development in the professionalisation of nursing. There is limited understanding of the factors that enable nurses writing for publication but an educational programme on writing for publication at all levels of nursing could act a catalyst in this process of change. Nursing leaderships also accounts for the responsibility to contribute to the nursing knowledge base through publication, but also to prepare future nurses in the same area. The aims of the paper to examine some issues regarding nursing publications, postgraduate nurses in particular, and suggest a framework for the professional development of nurses in how to write for publication.

Keywords Nursing, Education, Nursing, Graduate, Information Dissemination, Scientific and Technical Publications, Periodicals, Authorship and Co-Authorship in Scientific Publications

16 - Importância da bioética na formação do enfermeiro para o atendimento do adolescente enfermo crônico

Relevance of bioethics for the nurse's education to assist chronically ill adolescents

Augusto Cesar Barreto Neto; Kalina Vanderlei Silva; Ednaldo Cavalcante de Araújo

REME - Rev Min Enferm.; 11(2):205-209, Jan/Mar, 2007

Trata-se de estudo baseado na prática do programa de saúde do adolescente (Prosad), na cidade de Olinda, Pernambuco, com o objetivo de discutir a bioética na formação do enfermeiro como recomendação para a assistência ao adolescente enfermo. Utilizou-se uma revisão não sistemática da literatura. O resultado demonstrou a necessidade de aumentar o enfoque humanista no ensino de enfermagem, valorando a interdisciplinaridade. Com relação à assistência de enfermagem, o objetivo era que o adolescente fosse reconhecido como pessoa autônoma e recebesse assistência holística especial. Para tal, deve-se construir um processo sistemático de plena interação com participação de adolescentes.

Palavras-chave Bioética, Enfermagem, Saúde do Adolescente, Assistência Integral à Saúde

This is a descriptive study discussing bioethics in nurses' education as a recommendation for adolescent care, carried out based on practice through the adolescent health program (PROSAD), in the town of the Olinda, in Pernambuco, Brazil. The study used a non-systematic literature review. The outcome showed that there is a need for strengthening the humanitarian focus related to nursing education and giving more value to interdisciplinarity. In relation to nursing care it would be desirable that adolescents be recognized as autonomous and assisted through holistic and special care. Therefore, a systematic process with full interaction and participation of adolescents should be build up

Keywords Bioethics, Nursing, Adolescent Health, Comprehensive Health Care

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