REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Volume: 19.1

 

 

Editorial

1 - A simulação na formação de profissionais de saúde

Simulation in the education of health professionals

Verónica Rita Dias Coutinho; José Carlos Amado Martins

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):9-12, Jan/Mar, 2015

Pesquisa

2 - Acolhimento com classificação de risco: avaliação da estrutura, processo e resultado

User embracement with risk rating: evaluation of the structure, process, and result

Kelly Cristina Inoue; Ana Cláudia Yassuko Murassaki; José Aparecido Bellucci Júnior; Robson Marcelo Rossi; Yolanda Dora Évora Martinez; Laura Misue Matsuda

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):13-28, Jan/Mar, 2015

Estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado entre agosto e novembro/2011, com o objetivo de avaliar sob a ótica dos trabalhadores a estrutura, o processo e o resultado da implantação do acolhimento com classificação de risco (ACCR). Participaram 314 profissionais de quatro serviços hospitalares de emergência (SHE) de diferentes categorias profissionais. Para a coleta de dados foi usado o "Instrumento para Avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco". Entre os sujeitos, a maioria era mulher (63,7%); da área de Enfermagem (56,7%); com experiência média de 7,2±7,6 anos no setor. Apesar de haver priorização dos casos graves; atendimento aos casos não graves; informação sobre o tempo provável de espera; e acolhimento do usuário pelos profissionais que atuam nesse sistema, constatou-se que no cômputo geral o acolhimento com classificação de risco foi avaliado como precário. Como principais agravantes detectaram-se: falta de espaço físico; problemas no relacionamento da equipe multiprofissional; e dificuldade na operacionalização das condutas estabelecidas. Concluiu-se que, apesar de nos serviços de emergência investigados as condutas fundamentais propostas pelo ACCR serem realizadas, há necessidade da operacionalização integral desse sistema.

Palavras-chave Acolhimento; Humanização da Assistência; Serviço Hospitalar de Emergência; Avaliação em Saúde; Cuidados de Enfermagem.

The present work is a descriptive and exploratory study, with a quantitative approach, conducted between August and November 2011, aimed at, from the workers' perspective, assessing the Structure, Process, and Result of implementing the Reception with Risk Rating (RRR) instrument. This study included 314 professionals of different professional categories from four Emergency Hospital Services (EHS). The "Instrument to Assess Reception with Risk Rating" was used for data collection. Among the subjects, most were women (63.7 %), from the Nursing field (56.7 %), with an average experience of 7.2±7.6 years in the sector. Although there is a prioritizing of serious cases, care for mild cases, information about the probable waiting time, and user reception by the professionals who work in this system, it was found that, overall, the RRR was considered precarious. The main aggravating factors included: lack of physical space, problems in relationships within the multidisciplinary staff, and difficulty in putting the defined conduct into effect. It could therefore be concluded that, although the essential conduct proposed by RRR was in fact implemented in the investigated emergency services, there is still a need to make this system fully operational.

Keywords User Embracement; Humanization of Assistance; Emergency Service, Hospital; Health Evaluation; Nursing Care.

3 - Qualidade do cuidado: concepções de graduandos de enfermagem

Quality of care: concepts from nursing students

João Lucas Campos de Oliveira; Marília Angelina Ferreira Papa; Danielle Wisniewski; Kelly Cristina Inoue; Maria Antônia Ramos Costa; Laura Misue Matsuda

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):29-42, Jan/Mar, 2015

Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 10 graduandos do último semestre do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior do estado do Paraná, durante o mês de agosto de 2013. Objetivou-se apreender a concepção de graduandos de Enfermagem sobre qualidade do cuidado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e norteadas pela questão: "Fale-me sobre qualidade do cuidado de enfermagem". Após a transcrição, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, na modalidade temática, da qual emergiram três categorias: elementos que constituem a qualidade do cuidado de enfermagem - elementos referentes à humanização do cuidado, à integralidade do cuidado e à satisfação do paciente; fatores que comprometem a qualidade do cuidado de enfermagem - a sobrecarga de trabalho e o subdimensionamento da equipe de enfermagem; e possibilidades para o avanço da qualidade do cuidado de enfermagem - ações educativas aos profissionais de enfermagem, em especial aquelas inerentes à Educação Continuada. Concluiu-se que os graduandos concebem a humanização, o cuidado integral e a satisfação do paciente como elementos fundamentais da qualidade do cuidado. No entanto, tem-se que, para o seu alcance, é preciso que haja dimensionamento adequado da equipe e aprimoramento contínuo dos profissionais.

Palavras-chave Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde; Estudantes de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Assistência à Saúde.

This work is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, conducted with ten students from the final semester of Nursing School in a public institution in the state of Paraná, carried out in August 2013. This study sought to grasp the concept of nursing students regarding the quality of care. Data were collected through semi-structured, recorded interviews and guided by the question: "Tell me about the quality of nursing care." After transcription, the interviews were subjected to content analysis, by Thematic Analysis, which revealed three themes: elements that constitute the quality of nursing care, consisting of elements related to the humanization of care, the comprehensiveness of care, and patient satisfaction; factors which affect the quality of nursing care, mediated by work overload and shortage of nursing staff; and opportunities to advance the quality of nursing care, which encompassed educational actions for nursing professionals, especially those involved in Continuing Education. It could therefore be concluded that the respondents considered humanization, comprehensive care, and patient satisfaction to be essential to achieving quality care. However, for this to occur, there must be proper staff sizing and continuous professional development.

Keywords Nursing; Quality of Health Care; Nursing Students; Nursing Care; Delivery of Health Care.

4 - Impacto do ambiente laboral no processo saúde doença dos trabalhadores de enfermagem de uma unidade ambulatorial especializada

Impact of workplace on the health of nursing professionals at a specialized outpatient clinic

Shino Shoji; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza; Sheila Nascimento Pereira Farias

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):43-54, Jan/Mar, 2015

Este estudo trata do impacto do ambiente de trabalho no processo de saúde-doença dos trabalhadores de enfermagem de uma unidade ambulatorial especializada da cidade do Rio de Janeiro. Objetiva-se levantar as repercussões do ambiente laboral sobre o processo saúde-doença segundo a percepção dos trabalhadores de enfermagem atuantes. Os sujeitos do estudo foram 40 trabalhadores de enfermagem, com coleta de dados realizada entre março e setembro de 2011. As repercussões da exposição dos trabalhadores de enfermagem aos riscos presentes no ambiente laboral manifestam-se por meio de distúrbios osteomusculares, varizes e estresse. Fatores ergonômicos que podem contribuir para as repercussões negativas na saúde desses trabalhadores também são observados e levantados. Este estudo evidencia que o trabalho de enfermagem ainda se encontra em condições de precariedade e com necessidade de investimentos contínuos.

Palavras-chave Enfermagem do Trabalho; Riscos Ocupacionais; Saúde do Trabalhador.

This study aims at identifying the perception of nursing professionals about the impact of the work environment on their health. The subjects were 40 workers of a specialized outpatient unit in the city of Rio de Janeiro. Data was collected between March and September 2011. The exposure of nurses to occupational hazards can lead to musculoskeletal disorders, varicose veins and stress. Ergonomic factors can have, as affect negatively their health. This study demonstrates that professional nursing practice is performed in poor conditions and investments are still necessary.

Keywords Occupational Health Nursing; Occupational Risks; Occupational Health.

5 - Participação de avós no cuidado aos filhos de mães adolescentes

Grandmothers' involvement in the care of children of adolescent mothers

Aliny de Lima Santos; Elen Ferraz Teston; Hellen Pollyanna Mantelo Cecílio; Deise Serafim; Sonia Silva Marcon

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):55-64, Jan/Mar, 2015

O objetivo foi conhecer o papel das avós no processo de cuidado a filhos de mães adolescentes. Estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado em Maringá-PR com mães adolescentes que continuaram residindo com seus pais após o nascimento do filho, independentemente de terem ou não companheiro. As adolescentes foram identificadas a partir das fichas de crianças incluídas no Programa de Vigilância do Recém-Nascido de Risco. Os dados foram coletados nos meses de abril e maio de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas, previamente agendadas e realizadas no domicílio. Das 14 entrevistadas, apenas uma já era mãe pela segunda vez. A partir dos depoimentos obtidos, emergiram duas categorias temáticas: o suporte oferecido pelas avós no processo de cuidado ao recém-nascido na maternidade adolescente e a necessidade de cuidado compartilhado entre duas gerações. Os dados evidenciaram empenho das avós em preparar a mãe adolescente para o cuidado rotineiro ao filho, todavia, algumas orientações eram influenciadas por crendices e por vivências anteriores. Porém, a insegurança das mães adolescentes em relação aos cuidados ao filho, em alguns casos, permitiu que as avós passassem a assumir o papel de mãe. Conclui-se que as avós oferecem suporte positivo no processo de cuidado a filhos de mães adolescentes, mesmo que este seja influenciado por crendices.

Palavras-chave Adolescente; Relações Mãe-filho; Cuidado da Criança; Relações Familiares.

The study objective is to identify the role of grandmother in the care of children of adolescent mothers. It is a descriptive qualitative study carried out in the city of Maringá with adolescent mothers who continued living with their parents after their child's birth, regardless of whether or not they were in a relationship. The study subjects were identified from data of the New-born At Risk Surveillance Programme. Data were collected in April and May 2010, through semi-structured previously scheduled interviews held at home. Out of the 14 teenagers interviewed, one was already a mother. From the interviews, two thematic categories emerged: the support provided by grandmothers in the care of babies of adolescent mothers; and the need of shared care between two generations. Data demonstrated that grandmothers were committed to training the mother for the baby care routine; however, some advice was influenced by popular beliefs and previous experiences. In some cases, the adolescents' lack of confidence led grandmothers to assume the mother's role. We conclude that grandmothers provide positive support in the care of children of adolescent mothers, even when they are influenced by popular beliefs.

Keywords Adolescent; Mother-child Relations; Child Care; Family Relations.

6 - Tempo de espera por consulta médica especializada em um município de pequeno porte de Minas Gerais, Brasil

The waiting time for specialized medical consultations in a small municipality of Minas Gerais, Brazil

Ed Wilson Rodrigues Vieira; Thais Moreira Nascimento Lima; Andréa Gazzinelli

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):65-78, Jan/Mar, 2015

OBJETIVO: avaliar o tempo de espera por consulta médica especializada em um município de pequeno porte, distante de grandes centros urbanos e localizado em região economicamente pouco desenvolvida em Minas Gerais, Brasil.
MÉTODO: estudo de caso com abordagem descritiva que acompanhou e analisou todos os 152 encaminhamentos de pacientes para consultas médicas especializadas não ofertadas em seu município de residência durante seis meses (julho de 2011 a janeiro de 2012). Os encaminhamentos foram analisados quanto ao referenciamento e agendamento da consulta, utilizando um instrumento estruturado para a coleta de dados. Realizou-se análise descritiva e o número médio de dias de espera foi comparado entre variáveis de interesse.
RESULTADOS: a maioria dos encaminhamentos (74,3%) foi referenciada a especialistas pelos médicos da atenção primária. As solicitações para primeira consulta representaram 88,8% dos encaminhamentos e a principal demanda destas foi para otorrinolaringologia (36,3%). O tempo médio de espera pela primeira consulta, independentemente da especialidade, foi de 244 dias (desvio-padrão = 193, mediana = 198), variando de seis a 559 dias. Apenas 3,7% dos pacientes encaminhados esperaram três meses ou menos pela consulta e outros 5,2% esperaram três a seis meses. Ao final dos seis meses de estudo, 91,1% dos pacientes acompanhados ainda aguardavam a consulta especializada. Todas as consultas efetivadas foram para serviços localizados na capital do estado, distante 700 km.
CONCLUSÃO: a garantia de acesso a consulta especializada apresentou-se fragilizada, com elevado tempo de espera, afetando diretamente a integralidade do cuidado.

Palavras-chave Tempo para o Tratamento; Medicina; Especialização; Listas de Espera; Acesso aos Serviços de Saúde.

OBJECTIVE: to evaluate the waiting time for specialized medical consultations in a small municipality, far from large urban centers, and located in an economically undeveloped region in Minas Gerais State, Brazil.
METHOD: this was a case study with a descriptive approach that followed and analyzed in a six months period (July 2011 to January 2012), 152 referrals of patients to specialized medical consultations not offered in the municipality. The referrals were analyzed with regard to referencing and consultation scheduling using a structured instrument for data collection. A descriptive analysis was performed and the average number of waiting days was compared between variables of interest.
RESULTS: the majority of referrals (74.3%) were to specialists forwarded by primary care physicians. Requests for the first consultation represented 88.8% of referrals, and their main demand went to otorhinolaryngology (36.3%). The average waiting time for the first consultation, regardless of the specialty, was 244 days (standard deviation = 193, median = 198), ranging from six to 559 days. Only 3.7% of patients waited three months or less, and another 5.2% waited three to six months. At the end of the six months of the study period, 91.1% of the followed patients were still waiting for the specialized consultation. All the fulfilled consultations were in services located in the State capital, 700 km away.
CONCLUSION: the access to specialized consultation is fragile, with long waiting time, directly affecting the integrality of care.

Keywords Time-to-Treatment, Medicine; Especializations; Waiting Lists; Access to Health Care Services.

7 - Sentimentos e perspectivas de trabalhadores de instituição universitária pública frente à aposentadoria

Feelings and perspectives of civil servants from a public university facing retirement

Raquel Gvozd; Andressa Midori Sakai; Maria do Carmo Lourenço Haddad

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):79-87, Jan/Mar, 2015

Este estudo teve por objetivo identificar os sentimentos e perspectivas de trabalhadores de uma instituição universitária pública frente à aposentadoria. Trata-se de estudo quantitativo, desenvolvido com 82 trabalhadores em fase de pré-aposentadoria, participantes de um Programa de Preparação para a Aposentadoria. Os resultados demonstraram que a aposentadoria é percebida como o descanso merecido e um processo natural da vida. Sentimentos como liberdade, satisfação, ansiedade, medo e infelicidade ficaram evidentes. As atividades que os servidores pretendem realizar na aposentadoria são: atividades de lazer, trabalhos manuais, exercício físico, desempenhar outro trabalho, dar mais atenção à família, cuidar de si e fazer cursos profissionalizantes. O desejo de trabalhar após a aposentadoria foi manifestado em 48,8% das respostas; 57,3% relataram não terem se preparado para a aposentadoria. Os resultados reforçam a importância dos programas de preparação para aposentadoria, a fim de auxiliar no enfrentamento das expectativas e anseios dessa fase da vida profissional e pessoal dos trabalhadores.

Palavras-chave Aposentadoria; Emprego; Envelhecimento; Emoções; Saúde do Trabalhador.

The present study aimed to identify the feelings and perspectives of public university employees facing retirement. This is a quantitative study carried out with 82 workers in pre-retirement stage who participated in a retirement preparatory program. Results revealed that retirement is perceived as a well-deserved rest and as being part of life's natural process. Feelings of freedom, satisfaction, anxiety, fear and unhappiness became evident, though. After retirement the employees intend to dedicate themselves to leisure activities, arts and crafts, exercising, spending more time with their families, doing technical courses, taking care of themselves or taking up a new job - other than their previous ones. Forty eight point eight of the responses showed the wish to work after retirement; 57.3 % reported that they were not prepared yet for retirement. The results of this study emphasize the importance of retirement programs in order to assist employees in coping with their expectations and needs during this stage of their professional and personal life.

Keywords Retirement; Employment; Aging; Emotions; Occupational Health.

8 - Características da equipe de atendimento pré-hospitalar no interior do Rio Grande do Sul

Characteristics of a pre-hospital care team in the state of Rio Grande do Sul

Ioná Carreno; Cristiano Noelli Veleda; Claudete Moreschi

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):88-100, Jan/Mar, 2015

O objetivo foi caracterizar a equipe de atendimento pré-hospitalar no interior do Rio Grande do Sul. O estudo foi exploratório-descritivo, quantitativo, do qual participaram 44 profissionais de saúde que atuam em serviço pré-hospitalar. Foi utilizado instrumento estruturado que deu origem ao banco de dados em planilha Excel e análises estatísticas no software SPSS. Evidenciou-se que a maioria são homens, acima de 36 anos e técnicos em enfermagem, seguido de médicos e enfermeiros. A maioria dos entrevistados (43,2%) sente-se motivada pela área de atuação, 40,9% pela questão salarial e 86,4% estão satisfeitos. A maior parte dos entrevistados conhece o protocolo utilizado na empresa e reconhece as complicações de um cuidado mal-assistido, na dúvida (97,7%) questiona o colega, pois reconhece as complicações éticas. O atendimento de profissionais capacitados e integrados resultará na qualidade do atendimento pré-hospitalar, influenciando positivamente na diminuição de complicações de um cuidado primário mal-assistido.

Palavras-chave Serviços Médicos de Emergência; Pessoal de Saúde; Enfermagem em Emergência; Satisfação no Emprego.

The study objective was to characterize a pre-hospital care team in the state of Rio Grande do Sul. It is an exploratory descriptive quantitative research. Forty-four health professionals working in pre-hospital care participated in the study. A data basis originated from a structured tool; the statistical analysis used SPSS software. The majority of the study subjects were male nursing technicians, doctors and nurses over 36 years of age. Most respondents (43.2%) felt motivated by their respective specialty; 40.9% were interested in the salary; 86.4% were satisfied. The majority of respondents knew the company's protocol and were aware of the ethical complications of a poor service; when in doubt 97.7% asked for colleagues' help. Health care provided by qualified professionals contributes to the quality of pre-hospital care, influencing positively the reduction of complications of inadequate primary care.

Keywords Emergency Medical Services; Health Personnel; Emergency Nursing; Job satisfaction.

9 - Fatores de risco para a ocorrência de acidentes em laboratórios de ensino e pesquisa em uma universidade brasileira (2012)

Risk factors for the occurrence of accidents in teaching and research laboratories in a brazilian university (2012)

Monica Maria Campolina Teixeira Stehling; Leandro do Carmo Rezende; Lucas Maciel Cunha; Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro; João Paulo de Amaral Haddad; Paulo Roberto de Oliveira

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):101-112, Jan/Mar, 2015

O estudo teve o objetivo de analisar os principais fatores associados à ocorrência de acidentes envolvendo agentes biológicos, materiais perfurocortantes ou compostos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa de uma universidade brasileira. Trata-se de estudo transversal e analítico, com aplicação de questionário a 271 indivíduos que desenvolviam atividades laboratoriais em três unidades acadêmicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 2012. A triagem de características potencialmente associadas à ocorrência de acidentes foi realizada por testes estatísticos univariados. A verificação dos principais fatores de risco ou proteção para a ocorrência de acidentes foi feita por modelos de análise multivariada (p<0,05). Constatou-se que 70,5 a 97,3% dos indivíduos estavam expostos aos riscos estudados, com 48,0% dos entrevistados acidentados na Escola de Veterinária, 34,4% na Faculdade de Odontologia e 23,0% na Faculdade de Medicina. Os principais fatores relacionaram-se a práticas tais como a função dos indivíduos, quantidade de horas trabalhadas por dia, número de anos trabalhados em laboratório, trabalho em condições de pressão psicológica e estresse, fornecimento de orientações sobre os procedimentos laboratoriais, conhecimento do fluxo operacional caso ocorram acidentes e conhecimento sobre os protocolos para notificação desses agravos. Concluiu-se que a ocorrência de acidentes está associada às condutas adotadas no desenvolvimento de atividades laboratoriais e, secundariamente, à influência de características estruturais.

Palavras-chave Acidentes e Eventos Biológicos; Acidentes e Eventos com Materiais Perigosos; Acidentes e Eventos Químicos; Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais.

This study aimed to analyze the main factors associated with the occurrence of accidents involving biological, chemical, or perforating-cutting agents in laboratories at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brazil. A cross-sectional and analytical study was conducted applying a questionnaire to 271 lab employees at three academic units of the university in 2012. Screening procedures to determine some characteristics potentially associated with the occurrence of accidents was performed by univariate statistical tests. The verification of main risks or protective factors for the occurrence of accidents was performed by means of the fit of multivariate models (p<0.05). It was verified that a range of 70.5% to 97.3% people were exposed to risk factors, and 48.0% of the respondents were accident victims in the School of Veterinary Sciences, 34.4% were injured in the Dental School, and 23.0% were injured in the Medical School. Factors, such as the individuals' job, hours worked per day, years worked in the lab, working under pressure and stress conditions, the providing of instructions regarding laboratory procedures, knowledge about the operational flow adopted in the case of accidents, and the knowledge about protocols to report accidents were quantified as main risk factors influencing the occurrence of some accidents. It was therefore concluded that the occurrence of accidents is most commonly associated with the characteristics regarding conduct in laboratory activities, followed by the influence of structural factors.

Keywords Biological Accidents and Events; Accidents and Events with Hazardous Materials; Chemical Accidents and Events; Occupational Health; Occupational Risks.

10 - Considerações de pacientes no perioperatório de cirurgia cardíaca referentes às orientações recebidas do enfermeiro

Feedback from patients in the perioperative period of cardiac surgery on the guidance provided by the nursing team

Larissa de Carli Coppetti; Eniva Miladi Fernandes Stumm; Eliane Raquel Rieth Benetti

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):113-126, Jan/Mar, 2015

Estudo descritivo, qualitativo, com objetivo de identificar e analisar, sob a ótica de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, as orientações realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório e se estas contribuem para minimizar o estresse e demais sentimentos vivenciados por eles no perioperatório. Avaliaram-se 11 indivíduos em pós-operatório de cirurgia cardíaca internados em clínica cardiológica de hospital porte IV do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados de maio a junho de 2013, por meio de formulário de dados clínico-sociodemográficos e entrevista semiestruturada. Observaram-se aspectos de pesquisa com pessoas, projeto aprovado por comitê de ética, parecer nº 247.142. Da análise dos resultados, conforme preceitos da análise de conteúdo, emergiram duas categorias analíticas e seis subcategorias, que versam sobre orientações do enfermeiro no pré-operatório e relevância destas na percepção dos pesquisados. Concluiu-se que o enfermeiro contribui para a minimização do estresse e demais sentimentos vivenciados pelos pacientes no perioperatório.

Palavras-chave Cirurgia Torácica; Assistência Perioperatória; Cuidados de Enfermagem; Relações Enfermeiro-Paciente.

This is a descriptive and qualitative study that aims to identify and analyze the feedback from patients in the perioperative period of cardiac surgery on the guidance provided by the nursing team and if such information contributes to minimize their stress. Eleven patients hospitalized in the cardiology clinic of a large hospital in the state of Rio Grande do Sul participated in the research. Data were collected from May to June 2013 through clinical and socio demographic forms, as well as semi-structured interviews. Once the participants' characteristics were ascertained, the project was approved by the ethics committee under protocol No. 247.142. The analysis of the results revealed two categories and six subcategories. The authors concluded that nurses contribute to minimize stress levels in patients during the perioperative period.

Keywords Thoracic Surgery; Perioperative Care; Nursing Care; Nurse-Patient Relations.

11 - Interatividade virtual: fórum web café em um curso de gestão em enfermagem

Virtual interactivity: web forum café in a nursing management course

Vera Lucia de Souza Alves; Fabiana da Silva Okagawa; Josiane Francisca Godoy Parra; Elena Bohomol; Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):127-140, Jan/Mar, 2015

Analisar a participação dos alunos no fórum Webcafé no curso de especialização em Gestão em Enfermagem, modalidade a distância. Estudo exploratório, quantitativo, realizado com 268 discentes, que foi conduzido em 10 cidades de três regiões brasileiras. A coleta dos dados ocorreu em 2014 a partir do levantamento das postagens dos alunos realizadas no fórum Webcafé, nos quatro tópicos de discussão: "vamos compartilhar conhecimento", "aconteceu comigo", "classificados" e "cursos, palestras e similares". Foram identificadas 248 postagens do tutor mediador e 324 dos discentes, sendo que as dos alunos foram classificadas utilizando-se a triangulação de investigador. O fórum contou com a representação de alunos de todos os polos em que o curso foi ofertado. O tópico com mais participação foi o "aconteceu comigo" e teve predomínio de postagens relacionadas a problemas de saúde de familiares de alunos. Houve predomínio das seguintes classificações nos demais tópicos: mensagens entre os alunos e o tutor mediador e informações sobre cursos de curta duração, postagens sobre a aplicabilidade do material do curso e elogios e a divulgação de concursos públicos e vagas hospitalares. Concluiu-se que a criação do fórum Webcafé, um espaço sem caráter avaliativo e mediado por um tutor, pode ser adotado em cursos EaD com o intuito de viabilizar a interação entre alunos dos diferentes polos e contemplar temáticas diversas, demonstrando o potencial versátil e inovador dessa proposta.

Palavras-chave Educação a Distância; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Gestão em Saúde; Relações Interpessoais.

The study aimed to describe student participation in the forum "internet café" of a distance learning nursing management course. This is an exploratory quantitative study carried out with 268 students in ten cities of three Brazilian regions. Data was collected in 2014 through a survey of students' postings on four discussion topics: "let's share knowledge"; "it happened to me"; "advertisements"; and "courses, seminars and similar." The researchers identified 248 posts from the tutor and 324from the students. Students' posts were classified using an investigator triangulation. Students from all the centres, in which the course was offered, participated in the forum. "It happened to me" was the discussion topic with the highest participation. Most posts were related to health problems of students'family members. In the remaining topics, there were: messages between the students and the tutor and information about short courses; postings on the applicability of course material; compliments and information about government job opening positions and hospital vacancies. In conclusion, a forum as "internet café", not subjected to evaluation and mediated by a tutor, can be adopted in distance learning education in order to facilitate interaction between students from other centres and to discuss different topics, showing the potential of this versatile and innovative proposal.

Keywords Education, Distance; Nursing; Education, Nursing, Graduate; Health Management; Interpersonal Relationship.

12 - Ensino e aprendizagem em ambiente virtual: atitude de acadêmicos de enfermagem

Teaching and learning in a virtual environment: nursing students' attitude

Viviane Rolim de Holanda; Ana Karina Bezerra Pinheiro; Eliane Rolim Holanda; Manuelly Cristine de Lima Santos

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):141-153, Jan/Mar, 2015

Objetivou-se avaliar uma hipermídia como estratégia de ensino, a aprendizagem em ambiente virtual e a atitude de acadêmicos de Enfermagem para o ensino on-line das doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 28 acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública da região Nordeste do Brasil. Os participantes da amostra foram selecionados por conveniência. Para a coleta de dados, foi disponibilizada uma hipermídia hospedada no ambiente virtual SOLAR. Utilizou-se instrumento validado para verificação do conhecimento prévio (pré-teste) e conhecimento adquirido (pós-teste) após a estratégia educativa e escala de Likert para avaliação da hipermídia e atitude dos alunos. Os dados foram analisados no SPSS, versão 20.0. Aplicou-se o teste de Wilcoxon com nível de significância de 5%. Antes de iniciar as aulas no ambiente virtual, 67,9% dos alunos consideravam o seu conhecimento limitado sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Ao fim dos módulos, 78,5% dos alunos classificaram o aprendizado como muito substancial e substancial. Houve diferença estatística no rendimento acadêmico dos alunos, com evidência de aumento na média de acertos do pós-teste (p=0,00). A maioria dos participantes classificou a hipermídia e a sua atitude para a aprendizagem on-line como adequada. A hipermídia auxiliou no processo de formação profissional, estimulando uma aprendizagem motivadora mediante os recursos multimídias. Constitui-se em um recurso didático complementar para o ensino teórico na graduação em Enfermagem.

Palavras-chave Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Estudantes de Enfermagem.

To assess a hypermedia system as a teaching strategy, learning in a virtual environment, and nursing undergraduate students' attitudes toward teaching about sexually transmitted diseases (STDs) in an online environment. This work was a quasi-experimental study, before-and-after, conducted with 28 undergraduate nursing students from a public university in the northeastern region of Brazil. The participants of the sample were selected by convenience. A hypermedia system, hosted at the SOLAR virtual environment, was made available for data collection. A validated instrument was used to assess prior knowledge (pre-test) and acquired knowledge (post-test) after the educational strategy. The Likert scale was used to assess the hypermedia system and students' attitudes. The data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, version 20.0) and the Wilcoxon test, with a 5% significance level. Before starting the classes in the virtual environment, 67.9% of the students regarded their knowledge of STDs as limited. At the end of the modules, 78.5% of the students considered learning quite substantial. A statistical difference was observed in students' learning achievement, with an evident increase in the average number of correct answers in the post-test (p=0.00). Most participants considered the hypermedia system and their attitude toward online learning appropriate. The hypermedia system for teaching and learning about STDs aided in the professional training process, stimulating a motivating learning process through multimedia resources. This system constitutes a complementary didactic resource for theoretical teaching in undergraduate nursing courses.

Keywords Nursing Education; Learning; Educational Technology; Sexually Transmitted Diseases; Students, Nursing.

13 - Comportamento sexual de adolescentes escolares

Sexual behavior of adolescent students

George Sobrinho Silva; Luciana Aparecida de Lourdes; Karen de Almeida Barroso; Helisamara Mota Guedes

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):154-166, Jan/Mar, 2015

OBJETIVO: descrever as situações relacionadas à saúde sexual dos adolescentes escolares.
MÉTODO: trata-se de estudo transversal do tipo descritivo. O estudo envolveu 323 adolescentes de escolas públicas de Diamantina, Minas Gerais, Brasil.
RESULTADOS: 48,9% dos adolescentes já tiveram alguma relação sexual na vida, sendo mais meninos (65,6%) do que meninas (38,4%). A média de idade do início da relação sexual foi de 14,1 ± 1,6 e a média de parceiros durante toda vida dos adolescentes foi de 3,6 ± 2,4. A frequência de uso de preservativo nas relações vaginais é baixo, apenas 28% sempre usam o método, outros 57% dos adolescentes declaram que fazem o uso deste somente às vezes. Para o sexo oral, 51,0% nunca usam o preservativo, já no sexo anal apenas 16,6% dos adolescentes disseram sempre usar a camisinha.
CONCLUSÃO: torna-se necessário enfatizar ações de promoção à saúde sexual voltada para os adolescentes, visando minimizar os problemas que mais ocorrem nessa fase.

Palavras-chave Sexualidade; Adolescência; Saúde Sexual e Reprodutiva; Preservativos; Promoção da Saúde.

OBJECTIVE: To describe situations related to the sexual health of adolescent students.
METHOD: This work is a cross-sectional descriptive study, involving 323 adolescent from public schools in Diamantina, Minas Gerais, Brazil.
RESULTS: In this study, 48.9% of the adolescents had already had sexual intercourse, appearing more in boys (65.6%) than in girls (38.4%). The average age of first sexual intercourse was 14.1 ± 1.6, and the mean number of partners throughout the adolescents' lives was 3.6 ± 2.4. The frequency of condom use during vaginal intercourse was low, in which only 28% always use this method, while another 57% state that they only use a condom sometimes. For oral sex, 51.0% never use condoms, whereas in anal sex only 16.6% said they always use a condom.
CONCLUSION: It is necessary to emphasize actions to promote sexual health aimed at adolescents in order to minimize the problems that most occur in this phase.

Keywords Sexuality; Adolescence; Sexual and Reproductive Health; Condoms; Health Promotion.

14 - Satisfação no trabalho entre técnicos de enfermagem em hospitais psiquiátricos de Minas Gerais - Brasil

Job satisfaction among nursing technicians in psychiatric hospitals in Minas Gerais - Brazil

Gisele de Lacerda Chaves Vieira; Tatiana Quézia Oliveira Mesquita; Érika de Oliveira Santos

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):167-179, Jan/Mar, 2015

Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 93 técnicos de enfermagem de dois hospitais psiquiátricos, com o objetivo de identificar os níveis de satisfação no trabalho e seus fatores associados. Para a coleta de dados foi aplicado questionário com questões relativas à experiência profissional e dados sociodemográficos. Para avaliar a satisfação foi aplicado o instrumento SATIS-BR. Os técnicos de enfermagem apresentaram um escore médio de satisfação global de 3,06, indicando nível intermediário de satisfação. As subescalas com valores mais altos foram aquelas que avaliaram o nível de satisfação em relação à qualidade dos serviços prestados e aos relacionamentos no ambiente de trabalho. Em contraste, esses profissionais demonstraram baixos níveis de satisfação em relação às condições de trabalho e à oportunidade de participação no serviço. De forma geral, os profissionais do sexo masculino, aqueles que trabalham no período diurno, os que afirmaram sentir-se capacitados para prestar assistência aos pacientes e seguros no ambiente de trabalho manifestaram elevados níveis de satisfação. Os resultados encontrados reforçam a importância de investigar a satisfação entre os profissionais de enfermagem, a fim de promover a melhoria dos serviços no que diz respeito a: condições de trabalho, clima organizacional, gerenciamento de recursos humanos e, consequentemente, qualidade dos serviços prestados.

Palavras-chave Satisfação no Emprego; Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica; Saúde do Trabalhador; Condições de Trabalho.

A quantitative, cross sectional study with 93 nursing technicians from two psychiatric hospitals was carried out in order to identify levels of satisfaction at work and associated factors. All data was collected using a questionnaire on professional experience and sociodemographic details. SATIS-BR was the instrument chosen to assess satisfaction. The nursing technicians showed a mean score of 3.06 of overall satisfaction, indicating a moderate level of satisfaction. The subscales with highest values were those that evaluated the level of satisfaction with the quality of service and relationships in the workplace. Conversely, these professionals showed low levels of satisfaction with the working conditions and opportunities for taking part of the service. In general, male nurses, those who work during the day, those who said they feel able to care for patients and feel safe in the workplace displayed higher levels of satisfaction. The results reinforce the importance of investigating satisfaction among nursing professionals in order to improve the service with regard to working conditions, organizational climate, human resource management and consequently the quality of service provided.

Keywords Job Satisfaction; Mental Health; Psychiatric Nursing; Occupational Health; Working Conditions.

Revisão Sistemática

15 - Cuidado de enfermagem na perspectiva do pensamento complexo: revisão integrativa de literatura

Nursing care in view of complex thinking: integrative literature review

Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim Costa; Cintia Koerich; Janara Caroline Ribeiro; Betina Horner Schlindwein Meirellles; Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Melo

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):180-194, Jan/Mar, 2015

Revisão integrativa de literatura que objetivou conhecer a contribuição da Teoria da Complexidade para a construção do conhecimento sobre o cuidado de enfermagem. Os estudos foram coletados nas bases LILACS, MEDLINE e CINAHL, a partir do descritor "cuidados de enfermagem" e do termo "complexidade" e seus correspondentes em inglês. A análise originou três categorias temáticas: desvelando os tempos e cenários do cuidado complexo de enfermagem; enfatizando os princípios e características do pensamento complexo no cuidado de enfermagem; e a formação para o cuidado de enfermagem no contexto da complexidade. Os contextos do cuidado são construídos a partir das contradições, incertezas, desorganização e organização, de forma que o pensamento complexo permeia o cuidado de enfermagem, desde o período de formação profissional. Conclui-se que a importância da construção do conhecimento desenvolvido no contexto do cuidado de enfermagem demonstra que o pensamento complexo é um paradigma emergente na saúde e na enfermagem indispensável para o crescimento das organizações de cuidado.

Palavras-chave Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Conhecimento; Padrão de Cuidado; Assistência à Saúde.

The present study is an integrative literature review aimed at comprehending the contribution of complexity theory to the construction of knowledge on nursing care. The studies were collected in LILACS, MEDLINE, and CINAHL, from the descriptor 'nursing care' and the term 'complexity' and their equivalent terms in Portuguese. The analysis yielded three themes: unveiling the times and scenarios of complex care nursing, emphasizing the principles and characteristics of complex thinking in nursing care, and training for nursing care in the context of complexity. The contexts of care have been constructed from contradictions, uncertainties, clutter, and organization in such a way that complex thinking permeates nursing care, beginning with the initial period of training. It can therefore be concluded that the importance of building the knowledge developed in the context of nursing care demonstrates that complex thinking is an emerging paradigm in health and nursing and is essential to the growth of care organizations.

Keywords Nursing; Nursing Care; Knowledge; Standard of Care; Delivery of Health Care.

16 - Métodos terapêuticos alternativos para o manejo da incapacidade da dor lombar crônica

Alternative therapeutic methods for disability management in chronic low back pain

Juliane Marcos Nascimento; Thais Stefane; Anamaria Alves Napoleão; Priscilla Hortense

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):195-211, Jan/Mar, 2015

A lombalgia é dificilmente tratada somente com intervenções medicamentosas, devido à complexa relação entre as vertentes que a ocasionam. Os métodos terapêuticos alternativos são opções a serem consideradas para o adequado manejo desse tipo de dor. Este estudo objetivou identificar a eficácia dos métodos terapêuticos alternativos para a incapacidade em pessoas com dor lombar crônica e descrever quais instrumentos estão sendo utilizados para avaliação da incapacidade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que foram consultadas as bases de dados PubMed, BIREME e The Cochrane Library, nas quais foram selecionados os artigos publicados entre 2007 e 2012. Foram incluídas publicações originais em inglês, português e espanhol, com os descritores low back pain, disability, treatment e chronic. A amostra da revisão constituiu-se de 34 artigos dos 1.284 encontrados. Os artigos elegidos foram classificados, segundo sua abordagem, em cinco categorias: fisioterapia; abordagem multidisciplinar; associação de tratamentos; exercícios aeróbicos; e outros tratamentos. Na maioria dos estudos, os instrumentos utilizados para avaliar a incapacidade eram validados e os mais comumente utilizados foram o Roland Morris Disability Questionnaire e o Oswestry Disability Questionnaire. Os métodos terapêuticos alternativos identificados nesta revisão, de maneira geral, refletem positivamente a melhora da incapacidade relacionada à dor lombar crônica, entre eles os mais estudados foram aqueles com abordagem fisioterapêutica, seguido dos métodos de abordagem multidisciplinar. Os dados gerados pela pesquisa poderão auxiliar na definição de protocolos para o adequado manejo da dor lombar crônica.

Palavras-chave Dor Lombar; Terapêutica; Terapias Complementares; Manejo da Dor.

Low back pain is rarely treated only with drug interventions due to the complex relationship among the components that cause this condition. Alternative therapeutic methods are options to be considered for an appropriate management of this type of pain. This study aimed to identify the effectiveness of alternative approaches to disability in people with chronic low back pain and describe what tools are being used to assess this disability. This is an integrative literature review, which consulted PubMed, the Cochrane Library, and The BIREME data, in which the articles published between 2007 and 2012 were selected. Original publications were included in English, Portuguese, and Spanish, using the descriptors of low back pain, disability, treatment, and chronic. The review sample consisted of 34 items from the 1,284 found. The selected articles were classified according to their approach in five categories: physical therapy, multidisciplinary approach, aerobic exercise, the association of treatments, and other treatments. In most studies, the instruments used to assess disability were validated and the most commonly used were the Roland Morris Disability Questionnaire and the Oswestry Disability Questionnaire. Alternative therapeutic methods identified in this review, in general, positively reflect on the improvement of disability related to chronic low back pain, including the most commonly studied methods using a physical therapy approach, followed by the methods using a multidisciplinary approach. The data generated by the survey will help to define protocols for the proper management of Chronic Low Back Pain.

Keywords Low Back Pain; Therapeutics; Complementary Therapies; Pain Management.

17 - Cuidados de enfermagem a pacientes com temperatura corporal elevada: revisão integrativa

Nursing care to pacients with high body temperature: an integrative review

Patrícia de Oliveira Salgado; Ludmila Christiane Rosa Silva; Priscila Marinho Aleixo Silva; Isabella Rodrigues Alves Paiva; Tamara Gonçalves Rezende Macieira; Tânia Couto Machado Chianca

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):212-226, Jan/Mar, 2015

Revisão integrativa para identificar as evidências disponíveis na literatura sobre os melhores cuidados de enfermagem para o paciente com temperatura corporal elevada. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed/MedLine, LILACS, CINAHL e Cochrane Reviews. A amostra foi constituída de 16 estudos. Os estudos foram avaliados em relação ao nível de evidência e grau de recomendação. Os artigos da amostra são de revisão sistemática, ensaio clínico randomizado, estudo de caso, descritivo, transversal, qualitativo, relato de experiência e quase-experimental. As melhores evidências referem-se aos cuidados com crianças e adultos com febre. Existe uma carência de estudos com delineamento experimental que testem os cuidados de enfermagem recomendados na literatura a pacientes com temperatura corporal elevada nas diferentes faixas etárias, principalmente com idosos. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas clínicas que analisem os cuidados de enfermagem a pacientes adultos com o diagnóstico de enfermagem de hipertermia, especialmente relacionados à utilização de métodos físicos, como realização de banho morno, aplicação de compressas mornas, bolsas de gelo e ventilação do ambiente.

Palavras-chave Febre; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem; Temperatura Corporal; Diagnóstico de Enfermagem.

The aim of this integrative review is to identify available evidence in the literature concerning the best practices in nursing care for patients with high body temperature. The search was performed in the databases PubMed/MedLine, LILACS, CINAHL and Cochrane Reviews. The sample was composed by 16 studies. The studies were analyzed according to their level of evidence and grade of recommendation. The articles of the sample are classified as systematic reviews, randomized clinical trials, case studies, descriptive, transversal, qualitative, experience report and quasi-experimental. The best evidence refers to care of children and adults with fever. There is a lack of studies with experimental design that test the nursing practices recommended in the literature for patients with high body temperature in different ages, specially the elderly. We suggest the development of new clinical researches, which will investigate nursing care interventions to adult patients with the nursing diagnosis hyperthermia, especially the physical interventions such as warm/cold bathing, warm/ice compresses and also ventilation of the environment.

Keywords Fever; Nursing Care; Nursing; Body Temperature; Nursing Diagnosis.

18 - O câncer infantil no âmbito familiar: revisão integrativa

Childhood cancer in the family environment: an integrative review

Cristineide dos Anjos; Fátima Helena do Espírito Santo; Elvira Maria Martins Siqueira de Carvalho

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):227-240, Jan/Mar, 2015

OBJETIVOS: caracterizar a produção científica em artigos on-line acerca das repercussões do câncer infantil no âmbito familiar. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada mediante busca na base de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e na biblioteca virtual SCIELO, com os descritores família, criança, câncer, enfermagem oncológica, publicados entre 2008 e 2014, que possibilitou a identificação de 26 artigos. Para análise dos dados, foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: alterações e sentimentos de familiares frente à descoberta do câncer na criança; desafios no tratamento do filho com câncer; relacionamento família e equipe de enfermagem durante a hospitalização da criança com câncer. Concluiu-se que o processo de adoecimento infantil e a hospitalização provocam alterações no âmbito familiar e demanda atenção da enfermagem, tanto a criança quanto a sua família, o que é fundamental no processo de recuperação e tratamento frente ao diagnóstico de câncer.

Palavras-chave Família; Criança; Neoplasias; Enfermagem Oncológica; Saúde da Criança.

OBJECTIVES: characterize the scientific output in online articles regarding the impact of childhood cancer on the family . This is an integrative literature review conducted by means of a search in LILACS, MEDLINE, BDENF, and the SCIELO virtual library, using the descriptors family, children, cancer, and oncology nursing, for articles published between 2008-2014, which led to the identification of 26 articles. For data analysis, the following themes were established: changes and feelings of family members due to the discovery of cancer in children, challenges in the treatment of children with cancer, family relationships and the nursing staff during the hospitalization of children with cancer. It was therefore concluded that the process of childhood illnesses and hospitalization causes changes in the family and requires nursing care for both the child and their family, which are critical factors in the patient's recovery and treatment when faced with a diagnosis of cancer.

Keywords Family; Child; Neoplasms; Oncology Nursing; Child Health.

Relato de experiência

19 - Práticas educativas com gestantes adolescentes visando a promoção, proteção e prevenção em saúde

Educational practices with pregnant adolescents aiming at promotion, protection and prevention in health

Ariane Mendonça Neves; Lorena Campos Mendes; Sueli Riul da Silva

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):241-248, Jan/Mar, 2015

OBJETIVOS: relatar a experiência e descrever as atividades de um trabalho educativo e humanizado de promoção e proteção à saúde e prevenção de doenças, realizado com adolescentes grávidas, de 12 a 19 anos.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: trata-se de um relato de experiência baseado em atividades educativas realizadas no setor de Ginecologia e Obstetrícia do ambulatório de um hospital universitário, sobre temas relacionados à gestação, ao recém-nascido e à adolescente.
RELATO: as atividades beneficiaram um grupo de aproximadamente 330 adolescentes entre julho de 2011 e dezembro de 2012. As principais dúvidas apresentadas pelas adolescentes relacionaram-se a contraceptivos, às principais alterações que acometem o corpo da mulher durante a gestação, à proteção conferida ao recém-nascido pelo leite materno e às vacinas do recém-nascido.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: o grupo acompanhado aderiu à proposta e foi possível a criação de vínculo entre as acadêmicas e as gestantes, facilitando a troca de saberes.

Palavras-chave Gravidez na Adolescência; Educação em Saúde; Enfermagem; Saúde do Adolescente; Promoção da Saúde.

OBJECTIVE: To report the experience and describe the activities of an educational and humanizing work of health promotion and protection and prevention of diseases, conducted with pregnant adolescents of 12-19 years of age.
DESCRIPTION OF THE EXPERIENCE: This was an experience report based on educational activities conducted in the Obstetrics and Gynecology department of the outpatient clinic of a university hospital, on issues related to pregnancy, newborns and adolescents.
REPORT: The activities benefited a group of approximately 330 adolescents, between July of 2011 and December of 2012. The main questions presented by adolescents were related to: contraceptives, the major changes that affect a woman's body during pregnancy, the protection given to the newborn in the breast milk, and newborn vaccines.
FINAL CONSIDERATIONS: the accompanied group followed the proposal, and it was possible to create links between the academics and the pregnant women, facilitating the exchange of knowledge.

Keywords Pregnancy in Adolescence; Health Education; Nursing; Adolescent Health; Health Promotion.

Artigo Reflexivo

20 - O cuidado além da saúde: cartografia do vínculo, autonomia e território afetivo na saúde da família

Care beyond health: mapping bonding, autonomy and emotional territory in family health

Maria Rocineide Ferreira da Silva; Lia Carneiro Silveira; Ricardo José Soares Pontes; Alcivan Nunes Vieira

REME - Rev Min Enferm.; 19(1):249-259, Jan/Mar, 2015

Esta reflexão propõe-se a discutir o cuidado em saúde e os conceitos de vínculo, autonomia e território como estruturantes das práticas assistenciais, a partir da perspectiva da subjetividade dos pacientes que demandam o cuidado junto à Estratégia de Saúde da Família. Parte-se de uma vivência em que uma equipe assistiu uma paciente com diagnóstico de câncer de mama. A princípio, essa assistência voltou-se para a necessidade de cuidados com uma ferida operatória. Mas a dor física da paciente era menor do que a proporcionada pela ausência da família. Ao decidir descontinuar o tratamento medicamentoso, ela colocou em evidência suas demandas singulares de cuidado que não se enquadravam no escopo de tecnologias ofertadas pelo serviço de saúde até então. Diante dessa demanda os profissionais vivenciaram um processo de ressignificar conceitos, saberes e práticas assistenciais. Novos vínculos foram estabelecidos em um território que não era apenas físico e institucional, mas também afetivo. Respeitar a autonomia da paciente implicou elaborar novas formas de cuidar, além do saber técnico e científico. Com base nessa vivência, percebeu-se que o cuidado em si ultrapassa a oferta de ações e de serviços de saúde. Se considerado na perspectiva de que na atenção à saúde lidamos com sujeitos, com suas vidas e suas perspectivas de cuidado produzidas singularmente, o cuidado em saúde não pode ser subjugado aos procedimentos, às rotinas e protocolos assistenciais. A Estratégia de Saúde da Família se constitui em um locus privilegiado de vivências do cuidado além da própria saúde.

Palavras-chave Assistência Centrada no Paciente; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Relações Familiares.

This reflection aims to discuss health care and the concepts of bonding, autonomy and territory as a structuring of care practices, from the perspective of the subjectivity of patients requiring care at the Family Health Strategy. It starts from an experience when a team witnessed a patient with a diagnosis of breast cancer; at first, care turned to the need for care of a wound. However, the patient's physical pain was lower than that related to the pain due to the absence of her family. By deciding to discontinue drug treatment, she highlighted her unique demands of care that fell outside the scope of technologies offered by the health care service. Facing this demand, professionals experienced a process of redefining concepts, knowledge and care practices. New linkages were established in a territory that was not only physical and institutional, but also affective. Respecting the patient's autonomy involved creating new forces of care, beyond technical and scientific knowledge. Based on this experience, it was realized that care itself goes beyond the offer of actions and health services. If considered from the perspective that, during health care, we deal with subjects, their lives and individually produced care perspectives, health care cannot be subjugated to procedures, routines and care protocols. The Family Health Strategy constitutes a privileged locus of care experiences that go beyond health itself.

Keywords Patient-Centered Care; Family Health; Primary Health Care; Family Relations.

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