REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

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Volume Atual: 23

 

 

Reflexão

Reflexões sobre o saber, saber-fazer e saber-estar na formação de enfermeiros

Reflections on knowledge, knowing-how and how to behave in nursing training

Maria Sinara Farias; Larissa Ludmila Monteiro de Souza Brito; Aliniana da Silva Santos; Maria Vilaní Cavalcante Guedes; Lúcia de Fátmia Da-Silva; Edna Maria Camelo Chaves

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1207

Publicado em: 01/09/2019

Trata-se de estudo reflexivo que se propõe a discutir sobre o saber, saber-fazer e saber-estar na formação dos enfermeiros. Nesse sentido, ressalta-se que o saber para a formação dos enfermeiros corresponde ao conhecimento necessário para um bom desempenho profissional que, atrelado ao saber-fazer, que são as habilidades necessárias para o cuidar, reflete um profissional qualificado, o qual reconhece a competência de saber-estar na enfermagem. Assim, essa reflexão leva a melhor compreensão sobre a importância dos saberes para a formação de enfermeiros, uma vez que, atualmente, essa compreensão é negligenciada por algumas instituições formadoras.

Palavras-chave Enfermagem; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Conhecimento; Aptidão; Atitude.

This is a reflective study to discuss knowledge, knowing-how and how to behave in Nursing training. In this sense, it is emphasized that knowledge for Nursing training corresponds to the knowledge required for a good professional performance, which, linked to the knowing-how, considered as the skills necessary for providing care, reflects a qualified professional, who acknowledges the competence of understanding how to behave in Nursing. Thus, this reflection leads to a better understanding of the importance of knowledge for Nursing training, as this understanding is currently neglected by some educational institutions.

Keywords Nursing; Health Knowledge, Attitudes, Practice; Knowledge; Aptitude; Attitude.

Doctor of nursing practice: reflexões sobre educação doutoral em enfermagem

Doctor of nursing practice: reflections on doctoral education in nursing

Cibele Leite Siqueira; Gisele Hespanhol Dorigan; Maria Giovana Borges Saidel; Marcia Raquel Panunto Dias Cunha; Ana Paula de Brito Rodrigues; Dalila Bertanha Uhlmann

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1200

Publicado em: 01/09/2019

O Doctor of Nursing Practice apresenta-se como uma proposta de formação doutoral de enfermeiros que atuam na prática. O programa é uma realidade do cenário internacional, pois na literatura nacional as publicações são escassas e o programa ainda inexistente. O objetivo foi refletir sobre o Doctor of Nursing Practice, explorando as potencialidades e fragilidades do programa. Trata-se de um estudo reflexivo que teve como base publicações indexadas nas bases de dados eletrônicas Scielo, BDENF, SCOPUS, MEDLINE e Web of Science. Foi realizada busca combinada utilizando-se os descritores controlados Nursing e Advanced Practice Nursing e o descritor não controlado Doctor of Nursing Practice. As reflexões que emergiram são os aspectos relacionados ao contexto histórico e às características do programa, as potencialidades e fragilidades desta proposta e sua inserção no cenário internacional. Considera-se que este estudo apresenta um panorama sobre o assunto, de modo que subsidie a reflexão e discussão acerca de uma possível formação doutoral no cenário nacional.

Palavras-chave Educação em Enfermagem; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.

The Doctor of Nursing Practice is a proposal for doctoral training of nurses inserted in the job market. The program is a reality of the international scenario, since in the national literature publications are scarce and the program has not yet been implemented. The objective was to reflect on the Doctor of Nursing Practice, exploring the strengths and weaknesses of the program. This is a reflective study based on publications indexed in the following electronic databases: Scielo, BDENF, SCOPUS, MEDLINE and Web of Science. A combined search was performed using the controlled keywords nursing and advanced practice nursing and the uncontrolled descriptor doctor of nursing practice. The reflections that emerged are the aspects related to the historical context and to the characteristics of the program, the strengths and weaknesses of this proposal and its insertion in the international scenario. This study presents an overview on the subject, so as to support the reflection and discussion about a potential doctoral training in the national scenario.

Keywords Education, Nursing; Nursing; Education, Nursing, Graduate.

O enfermeiro e o exercício da advocacia do paciente: reflexão teórica

Nurses and patient advocacy: a theoretical reflection

Barbara Letícia Dudel Mayer; Mariana da Silva Bernardo; Eliane Regina Pereira do Nascimento; Kátia Cilene Godinho Bertoncello; Amantino Rodrigues Raulino

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1191

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: o presente estudo buscou tecer reflexão acerca da atuação do enfermeiro no exercício da advocacia ao paciente frente à atual conjuntura de serviços de saúde no Brasil. Para o profissional de Enfermagem a advocacia em saúde ainda está sendo acrescida como função, a fim de promover e defender os interesses e o bem-estar do paciente, assegurando que ele detenha o conhecimento dos seus direitos e acesso às informações, melhorando a sua saúde. Discutir sobre as dificuldades e desafios éticos da profissão do enfermeiro, sobretudo a atividade de advogar pelo usuário, deveria ser intrínseco às práticas diárias de saúde realizadas, principalmente durante a formação acadêmica. É possível concluir que a Enfermagem tem um caminho a percorrer no que concerne à advocacia do paciente, para que futuramente possa alicerçar essa atividade à sua prática diária.

Palavras-chave Enfermagem; Advocacia em Saúde; Ética em Enfermagem; Educação em Enfermagem.

This study’s objective was to present a reflection upon the role of nurses as patient advocates, considering the current context of health services in Brazil. The role of a patient advocate has been added to the practice of nurses in order to promote and defend the interests and wellbeing of patients, ensuring patients are aware of their rights and have access to information to improve their health. A discussion regarding the difficulties and ethical challenges nurses face, especially when advocating for patients, should be intrinsic to daily health practice and especially during academic training. The conclusion is that the nursing field has a long way forward in terms of patient advocacy, so that in the future, this activity will be based on daily practice.

Keywords Nursing; Health Advocacy; Ethics, Nursing; Education, Nursing.

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