REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Volume Atual: 22

 

 

Pesquisa

31 - Cuidado de enfermagem às mães de recém-nascidos pré-termo para manutenção da lactação: estudo fenomenológico

Nursing care for mothers of pre-term newborns for maintenance of lactation: phenomenological study

Tatiane Correa Trojahn; Andressa Peripolli Rodrigues; Tassiane Ferreira Langendorf; Cristiane Cardoso de Paula; Ívis Emília de Oliveira Souza; Stela Maris de Mello Padoin

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1105

Publicado em: 06/08/2018

OBJETIVO: compreender o significado do cuidado de enfermagem prestado às mães de recém-nascido pré-termo para manutenção da lactação na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
MÉTODO: estudo com abordagem fenomenológica, fundamentada no referencial de Martin Heidegger. Realizada entrevista com 10 profissionais de enfermagem entre abril e agosto de 2013, em Hospital Universitário do interior do Rio Grande do Sul, Brasil.
RESULTADOS: as profissionais anunciaram a referência temporal no cuidado, quando indicam que a visão da importância do aleitamento materno provém de sua experiência como mãe (passado) e como profissional (presente), aprendendo com colegas, mães e conhecimento científico, modificando sua visão da amamentação do recém-nascido de risco, abrindo-se para possibilidades de atuação para manutenção da lactação (futuro).
CONCLUSÃO: compreender essa referência temporal implica reconhecer a necessidade de espaços institucionais para que os profissionais possam refletir e compartilhar seus vividos (passado), vivências e experiências (presente) para permanentemente construir conhecimentos e incorporá-los à sua prática (futuro), qualificando o cuidado às mães para manutenção da lactação.

Palavras-chave Aleitamento Materno; Lactação; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem Neonatal; Pesquisa Qualitativa.

OBJECTIVE: to understand the meaning of the nursing care provided to mothers of preterm newborns to maintain lactation from the perspective of nursing professionals working in a Neonatal Intensive Care Unit.
METHOD: phenomenological study, based on Martin Heidegger's theoretical referential. The interviews were conducted with 10 nursing professionals from April to August 2013, at a University Hospital in Rio Grande do Sul State, Brazil.
RESULTS: The professionals announced the temporal reference in care, when they indicate that the perception of the breastfeeding importance comes from their experience as mothers (in the past) and as professionals (present), learning with colleagues, mothers and from scientific knowledge, modifying their vision about Breastfeeding of the newborn at risk, opening up to the possibilities for actions on the lactation maintenance (future).
CONCLUSION: Understanding this temporal reference implies in recognizing the need for institutional spaces so that professionals can reflect and share their lived experiences (past), current experiences (present) to permanently build knowledge and incorporate them to their practice (future), qualifying the care provided to mothers in order to maintain lactation.

Keywords Breast Feeding; Lactation; Intensive Care Units, Neonatal; Neonatal Nursing; Qualitative Research.

32 - Efeito da consulta de enfermagem no conhecimento, qualidade de vida, atitude frente à doença e autocuidado em pessoas com diabetes

Effect of the consultation of nursing on knowledge, quality of life, attitude towards disease and self-care among persons with diabetes

Elen Ferraz Teston; Fabiana Magalhães Navarro Peternella; Catarina Aparecida Sale; Maria do Carmo Lourenço Haddad; Marcia Regina Cubas; Sonia Silva Marcon

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1106

Publicado em: 08/06/2018

Verificar o efeito da consulta de enfermagem fundamentada no autocuidado apoiado sobre o conhecimento e a atitude frente à doença, na qualidade de vida e adesão às atividades de autocuidado em pessoas com diabetes mellitus (DM) tipo 2. Ensaio clínico randomizado e controlado desenvolvido em município no Sul do Brasil no período de março de 2014 a janeiro de 2015. Participaram do estudo 134 indivíduos alocados aleatoriamente em dois grupos: intervenção (GI) e controle (GC). Para a coleta de dados foram aplicados quatro questionários nos dois grupos e em dois momentos (inicial e final). O GI recebeu atendimento constituído por três consultas de enfermagem bimensais intercaladas por duas ligações telefônicas para monitoramento das metas pactuadas e a assistência de rotina constituída por consulta médica por demanda espontânea e fornecimento gratuito de medicação prescrita. O GC só recebeu os cuidados de rotina. Os integrantes do GI apresentaram mudança significativa em relação ao conhecimento sobre o diabetes (p<0,001), impacto da doença na qualidade de vida (p=0,002), na atitude frente à doença (p=0,024) e na adesão às atividades de autocuidado (p<0,001). A consulta de enfermagem centrada no autocuidado apoiado tem efeitos positivos sobre conhecimento e a atitude frente à doença e sobre a adesão às atividades de autocuidado, porém aumenta o impacto da doença na qualidade de vida. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR – 3xgjf3.

Palavras-chave Enfermagem no Consultório; Diabetes Mellitus Tipo 2; Autocuidado; Ensaio Clínico.

To verify the effect of nursing consultation based on self-care supported on knowledge and attitude towards disease, quality of life and adherence to self-care activities in people with type 2 diabetes mellitus (DM). This is a randomized and controlled clinical trial developed in a city in southern Brazil from March 2014 to January 2015. A total of 134 individuals participated in the study and were randomly assigned to two groups: intervention group (IG) and control group (CG). For the data collection, four questionnaires were applied in both groups and in two moments (initial and final). The IG received care consisting of three bi-monthly nursing consultations interspersed by two telephone calls to monitor the agreed goals and the routine care, consisting of medical consultation by spontaneous demand and free supply of prescribed medication. The CG only received the routine care. The IG presented a significant change in knowledge about diabetes (p <0.001), impact of the disease on quality of life (p = 0.002), attitude towards disease (p = 0.024) and adherence to self-care activities (p <0.001). The nursing consultation focused on supported self-care has positive effects on knowledge and attitude towards the disease and on adherence to self-care activities, but increases the impact of the disease on quality of life. Brazilian Registry of Clinical Trials: RBR - 3xgjf3.

Keywords Office Nursing; Diabetes mellitus, Type 2; Self Care; Clinical Trial.

33 - Percepções das enfermeiras obstetras sobre sua formação na modalidade de residência e prática profissional

Perceptions of nurse-midwives of their residency training and professional practice

Adriana Lenho de Figueiredo Pereira; Juliana Cristina Nascimento Guimarães; Marina Caldas Nicácio; Deise Breder dos Santos Batista; Ricardo José Oliveira Mouta; Juliana Amaral Prata

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1107

Publicado em: 08/06/2018

Este estudo objetivou descrever as percepções das enfermeiras obstetras sobre a formação na modalidade de residência e suas interfaces com a prática profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, que entrevistou 25 enfermeiras obstetras qualificadas em curso de especialização na modalidade de residência. A técnica da análise temática foi aplicada para análise das entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que as enfermeiras obstetras têm percepção positiva sobre sua formação em programa de residência, mas mencionam contradições entre o enfoque no cuidado humanizado do ensino teórico e a persistência do modelo medicalizado nos cenários do ensino em serviço. Quanto à atuação profissional na área, as enfermeiras destacam a facilidade no uso das tecnologias de cuidados e os obstáculos decorrentes dos conflitos profissionais, do baixo reconhecimento e da sobrecarga de trabalho. Concluiu-se que a modalidade de residência promove segurança para o exercício da especialidade, mas as restrições identificadas impõem desafios para a qualificação e prática profissional, ressaltando a necessidade de adequação do programa de ensino com vistas à formação de especialistas com atitudes capazes de enfrentar e superar tais desafios.

Palavras-chave Enfermagem Obstetra; Educação em Enfermagem; Prática Profissional.

This study aimed at describing the perceptions of nurse-midwives of their training in the residency modality and its interfaces with the professional practice. This is a qualitative research conducted with twenty-five nurse-midwives qualified in the residency specialization course. To analyze the semi-structured interviews, the thematic analysis technique was applied. The results showed that nurse-midwives have a positive perception of their training in a residency program, but they mention contradictions between the theoretical teaching focus on the humanized care and the persistence of the medicalized model in the teaching-in-service situations. Regarding the professional performance in the area, the nurses emphasize the ease in the use of care technologies, and the obstacles arising from professional conflicts, low recognition and work overload. It is concluded that the residency modality promotes safety for the practice of the specialty, but the identified restrictions impose challenges for the professional qualification and practice, pointing to the need for adapting the teaching program with a view to training specialists with attitudes capable of meeting and overcoming such challenges.

Keywords Obstetrical Nursing; Nursing Education; Professional Practice.

34 - Saúde bucal: autossatisfação, impacto nas atividades diárias e conhecimento de estudantes pré e pós-intervenção educativa

Oral health: self-satisfaction, impact on daily activities and knowledge of students before and after educational intervention

Vanessa dos Santos Ribeiro; Aline Helena Appoloni Eduardo; Cristina Mara Zamarioli; Caroline Guilherme; Emilia Campos Carvalho

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1109

Publicado em: 06/08/2018

OBJETIVO: avaliar o efeito de uma intervenção educativa pautada no uso do vídeo, no grau de autossatisfação com saúde bucal, no impacto da condição bucal sobre o desempenho das atividades diárias e no conhecimento sobre saúde bucal, em estudantes de Enfermagem.
MÉTODO: estudo quase-experimental utilizando um vídeo como intervenção educativa. Empregou-se como medidas a Escala de Autossatisfação com a Saúde Bucal, o Oral Impacts on Daily Performanc e um instrumento para avaliação cognitiva e procedimental sobre o tema. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (CAAE 12850613.8.0000.5393).
RESULTADOS: participaram 60 estudantes. Ao se comparar os dois momentos do estudo, a intervenção educativa promoveu aumento da autossatisfação com a saúde bucal, na percepção de impactos das condições bucais nas atividades diárias, no conhecimento cognitivo sobre saúde bucal e na execução da técnica de higienização.
CONCLUSÃO: o vídeo apresentou efeito educativo sobre a autossatisfação, a percepção do impacto da condição bucal, sobre o conhecimento cognitivo e procedimental em relação à saúde bucal de estudantes de Enfermagem.

Palavras-chave Educação; Enfermagem; Saúde Bucal; Recursos Audiovisuais.

OBJECTIVE: to evaluate the effect of an educational intervention, based on the use of video, on the degree of self-satisfaction with oral health, on the impact of the oral condition on the performance of daily activities and on oral health knowledge in nursing students.
METHOD: quasi-experimental study using a video as an educational intervention. The Oral Health Autossatisfaction Scale, the Oral Impacts on Daily Performance and an instrument for cognitive and procedural evaluation on the subject were used as measures. Study approved by the Research Ethics Committee of the Institution (CAAE 12850613.8.0000.5393).
RESULTS: 60 students participated. When comparing the two moments of the study, the educational intervention promoted increased self - satisfaction with oral health, perception of impacts of oral conditions on daily activities, cognitive knowledge about oral health and the execution of the hygiene technique.
CONCLUSION: the video presented an educational effect on the self-satisfaction, the perception of the impact of the oral condition, on the cognitive and procedural knowledge regarding the oral health of nursing students.

Keywords Education; Nursing; Oral Health; Audiovisual Aids.

35 - Grupos de pesquisa em enfermagem: Sistemas complexos para a gestão do conhecimento

Nursing research groups: Complex systems for the knowledge management

Ítalo Rodolfo Silva; Joséte Luzia Leite; Maria Auxiliadora Trevizan; Thiago Privado da Silva; Isabel Amélia Costa Mendes

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1110

Publicado em: 06/08/2018

OBJETIVOS: compreender os significados que estudantes de Enfermagem, enfermeiros assistenciais e pesquisadores atribuem aos grupos de pesquisa; discutir as implicações desses significados para a gestão do conhecimento em Enfermagem.
MÉTODOS: pesquisa explicativa, de abordagem qualitativa cujo referencial teórico foi a Teoria da Complexidade e o metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Pesquisa com 25 participantes, dos quais: graduandos em Enfermagem, enfermeiros assistenciais e pesquisadores, vinculados a instituições públicas do estado do Rio de Janeiro. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica de coleta de dados, realizada no período de outubro de 2014 a agosto de 2015. Os dados foram codificados por análise comparativa, seguindo os preceitos da Teoria Fundamentada nos Dados.
RESULTADOS: o estudo revelou que os grupos de pesquisa são compreendidos como atratores complexos que podem reordenar situações negativas para conectar pesquisa e assistência de enfermagem e, assim, impulsionar a gestão do conhecimento.
CONCLUSÕES: a partir da integração entre estudantes de Enfermagem, enfermeiros assistenciais e pesquisadores, a dinâmica dos grupos de pesquisa pode favorecer a formação do enfermeiro pautada em uma perspectiva sistêmica da profissão, fundamentada na necessidade de conhecimento atualizado e conectado às demandas socais.

Palavras-chave Enfermagem; Ciência; Gestão do Conhecimento; Grupos de Pesquisa.

OBJECTIVE: to understand the meanings attributed by nursing undergraduate students, care nurses and researchers to the research groups; to discuss the implications of these meanings to the knowledge management in nursing.
METHOD: qualitative research based on the Theory of Complexity and Grounded Theory as theoretical and methodological underpinnings, respectively. Research with 25 participants, of which: nursing undergraduate students, care nurses and researchers. The semi-structured interview was used for collecting the data.
RESULTS: the research revealed that research groups are understood as complex attractors that can reorganize negative situations for connecting research and nursing care and, this way, promote the knowledge management.
CONCLUSIONS: through the integration of the nursing undergraduate students, care nurses and researchers, the dynamic of the research groups can promote a nursing education based on a systemic perspective of the profession, grounded on the needs of updated knowledge and connected to social demands.

Keywords Nursing; Science; Knowledge Management; Research Groups.

36 - Perfil e evolução clínica dos pacientes com diabetes mellitus tipo 1: Estudo longitudinal em um centro de referência secundária de Minas Gerais

Profile and clinical evolution of patients with type 1 diabetes mellitus: A longitudinal study at a secondary reference center in Minas Gerais

Agma Leozina Viana Souza; Aleida Nazareth Soares; Tatiane Géa Horta; Alexandra Dias Moreira; Janice Sepúlveda Reis

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1111

Publicado em: 14/08/2018

Objetivou-se avaliar o perfil e a evolução clínica dos pacientes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) de um centro de referência secundária de Minas Gerais. Trata-se de estudo longitudinal com 174 pessoas com DM1 atendidos em um centro de referência secundária de Minas Gerais no período de 2010 a 2015. Avaliaram-se variáveis sociodemográficas, tempo de diabetes, tratamento, comorbidades, hemoglobina glicada (A1c) e LDL colesterol. Utilizou-se o teste T pareado e de McNemar para as comparações anuais da A1c e do LDL-c, com nível de significância inferior a 5%. Os resultados mostraram que 5,7% dos pacientes estavam em uso de sistema contínuo de infusão de insulinas, 61,5% de NPH e 32,8% de glargina; 47,1% dos pacientes usavam estatina; 63,21% chegaram ao serviço com valores de A1c acima de 8%, sendo 27,0% acima de 10%. Ao final do primeiro ano de acompanhamento, esse percentual reduziu-se para 49,9%, com maior redução dos que tinham A1c acima de 9%. Observouse diminuição significativa nas médias de A1c (9,01±2.46 em 2010 e 8,2±1.74 em 2011; p<0,001), mantendo-se sem alterações nos demais anos. Apurou-se também significativa redução do LDL-c ao longo de todo o período de acompanhamento (p<0,005). Concluiu-se que o atendimento multidisciplinar dos pacientes com DM1 contribuiu para a melhora dos parâmetros metabólicos logo no primeiro ano de acompanhamento.

Palavras-chave Diabetes Mellitus Tipo 1; Atenção Secundária à Saúde; Registros Médicos.

The aim of this study was to evaluate the profile and clinical evolution of patients with type 1 Diabetes Mellitus(T1DM) at a Secondary Reference Center in Minas Gerais. This is a longitudinal study with 174 individuals with T1DM treated at a Secondary Reference Center in Minas Gerais between 2010 and 2015. The studied variables were: Socio-demographic characteristics, time with diabetes, treatment, comorbidities, glycated hemoglobin (A1c) and LDL cholesterol. Paired t-test and McNemar test were used for the annual comparisons of A1c and LDL-c, considering a significance level of 5%. The results showed that 5.7% of the patients were is use of continuous insulin infusion system, 61.5% of NPH and 32.8% of glargine; 47.1% of the patients used statin; 63.21% came to the service with A1c values above 8% and 27.0% above 10%. At the end of the first year of follow-up, this percentage decreased to 49.9%, with a greater reduction of those with A1c above 9%. There was a significant decrease in A1c averages (9.01 ± 2.46 in 2010 and 8.2 ± 1.74 in 2011, p <0.001), which remained unchanged on the following years. There was also a significant reduction of LDL-c over the entire follow-up period (p <0.005). We concluded that the multidisciplinary care of patients with T1DM contributed to the improvement of metabolic parameters on the first year of follow-up.

Keywords Diabetes <i>Mellitus</i>, Type 1; Secondary Health Care; Medical Record.

37 - Comportamentos sexuais e o uso de métodos contraceptivos em universitárias da área da saúde

Sexual behaviors and the use of contraceptive methods among undergraduate female students of the health area

Maria do Socorro Ribeiro de Araújo Sarmento; Jaqueline Carvalho e Silva Sales; Fernando José Guedes da Silva Júnior; Adriana da Cunha Meneses Parente

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1112

Publicado em: 14/08/2018

Objetivou-se descrever o comportamento sexual e o uso de métodos contraceptivos por universitárias da área da saúde em uma instituição de ensino superior público. Trata-se de estudo transversal desenvolvido com 177 estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Utilizou-se questionário composto por questões fechadas. Os dados foram dispostos para análise mediante a utilização do software Statistical Package for the Social Science, versão 19.0. Foram realizadas análises univariadas, por meio de estatísticas descritivas simples. Na estatística inferencial foi aplicado teste de hipóteses bivariado (qui-quadrado e exato de Fischer). O nível de significância foi fixado em p≤0,05. Os resultados mostraram que as universitárias possuíam, em média, 20,5 anos, eram pardas, católicas, procedentes de Teresina, cursaram ensino médio em instituições públicas, residiam com a família, não possuíam filhos e com renda familiar de até três salários mínimos. O uso de métodos contraceptivos na primeira relação sexual foi referido pela maioria das universitárias e o preservativo masculino o método de escolha. Quanto à frequência da escolha do preservativo masculino, nos últimos 30 dias, significativa parcela afirma que nunca optou por esse método. Observou-se que o uso de álcool e outras drogas antes da última relação sexual possui associação significativa com o uso de métodos contraceptivos. O estudo pode auxiliar os profissionais da saúde na implantação de ações preventivas, curativas e educativas, considerando-se que na juventude há um sentimento de empoderamento em relação à saúde, que se reflete em demanda retraída desse grupo na busca pelos serviços.

Palavras-chave Comportamento Sexual; Anticoncepção; Estudantes de Ciências da Saúde; Mulheres.

This study aimed to describe the sexual behavior and the use of contraceptive methods by undergraduate students in the health area of a public higher education institution. It is a cross-sectional study, developed with 177 students of physical education, nursing, pharmacy, medicine, nutrition and dentistry programs. A questionnaire composed of closed questions was used. The data were arranged for analysis using the Statistical Package for the Social Science software, version 19.0. Univariate analyzes were performed using simple descriptive statistics. In inferential statistics, a bivariate hypothesis test (Chi-square and Fischer’s exact test) was applied. The level of significance was set at p≤0.05. The results showed that the female university students had a mean age of 20.5 years; were Catholics from Teresina who had attended high school in public institutions, lived with their families, had no children and had a family income of up to three minimum wages. The use of contraceptive methods in the first sexual intercourse was reported by most university students and the male condom the method chosen by most couples. Regarding the frequency of use of male condom in the previous 30 days, a significant portion stated they had not opted for this method in that period. The use of alcohol and other drugs before the last sexual intercourse had a significant association with the use of contraceptive methods. The present study can help health professionals in the implementation of preventive, curative and educational actions, considering that young people have a sense of empowerment with regard to health that reflects in a reduced demand by this group in the search for services.

Keywords Sexual Behavior; Contraception; Students, Health Occupations; Women.

38 - Amamentação em foco: O que é publicado nas revistas femininas no Brasil?

Breastfeeding in focus: What is published in women’s magazines in Brazil?

Monalisa Nanaina da Silva; Beatriz Castanheira Facio; Letícia Longo Sarpi; Jamile Claro de Castro Bussadori; Márcia Regina Cangiani Fabbro

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1113

Publicado em: 14/08/2018

OBJETIVO: analisar os conteúdos sobre aleitamento materno veiculados por revistas femininas de circulação nacional.
MÉTODOS: pesquisa documental, exploratória, com análise qualitativa dos dados pelo método de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados foram coletados entre 2015 e 2016 e interpretados à luz da perspectiva de gênero.
RESULTADOS: nos 72 exemplares publicados no período proposto, houve 66 ocorrências do tema aleitamento materno. Da análise emergiram cinco temas: benefícios do aleitamento materno - destaque para o recém-nascido; trabalho materno e amamentação em público; marketing de alimentação infantil; profissionais de saúde versus família - apoio ao aleitamento materno?; e sexualidade e estética durante a amamentação.
CONCLUSÃO: embora as revistas perpassem por variados contextos que inserem a amamentação, a abordagem ocorre de maneira superficial e aleatória, não sustentada pelas evidências cientificas e carregada de estereótipos e mitos que podem comprometer as escolhas das mulheres e a adesão a essa prática.

Palavras-chave Aleitamento Materno; Meios de Comunicação de Massa; Saúde Materna; Saúde da Criança; Enfermagem.

OBJECTIVE: to analyze the contents on breastfeeding carried by women’s magazines of national circulation.
METHODS: Documentary, exploratory research, with a qualitative analysis of the data through the Content Analysis method, thematic modality. The data were collected between 2015 and 2016 and it was interpreted in the light of the gender perspective.
RESULTS: In the 72 published copies in the proposed period, there were 66 occurrences of the subject breastfeeding. From the analysis, five themes emerged, that were the Benefits of breastfeeding: emphasis on the newborn; Maternal labor and breastfeeding in public; Marketing of infant feeding; Health professionals versus family: support for breastfeeding?; and Sexuality and esthetics during breastfeeding.
CONCLUSION: Although the magazines pass by a variety of contents that insert breastfeeding, the approach is superficial and random, unsupported by scientific evidence and fraught with stereotypes and myths that may compromise women’s choices and the adherence to this practice.

Keywords Breast Feeding; Mass Media; Child Health; Maternal Health; Nursing.

39 - Desafios para desenvolver competências no âmbito hospitalar

Challenges to develop competencies in the hospital framework

Laura Andrian Leal; Mirelle Inácio Soares; Beatriz Regina da Silva; Lucieli Dias Pedreschi Chaves; Silvia Helena Henriques Camelo

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1099

Publicado em: 14/08/2018

Objetivou-se identificar os desafios encontrados pelo enfermeiro para o desenvolvimento de competências no processo de trabalho hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, no qual participaram 40 egressos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública, de um município do interior paulista. Foi utilizada análise temática indutiva, sendo dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (guiadas por um roteiro) de setembro a dezembro de 2016. Identificaram-se cinco categorias de desafios que limitam o desenvolvimento de competências do enfermeiro hospitalar, tais como: relacionamento interpessoal conflituoso; idade profissional jovem - restrita experiência profissional; recursos humanos e materiais insuficientes; habilidade técnica limitada; e modelo de gestão rígido. Este estudo deve propiciar que centros formadores e gestores hospitalares reflitam sobre o seu papel na elaboração de estratégias que contribuam para amenizar os desafios enfrentados pelos enfermeiros e possibilitem o desenvolvimento de competências profissionais em seu trabalho.

Palavras-chave Enfermeiras e Enfermeiros; Competência Profissional; Hospitais.

The objective was to identify the challenges faced by nurses for the development of competencies in the hospital work process. This is an exploratory, qualitative study in which 40 nursing graduates from a public higher education institution of a municipality in the countryside of São Paulo participated. Inductive thematic analysis was used, and data were collected through semistructured interviews (guided by a script) from September to December 2016. We identified five categories of challenges that limit the development of competencies by hospital nurses, namely: conflicting interpersonal relationships; young professional age – little professional experience; insufficient human and material resources; limited technical ability; and rigid management model. This study should allow education centers and hospital managers to reflect on their role in the elaboration of strategies that contribute to lessen the challenges faced by nurses and enable the development of professional skills in their work.

Keywords Nurses; Professional Competence; Hospitals.

40 - Percepção da qualidade de vida de profissionais de enfermagem de terapia intensiva

Perception of the quality of life of intensive care nursing professionals

Bruno Fernando Moneta Moraes; Milva Maria Figueiredo De Martino; Jaqueline Girnos Sonati

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1100

Publicado em: 21/08/2018

Este estudo objetivou investigar a percepção da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem de terapia intensiva adulto e a sua relação com o tempo médio de sono e prática de atividade física. Realizou-se, para tanto, uma pesquisa transversal com 224 profissionais de enfermagem de seis unidades de terapia intensiva das regiões metropolitanas de Sorocaba e Campinas, no estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2015 e janeiro de 2016. Aplicou-se questionário para caracterização dos dados sociodemográficos, de sono e atividade física. A percepção de qualidade de vida foi avaliada por meio do instrumento WHOQOL-Bref. Para todas as análises foi considerado nível de significância igual a 5% e o software estatístico SAS versão 9.4 foi utilizado para a realização dessas análises. Prevaleceram os indivíduos do sexo feminino, casados, na função de técnicos de enfermagem, com média de idade de 36,12 (dp=8,26) anos. A maioria dos sujeitos dormia, em média, menos de seis horas por dia e não praticava atividade física, o que determinou a eles redução significativa das médias dos domínios da qualidade de vida. Concluiu-se que a privação de sono, a inatividade física e baixa renda mensal demonstraram, neste estudo, influenciar de maneira negativa a qualidade de vida de profissionais de enfermagem de terapia intensiva adulto.

Palavras-chave Sono; Enfermagem; Cuidados Críticos; Qualidade de Vida.

This research aimed to investigate the perception of the quality of life of nursing professionals working in Adult Intensive Care Units and its relation with the average time of sleep and physical activity practice. A cross-sectional research was carried out with 224 nursing professionals from six intensive care units of the Metropolitan Regions of Sorocaba and Campinas, in São Paulo State. The data were collected between August 2015 and January 2016. A questionnaire was used to characterize the sociodemographic, sleep and physical activity data. The perception of quality of life was evaluated using the WHOQOL-Bref instrument. A significance level of 5% was considered for all the analyzes, and the statistical software SAS version 9.4 was used to perform them. There was a prevalence of married females in the role of nursing technicians, with a mean age of 36.12 (SD = 8.26) years old. The majority of the subjects slept on average less than six hours a day and did not practice physical activity, which caused them to significantly reduce the means of the domains on their quality of life. It was concluded that sleep deprivation, physical inactivity and lower monthly income showed, in this research, a negative influence on the quality of life of Adult Intensive Care Unit nursing professionals.

Keywords Sleep; Nursing; Critical Care; Quality of Life.

41 - Perfil clínico-epidemiológico de internamentos na unidade pediátrica de um hospital público cearense

Clinical-epidemiological profile of hospitalizations in the pediatric unit of a public hospital in Ceará

Anny Caroline Santos Olímpio; Brena Shellem Bessa Oliveira; João Breno Cavalcante Costa; Emanuella Silva Joventino

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1114

Publicado em: 14/08/2018

OBJETIVO: traçar o perfil clínico e epidemiológico dos internamentos na unidade pediátrica de um hospital público cearense.
MÉTODO: estudo documental, retrospectivo, quantitativo realizado com 283 prontuários de crianças internadas em um hospital público localizado no interior do Ceará. Utilizou-se para coleta de dados um formulário abordando dados sociodemográficos, além de informações acerca da procedência, classificação de Manchester, diagnóstico pelo Código Internacional de Doenças, tempo de internação, tipo de tratamento, uso de antibiótico e motivo de saída.
RESULTADOS: verificou-se que a maioria das crianças internadas era do sexo masculino (n= 48; 52,3%); tinha faixa etária de um a três anos (n= 73; 25,8%); era proveniente de Sobral-CE (n= 197; 69,6%); foi internada por pneumonia (n= 78,3%) e gastroenterites (14,8%); foi classificada como amarela de acordo com o protocolo de Manchester (n= 137; 48,4%); permaneceu no hospital por período inferior a sete dias (n= 133; 49,8%) e que o principal motivo de saída da unidade hospitalar foi alta médica (n= 270; 95,4%).
CONCLUSÃO: percebe-se que conhecer o perfil clínico e epidemiológico dos internamentos consiste em uma importante ferramenta para o enfermeiro, pois permite que o planejamento do cuidado seja realizado de maneira individualizada e integral, facilita a definição da quantidade de recursos humanos e materiais necessários para a promoção do cuidado à criança, auxilia na identificação de problemas relacionados à assistência pediátrica e subsidia sua resolução.

Palavras-chave Hospitalização; Enfermagem Pediátrica; Saúde da Criança; Perfil de Saúde.

OBJECTIVE: To outline the clinical and epidemiological profile of hospitalizations in the pediatric unit of a public hospital in Ceará.
METHOD: Retrospective, quantitative documentary study carried out with 283 medical records of children hospitalized in a public hospital located in the interior of Ceará. A form was used to collect the sociodemographic data, as well as information about the origin, Manchester classification, diagnosis by the International Code of Diseases, length of hospital stay, type of treatment, antibiotic use and reason for leaving.
RESULTS: The majority of the hospitalized children were male (N = 48, 52.3%); from one to three years old (N = 73, 25.8%); from Sobral-CE (N = 197, 69.6%); hospitalized for pneumonia (N = 78.3%) and gastroenteritis (14.8%); classified as yellow according to the Manchester protocol (N = 137; 48.4%); remained in the hospital for a period of less than seven days (N = 133, 49.8%); and the main reason for leaving the hospital was due to medical discharge (N = 270, 95.4%).
CONCLUSION: It is perceived that knowing the clinical and epidemiological profile of the hospitalizations is an important tool for nurses, since it allows the planning of the care to be provided in an individualized and comprehensive way, facilitating the definition of the amount of human and material resources necessary for the promotion child care, helping to identify problems related to pediatric care and supports its resolution.

Keywords Hospitalization; Pediatric Nursing; Child Health; Health Profile.

42 - Prevalência de burnout em militares de enfermagem do exército brasileiro no Rio Grande do Sul

Prevalence of burnout in brazilian military nursing personnel in Rio Grande do Sul

Ademir Jones Antunes Dorneles; Graziele de Lima Dalmolin; Rafaela Andolhe; Tânia Solange Bosi de Souza Magnago; Maria Graziela de Souza Moreira

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1115

Publicado em: 16/08/2018

OBJETIVO: verificar a prevalência de burnout em militares de enfermagem de Hospitais Militares do Exército Brasileiro do Rio Grande do Sul.
MÉTODO: estudo transversal, desenvolvido em cinco hospitais militares, no período de dezembro de 2015 a maio de 2016, com 167 militares de enfermagem. Foram aplicados um questionário de caracterização sociodemográfica e laboral e o Maslach Burnout Inventory.
RESULTADOS: observou-se prevalência de burnout de 13,8% nos militares de enfermagem participantes da pesquisa, sendo 2,4% em enfermeiros e 11,4% em técnicos de enfermagem.
CONCLUSÕES: o burnout também está presente entre os militares de enfermagem do Exército Brasileiro, portanto, medidas de promoção da saúde dos trabalhadores se fazem essenciais para constituição de ambientes de trabalho saudáveis e satisfatórios à realização do cuidado de enfermagem.

Palavras-chave Saúde do Trabalhador; Esgotamento Profissional; Enfermagem; Enfermagem Militar.

OBJECTIVE: to verify the prevalence of burnout in military nursing professionals of military hospitals of the Exército Brasileiro in Rio Grande do Sul.
METHOD: cross-sectional study carried out in five military hospitals between December 2015 and May 2016, with 167 military nurses. Questionnaires were applied for sociodemographic and work characterization, as well as the Maslach Burnout Inventory.
RESULTS: a prevalence of burnout of 13.8% was observed in the nursing personnel participating in the study, 2.4% in nurses and 11.4% in nursing technicians.
CONCLUSIONS: burnout is also present among the nursing staff of the Exército Brasileiro. Therefore, measures to promote the health of workers are essential for the constitution of healthy and satisfactory work environments for nursing care.

Keywords Occupational Health; Burnout Professional; Nursing; Military Nursing.

43 - Cuidado da equipe de saúde sob a ótica de pacientes em quimioterapia paliativa: Análise existencial

Care provided by the health team under the perpective of patients in palliative chemotherapy: An existential analysis

Gabriella Michel dos Santos Benedett; Julia Wakiuch; Catarina Aparecida Sales

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1122

Publicado em: 23/08/2018

Objetivou-se compreender as vivências de pacientes com câncer em quimioterapia paliativa frente aos cuidados recebidos da equipe de saúde desde a busca por seu diagnóstico. Estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica que teve como participantes 21 pacientes com câncer em tratamento quimioterápico atendidos pela 16ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. Os dados foram coletados entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, a partir da questão norteadora: fale-me sobre o cuidado que você tem recebido dos profissionais de saúde desde o diagnóstico do câncer. Da análise emergiram duas temáticas ontológicas, que versam sobre os entraves enfrentados no percurso do diagnóstico, a valorização da sinceridade dos profissionais de saúde ante a impossibilidade de cura e o encontro do cuidado autêntico após o início da terapêutica. A compreensão de tais vivências suscita a reflexão acerca da assistência à saúde ao paciente com câncer, a fim de superar atitudes impessoais e inautênticas.

Palavras-chave Neoplasias; Cuidados Paliativos; Enfermagem Oncológica.

The objective of this study was to understand the experiences of patients with cancer undergoing palliative chemotherapy in relation to the care received from the health team since their search for diagnosis. It is a qualitative study, with a phenomenological approach, whose participants were 21 cancer patients in chemotherapy treatment attended by the 16th Regional Health Area of the State of Paraná. Data were collected between November 2015 and February 2016, from the guiding question: tell me about the care you have received from health practitioners since the diagnosis of cancer. From the analysis emerged two ontological themes that address the obstacles faced in the diagnosis, the appreciation of the sincerity of health practitioners before the impossibility of cure and the finding of authentic care after the beginning of the therapy. The understanding of such experiences raises the issue of health care for cancer patients in order to overcome impersonal and inauthentic attitudes.

Keywords Neoplasms; Palliative Care; Oncology Nursing.

44 - Sentimentos, expectativas e adaptação de idosos internados em instituição de longa permanência

Feelings, expectations and adaptation of elderly people living in a long-stay institution

Narciso Vieira Soares; Bianca Rafaela da Silva Corrêa; Rosane Teresinha Fontana; Zaléia Prado de Brum; Carine Amábile Guimarães; Alessandra Frizzo da Silva; Francisco Carlos Pinto Rodrigues

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1124

Publicado em: 23/08/2018

OBJETIVO: identificar os sentimentos, as expectativas e a adaptação dos idosos ao processo asilar.
MÉTODO: estudo descritivo com abordagem qualitativa, do qual participaram nove idosos de uma instituição de longa permanência de idoso no município de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta dos dados ocorreu no mês de agosto de 2016, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em mídia digital e transcritas na íntegra. A análise dos dados se deu à luz da análise de conteúdo temática, evidenciando-se as seguintes categorias: sentimentos vivenciados ao ser internado em instituição de longa permanência de idosos; a adaptação do idoso ao processo de internação; pedidos, sonhos e expectativas do idoso institucionalizado.
RESULTADOS: dos entrevistados houve predomínio do sexo masculino – 55,5% (n= 5), com média de idade entre 60 e 77 anos 44,4% (n= 4), com prevalência do estado civil separados de 33,3% (n= 3).
CONSIDERAÇÕES FINAIS: consideram-se as ILPs importantes espaços para o cuidado qualitativo ao idoso, por isso, em seu planejamento e implantação devem-se incluir, além do conforto e acolhimento, ações que permitam ao residente o exercício da autonomia, a elevação da autoestima e o enfrentamento adequado ao processo do envelhecer.

Palavras-chave Envelhecimento; Institucionalização; Saúde do Idoso Institucionalizado; Relações Familiares.

OBJECTIVE: to identify the feelings, expectations and adaptation of elderly people to the institutionalization process.
METHOD: descriptive study with a qualitative approach, in which participants were nine elderly people from a long-stay institution in the city of Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection took place in August 2016 through semi-structured interviews that were recorded on digital media and transcribed in full. The analysis of the data was based on the thematic content analysis, from which the following categories emerged: Feelings experienced when starting living in a long-stay institution for elderly people; The elderly’s adaptation to the admission process; Requests, dreams and expectations of the institutionalized elderly.
RESULTS: 55.5% (n = 5) of the elderly were male, with a mean age between 60 and 77 years, 44.4% (n = 4), and prevalence of marital status separated, 33.3% (n = 3).
FINAL THOUGHTS: LSIs are considered important spaces for the qualitative care of the elderly; therefore, their planning and implementation should encompass, besides comfort and welcome, actions that allow the resident to exercise autonomy, increase self-esteem and face the aging process properly.

Keywords Aging; Institutionalization; Health of Institutionalized Elderly; Family Relationships.

45 - Práticas integrativas e complementares: Avanços e desafios para a promoção da saúde de idosos

Integrative and complementary practices: Advances and challenges for the health promotion of the elderly

Marilia Silva dos Santos; Mariana Monteiro Amarello; Sonia Maria Garcia Vigeta; Ana Lucia de Moraes Horta; Luiza Hiromi Tanaka; Káren Mendes Jorge de Souza

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1125

Publicado em: 23/08/2018

OBJETIVO: identificar avanços e desafios na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares para a promoção à saúde de idosos.
MÉTODO: investigação avaliativa, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados orientadores de práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, no município de São Paulo. Para análise, foram utilizados o software Atlas.ti e a técnica de análise de conteúdo temática.
RESULTADOS: as práticas integrativas revelam melhoria da saúde e bem-estar dos idosos. Gestores da saúde apoiam a oferta dessas práticas na atenção primária à saúde. O desafio encontrado é ampliar a participação dos idosos e a oferta de cursos aos orientadores dessas práticas.
CONCLUSÃO: o impacto dos avanços supera qualitativamente os desafios dessa política, que segue em processo de expansão no Sistema Único de Saúde. Implicações para a prática: esses resultados podem subsidiar avaliação no ciclo da política pública.

Palavras-chave Terapias Complementares; Política de Saúde; Promoção da Saúde; Idoso.

OBJECTIVE: to identify advances and challenges in the National Policy of Integrative and Complementary Practices for the promotion of elderly health.
METHOD: evaluative research with a qualitative approach. Teachers of the Traditional Chinese Medicine were interviewed in the city of São Paulo. In the analysis, the software Atlas.ti and the thematic content analysis technique were used.
RESULTS: It was identified that the integrative practices are effective for the improvement of the health and well-being of the elderly. Health managers support this practice in Primary Health Care. The challenge is to increase the participation of the elderly and the range of courses to the mentors of these practices.
CONCLUSION: The impact of the advances surpasses qualitatively the challenges of this policy, which continues in expansion in the Public Health System. Implications for practice: These results may support evaluation in the public policy cycle.

Keywords Complementary Therapies; Health Policy; Health Promotion; Aged.

46 - Condições que levam docentes enfermeiros a assumir cargos de gestão universitária

Conditions that lead teachers to assume university management positions

Kamylla Santos da Cunha; Alacoque Lorenzini Erdmann; Carolina Kahl; Daniele Delacanal Lazzari; Murilo Pedroso Alves; Patrícia Klock

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1126

Publicado em: 23/08/2018

OBJETIVO: compreender as condições que levam os enfermeiros docentes de uma universidade pública a assumirem os cargos de gestão universitária.
MÉTODO: pesquisa qualitativa com aporte teórico-metodológico na teoria fundamentada nos dados. O cenário do estudo foi uma universidade pública federal e a coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, compondo a amostragem teórica 19 participantes distribuídos em dois grupos amostrais.
RESULTADOS: os dados evidenciaram que os docentes assumem cargos de gestão universitária por compromisso com o coletivo e por possuírem competências de gestão. Destacou-se a motivação dos docentes para assumirem esses cargos devido a experiências anteriores na gestão de universidades privadas e/ou serviços de saúde.
CONCLUSÃO: os docentes de uma unidade universitária assumem cargos de gestão pelo compromisso com o coletivo e domínios, por experiências acumuladas.

Palavras-chave Docentes de Enfermagem; Universidades; Educação Superior; Pesquisa em Administração de Enfermagem.

OBJECTIVE: To understand the conditions that lead the teaching nurses of a public university to assume the roles of university management.
METHOD: This is a qualitative research with theoretical-methodological contribution from Grounded Theory. The study scenario was a federal public university, and the data collection took place between May and September 2016, with the theoretical sample with 19 participants divided into two sample groups.
RESULTS: The data evidenced that the professors assume roles of university management by commitment with the collective and for having management competences. The motivation of the professors to assume these positions due to previous experiences in the management of private universities and/or health services is highlighted.
CONCLUSION: The professors of a university unit assume management positions by the commitment to the collective and domains, by accumulated experiences.

Keywords Faculty, Nursing; Universities; Education, Higher; Nursing Administration Research.

47 - Adesão à terapia antirretroviral em adultos com HIV/AIDS atendidos em um serviço de referência

Adherence to antiretroviral therapy in adults with HIV/AIDS treated at a reference service

Suelen Goulart; Betina Hörner Schlindwein Meirelles; Veridiana Tavares Costa; Geovana Pfleger; Luana Marques da Silva

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1127

Publicado em: 23/08/2018

OBJETIVO: identificar a adesão à terapia antirretroviral de adultos com HIV/AIDS e os fatores associados a esse comportamento.
MÉTODO: estudo transversal com 172 pessoas com HIV/AIDS, em que foram utilizados os questionários para avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral e identificação dos aspectos sociodemográficos e comportamentais. Os dados foram analisados por meio das estatísticas descritiva e inferencial.
RESULTADOS: houve predomínio de homens (57,6%), com idade média de 43,4 (± 11,8 anos), solteiros (38,9%), primeiro grau incompleto (57,1%), sem trabalho remunerado (66,9%) e heterossexuais (87,8%). Adesão baixa/insuficiente prevaleceu (62,2%). Foram observadas associações significativas com o sexo (p=0,0026), escolaridade (p=0,0094) e forma de transmissão do HIV (p=0,0283). Constatou-se maior chance de homens e dos participantes com ensino médio incompleto de adesão baixa/insuficiente.
CONCLUSÃO: a adesão ao tratamento das pessoas com HIV/AIDS é baixa/insuficiente e associa-se a fatores sociodemográficos e comportamentais.

Palavras-chave HIV; Adesão à Medicação; Adulto.

OBJECTIVE: to identify the adherence to antiretroviral therapy in adults with HIV / AIDS and the factors associated with this behavior.
METHOD: a cross-sectional study with 172 people with HIV / AIDS, in which questionnaires were used to assess adherence to antiretroviral treatment and to identify sociodemographic and behavioral aspects. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics.
RESULTS: there was a prevalence of men (57.6%), with a mean age of 43.4 (± 11.8 years), single (38.9%), incomplete primary school education (57.1%), and without paid work (66.9%) and heterosexual (87.8%). A low / insufficient adherence prevailed (62.2%). Significant associations with gender (p = 0.0026), schooling (p = 0.0094) and forms of HIV transmission (p = 0.0283) were observed. There was a greater chance of men and participants with incomplete secondary level education with low / insufficient adherence.
CONCLUSION: treatment adherence in people with HIV/AIDS is low/inadequate and associated with sociodemographic and behavioral factors.

Keywords HIV; Medication Adherence; Adult.

48 - Atuação da rede de apoio às pessoas com lesão medular

Actions of the support network for people with spinal cord injury

Aline Gabriela Bega Ruiz; Mayckel da Silva Barreto; Hellen Emília Peruzzo; Soraia Dornelles Schoeller; Maria das Neves Decesaro; Sonia Silva Marcon

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1116

Publicado em: 21/08/2016

OBJETIVO: analisar como é constituída e como atua a rede de apoio à pessoa com lesão medular.
MÉTODO: estudo descritivo, de natureza qualitativa, fundamentado no referencial teórico do interacionismo simbólico. Os dados foram coletados entre janeiro e junho de 2016 entre 23 pessoas com lesão medular, por meio de entrevista semiestruturada, submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática.
RESULTADOS: além da presença da família e amigos, os entrevistados ressaltaram a importância da comunidade, do esporte e dos centros de reabilitação e de saúde como recursos de apoio na adaptação à condição de ter lesão medular. Evidenciaram, porém, que ainda permaneciam algumas lacunas impeditivas de alcançarem mais conhecimento sobre como realizar cuidados ao corpo e melhorias em seu cotidiano. Conhecer outras pessoas com lesão medular e suas experiências facilitava o aprendizado e a convivência com essa condição. A prática esportiva adaptada constituía-se em uma rede de apoio diferenciada na reabilitação, recuperação da autonomia e reinserção social da pessoa com lesão medular.
CONCLUSÃO: as redes de apoio são necessárias no processo de reabilitação, adaptação e superação na vida de pessoas com lesão medular.

Palavras-chave Pessoas com Deficiência; Apoio Social; Socialização; Medula Espinal.

OBJECTIVE: to analyze how is composed the support network for people with spinal cord injury and how it works.
METHOD: descriptive, exploratory study of a qualitative nature, based on the theoretical framework of Symbolic Interactionism. The data were collected between January and June of 2016 from 23 people with spinal cord injury through a semi-structured interview and submitted to Content Analysis in the Thematic modality.
RESULTS: besides the presence of family and friends, the interviewees emphasized the importance of community, sport and rehabilitation and health centers as support resources in the adaptation to the condition of living with spinal cord injury. However, they showed that there were still some shortcomings related to obtaining greater knowledge about how to perform body care and improve daily life. Meeting other people with spinal cord injury and their experiences facilitated the learning and living with this condition. The practice of adapted sports represented a differentiated support network in the rehabilitation, recovery of autonomy and social reintegration of people with spinal cord injury.
CONCLUSION: support networks are necessary in the process of rehabilitation, adaptation and overcoming in the lives of people with spinal cord injury.

Keywords Disabled Persons; Social Support; Socialization; Spinal Cord.

49 - Automonitorização glicêmica: Dificuldades na realização do procedimento por pacientes com diabetes mellitus

Glycemic self-monitoring: Difficulties in the realization care procedures faced by diabetes mellitus patients

Rosimeire Fernandes de Oliveira; Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa; Gilberto de Lima Guimarães; Silmar Maria da Silva; Maria Ivanilde de Andrade; Maria Regina Calsolari

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1117

Publicado em: 21/08/2016

OBJETIVO: avaliar a realização do procedimento de automonitorização glicêmica em pacientes com diabetes.
MÉTODO: estudo quantitativo, tipo descritivo-exploratório e observacional. Pacientes adultos com diabetes foram observados enquanto realizavam o procedimento no serviço de atenção secundária, e cada aspecto era assinalado em um formulário. Os dados sofreram tratamento estatístico e discutidos a partir da literatura científica.
RESULTADOS: entre os 60 participantes, 63% eram mulheres; 53,3% aposentados; idade entre 35 e 60 anos (51,7%); 60% com ensino fundamental; 51,7% com renda de até um salário mínimo; 38% tinham diagnóstico de diabetes entre 11 e 20 anos e, destes, 93,3% desconheciam as metas glicêmicas; 86,7% não higienizavam as mãos antes e após o procedimento e não faziam o descarte correto dos resíduos; 91,7% não realizavam a limpeza do aparelho após o uso; 75% não registravam os resultados.
CONCLUSÃO: os participantes apresentaram dificuldades e falhas na prática de automonitorização glicêmica, que podem comprometer a vigilância do seu real estado de saúde, emergindo a necessidade de capacitação, com vistas à eficácia do procedimento e prevenção de complicações, além de melhorias no controle da doença. Assim, cabe ao enfermeiro que atua nessa clientela empreender esforços que possibilitem a aquisição pelo paciente das habilidades necessárias ao exercício da técnica da automonitorização glicêmica e o despertar de sua consciência para os riscos à saúde provocados por uma ação incorreta.

Palavras-chave Diabetes Mellitus; Autocuidado; Educação em Enfermagem.

OBJECTIVE: to evaluate the realization of glycemic self-monitoring in diabetes patients.
METHOD: quantitative, descriptive-exploratory and observational study. Adult diabetes patients were observed while performing the procedure in a secondary care service, and each aspect was noted on a form. Data were treated statistically and discussed based on the scientific literature.
RESULTS: among the 60 participants, 63% were women; 53.3% were retired; the age varied between 35 and 60 years (51.7%); 60% had elementary education; 51.7% had an income of up to one minimum wage; 38% had received the diagnosis of diabetes between the ages of 11 and 20 years, and of these, 93.3% were unaware of glycemic goals; 86.7% did not clean their hands before and after the procedure and did not dispose of the waste properly; 91.7% did not clean the device after use; 75% did not record the results.
CONCLUSION: the participants presented difficulties and flaws in the practice of glycemic self-monitoring that may compromise the surveillance of their real health status. There is thus a need for training to promote effective realization of the procedure and prevention of complications, as well as improvements in disease control. It is therefore up to nurses who assist this clientele to undertake efforts to make possible that patients gain the necessary skills to exercise the technique of glycemic self-monitoring and awakening of their awareness regarding the health risks implied in incorrect actions.

Keywords Diabetes Mellitus; Self-care; Education Nursing.

50 - Apoio social percebido por cuidadores familiares de pacientes renais crônicos em hemodiálise

Social support of family caregivers of chronic renal patients on hemodialysis

Tarzie Hübner da Cruz; Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini; Margrid Beuter; Larissa de Carli Coppetti; Angélica Dalmolin; Catiéle Piccin

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1119

Publicado em: 23/08/2016

OBJETIVO: descrever o perfil de cuidadores familiares que acompanham pacientes renais crônicos ao serviço de hemodiálise e mensurar o apoio social percebido.
MÉTODO: estudo transversal, descritivo, com amostragem por conveniência. Aplicou-se questionário sociodemográfico e de condições de saúde e a escala do Medical Outcomes Study, a 16 cuidadores de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise que permaneciam durante a sessão.
RESULTADOS: constatou-se que 93,8% dos cuidadores são do sexo feminino, com média de idade de 45,7 anos, casadas, que convivem com dor e possuem algum problema de saúde, estando em tratamento e, mesmo assim, não se sentem sobrecarregadas em cuidar. Verificou-se que a dimensão da escala com a maior média foi a afetiva, seguida da material. A pior avaliação referiu-se à dimensão emocional.
CONCLUSÃO: conhecer os cuidadores familiares e avaliar o apoio social percebido contribui para propor atividades que os fortaleçam e potencializem sua qualidade de vida e, por consequência, a dos pacientes.

Palavras-chave Cuidadores; Dialise Renal; Apoio Social; Enfermagem Familiar.

OBJECTIVE: to describe the profile of family caregivers accompanying chronic renal patients at the hemodialysis service and to measure perceived social support.
METHOD: cross-sectional, descriptive study, with convenience sampling. A sociodemographic and health status questionnaire and the scale of the Medical Outcomes Study were applied to 16 caregivers of patients with chronic kidney disease on hemodialysis who remained during the session.
RESULTS: 93.8% of the caregivers were female, with an average age of 45.7 years, married, living with pain and having some health problem, being on treatment and feel overwhelmed in caring. It was verified that the dimension of the scale with the highest average was the affective, followed by the material. The worst evaluation refers to the emotional dimension.
CONCLUSION: knowing the family caregivers and evaluating the perceived social support contributes to propose activities that strengthen and enhance their quality of life and, consequently, the patients.

Keywords Caregivers; Renal Dialysis; Social Support; Family Nursing.

51 - Resíduos gerados por usuários de insulina em domicílio

Residues generated by insulin users in domicile

Jeanine Geraldin Estequi; Sílvia Carla da Silva André; Raissa Silva Souza; Rosely Moralez de Figueiredo

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1120

Publicado em: 23/08/2018

OBJETIVO: conhecer o manejo dos resíduos gerados pelos usuários de insulina em domicílio.
MÉTODO: pesquisa descritiva, exploratória, quantitativa. Entrevistados 98 indivíduos com diabetes mellitus, usuários de insulina no domicílio cadastrados nas Unidades de Saúde da Família do município do interior paulista, por meio de instrumento previamente validado e procedendo-se à análise por estatística descritiva.
RESULTADO: o descarte incorreto de ao menos um dos insumos utilizados, seja acondicionado em recipiente rígido ou não, ocorreu tanto entre os participantes que referiram ter recebido informações sobre o descarte correto dos RSS quanto entre os que não receberam.
CONCLUSÃO: considera-se que há lacunas no que diz respeito ao manejo de resíduos produzidos nos domicílios, demandando mudanças políticas, de gestão e educação em saúde.

Palavras-chave Resíduos de Serviços de Saúde; Insulina; Diabetes Mellitus; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Enfermagem.

OBJECTIVE: To know the management of residues generated by insulin users at home.
METHOD: This is a descriptive, exploratory and quantitative study. There were 98 individuals interviewed with Diabetes Mellitus, insulin users at home enrolled in the Family Health Units of the municipality of São Carlos – SP; by a previously validated instrument and proceeding to the analysis by descriptive statistics.
RESULTS: the incorrect disposal of at least one of the inputs used either in a rigid container or not occurred both among the participants who reported receiving information about the correct discard of the HSR as well as among those who did not receive it.
CONCLUSION: It is considered that there are gaps concerning the management of residues produced in homes, demanding political changes, management, and education in health.

Keywords Medical Waste; Insulin; Diabetes <i>Mellitus</i>; Primary Health Care; Family Health; Nursing.

52 - Dimensionamento do pessoal de enfermagem na terapia intensiva adulto

Sizing of the nursing staff in adult intensive therapy

Verusca Soares de Souza; Kelly Cristina Inoue; João Lucas Campos de Oliveira; Ana Maria Müller de Magalhães; Eleine Aparecida Penha Martins; Laura Misue Matsuda

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1121

Publicado em: 24/08/2018

O objetivo consistiu em dimensionar o quadro de pessoal de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva para adultos. Trata-se de pesquisa transversal, prospectiva, descritiva e quantitativa. Foi realizada na Unidade de Terapia Intensiva para Adultos (UTI-A) de um hospital universitário do Paraná, Brasil. A coleta de dados ocorreu entre junho e outubro de 2014 pela aplicação do Nursing Activities Score (NAS) a uma amostra (n=81) de prontuários de pacientes, obtendo a mensuração da carga de trabalho média (565,32 pontos) da equipe de enfermagem do setor. Com isso, dimensionou-se o quadro de pessoal da categoria, confrontando-o com a legislação nacional correspondente à Resolução nº 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem. O quadro dimensionado total da equipe foi de 32 trabalhadores, sendo 17 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem. À comparação com o quadro real, houve déficit geral de três profissionais. Faltavam oito enfermeiros assistenciais, evidenciando superávit de cinco trabalhadores de nível médio. Concluiu-se que o quadro de pessoal de enfermagem da UTI-A é subdimensionado, o que pode afetar a qualidade e a segurança do cuidado intensivo, além de comprometer a identidade profissional do enfermeiro.

Palavras-chave imensionamento; Carga de Trabalho; Administração de Recursos Humanos; Unidades de Terapia Intensiva; Equipe de Enfermagem.

The objective of this work was to investigate the sizing of the nursing staff of an adult intensive care unit. This is a cross-sectional, prospective, descriptive and quantitative research carried out in the Adult Intensive Care Unit (ICU-A) of a university hospital in Paraná, Brazil. Data collection occurred between June and October 2014 through the application of the Nursing Activities Score (NAS) to a sample of medical records of patient (n=81), obtaining the measurement of the average workload (565.32 points) of the nursing team of the sector. As a result, the staff of the category was compared to the national legislation corresponding to Resolution nº 543/2017 of the Federal Council of Nursing. The total size of the staff was 32 workers, of whom 17 were nurses and 15 were nursing technicians. Compared to the real picture, there was an overall deficit of three professionals. Eight nurses were missing, evidencing a surplus of five middle-level workers. We concluded that the nursing staff of the ICU-A is undersized and this situation can affect the quality and safety of intensive care, as well as compromise the professional identity of nurses.

Keywords Dimensioning; Workload; Personnel Management; Intensive Care Units; Nursing Team.

53 - Condições de trabalho no contexto de catadoras de materiais recicláveis: desafios e perspectivas para o trabalho seguro

Conditions of work of solid waste collectors: challenges and perspectives for a safe work

Alexa Pupiara Flores Coelho; Carmem Lúcia Colomé Beck; Rosângela Marion da Silva; Denise de Oliveira Vedootto; Anahlú Peserico; Jonatan da Rosa Pereira da Silva

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1128

Publicado em: 31/10/2018

O estudo objetivou descrever as condições de trabalho segundo a percepção de catadoras de materiais recicláveis associadas, destacando os desafios e perspectivas para o trabalho seguro a partir da ação assistencial de enfermagem. Trata-se de estudo qualitativo, fundamentado na Pesquisa Convergente-Assistencial, realizado com 11 catadoras de materiais recicláveis de uma associação do Sul do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo de convergência. A análise foi realizada por meio dos passos estabelecidos pelo método: apreensão, síntese, teorização e transferência. Como resultados emergiram três categorias: “Organização do trabalho como elemento agravante das condições de trabalho: desencontros no processo de comunicação e colaboração”; “As condições de trabalho agravadas pelo rodízio de atividades e sobrecarga laboral”; e “Perspectivas para o trabalho seguro: problematizando as condições de trabalho”. Os dados evidenciam que as catadoras vivenciam precárias condições de trabalho relacionadas, principalmente, à execução das tarefas, dificultada por falhas nos processo de comunicação e colaboração entre os membros da equipe e com os fornecedores de materiais recicláveis. As precárias condições de trabalho culminam em sobrecarga, dor, automedicação e acidentes. A problematização das condições trabalho mostrou-se uma exitosa prática assistencial para a promoção do trabalho seguro. Concluiu-se que a mediação de um espaço de diálogo e pactuação pode oferecer perspectivas para a otimização do trabalho seguro.

Palavras-chave Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Condições de Trabalho; Catadores; Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade.

The study aimed to describe the working conditions according to the perception of associated recyclable material collectors, highlighting the challenges and perspectives for safe work from nursing care action. It is a qualitative study, based on the convergent-care research, carried out with 11 solid waste collectors from an association in the South of Brazil. Data were produced through participant observation, semi-structured interviews and convergence group. The analysis was performed through the steps established by the method, namely collection, synthesis, theorization and transference. As a result, three categories emerged: “Work organization as an aggravating factor of working conditions: disagreements in communication and collaboration”; “Working conditions aggravated by turnover and work overload”; and “Perspectives for safe work: discussing working conditions”. The data show that garbage collectors experience precarious working conditions mainly related to the execution of tasks, hampered by failures in the communication and collaboration between team members and suppliers of recyclable materials. The precarious working conditions culminate in overload, pain, self-medication and accidents. The discussion of working conditions proved to be a successful assistance practice for the promotion of safe work. We concluded that the mediation of a space for dialogue and agreement can offer perspectives for the optimization of safe work.

Keywords Nursing; Occupational Health; Working Conditions; Solid Waste Segregators; Community-Based Participatory Research.

54 - Expectativas, percepções e opiniões de mulheres sobre o atendimento durante o parto

Expectations, perceptions and opinions of women about the care provision during childbirth

Nara dos Santos Costa; Carolina Feliciana Bracarense; Joyce Mara Gabriel Duarte; Marina Stark Rezende de Paula; Ana Lúcia de Assis Simões

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1129

Publicado em: 31/10/2018

Verificar, a partir das expectativas e das percepções, a satisfação de mulheres em relação ao atendimento recebido durante o parto e identificar, segundo a opinião das mulheres, ações alternativas para a melhoria da qualidade da assistência ao parto. Pesquisa qualitativa descritiva desenvolvida em dois hospitais de ensino de Minas Gerais em 2015. Entrevistaram-se 104 mulheres no pré-natal e no pós-parto. Utilizou-se método do discurso do sujeito coletivo. Das entrevistadas. 68 eram do hospital A e 36 do hospital B, idade média de 27 anos. As questões relacionadas às atitudes e práticas dos profissionais foram as mais expressivas, seguidas pelo destaque aos acompanhantes, com 18 expressõeschave. As mulheres sentem-se satisfeitas em relação ao atendimento recebido durante o parto, principalmente as questões relacionadas à interação com os profissionais de saúde. Elas relatam que esses aspectos contribuem para melhoria dos serviços de saúde e afirmam que a satisfação está interligada à qualidade da assistência à saúde recebida.

Palavras-chave Parto; Satisfação do Paciente; Avaliação em Saúde; Saúde Pública; Saúde da Mulher.

To verify, based on expectations and perceptions, the satisfaction of women in relation to the care received during the childbirth and to identify, according to women’s opinion, alternative actions to improve the quality of labor and delivery care. Qualitative descriptive research developed in two teaching hospitals of Minas Gerais in 2015. A total of 104 women were interviewed, through interviews in prenatal and postpartum settings. The Collective Subject Discourse method was used. 68 interviewees were from hospital A and 36 from hospital B, the mean age was 27 years old. The questions related to the professionals’ attitudes and practices were the most expressive, followed by the highlight to the companions with 18 key expressions. Women feel satisfied regarding the care received during labor and delivery, especially regarding the questions related to the interaction with health professionals. They report that these aspects contribute to the improvement of health services and indicate that satisfaction is intertwined with the quality of the health care received.

Keywords Parturition; Patient Satisfaction; Health Evaluation; Public Health; Women’s Health.

55 - Sentimentos associados à docência por professores de enfermagem

Feelings associated with teaching by nursing teachers

Daniele Delacanal Lazzari; Jussara Gue Martini; Marta Lenise do Prado; Vânia Marli Backes; Jeferson Rodrigues; Ana Karolliny Testoni

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1130

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: compreender os sentimentos associados à docência na perspectiva de professores de enfermagem.
MÉTODO: estudo exploratório, descritivo-analítico, qualitativo. Entrevistaram-se 18 professores de duas universidades da região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificação aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxílio do software Atlasti®7.
RESULTADOS: emergiram as seguintes categorias: docência como esperança de transformação da prática e amorosidade; docência como acolhimento; docência como preocupação pelo outro, o aluno; docência como maternagem; docência como cuidado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: os sentimentos associados à docência possuem estreita relação com a concepção de ensino que o professor possui, bem como com a concepção de enfermagem. Para além de uma trajetória sistemática de formação, ressignificar experiências e percepções pode indicar novos sentidos aos processos identitários docentes.

Palavras-chave Docentes de Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Emoções.

OBJECTIVE: to understand the feelings associated with teaching from the perspective of nursing teachers.
METHOD: Exploratory, descriptiveanalytical, qualitative study. We interviewed 18 professors from two universities in the southern region of Brazil. Data collection took place between the months of July and September of 2014, through a semi-structured interview. For the treatment of the data, the open and axial coding was used, as proposed by Strauss and Corbin, with the aid of the Atlasti®7 software.
RESULTS: The following categories emerged: Teaching as hope for the transformation of practice and love; Teaching as embracement; Teaching as concern for the other, the student; Teaching as mothering; Teaching as care.
FINAL CONSIDERATIONS: The feelings associated with teaching are closely related to the conception of teaching that the teacher has, as well as to the conception of nursing. In addition to a systematic trajectory of training, re-signifying experiences and perceptions can indicate new meanings to the teacher’s identity processes.

Keywords Faculty, Nursing; Nursing Faculty Practice; Emotions.

56 - Integração ensino-serviço na formação do enfermeiro no estado de São Paulo (Brasil)

Teaching-service’s integration in the training of nurses in the state of São Paulo (Brazil)

Cássia Regina Fernandes Biffe Peres; Maria José Sanches Marin; Sílvia Franco da Rocha Tonhom; Pedro Marco Karan Barbosa

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1131

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: analisar como vem ocorrendo a integração ensino-serviço na formação do enfermeiro, seus avanços e desafios.
MÉTODO: estudo qualitativo que analisou, por meio da hermenêutica-dialética, os projetos pedagógicos de seis cursos de Enfermagem do estado de São Paulo e as entrevistas de 21 professores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: observa-se que está ocorrendo diversificação dos cenários e inserção dos estudantes na prática profissional nas séries iniciais. A integração ensino-serviço caminha entre avanços e desafios, considerando que esse movimento deve ser mantido independentemente da conjuntura política, por acordos institucionais e garantia de espaços de construção conjunta. A inserção dos estudantes nos cenários promove distintos impactos na transformação da prática esperada. Embora a integração seja mais consolidada na atenção básica, as instituições vêm buscando fortalecimento com os hospitais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: o processo de integração ensino-serviço está envolto por complexidades e subjetividades que necessitam ser discutidas para superação do descompasso entre intenções acadêmicas e de cuidado.

Palavras-chave Educação em Enfermagem; Currículo; Sistema Único de Saúde; Serviços de Integração Docente-Assistencial.

OBJECTIVE: to analyze how the teaching-service’s integration has been occurring in nurses’ education, its advances and challenges.
METHOD: a qualitative study that analyzed through hermeneutic-dialectic, the pedagogical projects of six nursing courses in the state of São Paulo and interviews of 21 teachers.
RESULTS AND DISCUSSION: it is observed that diversification of the scenarios and insertion of the students in the professional practice in the initial series is occurring. Teaching-service’s integration walks between advances and challenges considering this action must be maintained independently of the political conjuncture, institutional agreements and guarantee of joint construction spaces. The insertion of the students in the scenarios promotes different impacts in the transformation of the expected practice. Although the integration is more consolidated in basic care, the institutions have been seeking strengthening integration with hospitals.
FINAL CONSIDERATIONS: the process of teaching-service’s integration is surrounded by complexities and subjectivities that need to be discussed to overcome the mismatch between academic and care intentions.

Keywords Education, Nursing; Curriculum; Unified Health System; Teaching Care Integration Services.

57 - Validação de conteúdo de um instrumento para avaliação da capacitação em ressuscitação cardiopulmonar

Validation of content of an instrument for the evaluation of training in cardiopulmonary resuscitation

Marina Germani Lucas; Gabriela Vicher Nalin; Ana Lúcia Gargione Galvão Sant'Anna; Suelen Alves de Oliveira; Regimar Carla Machado

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1132

Publicado em: 31/10/2018

O objetivo deste estudo foi realizar a validação de conteúdo de um instrumento para avaliação da capacitação em ressuscitação cardiopulmonar para profissionais da saúde.Trata-se de uma validação de conteúdo e aparência de um instrumento de coleta de dados, constituído pelas etapas de ajuizamento e elaboração da versão final do instrumento. Participaram cinco avaliadores/juízes e a representatividade dos itens em relação ao conteúdo abordado foi mensurada por meio do índice de validade de conteúdo (IVC), calculado pelo número de avaliadores concordante com o item pelo número total de avaliadores. Foram realizadas as readequações do instrumento de coleta de dados em concordância com as contribuições advindas dos avaliadores e análise da literatura científica. O instrumento elaborado com base nas diretrizes internacionais de ressuscitação cardiopulmonar, em sua versão final, após o processo de validação de conteúdo e aparência, apresenta 18 itens voltados para a avaliação do impacto e da qualidade das capacitações de profissionais da saúde no atendimento à vítima em parada cardiorrespiratória.

Palavras-chave Enfermagem; Estudos de Validação; Educação em Saúde; Reanimação Cardiopulmonar.

The aim of this study was to validate the content of an instrument for the evaluation of training in cardiopulmonary resuscitation for health professionals. This is a validation of the content and appearance of a data collection instrument, consisting of the steps of assessment and preparation of the final version of the instrument. Five evaluators / judges participated and the representativeness of the items in relation to the content was measured using the Content Validity Index (CVI), calculated by the number of evaluators according to the item by the total number of evaluators. The adjustments of the instrument of data collection were carried out in agreement with the contributions coming from the evaluators and analysis of the scientific literature. The instrument, based on international guidelines for cardiopulmonary resuscitation, in its final version, after the content and appearance validation process, presents eighteen items aimed at assessing the impact and quality of training of health professionals in the care of the victims at standstill Cardiopulmonary resuscitation.

Keywords Nursing; Validation Studies; Health Education; Cardiopulmonary Resuscitation.

58 - Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde: perspectiva de profissionais

Evaluation of the quality of primary health care: professional perspective

Rosângela Guerino Masochini; Sheila Nascimento Farias; Ana Inês Sousa

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1134

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: avaliar os atributos da atenção primária à saúde na visão de profissionais de saúde.
MÉTODO: estudo avaliativo, quantitativa e delineamento transversal. Realizado com 192 profissionais de saúde das 15 unidades básicas de saúde, em uma cidade do estado do Mato Grosso. Para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento Primary Care Assessment Tool, versão profissionais. Os participantes avaliaram os atributos em satisfatórios, com exceção ao acesso de primeiro contato.
RESULTADOS: a análise dos dados revelou necessidade de aperfeiçoar o horário de atendimento dos serviços e o mecanismo de contrarreferência.
CONCLUSÃO: os profissionais de saúde avaliaram os atributos longitudinalidade, coordenação e integralidade como satisfatórios. O único atributo insatisfatório foi o acesso de primeiro contato e este constituiu uma barreira a ser transposta na busca de atender às necessidades dos usuários.

Palavras-chave Atenção Primária à Saúde; Pessoal de Saúde; Saúde Pública; Serviços de Saúde.

OBJECTIVE: to evaluate the attributes of Primary Health Care by the health professionals.
METHOD: it is an evaluative, quantitative study and transversal design. It was performed with 192 health professionals from 15 Basic Health Units, in a city in the State of Mato Grosso. The Primary Care Assessment Tool, professional version, was used for data collection. Participants evaluated attributes in satisfactory, with the exception of First Contact Access.
RESULTS: data analysis revealed a need to improve service hours and the counter-referral mechanism.
CONCLUSION: health professionals evaluated the attributes of Longitudinality, Coordination, and Integrality as satisfactory. The only unsatisfactory attribute was the First Contact Access and this was a barrier to be transposed in the search to meet the patients´ needs.

Keywords Primary Health Care; Health Personnel; Public Health; Health Services.

59 - Aspectos de interesse e preparo dos enfermeiros de terapia intensiva sobre injúria renal aguda

Aspects of interest and preparation of intensive therapy nurses to act in the care of acute kidney injury

Geórgia Alencar Melo; Renan Alves Silva; Letícia Lima Aguiar; Francisco Gilberto Fernandes Pereira; Joselany Áfio Caetano

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1135

Publicado em: 31/10/2018

Objetivou-se avaliar os aspectos de interesse e preparo de enfermeiros de terapia intensiva para atuar no cuidado a pacientes com injúria renal aguda. Trata-se de estudo transversal, avaliativo, realizado em sete hospitais públicos, com 136 enfermeiros, sendo avaliados o interesse e o preparo sobre o cuidado a pacientes com injúria renal aguda em terapia intensiva. A análise inferencial foi realizada por meio do teste qui-quadrado. Evidenciouse elevado interesse em aprender sobre a temática (n=125), sobre a gestão das máquinas (n=119) e em participar de curso teórico ou prático (n=126), visto que se sentem despreparados (n=88) e mencionam insegurança (n=111) em cuidar dos pacientes com injúria renal aguda. Não houve treinamento na admissão específico para a hemodiálise (n=136) e somente cinco enfermeiros relataram treinamento oferecido pela instituição. O interesse em aprender sobre a temática é elevado, no entanto, o preparo ainda é incipiente, o que demonstra a necessidade de mais investimentos em ações de capacitação ofertadas pela instituição voltadas para o enfermeiro intensivista que presta cuidado ao paciente com injúria renal aguda.

Palavras-chave Lesão Renal Aguda; Unidades Hospitalares de Hemodiálise; Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva; Educação Continuada.

The objective of this study was to evaluate the aspects of interest and preparation of intensive care nurses to act in the care of patients with acute kidney injury. This cross-sectional, evaluative study was carried out in seven public hospitals, with 136 nurses. The interest and preparation to provide care for patients with acute kidney injury in intensive care were evaluated. Inferential analysis was performed using the chi-square test. There was a high interest in learning about the subject (n = 125) and about the management of the machines (n = 119) and in participating in theoretical or practical courses (n = 126), because they felt unprepared (n = 88) and mentioned insecurity (n = 111) to provide care for patients with acute kidney injury. There was no specific training when assigned to the hemodialysis sector (n = 136), and only five nurses reported that the institution offers training. The interest in learning about the theme is high. However, the preparation is still incipient and indicates the need for more investments in training by the institution directed to intensive care nurses who provide care to patients with acute kidney injury.

Keywords Acute Kidney Injury; Hemodialysis Units, Hospital; Nursing; Intensive Care Units; Education, Continuing.

60 - Percepções de adolescentes sobre saúde na escola à luz da fenomenologia merleaupontiana

Perceptions of adolescents on health at school in the light of a merleau-pontian phenomenology

Ligia Cordeiro Matos Faial; Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva; Eliane Ramos Pereira; Cidllan Silveira Gomes Faial; Vilza Aparecida Handan de Deus

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1136

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: compreender o significado para o adolescente acerca da vivência da saúde na escola.
MÉTODOS: pesquisa exploratória, qualitativa apoiada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, que nos permitiu apreender a essência do fenômeno a partir do discurso de 57 alunos adolescentes. A coleta de dados foi realizada por meio de urnas dispostas em uma escola pública da rede federal do estado do Rio de Janeiro, que estampavam a questão: “o que você entende sobre a saúde na escola?” Os alunos depositaram os manuscritos em resposta ao questionamento proposto.
RESULTADOS: desvelaram-se as unidades de significados – mundo vivido como mundo da escola em interação com o outro; corpo como portador de necessidades; adolescente como sujeito que sugere a partir do seu campo perceptivo.
CONCLUSÃO: a pesquisa desvelou que a vivência da saúde escolar compreende ações do senso comum, práticas higienistas e a rigidez do modelo hegemônico assistencialista. No entanto, sentidos e significados foram atribuídos à prática da promoção da saúde por meio da efetivação da educação em saúde – estratégia integradora e multiplicadora de conceitos e saberes deflagradores de comportamentos e hábitos saudáveis.

Palavras-chave Adolescente; Percepção; Serviços de Saúde Escolar.

OBJECTIVE: To understand the meaning of health experience in school from the perspective of adolescents.
METHODS: This is an exploratory and qualitative research based on the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty, which allowed us to understand the essence of the phenomenon from the discourse of 57 adolescent students. Data collection was done through ballot boxes distributed in a public school of the federal network of the state of Rio de Janeiro, which featured the question: “What do you understand about health in school?” The students handed out the manuscript answers to the proposed question.
RESULTS: The units of meanings were revealed, namely The world lived as the school world in interaction with the other; The body as the bearer of needs; The adolescent as a subject that suggests from their perceptive field.
CONCLUSION: The research revealed that the school health experience includes actions of common sense, hygienist practices and rigidity of the hegemonic care model. However, senses and meanings were attributed to the practice of health promotion through the implementation of health education – an integrative and multiplier strategy of concepts and knowledge that trigger healthy behaviors and habits.

Keywords Adolescent; Perception; School Health Services.

Logo REME

Logo CC BY
Todo o conteúdo da revista
está licenciado pela Creative
Commons Licence CC BY 4.0

GN1 - Sistemas e Publicações