REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Volume Atual: 23

 

 

Pesquisa

Fatores associados a HIV/AIDS em pacientes com tuberculose em Minas Gerais entre os anos de 2006 e 2015

Factors associated with HIV/AIDS in patients with tuberculosis in Minas Gerais between 2006 and 2015

Tiago Ricardo Moreira; Evelyn Soares Medina Gonçalves; Renata Maria Colodette; Maiane da Silva Fernandes; Mara Rubia Maciel Cardoso Prado; Deíse Moura Oliveira

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1211

Publicado em: 01/09/2019

OBJETIVO: analisar os fatores associados a HIV/AIDS em pacientes com tuberculose (TB) em Minas Gerais entre os anos de 2006 e 2015.
MÉTODOS: trata-se de estudo transversal realizado a partir dos casos de tuberculose notificados no estado de Minas Gerais entre 2006 e 2015 na base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Calculou-se a prevalência de clientes TB/HIV/AIDS associada a cada variável explicativa, sendo utilizada regressão logística múltipla com p ≤ 0,05 e testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher com nível de significância de 5%.
RESULTADOS: a prevalência de coinfecção TB/HIV/AIDS no período estudado foi de 9,4%, sendo associada a: sexo; idade; escolaridade; área de residência; uso de álcool; forma clínica; agravos associados (diabetes e doença mental); exames diagnósticos (Raios-X, baviloscopia e cultura de escarro); e situação de encerramento dos indivíduos. Valores ignorados nas variáveis área de residência, escolaridade e uso de álcool foram mais frequentes em indivíduos com coinfecção TB/HIV/AIDS.
CONCLUSÃO: os fatores associados à coinfecção TB/HIV/AIDS incluem aspectos socioeconômicos, clínicos, do diagnóstico e acompanhamento de casos. O reconhecimento desses fatores pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias para evitar ou postergar prognósticos indesejáveis nessa população.

Palavras-chave Tuberculose; Coinfecção; HIV; Fatores de Risco; Diagnóstico.

OBJECTIVE: To analyze the factors associated with HIV/AIDS in patients with tuberculosis (TB) in Minas Gerais between 2006 and 2015.
METHODS: This is a cross-sectional study based on tuberculosis cases reported in the state of Minas Gerais between 2006 and 2015 in the database of the Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). The prevalence of TB/HIV/AIDS patients associated with each explanatory variable was calculated, using multiple logistic regression with p ≤ 0.05, and Pearson’s chi-square and Fisher’s exact tests with a significance level of 5%.
RESULTS: The prevalence of TB/HIV/AIDS co-infection during the study period was 9.4%, being associated with the following: gender; age; schooling; area of residence; alcohol consumption; clinical manifestation; associated disorders (diabetes and mental illness); diagnostic tests (X-Rays, sputum smear and sputum culture); and final status of individuals. Unknown values in the variables “area of residence”, “schooling” and “alcohol consumption” were more frequent in individuals with TB/HIV/AIDS co-infection.
CONCLUSION: The factors associated with TB/HIV/AIDS coinfection include socio-economic, clinical, diagnostic, and follow-up factors. Recognizing these factors may contribute to new strategies to avoid or delay undesirable prognoses in this population.

Keywords Tuberculosis; Coinfection; HIV; Risk Factors; Diagnosis.

Análise do acolhimento com classificação de risco em unidades de pronto-atendimento

Embracement analysis of the risk classification in the emergency units

Mariana Tomé Gouveia; Suélida Rafaela de Melo; Maria Wanessa da Silva Costa; José Madson Medeiros Souza; Laisa Ribeiro de Sá; Cláudia Jeane Lopes Pimenta; Kátia Neyla de Freitas Macedo Costa; Tatiana Ferreira da Costa

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1210

Publicado em: 09/01/2019

OBJETIVO: avaliar os serviços de acolhimento com classificação de risco realizados em unidades de pronto-atendimento.
MÉTODO: trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com 63 enfermeiros que atuam nas unidades de pronto-atendimento de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais realizadas no ambiente de trabalho dos enfermeiros, mediante a utilização de um questionário semiestruturado e do instrumento de avaliação do acolhimento com classificação de risco, sendo analisados por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS: mediante a avaliação das dimensões do instrumento de acolhimento com classificação de risco observou-se que a maioria dos enfermeiros classificou a “estrutura” como precária (47,6%), o “processo” como satisfatório (47,6%) e o “resultado” como igualmente satisfatório e precário (42,9%). A análise individual de cada serviço evidenciou que apenas uma unidade de pronto-atendimento classificou a “estrutura” como precária e as demais questões foram tidas como satisfatórias nas outras dimensões donabedianas: processo e resultado.
CONCLUSÃO: o acolhimento com classificação de risco tem cumprido um dos seus principais objetivos, que é atender o usuário conforme a gravidade do caso e não por ordem de chegada.

Palavras-chave Acolhimento; Emergências; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem em Emergência.

OBJECTIVE: to evaluate the embracement services in the risk classification performed in emergency units.
METHOD: this is a cross-sectional and quantitative study, carried out with 63 nurses who work in the emergency units of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Data were collected through individual interviews conducted in the nurses' work environment, using a semi-structured questionnaire and the embracement of the risk classification analysis instrument, analyzed using descriptive statistics.
RESULTS: by assessing the dimensions of embracement of the risk classification instrument, it was observed that most nurses classified the “structure” as precarious (47.6%), the “process” as satisfactory (47.6%) and the “result” as equally satisfactory and precarious (42.9%). The individual analysis of each service showed that only one emergency unit classified the “structure” as precarious, and the other questions were considered satisfactory in the other Donabedian dimensions: process and result.
CONCLUSION: embracement in the risk classification has fulfilled one of its main objectives, assisting the patient according to the severity of the case and not of his arrival order.

Keywords User Embracement; Emergencies; Nursing Care; Emergency Nursing.

Percepção e ações de doulas no processo de humanização do parto

Doulas’ perceptions and actions in the process of humanization of labor and delivery

Luana Marques Romano Grecia; David Lopes Neto; Valéria Pacheco Dias; Mitsi Silva Moisés

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1209

Publicado em: 09/01/2019

OBJETIVO: identificar o que significa para as doulas o parto humanizado e quais ações elas desenvolvem no processo de humanização com parturientes e puérperas.
MÉTODO: estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em uma maternidade pública estadual pertencente à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas. Foram realizadas cinco entrevistas com doulas. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Lawrence Bardin.
RESULTADOS: identificaram-se duas categorias temáticas - significado de parto humanizado na visão das doulas, seu papel frente à assistência à parturiente e puérpera.
CONCLUSÃO: as ações das doulas convergem para o comprometimento com a humanização das práticas de saúde, respeito e autonomia da mulher no ato de partejar, fazendo-se necessária mais disseminação do conhecimento da legalização da atuação de doulas e a sensibilização da equipe multiprofissional.

Palavras-chave Saúde da Mulher; Parto Humanizado; Doulas; Humanização da Assistência.

OBJECTIVE: to identify the meaning given by doulas to humanized practices in labor and delivery and the doulas' actions in the process of humanization of the care for pregnant and postpartum women.
METHODS: a descriptive-exploratory qualitative study conducted in a public maternity hospital managed by the Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas. A total of five interviews were conducted with doulas. Content analysis by Lawrence Bardin was used for data analysis.
RESULTS: two categories emerged from the data analysis – the meaning given by doulas to the humanization of labor and delivery care, and the role of doulas in the care of pregnant and postpartum women.
CONCLUSION: doulas’ actions are focused on their commitment to the humanization of health care practices, respect, and autonomy for women in labor and delivery. Dissemination of knowledge about doulas' legal practices and awareness of doulas' role in a multidisciplinary team is needed.

Keywords Women's Health; Humanizing Delivery; Doulas; Humanization of Assistance.

Saberes e experiências de clientes sobre o exame de tomografia computadorizada compartilhados com enfermeiro

Clients’ knowledge and experiences on the computed tomography scan shared with the nurse

Michele Cristine de Melo Oliveira; Neide Titonelli Alvim; Maria Luiza Oliveira Teixeira

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1208

Publicado em: 01/09/2019

INTRODUÇÃO: a tomografia computadorizada é um exame que possibilita o diagnóstico de várias doenças, sendo um diferencial na assistência prestada aos clientes com perfis distintos. O quantitativo de exames e o curto espaço de interação do enfermeiro com os clientes são fatores que colaboram para que nem todas as orientações sejam contempladas.
OBJETIVOS: acessar saberes e experiências de clientes sobre o exame de tomografia computadorizada; discutir demandas de conhecimento e cuidados necessários à sua realização; e apresentar proposta de material educativo, elaborado a partir dessas demandas. A prática dialógica freiriana foi o eixo teórico que sustentou o estudo.
MÉTODO: pesquisa convergente-assistencial, realizada em hospital federal do Rio de Janeiro, com 23 clientes adultos. Aprovada por Comitê de Ética da Unidade Acadêmica e do hospital, CAAE: 44091015.9.0000.5238 e 44091015.9.3001.5257, respectivamente. Utilizou-se entrevista semiestruturada, seguida de discussão com cada participante. Aplicada análise de conteúdo temática.
RESULTADOS: as principais demandas de conhecimento trazidas pelos clientes versaram sobre contraste; finalidade do exame; duração e periodicidade; dor; equipamento, se fechado ou aberto; radiação; efeitos acumulativos no corpo; retirada de substância para exame; jejum e restrição hídrica. Esse momento oportunizou problematizar os cuidados necessários na convergência pesquisa-assistência. A partir de tais demandas e cuidados, foi proposto um material educativo como tecnologia de Enfermagem, do tipo cartilha ilustrada, discutido e aprovado pelos participantes.
CONCLUSÃO: o processo educativo introduziu inovação à assistência pela prática dialógica e permitiu a proposição de estratégias e tecnologias educativas voltadas para a realização do exame de tomografia.

Palavras-chave Enfermagem; Tomografia; Educação em Saúde.

INTRODUCTION: computed tomography is a scan that allows for the diagnosis of various diseases, being a differential in the care provided to clients with different profiles. The quantity of scans and the short interaction space between nurses and clients are factors that contribute to not all guidelines being considered.
OBJECTIVES: to access the knowledge and experiences of clients about the computed tomography scan; to discuss the demands for knowledge and care necessary for its realization; and to present a proposal for educational material, elaborated from these demands. Freire's dialogical practice was the theoretical axis that sustained the study.
METHOD: a convergent care research, conducted at a federal hospital in Rio de Janeiro, with 23 adult clients. Approved by the Ethics Committee of the Academic Unit and of the hospital, CAAE: 44091015.9.0000.5238 and 44091015.9.3001.5257, respectively. A semi-structured interview was used, followed by a discussion with each participant. Thematic content analysis was applied.
RESULTS: the main knowledge demands brought about by the clients were about contrast; purpose of the scan; duration and periodicity; pain; equipment, whether closed or open; radiation; cumulative effects on the body; withdrawal of test substance; fasting and water restriction. This moment made it possible to problematize the necessary care in the research-care convergence. From these demands and care measures, an educational material was proposed as nursing technology, of the illustrated booklet-type, discussed and approved by the participants.
CONCLUSION: the educational process introduced innovation to care through the dialogical practice and allowed to propose educational strategies and technologies aimed at performing the tomography scan.

Keywords Nursing; Tomography; Health Education.

Discursividade de agentes comunitários de saúde acerca do cuidado à criança e ao adolescente com doença crônica na atenção primária

Discourses of the community health agents about the child and adolescent with chronic disease assisted in primary care

Elisabeth Luisa Rodrigues Ramalho; Maria Elizabete de Amorim Silva; Amanda Narciso Machado; Elenice Maria Cecchetti Vaz; Maria Helena do Nascimento Souza; Neusa Collet

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1206

Publicado em: 01/09/2019

OBJETIVO: evidenciar a discursividade de agentes comunitários de saúde acerca da contribuição de suas ações de cuidado para o manejo da doença crônica de crianças/ adolescentes na atenção primária.
MÉTODO: estudo qualitativo, realizado em um município paraibano, de novembro de 2015 a maio de 2016, com 10 agentes comunitários de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e interpretados com base na análise do discurso.
RESULTADOS: apurou-se que, na atenção primária, as ações de cuidado não atendem às especificidades das necessidades de saúde de crianças/adolescentes com doença crônica, sendo necessário o acompanhamento destes por serviços especializados da rede de atenção. A visita domiciliar é realizada para cumprimento de metas. O cuidado encontra-se desarticulado entre os membros da equipe e está centrado nas condições agudas ou na atualização de receitas médicas. Apesar dessas fragilidades, o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde permite escuta qualificada, confiança e segurança na relação com a família, possibilitando a formação de vínculo. Vale salientar que os agentes comunitários de saúde reconhecem a importância do cuidado ampliado e resolutivo a essa população, incluindo o conhecimento das demandas, o contexto social e o desenvolvimento de projetos terapêuticos singulares.
CONCLUSÃO: os agentes comunitários de saúde precisam sensibilizar-se em relação às necessidades das crianças/adolescentes com doença crônica e suas famílias, e buscar, nas equipes, uma comunicação efetiva, para que sejam traçadas ações de cuidado compartilhadas, objetivando o manejo qualificado da doença crônica.

Palavras-chave Criança; Adolescente; Doença Crônica; Atenção Primária à Saúde; Agentes Comunitários de Saúde.

OBJECTIVE: to show the discourse of the community health agents about the contribution of their care actions to the management of the chronic disease of children/adolescents in primary care.
METHOD: this is a qualitative study, conducted in a municipality of Paraíba, from November 2015 to May 2016, with ten community health agents working in the Estratégia Saúde da Família. Data were collected through semi-structured interviews and interpreted based on discourse analysis.
RESULTS: in primary care, care actions do not meet the specific health needs of children/adolescents with chronic disease, and their monitoring by specialized services of the care network is necessary. The home visit is performed to achieve goals. Care is inarticulate among team members and is centered on acute conditions or updating prescriptions. Despite these weaknesses, the work process of the community health agents allows qualified listening, trust and security in the relationship with the family, creating a bond. The community health agents recognize the importance of expanded and resolute care for this population, including knowledge of the demands, the social context and the development of unique therapeutic projects.
CONCLUSION: the community health agents need to be aware of the needs of children/adolescents with chronic disease and their families and seek effective communication in the teams, so shared care actions can be traced, aiming at the qualified management of the chronic disease.

Keywords Child; Adolescent; Chronic Disease; Primary Health Care; Community Health Workers.

Autonomia da mulher no trabalho de parto: contribuições de um grupo de gestantes

Women’s autonomy in child labor: contributions from a group of pregnant women

O Greice de Medeiros Zirr; O Vitoria Regina Petters-Gregório; O Margarete Maria de Lima; O Vania Sorgatto Collaço

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1205

Publicado em: 09/01/2019

OBJETIVO: identificar de que modo o grupo de gestantes tem contribuído para o fortalecimento da autonomia da mulher durante o trabalho de parto e nascimento.
MÉTODO: trata-se de pesquisa documental com enfoque qualitativo. Os documentos utilizados para subsidiar este estudo fazem parte do banco de dados do projeto de extensão Grupo de Gestantes e Casais Grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os critérios de inclusão abrangeram: relato de mulheres que abordaram questões referentes à autonomia no trabalho de parto, no período de 2015 a 2017. Foram analisados 88 relatos de puérperas, dos quais foram selecionadas 21 que englobaram o tema do estudo. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro de 2017. A análise de dados foi feita por meio da análise de conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: os resultados deste estudo foram apresentados em quatro categorias: hora de ir à maternidade, conscientização do processo de partejar, vivenciando o parto e práticas que interferem na autonomia da mulher. Encontrou-se que o grupo de gestante é uma ferramenta complementar eficaz e importante no pré-natal para a consolidação da autonomia feminina no processo de parturição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: dessa maneira, incentiva-se a disseminação de grupos de gestantes, uma vez que eles estimulam o desenvolvimento das potencialidades humanas, fazendo com que a mulher se perceba como sujeito central do seu cuidado, tornando-se protagonista no seu processo de gestar e partejar.

Palavras-chave Saúde da Mulher; Enfermagem Obstétrica; Autonomia Pessoal; Preferência do Paciente; Tomada de Decisões.

OBJECTIVE: identfy how the group of pregnant women has contributed to the strengthening of womerís autonomy during labor and birth.
METHOD: this is documentary research with a qualitative approach. The papers used to support this study are part of the database of the extension project of the Pregnant Women and Pregnant Couples Group of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The inclusion criteria were the reports of women who addressed issues related to autonomy in labor, from 2015 to 2017. Eighty-eight reports of postpartum women were analyzed, selecting 21 who were under the study theme. Data collection was performed from August to September 2017. Data analysis was performed through content analysis.
RESULTS AND DISCUSSION: the results of this study were presented in four categories: time to go to maternity, the awareness of the midwifery process, experiencing childbirth and the practices that interfere with womerís autonomy. The pregnant group is an effective and important prenatal complementary toolfor the consolidation of female autonomy in the parturition process.
FINAL CONSIDERATIONS: Thus, the dissemination of groups of pregnant women is encouraged, as they stimulate the development of human potentialities, making women to be perceived as the central subject of their care, and becoming protagonists in their process of gestating and midwifery.

Keywords Womerís Health; Obstetric Nursing; Personal Autonomy; Patient Preference; Decision Making.

Assistência prestada às mulheres que foram submetidas à cesariana por parada de progressão

Assistance to women submitted to cesarean section due to an arrest disorder

Rafaela Roque Queiroz; Margarete Maria de Lima; Vitória Regina Petters Gregório; Vania Sorgatto Collaço

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1204

Publicado em: 01/09/2019

OBJETIVO: conhecer a percepção das mulheres submetidas à cesariana por parada de progressão do trabalho de parto sobre a assistência prestada em um hospital universitário do sul do Brasil.
MÉTODO: qualitativo-descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 puérperas que realizaram cesariana por parada de progressão do trabalho de parto. O período de coleta de dados foi de 1o de agosto a 30 de setembro de 2017. Os dados coletados foram analisados por meio de procedimentos de análise temática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: as categorias emergentes foram assistência fragmentada durante o trabalho de parto, boas práticas no cuidado às parturientes e a preferência da via de parto e o encaminhamento para a cesariana. Os dados mostraram que a assistência prestada no centro obstétrico é fragmentada, realizada por vários profissionais. As boas práticas para a humanização do parto identificadas foram: apoio emocional e físico e métodos não farmacológicos para alívio da dor, na maioria das vezes realizados pela enfermeira obstetra. A maioria das mulheres tinha a preferência pelo parto normal na gestação, porém foram submetidas à cesariana e consideraram seu trabalho de parto um processo que necessitou de intervenções pela falha do seu corpo na evolução do trabalho de parto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: na percepção das mulheres, a enfermeira obstetra se destacou entre os profissionais da equipe, no cuidado no trabalho de parto, porém esse cuidado não se configurou como suporte contínuo. Recomenda-se a qualificação dos profissionais dessa maternidade para a assistência humanizada e integral às necessidades das parturientes.

Palavras-chave Cesárea; Enfermeiras Obstétricas; Trabalho de Parto.

OBJECTIVE: to know the perception of women undergoing cesarean section due to labor arrest disorder on the care provided at a university hospital in southern Brazil.
METHOD: this is a qualitative and descriptive study, through semi-structured interviews with 13 mothers who underwent cesarean section due to the labor arrest disorder. The data collection period was from August 1 st to September 30th, 2017. The collected data were analyzed using thematic analysis procedures.
RESULTS AND DISCUSSION: the categories emerged were fragmented care during labor, good practices in caring for parturients and the preference for the type of delivery and the referral for cesarean section. The data showed that the care provided at the obstetric center is fragmented, performed by several professionals. The best practices for the humanization of childbirth identified were: emotional and physical support and non-pharmacological pain relief methods, most often performed by the obstetric nurse. Most women had a preference for normal delivery in pregnancy, but underwent cesarean section and considered their labor a process that required intervention because of their body failure in the evolution of labor.
FINAL CONSIDERATIONS: in the perception of women, the obstetric nurse stood out in the team professionals in the care of labor, but this care was not configured as continuous support. The qualification of the professionals of this maternity hospital is recommended for the humanized and integral assistance to the needs of the parturients.

Keywords Cesarean Section; Nurse Midwives; Labor, Obstetric.

Características de internações em saúde mental de hospitais gerais do Rio Grande do Sul

Characteristics of mental health hospitalizations in Rio Grande do Sul general hospitals

Karine Lucero Carvalho; Marlene Gomes Terra; Claudete Moreschi; Daiana Foggiato de Siqueira; Amanda de Lemos Mello; Alessandra Gamermann

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1203

Publicado em: 01/09/2019

OBJETIVO: caracterizar as internações realizadas em leitos em saúde mental dos hospitais gerais de referência da 4a Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, durante o ano de 2016.
MÉTODO: trata-se de estudo transversal, retrospectivo, no qual foram analisadas 1.391 internações em seis hospitais de referência em saúde mental, contemplando as internações de pessoas com transtornos mentais e comportamentais, bem como os decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2017 e analisados por meio de estatísticas no software Statistical Package for the Social Saencies.
RESULTADOS: constatou-se que as internações, em sua maioria, foram de jovens adultos, do sexo masculino, com predominância na faixa etária de 18 a 39 anos de idade. O diagnóstico referente aos transtornos mentais e comportamentais derivados do uso de álcool e outras drogas apresentou maior prevalência. O município que com a maior prevalência de internação foi Cacequi; o dispositivo que mais encaminhou para internação foram os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas; as internações voluntárias foram as que mais ocorreram; e o mais longo tempo de duração foi o período de 16 a 30 dias.
CONCLUSÃO: essa caracterização possibilitou o conhecimento de indicadores importantes para a rede de atenção em saúde mental e poderá contribuir no planejamento dos gestores dos municípios da área de abrangência e dos hospitais gerais.

Palavras-chave Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Hospitalização.

OBJECTIVE: to characterize the mental health hospitalizations beds in the referral general hospitals of the 4th Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, during 2016.
METHOD: it is a cross-sectional, retrospective study in which 1,391 hospitalizations in six referral hospitals in mental health were analyzed, including hospitalizations of people with mental and behavioral disorders, and also hospitalizations from the use of alcohol and other drugs. Data were collected in May and June 2017 and analyzed using statistics in the Statistical Package for the Social Sciences software.
RESULTS: most of the hospitalizations were of young adults, male, predominantly in the age group of 18 to 39 years old. The diagnosis regarding mental and behavioral disorders from the use of alcohol and other drugs was more prevalent. The municipality with the highest prevalence of hospitalization was Cacequi; the Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas was the center that most referred for hospitalization; voluntary hospitalizations were the most frequent ones, and the longest hospitalization was from 16 to 30 days.
CONCLUSION: this characterization allowed knowing the important indicators for the mental health care network and may contribute to the planning of the managers of the municipalities in the coverage area and the general hospitals.

Keywords Mental Health; Mental Health Services; Hospitalization.

Avaliação do nível de conhecimento dos pacientes sobre o tratamento de síndrome coronariana aguda baseado no maugerl cardiac prevention-questionnaire

Evaluation of the level of knowledge of patients with regards to the treatment of acute coronary syndrome using the maugerl cardiac prevention-questionnaire

Isabela Ferreira Cata-Preta; Salete Maria de Fátima Silqueira; Luiz Guilherme Passaglia

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1202

Publicado em: 09/01/2019

OBJETIVOS: descrever o nível de conhecimento do paciente em tratamento de síndrome coronariana aguda (SCA).
MÉTODO: estudo transversal com aplicação do Maugerl Cardiac Prevention-Questionnaire aos pacientes com SCA submetidos ao cateterismo cardíaco (CATE) após alta da unidade coronariana de cuidados intensivos.
RESULTADOS: amostra composta de 50 pacientes, 76% do sexo masculino, com média de idade de 58 anos (±10.2), sendo que 72% apresentaram como principal fator de risco a hipertensão arterial sistêmica. Os pacientes apresentaram, de modo geral, bom índice de desempenho no questionário, apesar do baixo nível de escolaridade. A pontuação média no questionário foi proporcional à renda familiar (p=0,002) e ao nível de escolaridade (p=0,007).
CONCLUSÃO: a utilização do instrumento O Micro-Q permitiu constatar que a escolaridade e o nível socioeconômico influenciam no entendimento do paciente sobre a própria doença. O instrumento foi uma ferramenta útil para a avaliação do nível de conhecimento do paciente acometido pela SCA, pois a adequada caracterização do perfil dos pacientes atendidos em cada instituição torna-se uma ferramenta facilitadora para planejamentos assistenciais e programas de vigilância em saúde.

Palavras-chave Síndrome Coronariana Aguda; Doença das Coronárias; Educação em Saúde.

OBJECTIVES: describing the level of knowledge of patients undergoing treatment for Acute Coronary Syndrome (SCA).
METHOD: cross-sectional study applying the Maugerl Cardiac Prevention-Questionnaire to SCA patients who underwent cardiac catheterization (CATE) after being discharged from the coronary intensive care unit.
RESULTS: the sample was made up of 50 patients, 76% of whom were males, with a mean age of 58 years old (±10.2). The main risk factor for most of them was the systemic arterial hypertension. Patients presented, in general, a good performance in the questionnaire, despite their low educational level. The mean score in the questionnaire was proportional to family income (p=0.002) and to educational level (p=0.007).
CONCLUSION: using the MICRO-Q instrument allowed this work to observe that educational level and socioeconomic level influence the understanding of the patient with regards to their own disease. The instrument was a useful tool to evaluate the level of knowledge of the patient affected by the SCA, since the adequate characterization of the profile of the patients cared for in each institution becomes a tool that makes it easier to plan assistance and health surveillance programs.

Keywords Acute Coronary Syndrome; Coronary Disease; Health Education.

Trabalho de parto e o parto: compreensão de mulheres e desvelamento da solicitude como possibilidade assistencial

Labor and childbirth: women's understanding and unvealing of the solicitude as an assistential possibility

Anna Maria Oliveira Salimena; Michelle Barbosa Moratório Paula; Ívis Emília Oliveira Souza; Ana Beatriz Azevedo Queiroz; Thaís Vasconselos Amorim; Maria Carmen Simões Cardoso Melo

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1201

Publicado em: 01/09/2019

INTRODUÇÃO: a implementação das boas práticas no trabalho de parto e parto é uma ação potente para proporcionar mais conforto e oferecer autonomia à mulher durante esse evento. Os profissionais de saúde desempenham papel primordial, pois é preciso que desde o pré-natal a gestante seja orientada quanto ao parto, sendo-lhe garantido mais acesso às informações sobre esse evento.
MÉTODO: esta é uma investigação de natureza qualitativa com abordagem fenomenológica com base no referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger, objetivando compreender os significados e desvelar os sentidos do vivido do trabalho de parto e parto. Teve como cenário um centro de parto normal intra-hospitalar no interior do estado de Minas Gerais, Brasil, e foram participantes 15 mulheres que vivenciaram o trabalho de parto vaginal em entrevista aberta realizada nos meses de julho e agosto de 2014.
RESULTADOS: da análise compreensiva emergiu a unidade de significado no processo de parturição: que o soro aumenta a dor, o chuveiro ajuda e ao ser escutada se fortalece. A hermenêutica hedeggeriana desvelou os sentidos de estar-com, ser-de-possibilidades, a solicitude substitutivo-dominadora e a solicitude antecipativo-liberatória.
CONCLUSÃO: a mulher trouxe à luz que a valorização da equipe de Enfermagem e médica não está restrita à execução de tarefas, pois se sente mais bem cuidada quando os profissionais oferecem uma assistência que vê o outro como um ser que tem possibilidades de escolha.

Palavras-chave Saúde da Mulher; Parto; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa.

INTRODUCTION: the implementation of good practices in labor and delivery is a potent action to provide more comfort and empower women during this event. Health professionals carry out a major role, since prenatal care should be given to pregnant women regarding delivery, and guaranteed access to information about this event.
METHOD: this is a qualitative research with a phenomenological approach based on Martin Heidegger's theoretical-philosophical-methodological framework, aiming to understand the significances and to unveil the meanings of the experience of labor and delivery. The location was an in-hospital normal birth delivery center in the inland of the state of Minas Gerais, Brazil, and 15 women who experienced vaginal labor in an open interview conducted in July and August 2014 were the participants.
RESULTS: from the comprehensive analysis the unity of meaning in the parturition process emerged: serum increases pain, shower helps and being listened strengthens. Hedeggerian hermeneutics unveiled the meanings of being-with, of being-of-possibilities, of the substitutive-dominating solicitude and of the anticipatory-liberating solicitude.
CONCLUSION: the woman brought to light that the appreciation of the Nursing and medical team is not restricted to the execution of tasks, because she feels better cared when the professionals offer a kind of assistance that sees the other as a being who has possibilities of choice.

Keywords Women's Health; Parturition; Nursing; Qualitative Research.

Percepções de gestantes internadas em um serviço de referência em alto risco

Perceptions of pregnant women admitted to a high-risk reference service

Lediana Dalla Costa; Taina Cristina Hoesel; Gessica Tuani Teixeira; Marcela Gonçalves Trevisan; Marli Terezinha Stein Backes; Evangelia Kotzias Atherino dos Santos

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1199

Publicado em: 09/01/2019

OBJETIVO: conhecer as percepções de gestantes internadas em um serviço de referência em alto risco sobre gerar um filho com alguma doença preexistente e descrever a expressão de sentimentos ao vivenciarem a experiência de desenvolver uma gestação na situação de risco.
MÉTODO: trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 18 gestantes que se encontravam na maternidade do Hospital Regional do Sudoeste do Paraná, por meio de entrevista semiestruturada. A coleta foi realizada entre os meses de abril e junho de 2017.
RESULTADOS: delinearam-se duas categorias e foi possível constatar que essas gestantes sentem-se muitas vezes despreparadas para gerar um filho, mudam toda sua rotina de vida e entregam seu futuro nas mãos de Deus, vindo à tona o medo, preocupação, insegurança, ansiedade, felicidade e culpa.
CONCLUSÃO: o estudo revelou a necessidade que essas gestantes apresentam de expressar seus sentimentos, porém, esse lado da maternidade é, muitas vezes, negligenciado, não sendo evidenciada pelos profissionais a influência significativa que oferece no desenvolvimento da gestação.

Palavras-chave Complicações na Gravidez; Gestantes; Gravidez de Alto Risco.

OBJECTIVE: to understand the perceptions of pregnant women admitted to a high-risk reference service about having a child with a pre-existing disease and to describe their feelings when going through the experience of developing a high-risk pregnancy.
METHOD: this is a descriptive study of a qualitative approach, conducted through a semi-structured interview with 18 pregnant women who were in the maternity ward of the Hospital Regional do Sudoeste do Paraná. Data was collected between April and June 2017.
RESULTS: two categories were delineated and it was found that these pregnant women often feel unprepared to have a child, to change their whole life and to place their future in the hands of God, raising fear, concern, insecurity, anxiety, happiness and guilt.
CONCLUSION: the study revealed the need that these pregnant women have to express their feelings; however, this aspect of motherhood is often neglected, and the significant influence on the development of pregnancy is not evidenced by the professionals.

Keywords Pregnancy Complications; Pregnant Women; High-Risk Pregnancy.

Cuidados de enfermagem ao paciente psiquiátrico e ao paciente de outras especialidades: percepção da enfermagem

Nursing care for psychiatric patients and other specialties patients: nursing perception

Renata Marques de Oliveira; Antonio Carlos Siqueira Junior; Antonia Regina Ferreira Furegato

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1198

Publicado em: 01/09/2019

OBJETIVO: estudo exploratório visando identificar a percepção de enfermeiros e auxiliares de Enfermagem que atuam em Unidade Psiquiátrica de Hospital Geral (UPHG), a respeito do cuidado de Enfermagem nesse serviço, em comparação aos cuidados de Enfermagem aos pacientes internados em outras enfermarias clínicas.
MÉDOTO: participaram seis enfermeiros e 10 auxiliares de enfermagem de uma UPHG do interior paulista. As entrevistas focalizaram possíveis diferenças no cuidado ao paciente psiquiátrico e não psiquiátrico, bem como o preparo emocional do profissional de enfermagem para o cuidado. Análise temática do conteúdo das respostas.
RESULTADOS: os sujeitos (68% mulheres) concordaram que existem diferenças no cuidado de enfermagem aos pacientes da UPHG e aos pacientes de outras especialidades. Afirmaram que o cuidado de enfermagem nas enfermarias clínicas não avalia o estado mental, é mais técnico e mecânico, favorecendo o distanciamento. Nas UPHGs, o contato é mais próximo, porém estressante, com negligência ao exame físico.
CONCLUSÃO: os profissionais sentiam-se sobrecarregados emocionalmente no cuidado aos pacientes psiquiátricos.

Palavras-chave Cuidados de Enfermagem; Unidade Hospitalar de Psiquiatria; Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica.

OBJECTIVE: exploratory study aiming to identify the perception of nurses and Nursing assistants who work in the Psychiatric Unit of General Hospital (UPHG), on the Nursing care in this service, compared with Nursing care to patients admitted to other clinical wards.
METHODS: six nurses and 10 Nursing assistants from a UPHG in the interior of São Paulo participated. The interviews were focused on possible differences in psychiatric and non-psychiatric patient care, and the emotional preparation of the Nursing professional for care. The thematic analysis of the content of the answers was held.
RESULTS: the participants (68% women) agreed that there are differences in Nursing care for UPHG patients and patients from other specialties. They stated that Nursing care in clinical wards does not evaluate mental state, it is more technical and mechanical, favoring distancing. In UPHGs, contact is closer but stressful, with negligence on physical examination.
CONCLUSION: Professionals felt emotionally overwhelmed in caring for psychiatric patients.

Keywords Nursing Care; Psychiatric Department, Hospital; Mental Health; Psychiatric Nursing.

Relacionamento interpessoal: identificação de comportamentos para trabalho em equipe em unidade coronariana

Inter-personal relationship: identifying behaviors for the teamwork in a coronary unit

Bethania Ferreira Goulart; Bibiane Dias Miranda Parreira; Letícia Gabriela de Almeida Noce; Silvia Helena Henriques; Ana Lucia de Assis Simões; Lucieli Dias Pedreschi Chaves

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1197

Publicado em: 01/09/2019

OBJETIVO: identificar, na equipe multiprofissional da unidade coronariana, comportamentos facilitadores e dificultadores, para o trabalho em equipe, na perspectiva do relacionamento interprofissional.
METODOLOGIA: pesquisa descritiva/ abordagem qualitativa, utilizando-se técnica do incidente crítico, desenvolvida em unidade coronariana de um hospital público de Minas Gerais, Brasil. Coleta realizada em 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Participaram 45 profissionais da equipe multiprofissional. Critério de inclusão: trabalhar na referida unidade há, no mínimo, 12 meses; critério de exclusão: estar afastado do trabalho à época da coleta definitiva dos dados e não ser localizado após três tentativas para agendamento/realização da entrevista. Análise de dados pautada na análise de conteúdo e na técnica do incidente crítico.
RESULTADOS: ocorrência de 218 comportamentos, sendo 113 positivos e 105 negativos, relacionados ao trabalho em equipe, quanto ao relacionamento interprofissional, emergindo três categorias: colaborar com o colega, trocar informações com outro agente e interagir com colega. Predomínio de comportamentos facilitadores para trabalho em equipe, destacando-se a comunicação entre os agentes.
CONCLUSÕES: evidenciaram-se investimento e esforço dos profissionais para transpor obstáculos, na tentativa de implementar o trabalho em equipe como potência para atuar sobre o objeto de trabalho e atingir, com êxito, a finalidade do trabalho em saúde.

Palavras-chave Equipe de Assistência ao Paciente; Relações Interprofissionais; Comportamento Cooperativo; Equipe de Enfermagem.

OBJECTIVE: to identify, facilitating and hindering behaviors for teamwork in the multi-professional team of the coronary care unit, from the perspective of an inter-professional relationship.
METHODOLOGY: this is a descriptive research/qualitative approach, using critical incident technique, developed in a coronary unit of a public hospital in Minas Gerais, Brazil. The data collection was held in 2014 through a semi-structured interview. Forty-five professionals from the multi-professional team participated in the study. The inclusion criterion was to work in the unit for at least 12 months and the exclusion criteria were being away from work at the time of definitive data collection and not being located after three attempts to schedule/conduct the interview. Data analysis was based on content analysis and critical incident technique.
RESULTS: there were 218 behaviors, 113 positive and 105 negative related to teamwork regarding the inter-professional relationship, emerging three categories: Collaborating with the colleague; exchanging information with another agent; and interacting with the colleague. There was prevalence of facilitating behaviors for teamwork, especially communication between agents.
CONCLUSIONS: there was evidence of investment and effort by professionals to overcome obstacles trying to implement teamwork as a power to act on the work object and successfully achieve the purpose of health work.

Keywords Patient Assistance Team; Interprofessional Relations; Cooperative Behavior; Nursing, Team.

Aquisição de habilidades para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente

Acquisition of skills to collect subjective data and manage patients’ emotions

Vanessa Santos Ribeiro; Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais; Cristina Mara Zamarioli; Caroline Guilherme; Luciana Kusumota; Emilia Campos Carvalho

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1196

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: analisar a contribuição da metodologia da problematização na aprendizagem de habilidades comunicativas de estudantes de enfermagem para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente.
MÉTODOS: estudo descritivo, com o desenvolvimento da metodologia da problematização usando o arco de Maguerez. Um vídeo foi usado como disparador da problematização, posteriormente foram identificados os pontos-chave e, após a teorização, na hipótese de solução, os alunos responderam às questões formuladas inicialmente. A aplicação à realidade deu-se por simulação em grupos com cinco participantes; aos estudantes foram atribuídos papéis de enfermeiro, paciente, acompanhante e observador. Os estudantes que representaram enfermeiros avaliaram as queixas e intervieram no manejo de emoções dos que representaram os pacientes. Os observadores identificaram as técnicas comunicativas presentes na interação. Todos participaram do debriefing.
RESULTADOS: participaram do estudo 88 estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição pública. Na identificação dos pontos-chave, os estudantes destacaram 54 questões referentes aos aspectos da comunicação enfermeiro-paciente. Ao longo do desenvolvimento do arco foi possível identificar, nas falas dos participantes, os elementos condução da entrevista, obtenção de dados das queixas por meio da técnica OPQRST; manejo de emoções usando as técnicas comunicacionais NURSE, Ask-Tell-Ask, Tell Me More e comunicação terapêutica; além de outros tópicos identificados pelos estudantes.
CONCLUSÃO: os dados revelaram que nas condições deste estudo o arco de Maguerez foi um método eficaz para o ensino do conteúdo proposto.

Palavras-chave Metodologia; Ensino; Educação em Enfermagem; Comunicação; Simulação.

OBJECTIVE: to analyze the contribution of the Problematization Methodology in the learning of communicative skills of nursing students in collecting subjective data and managing patients’ emotions.
METHOD: qualitative, descriptive study in which the Problematization Methodology was developed using the Maguerez Arc. A video was used to trigger discussion and raise key points. After theorizing about problem-solving hypotheses, the students answered the questions initially formulated. The solution was applied in practice through simulation, in which the roles of nurse, patient, companion and observer were assigned to the students. The students who played nurses assessed the patients complaint and intervened by managing the emotions patients represented. The observers identified communicative techniques used in the interaction. All the students took part in the debriefing.
RESULTS: 88 undergraduate students attending the nursing program of a public university took part in the study. During the identification of key points the students pointed out 54 issues that concerned communication between nurse and patient. The speech of students during the implementation of the Maguerez Arc reveal the following elements: interviewing elements; recording of complaints using the OPQRST technique; management of emotions using the communica tive techniques NURSE, Ask-Tell-Ask, Tell Me More and Therapeutic Communication; in addition to other topics students identified.
CONCLUSION: data show that in this study’s conditions, the Maguerez Arc was an efficacious method to teach this content.

Keywords Methodology; Teaching; Education, Nursing; Communication; Simulation.

Inserção da mulher enfermeira no corpo auxiliar feminino da reserva na marinha do Brasil

Inclusion of female nurses in the auxiliary body of Brazil’s navy reserve

Camilla Telemberg Sell; Maria Itayra Padilha; Mariana Vieira Villarinho; Isabel Cristina Alves Maliska; Silvana Alves Benedet; Maria Ligia dos Reis Bellaguarda

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1195

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: historicizar a inserção da mulher enfermeira na Marinha do Brasil, por meio do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, destacando suas conquistas e contribuições no período de 1980 a 1997.
MÉTODO: estudo qualitativo de abordagem histórico-social, no qual foram realizadas oito entrevistas utilizando a técnica de história oral e fontes documentais. Foi realizada análise de dados temática.
RESULTADOS: foram apresentados três aspectos: a inserção da mulher enfermeira na Marinha do Brasil e suas conquistas ao longo dos anos; a contribuição das mulheres ao ambiente nas Forças Armadas e a formação profissional; e o significado de ser mulher, enfermeira e militar.
CONCLUSÃO: as enfermeiras militares contribuíram com a feminização da profissão no ambiente militar e também para a profissionalização da Enfermagem.

Palavras-chave Enfermagem Militar; Militares; Mulheres; Enfermagem.

OBJECTIVE: to historicize the insertion of the female nurse in the Brazilian Navy through the Auxiliary Body of the Navy Reserve, highlighting her achievements and contributions from 1980 to 1997.
METHOD: a qualitative study of a social and historical approach, in which eight interviews were conducted using the oral history technique and documentary sources. Thematic data analysis was performed.
RESULTS: three aspects were presented: the insertion of the female nurse in the Brazilian Navy and its conquests over the years; the contribution of women to the environment in the Armed Forces and vocational training; and the meaning of being a woman, a nurse, and a military man.
CONCLUSION: military nurses contributed to the feminization of the profession in the military environment and to the professionalization of Nursing.

Keywords Military Nursing; Military Personnel; Women; Nursing.

Transferência de cuidado na perspectiva de profissionais de enfermagem de um pronto-socorro

Handoff of care in the perspective of the nursing professionals of an emergency unit

Marilia Alves; Clayton Lima Melo

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1194

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: compreender a visão dos profissionais de Enfermagem de um pronto-socorro sobre a transferência de cuidado de pacientes.
MÉTODO: estudo de caso qualitativo, realizado no pronto-socorro de um hospital público, com 14 profissionais de Enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista e observação em março de 2017 e submetidos à análise de conteúdo.
RESULTADOS: foram evidenciadas a compreensão e a prática da transferência de cuidado de pacientes por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os profissionais mencionam fragmentação na transferência de cuidados, relacionada a comunicação, trabalho em equipe e cuidado centrado na pessoa, mas demonstram comprometimento com a continuidade da assistência, focalizando a passagem de plantão e transferências internas e externas de pacientes. O enfermeiro é referência, para a equipe de enfermagem e transferência de cuidados, sendo profissional-chave para o trabalho da equipe multiprofissional. Os profissionais buscam superar as dificuldades decorrentes de infraestrutura, excesso de pacientes, comunicação e trabalho em equipe, que podem comprometer uma transferência de cuidado segura e a continuidade dos cuidados.
CONCLUSÃO: a equipe de enfermagem participa da transferência de cuidado dos pacientes na urgência e emergência e mostra responsabilidade com a continuidade dos cuidados. É necessário implementar ações que favoreçam a comunicação, trabalho em equipe e cuidado centrado no paciente, visando à transferência de cuidados como medida de segurança do paciente.

Palavras-chave Transferência da Responsabilidade pelo Paciente; Equipe de Enfermagem; Serviços Médicos de Emergência; Segurança do Paciente.

OBJECTIVE: understand the view of the Nursing professionals of an emergency unit about patients´ handoff of care.
METHOD: a qualitative case study, performed in an emergency unit of a public hospital, with 14 nursing professionals. The data were collected by interview and observation in March 2017 and submitted to content analysis.
RESULTS: nurses and nursing technicians evidenced the understanding and the practice of patients´ handoff of care. The professionals mention fragmentation in the handoff of care, related to the communication, teamwork and person-centered care, but demonstrate compliance with the continuity of care, focusing on the shift change and internal and external patients´ handoff. The nurse is a reference for the nursing team and handoff of care, being key professional for the multi professional teamwork. The professionals seek to overcome the difficulties resulting from the infrastructure, excessive patients, communication and teamwork, which may compromise a safe handoff of care and the continuity of care.
CONCLUSION: the nursing team participate in the patients´ handoff of care in the urgency and emergency services and shows responsibility for the continuity of care. It´s necessary to implement actions that promote the communication, teamwork and patient-centered care, addressing the handoff of care as a patient safety measure.

Keywords Patient Handoff; Nursing Team; Emergency Medical Services; Patient Safety.

A criança hospitalizada e a ludicidade

The hospitalized child and ludicity

Liriah Rodrigues Burmann Alves; Ana Socorro Moura; Manuela Costa Melo; Frederico Caetano Moura; Petruza Damaceno Brito; Ludmila Caetano Moura

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1193

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: compreender o lúdico no contexto hospitalar da criança.
MÉTODO: estudo de abordagem qualitativa, caráter exploratório-descritivo, realizado em hospital público do Distrito Federal, entre janeiro e abril de 2017. Foram realizadas entrevistas com 17 responsáveis de crianças hospitalizadas. Todos os depoimentos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo temático.
RESULTADOS: os dados coletados incidiram em duas temáticas, entre as quais o sentimento do cuidador em relação à hospitalização e a atitude da criança durante a hospitalização. Compreendeu-se que o impacto biopsicossocial da criança hospitalizada interfere no seu restabelecimento e a estratégia do emprego dos recursos lúdicos oportuniza espaço para expressar seus sentimentos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: o lúdico constituiu-se em uma estratégia que permitiu reconhecer a maneira como a criança lida com suas emoções bem como num mecanismo para auxiliar seu enfrentamento à nova situação.

Palavras-chave Enfermagem Pediátrica; Criança Hospitalizada; Pais; Cuidados de Enfermagem; Pesquisa Qualitativa.

OBJECTIVE: to understand the ludic interaction in the context of a child’s hospitalization.
METHODS: a qualitative exploratory-descriptive study carried out in a public hospital of the Distrito Federal(BR) between January and April 2017. Interviews were conducted with 17 parent proxy of hospitalized children. The interviews were recorded, transcribed, and submitted to content analysis.
RESULTS: two themes emerged from the analysis of the data collected: the caregiver’s feelings related to the hospitalization and the child’s attitude during the hospitalization. The results showed that the biopsychosocial impact of hospitalization on a child affects its health improvement. The use of ludic activities creates an environment for the child to express its feelings.
FINAL CONSIDERATIONS: the use of ludic activities was a strategy that enabled the discovery of how a child handles its emotions. This strategy also served as a coping mechanism to help the child manage the new situation.

Keywords Pediatric Nursing; Child, Hospitalized; Parents. Nursing Care; Qualitative Research

Prazer e sofrimento em trabalhadores de enfermagem da sala de recuperação pós-anestésica

Pleasure and suffering in nursing workers from post-anesthesia care unit

Pamela Borba Santos Buss; Rosângela Marion da Silva; Carmem Lúcia Colomé Beck; Liliane Ribeiro Trindade; Francine Cassol Prestes; Alexa Pupiara Flores Coelho

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1192

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: analisar o prazer e sofrimento dos trabalhadores de Enfermagem que atuam na sala de recuperação pós-anestésica.
MÉTODO: estudo quantitativo, transversal, com 56 trabalhadores de Enfermagem. Utilizaram-se um questionário sociolaboral e a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho para a coleta de dados. Os dados foram analisados pelo programa Predictive Analytics Software versão 18.0, com níveis de significância de 5%.
RESULTADOS: os fatores liberdade de expressão e realização profissional, relacionados ao prazer foram avaliados como satisfatórios. Nos fatores relacionados ao sofrimento, o esgotamento profissional foi avaliado como crítico e falta de reconhecimento, como satisfatório. Houve associação entre a variável afastamento do trabalho por motivo de doença e os fatores esgotamento profissional (p=0,022) e falta de reconhecimento (p=0,002). O cargo de auxiliar de Enfermagem associou-se à não satisfação profissional (p=0,047).
CONCLUSÕES: a avaliação crítica quanto ao esgotamento profissional indica risco de adoecimento moderado do trabalhador, o que sugere comprometimento da saúde dos trabalhadores de Enfermagem. Os auxiliares de Enfermagem não estavam satisfeitos profissionalmente. Os resultados contribuem para ampliar as reflexões sobre a saúde do trabalhador, em especial em recuperação pós-anestésica.

Palavras-chave Saúde do Trabalhador; Condições de Trabalho; Esgotamento Profissional.

OBJECTIVE: to analyze the pleasure and suffering of the nursing workers working in a post-anesthetic recovery room.
METHOD: quantitative, cross-sectional study, with 56 nursing workers. We used a socio-work questionnaire and the Pleasure and Pain in the Workplace Scale for collecting data. The data were analyzed by the Predictive Analytics Software program version 18.0, with significance levels at 5%.
RESULTS: the factors freedom of expression and professional fulfilment, related to pleasure were assessed as satisfactory. Regarding the factors related to suffering, the professional burnout was assessed as critical and lack of recognition, as satisfactory. There was association between the variable work leave due to illness and the factors professional burnout (p=0.022) and lack of recognition (p=0.002). The function of nursing assistant was associated with the no job satisfaction (p=0.047).
CONCLUSIONS: the critical assessment as for the professional burnout indicates the moderate risk for illness to worker, which suggests compromising of the nursing workers´ health. The nursing assistants were not professionally satisfied. The results contribute to broad the reflections about the worker´s health, in particular on post-anesthetic recovery.

Keywords Occupational Health; Working Conditions; Burnout, Professional.

A velocidade da marcha e ocorrência de quedas em idosos longevos

Gait speed and occurrence of falls in the long-lived elderly

Maria Helena Lenardt; Larissa Sayuri Setoguchi; Susanne Elero Betiolli; Clóris Regina Blanski Grden; Jacy Aurélia Vieira de-Sousa; Tânia Maria Lourenço

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1190

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: analisar a relação entre a velocidade da marcha e a ocorrência de quedas em idosos longevos.
MÉTODO: estudo transversal realizado com 243 idosos longevos (≥80 anos), usuários da atenção primária à saúde. A coleta de dados ocorreu nos domicílios dos participantes, mediante aplicação de questionário sociodemográfico e clínico e teste de velocidade da marcha. Realizaram-se análises descritivas e teste de associação entre variáveis (qui-quadrado), consideraram-se os valores de p≤0,05 estatisticamente significativos.
RESULTADOS: dos 243 longevos, 111 (45,7%) relataram quedas nos últimos 12 meses, 50 (20,6%) velocidade da marcha reduzida e, destes, 30 (60%) caíram no último ano. Entre os idosos com velocidade da marcha reduzida, houve predomínio do sexo feminino (n=33; 66%) e média de idade 86,24 anos (±4,64). A velocidade da marcha reduzida mostrou associação significativa com a ocorrência de quedas nos últimos 12 meses (p=0,023).
CONCLUSÃO: a redução da velocidade da marcha em longevos mostra relação ao episódio de quedas, o qual esteve presente em mais da metade dos longevos com velocidade da marcha reduzida.

Palavras-chave Marcha; Idoso de 80 Anos ou mais; Idoso Fragilizado; Acidentes por Quedas; Enfermagem Geriátrica.

OBJECTIVE: to analyze the relationship between gait speed and fall occurrence in long-lived elderly.
METHOD: a cross-sectional study with 243 long-lived elderly (≥80 years old), primary health care users. Data collect took place in the residences of the participants, using a socio-demographic and clinical questionnaire and a gait speed test. Descriptive analyses and an association test were performed among the variables (chi-square), the p≤0.05 values were considered statistically significant.
RESULTS: among the 243 long-lived elderly, 111 (45.7%) reported falls in the last 12 months, 50 (20.6%) reduced gait speed and 30 (60%) of these fell in the last year. Among the elderly with reduced gait speed, there was a female gender predominance (n = 33; 66%) and mean age 86.24 years old (± 4.64). The reduced gait speed showed a significant association with fall occurrence in the last 12 months (p = 0.023).
CONCLUSION: the reduction of gait speed in long-lived elderly shows relationship with the fall episode, which was present in more than half of the long-lived elderly with reduced gait speed.

Keywords Gait; Aged, 80 and Over; Frail Elderly; Accidental Falls; Geriatric Nursing.

Repercussão de intervenção educativa no conhecimento da equipe de enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em pediatria

Repercussion of an educational intervention on the knowledge of the nursing team regarding the use of external ventricular drains in pediatrics

Bruna Figueiredo Manzo; Karoline de Oliveira Macedo; Leticia Maria Barbosa; Delma Aurélia da Silva Simão; Raissa Silva Souza; Allana dos Reis Correa; Anna Caroline Leite Costa

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1189

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: este estudo objetivou analisar a repercussão de intervenção educativa no conhecimento teórico da equipe de Enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em Pediatria. Trata-se de estudo de intervenção não controlado, com delineamento do tipo antes e depois.
MÉTODO: procedeu-se à aplicação de pré e pós-teste para a coleta de informações sobre os conhecimentos dos profissionais sobre os cuidados aos pacientes pediátricos com derivação ventricular externa. Entre o pré e o pós-teste realizou-se intervenção educativa usando-se a simulação clínica como estratégia de ensino. Participaram do estudo 41 profissionais de Enfermagem. Constatou-se mais assertividade após a intervenção educativa, principalmente na questão que versa sobre o uso da técnica asséptica para esvaziamento da bolsa coletora (p=0,021). As análises de correlação no pré-teste revelaram que o maior número de erros não esteve correlacionado a qualquer das variáveis sociodemográficas. Contudo, no pós-teste, identificou-se correlação significativa entre o número de erros com a idade dos profissionais (rho=0,340; p=0,015); tempo de formação dos profissionais (rho= 0,414; p=0,004); e tempo de atuação na unidade (rho=0,428; p=0,004). O resultado sinaliza, portanto, que profissionais com idades mais elevadas, mais tempo de profissão e de atuação na unidade tiveram menos aproveitamento da intervenção educativa, apresentando maior número de erros. A intervenção educativa usando a estratégia da simulação clínica possibilitou incremento no conhecimento dos participantes, podendo ser utilizado para a educação permanente, melhorando a qualidade da assistência.

Palavras-chave Enfermagem Pediátrica; Ventriculostomia; Derivações do Líquido Cefalorraquidiano; Cuidados de Enfermagem; Educação Continuada.

OBJECTIVE: This study aimed to analyze the repercussion of an educational intervention on the theoretical knowledge of the Nursing team regarding the use of external ventricular drains in Pediatrics. This is an uncontrolled intervention study, with a before and after study design.
METHOD: A pre- and post-test was applied to collect information on the nurses’ knowledge regarding the care of pediatric patients with external ventricular drains. Between the pre- and post-test, an educational intervention was performed using clinical simulation as a teaching strategy. 41 nursing professionals participated in the study. The professionals were more assertive after the educational intervention, especially regarding the use of an aseptic technique for emptying the collection bag (p=0.021). Correlation analyses in the pre-test revealed that the greatest number of errors was not correlated to any of the socio-demographic variables. However, in the post-test, a significant correlation was identified between the number of errors and the participants’ age (rho=0.340; p=0.015); years since graduation (rho=0.414; p=0.004); and years of professional experience in the unit (rho=0.428; p=0.004). Therefore, the result shows that older professionals, with more years of professional experience in the unit did not take that much advantage of the educational intervention, presenting greater number of errors. The educational intervention using the clinical simulation strategy enabled an increase in the knowledge of the participants, and can be used in continuing education, improving assistance quality.

Keywords Pediatric Nursing; Ventriculostomy; Cerebrospinal Fluid Shunts; Nursing Care; Education, Continuing.

Enfermagem em cuidados paliativos nas dissertações e teses no Brasil: um estudo bibliométrico

Nursing in palliative care in dissertations and theses in Brazil: a bibliometric study

Ana Raquel Lima Peralva de Almeida; Francieli Aparecida de Oliveira; Christielle Lidianne Alencar Marinho; Alana Mirelle Coelho Leite; Rudval Souza da Silva

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1188

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: analisar a produção científica da Enfermagem brasileira, realizada nos cursos de mestrados e doutorados, sobre os cuidados paliativos.
MÉTODO: trata-se de estudo bibliométrico realizado a partir dos bancos de teses e dissertações dos programas de Pós-graduação em Enfermagem no Brasil.
RESULTADOS: foram identificadas 148 publicações, das quais após análise foi possível selecionar 119 estudos publicados entre os anos de 2000 e 2016, sendo 22 (18,00%) teses e 97 (82,00%) dissertações. A abordagem qualitativa foi a mais representativa, com 86 (72,27%) estudos. Identificada a predominância de estudos nas regiões Sudeste e Nordeste.
CONCLUSÃO: o número de teses e dissertações tem aumentando no decorrer dos anos. Ainda existe a necessidade de vislumbrar outras possibilidades para utilização de abordagens e métodos de pesquisa mais robustos e com maior grau de inovação nas investigações realizadas no contexto da Pós-graduação stricto senso no Brasil.

Palavras-chave Enfermagem; Brasil; Cuidados Paliativos; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Bibliometria.

PURPOSE: to analyze the scientific production of Brazilian Nursing, carried out in Masters and Ph. D courses, on palliative care.
METHOD: this is a bibliometric study carried out from the thesis and dissertation banks of the postgraduate programs in Nursing in Brazil.
RESULTS: 148 publications were identified, after which it was possible to select 119 studies published between the years 2000 and 2016, 22 (18.00%) theses and 97 (82.00%) dissertations. The qualitative approach was the most representative, with 86 (72.27%) studies. Predominance of studies in the Southeast and Northeast regions was identified.
CONCLUSION: the number of theses and dissertations has increased over the years. There is still a need to envisage other possibilities for the use of more robust approaches and research methods with a greater degree of innovation in the research carried out in the context of the postgraduate course stricto senso in Brazil.

Keywords Nursing; Brazil; Palliative Care; Education, Nursing, Graduate; Bibliometrics.

O impacto do diagnóstico de paralisia cerebral na perspectiva da família

The impact of cerebral palsy diagnosis from the perspective of the family

Bruna Alves dos Santos; Viviane Marten Milbrath; Vera Lucia Freitag; Nara Jací da Silva Nunes; Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz; Manoella Souza da Silva

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1187

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: conhecer as reações da família à revelação do diagnóstico de paralisia cerebral do filho.
METODOLOGIA: pesquisa com abordagem qualitativa, exploratório-descritiva, desenvolvida com 10 participantes na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de uma cidade localizada ao sul do estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada e para a interpretação, a análise de conteúdo. Obteve-se aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa sob o número 1.992.988.
RESULTADOS: a pesquisa mostra que há uma falha na comunicação entre os profissionais de saúde e a família.
CONCLUSÃO: é fundamental a criação do vínculo, bem como a comunicação entre os profissionais de saúde e os familiares da criança com paralisia cerebral para auxiliar desde a revelação à compreensão do diagnóstico, até a aceitação da condição para a efetivação do cuidado ofertado pela família à criança, auxiliando na formação de redes sociais de apoio.

Palavras-chave Diagnóstico; Paralisia Cerebral; Relações Familiares; Cuidado da Criança; Enfermagem.

OBJECTIVE: to learn the reactions of the family when their child is diagnosed with cerebral palsy.
METHODOLOGY: it is a research with a qualitative, exploratory-descriptive approach, developed with 10 participants in the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) of a city located in the southern part of the State of Rio Grande do Sul. A semi-structured interview and content analysis were used for data collection and interpretation, respectively. The research was approved by the Research Ethics Committee under number 1.992.988.
RESULTS: the research shows that there is lack of communication between health professionals and families.
CONCLUSION: it is essential to create a bond, as well as to open a communication channel between health professionals and family members of the child with cerebral palsy, to assist them from the disclosure and understanding of the diagnosis until the acceptance of the condition to ensure the family’s effective care for the child, in order to create social support networks.

Keywords Diagnosis; Cerebral Palsy; Family Relations; Child Care; Nursing.

Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre diabetes e seu manejo no ambiente escolar

Knowledge of teachers of elementary school on diabetes and its management in the school environment

Evelin Matilde Arcain Nass; Pamela dos Reis; Elen Ferraz Teston; Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato; Maria Aparecida Salci; Sonia Silva Marcon

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1186

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: apreender o conhecimento de professores sobre o diabetes mellitus e seu manejo no ambiente escolar.
MÉTODOS: estudo exploratório qualitativo que utilizou como base conceitual o Programa Saúde na Escola. Os dados foram coletados no período de outubro a dezembro de 2016, com 31 professores do ensino fundamental, utilizando um roteiro com questões abertas e subjetivas, que foram submetidas à análise de conteúdo.
RESULTADOS: emergiram duas categorias – conhecimento limitado sobre a doença e cuidados preventivos adotados e limitações na identificação e manejo de descompensações glicêmicas. Os professores reconhecem a importância de capacitação nessa área e de uma boa comunicação dos familiares com os profissionais da educação para melhor cuidado da criança no ambiente escolar.
CONCLUSÃO: numerosos são os desafios no cuidado às crianças com diabetes mellitus no contexto escolar, sendo necessário repensar ações articuladas entre família, escola e o setor saúde.

Palavras-chave Diabetes Mellitus; Complicações do Diabetes; Saúde da Criança; Serviços de Saúde Escolar.

OBJECTIVE: to seize the knowledge of teachers about diabetes mellitus and its management in the school environment.
METHODS: exploratory and qualitative study that used the Brazilian Programa Saúde na Escola as a conceptual basis. Data was collected from October to December 2016, with 31 elementary school teachers, using a script with open and subjective questions that were submitted to content analysis.
RESULTS: two categories emerged - limited knowledge about the disease and the preventive care adopted, and limitations in the identification and management of glycemic decompensations. Teachers recognize the importance of training in this area and of a good communication between family members and education professionals for better child care in the school environment.
CONCLUSION: there are numerous challenges in the care of children with diabetes mellitus in the school context, and it is necessary to rethink articulated actions among family, school and the health sector.

Keywords Diabetes <i>Mellitus;</i> Diabetes Complications; Child Health; School Health Services.

Fatores associados à percepção de apoio social entre funcionários públicos da manutenção

Factors associated with perception on social support among public maintenance workers

Jaqueline Lemos de Oliveira; Letícia Yamawaka de Almeida; Jacqueline de Souza

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1185

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: analisar a saúde social do ambiente organizacional de um setor de manutenção utilizando como indicador a percepção de apoio social dos trabalhadores e as possíveis influências das características sociodemográficas.
MÉTODO: estudo quantitativo transversal, com 72 funcionários da manutenção de universidade pública do interior paulista. Foram utilizados questionário de dados sociodemográficos e Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho (EPSST). A análise dos dados foi realizada utilizando-se estatística descritiva, testes de associação e análise de regressão logística.
RESULTADOS: o apoio emocional no trabalho foi o menos percebido entre os trabalhadores e não foi identificado fator algum associado a ele. Os fatores sociodemográficos sexo e função foram associados às dimensões informacional e instrumental. Número de filhos foi associado apenas à dimensão informacional. Os indivíduos com mais anos de estudo referiram menos percepção do apoio informacional.
CONCLUSÃO: salienta-se a importância de um diagnóstico de saúde social bem estabelecido nos ambientes organizacionais. E nesse sentido o enfermeiro tem papel crucial devido às suas competências para o desenvolvimento de atividades de prevenção e promoção à saúde do trabalhador que poderão influenciar diretamente na percepção de apoio social.

Palavras-chave Apoio Social; Trabalhadores; Satisfação no Emprego; Saúde do Trabalhador.

OBJECTIVE: to analyze the social health of the organizational environment in a maintenance sector using as an indicator the perception on social support of the workers and the possible influences from the socio-demographic characteristics.
METHOD: a cross-sectional quantitative study with 72 maintenance workers of a public university in the inland of São Paulo (BR). A socio-demographic data questionnaire and Social Support Perception at Work Scale (SSPWS) were used. Data analysis was performed using descriptive statistics, association tests and logistic regression analysis.
RESULTS: emotional support at work was the least perceived among the workers and no factor was identified as associated with it. Socio-demographic gender and position factors were associated with the informational and instrumental dimensions. The number of children was associated only with the informational dimension. Individuals with more schooling years reported less perception for the informational support.
CONCLUSION: the importance of a well-established social health diagnosis in the organizational settings is highlighted. And to such an effect, the nurse plays a crucial role due to their competencies for developing prevention and promotion activities for the worker’s health, which may directly influence the perception on social support.

Keywords Social Support; Workers; Job Satisfaction; Occupational Health.

Eventos adversos e incidentes sem dano em unidades de internação de um hospital especializado em cardiologia

Adverse events and near misses in hospitalization units of a specialized hospital in cardiology

Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni; Aliny Fernandes Goularte; Cintia Koerich; Emilene Reisdorfer; Marina Miotello; Betina Horner Schlindwein Meirelles

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1184

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: caracterizar os eventos adversos em unidades de internação de um hospital referência em Cardiologia no estado de Santa Catarina.
MÉTODO: o estudo teve enfoque quantitativo, exploratório, descritivo, tendo como cenário uma instituição hospitalar pública referência cardiovascular para Santa Catarina. Utilizou-se para a coleta das informações um instrumento adotado pela instituição para controle das notificações de eventos adversos, considerando o período de setembro de 2014 a setembro de 2015.
RESULTADOS:
foram analisados 193 casos de eventos adversos ocorridos em 155 pacientes, os quais estavam relacionados predominantemente a hematoma no local de aplicação de medicação por via subcutânea, flebite em punção venosa, queda do leito e lesão de pressão grau II.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: para o controle desses eventos é de extrema importância conhecer o perfil dos incidentes e dos pacientes acometidos, visando garantir a gestão da qualidade da assistência e o cuidado seguro.

Palavras-chave Enfermagem; Segurança do Paciente; Cirurgia Torácica; Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde; Gestão da Qualidade.

OBJECTIVE: characterize the adverse events in hospitalization units of a reference hospital in cardiology in the state of Santa Catarina.
METHOD: the study had quantitative, exploratory, descriptive approach, having as scenario a public hospital institution reference in cardiovascular care to para Santa Catarina. For data collection we used an instrument adopted by the institution to control notifications of adverse events, considering the period from September 2014 to September 2015.
RESULTS: this study analyzed 193 cases of adverse events occurred in 155 patients, which were predominantly related to a hematoma at the subcutaneous injection site, phlebitis in venipuncture, bed fall and stage II pressure ulcer.
FINAL CONSIDERATIONS: for the control of these events is of extreme importance to know the profile of these incidents and the affected patients, aiming to guarantee the quality management of the healthcare and a safe assistance.

Keywords Nursing; Patient Safety; Thoracic Surgery; Health Care Quality, Access, and Evaluation; Quality Management.

Avaliação da cultura de segurança do paciente em um hospital filantrópico

Evaluating patient safety culture in a philanthropic hospital

Alessandra Campos Fortes Fagundes Serrano; Delba Fonseca Santos, Selme Silqueira Matos, Vania Regina Goveia, Isabel Yovana Quispe Mendoza, Angelina Carmo Lessa

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1183

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: avaliar a cultura de segurança do paciente da equipe multidisciplinar em um hospital filantrópico brasileiro.
MÉTODO: trata-se de estudo quantitativo, transversal, realizado com 209 profissionais, em 12 setores do hospital. Para a coleta de dados, utilizou-se o Hospital Survey On Patient Safety Culture, desenvolvido pela Agency for Health Research and Quality, traduzido e validado para a língua portuguesa. A confiabilidade do instrumento foi verificada pelo coeficiente Alfa de Cronbach. A análise de dados se deu por estatística descritiva.
RESULTADOS: as dimensões com maiores percentuais de respostas positivas foram: expectativas e ações de promoção da segurança do paciente pelo supervisor/chefe; aprendizado organizacional e melhoria contínua; trabalho em equipe no âmbito das unidades. Por outro lado, as dimensões com menores percentuais de respostas positivas foram: respostas não punitivas aos erros; profissionais e percepção geral de segurança do paciente.
CONCLUSÃO: esses achados revelaram que todas as dimensões da cultura de segurança do paciente devem ser trabalhadas com os profissionais da equipe de saúde, uma vez que nenhuma das dimensões superou 75% de respostas positivas.

Palavras-chave Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Cultura Organizacional; Equipe de Assistência ao Paciente.

OBJECTIVE: to evaluate patient safety culture on the part of the multidisciplinary team in a Brazilian philanthropic hospital.
METHOD: this is a quantitative cross-sectional study carried out with 209 professionals in 12 hospital sectors. For the data collection, the Hospital Survey On Patient Safety Culture, developed by the Agency for Health Research and Quality, was used, translated and validated for the Portuguese language. The reliability of the instrument was verified by the Cronbach’s Alpha coefficient. Data analysis was accomplished by descriptive statistics.
RESULTS: the dimensions with the highest percentages of positive responses were: expectations and actions to promote patient safety by the supervisor/chief; organizational learning and continuous improvement; team work within the units. On the other hand, the dimensions with lower percentages of positive responses were: non-punitive responses to errors; professional and general perception on patient safety.
CONCLUSION: these findings revealed that all dimensions of the patient safety culture should be worked out with the healthcare professionals, since that none of the dimensions exceeded 75% of positive responses.

Keywords Patient Safety; Quality of Health Care; Organizational Culture; Patient Care Team.

Cuidados da equipe de enfermagem na punção intravenosa periférica segura em idosos hospitalizados

Nursing team care actions for safe peripheral intravenous puncture in hospitalized elderly people

Rosana Castelo Branco de Santana; Larissa Chaves Pedreira; Frank Evilácio de Oliveira Guimarães; Leidiane de Pinho Bailon Almeida; Luana Araújo dos Reis; Tânia Maria de Oliva Menezes; Evanilda de Santana Souza Carvalho

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1182

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: descrever os cuidados da equipe de Enfermagem na punção intravenosa periférica segura em idosos hospitalizados.
MÉTODO: pesquisa qualitativa conduzida em um hospital geral público no interior da Bahia no ano de 2014. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove profissionais de Enfermagem da clínica médica, a partir de roteiro previamente elaborado. As entrevistas foram analisadas utilizando-se o método da análise de conteúdo.
RESULTADOS: emergiram as categorias analíticas: 1. Consideração sobre o processo de envelhecimento; 2. Condição clínica e o preparo da pessoa idosa para o acesso venoso periférico; 3. Seleção do local para o acesso venoso periférico; 4. Escolha do dispositivo intravascular.
CONCLUSÃO: a punção intravenosa periférica segura está relacionada à avaliação prévia das condições clínicas do idoso, seleção do local e escolha do dispositivo intravascular. Os cuidados realizados pelos profissionais não são sistematizados ou padronizados, o que pode contribuir para a ocorrência de eventos adversos.

Palavras-chave Cuidados de Enfermagem; Segurança do Paciente; Idoso; Cateterismo Periférico.

OBCJETIVE: to describe the nursing team care actions for safe peripheral intravenous puncture in hospitalized elderly people.
METHOD: qualitative research conducted ina general public hospital in the inland of Bahia, in the year 2014. Semi-structuredinterviews were conducted with nine nursing professionals from the medical clinic,based on a previously prepared script. The interviews were analyzed using thecontent analysis method.
RESULTS: the following analytical categories emerged: 1.Consideration about the aging process; 2. Clinical condition and preparation ofthe elderly person for peripheral venous access; 3. Selecting the site for peripheralvenous access; 4. Selecting the intravascular device.
CONCLUSION: safe peripheralintravenous puncture is related to prior assessment of the clinical conditions ofthe elderly person, site selection and selecting an intravascular device. The careactions provided by the professionals are not systematized or standardized, whichmay contribute to the occurrence of adverse events.

Keywords Nursing Care; Patient Safety; Aged; Catheterization, Peripheral.

Percepção sensorial tátil alterada em pessoas com diabetes mellitus: testando a concordância interavaliadores

Impaired tactical sensory perception in people with diabetes mellitus: assessing the interevaluators agreement

Juliana Andreia Fernandes Noronha; Lidiany Galdino Felix; Mychelle Oliveira Porto; Thayna Lisboa da Costa; Ana Carolina Lima Ramos Cardoso; Tânia Couto Machado Chianca

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1181

Publicado em: 05/05/2019

INTRODUÇÃO: a percepção sensorial tátil alterada é uma complicação do diabetes mellitus que antecede a neuropatia e que pode ser identificada pelo enfermeiro. Deve envolver exame neurológico dos pés, avaliação da sensibilidade (tátil, dolorosa-térmica e vibratória) e de reflexos tendíneos. Os avaliadores devem estar aptos a implementar as avaliações. Para isso, treinamento é necessário.
OBJETIVO: estabelecer o grau de concordância interavaliadores na avaliação da percepção sensorial tátil alterada em pacientes com diabetes mellitus. Métodos: estudo transversal realizado com três avaliadores para obter a concordância na avaliação dos pés de pacientes com diabetes atendidos em um ambulatório de referência de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Foram avaliados 60 membros inferiores (pés) de 30 pacientes, a partir dos testes de sensibilidade protetora, térmica, vibratória, dolorosa e o reflexo aquileu. Para a avaliação da concordância interavaliadores, foi utilizado o coeficiente de Kappa e adotado o nível de significância com o valor p < 0,05.
RESULTADOS: a maioria dos pacientes era do sexo feminino, com idade média de 59,3 anos, tempo de diagnóstico de 12,6 anos. Observou-se concordância geral, havendo variação no coeficiente de Kappa entre 0,814 e 0,902 entre os avaliadores com o padrão-ouro. Os índices obtidos indicam concordâncias quase perfeitas.
CONCLUSÃO: os avaliadores foram julgados aptos a realizar a avaliação neurológica dos pés de pacientes com diabetes mellitus após período de capacitação. A concordância interavaliadores é fundamental para pesquisas clínicas, uma vez que favorece o ajuste entre as avaliações em diferentes técnicas para a coleta de informações clínicas.

Palavras-chave Neuropatias Diabéticas; Percepção do Tato; Reprodutibilidade dos Testes; Avaliação em Enfermagem; Enfermagem.

OBCJETIVE: impaired tactile sensory perception is a complication of diabetes mellitus which predates the neuropathy and can be identified by the nurse. It should involve neurological examination of the feet, evaluation of the sensitivity (tactile, pain-thermal and vibratory) and tendinous reflexes. Evaluators should be able to implement the evaluations. For this, training is necessary.
PURPOSE: to establish the degree of interevaluator agreement in the assessment of altered tactile sensory perception in patients with diabetes mellitus.
METHODS: a cross-sectional study was carried out with three evaluators to obtain agreement on the assessment of the feet of patients with diabetes at a referral outpatient clinic in Campina Grande, Paraíba, Brazil. A total of 60 lower limbs (feet) of 30 patients were evaluated from the protective, thermal, vibration, pain and Achilles reflex. For the evaluation of inter-rater agreement, the Kappa coefficient was used and the level of significance was adopted with p <0.05.
RESULTS: most patients were female, with a mean age of 59.3 years old, diagnosis time of 12.6 years. Overall agreement was observed, with a variation in Kappa coefficient between 0.814 and 0.902 among the gold-standard evaluators. The index obtained indicate near perfect agreement.
CONCLUSION: the evaluators were considered fit to perform the neurological evaluation of the feet of patients with diabetes mellitus after a training period. Inter-rater agreement is critical for clinical research, as it favors the fit between assessments in different techniques for collecting clinical information.

Keywords Diabetic Neuropathies; Touch Perception; Reproducibility of Results; Nursing Assessment; Nursing.

A permanência da família no centro de terapia intensiva pediátrica oncológica: percepção da enfermagem

The permanence of the family in the center of intensive oncological pediatric therapy: nursing perception

Cristineide dos Anjos; Fatima Helena do Espirito Santo; Liliane Faria da Silva; Sonia Regina de Souza; Cecilia Maria Izidoro Pinto; Eny Dórea Paiva

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1180

Publicado em: 05/05/2019

OBJETIVO: identificar a percepção da equipe de Enfermagem a respeito dos limites e possibilidades da presença do familiar no cuidado à criança em centro de terapia intensiva pediátrica oncológica.
MÉTODO: estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, realizado entre setembro e novembro de 2014, com 25 membros da Enfermagem, por meio de entrevista semiestruturada em um centro de terapia intensiva pediátrica oncológica de um hospital público do Rio de Janeiro. Dados submetidos à análise de conteúdo categorial.
RESULTADOS: a equipe percebe que, em algumas situações, a permanência do familiar traz dificuldades para o seu trabalho, porém, entende que também é essencial para o cuidado, pois oferece companhia e transmite confiança para a criança.
CONCLUSÃO: o cuidado compartilhado entre a equipe de Enfermagem e a família representa contínua negociação, troca de experiências e viabiliza o cuidado à criança com câncer no centro de terapia intensiva.

Palavras-chave Família; Enfermagem Oncológica; Criança; Neoplasias; Unidade de Terapia Intensiva.

OBCJETIVE: to identify the perception of the nursing team about the limits and possibilities of the presence of the family member in the care of the child in an intensive pediatric oncology center.
METHOD: this is a qualitative, case-study conducted between September and November 2014, with 25 Nursing members, through a semi-structured interview at a pediatric oncology intensive care unit of a public hospital in Rio de janeiro. Data were submitted to categorical content analysis.
RESULTS: the team realizes that in some situations, the family member's permanence causes difficulties for their work. However, it understands that it is also essential for care because it offers companionship and conveys confidence to the child.
CONCLUSION: shared care between the nursing team and the family represents continuous negotiation, exchange of experiences and enables the care of the child with cancer in the intensive care unit.

Keywords Family; Oncology Nursing; Child; Neoplasms; Intensive Care Units.

Percepção de competências clínicas por acadêmicos de enfermagem

Nursing students’ perception of clinical competences

Evelyn Nunes da Rocha; Maria de Fátima Mantovani; Ângela Taís Mattei da Silva; Mireille Janczyk Hereibi; Wendy Julia Mariano Viante; Daniele Ritter Kwiatkoski

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1179

Publicado em: 05/05/2019

OBJETIVO: comparar a percepção de competência clínica dos estudantes de Enfermagem ao início e ao final dos estágios supervisionados do último semestre da graduação.
MÉTODO: trata-se de estudo descritivo e longitudinal, com abordagem quantitativa realizada nas dependências do curso de Enfermagem de uma universidade pública. Participaram 17 acadêmicos do último período da graduação em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada no período de fevereiro a junho de 2017, em dois momentos, no início e término do semestre letivo, mediante aplicação do questionário de competência clínica traduzido e adaptado transculturalmente, que possui 48 questões divididas em dois domínios: comportamentos profissionais de Enfermagem e competências/habilidades.
RESULTADOS: as participantes eram do sexo feminino, com idade média de 26,2 anos e ingressaram na instituição entre 2012 e 2013. Houve significância estatística quando comparadas a percepção de competências antes e depois do estágio em ambos os domínios (p<0,01).
CONCLUSÃO: os discentes perceberam melhora na competência clínica, e ao final do estágio afirmaram serem capazes e terem habilidades para realizar atividades sozinhos ou com alguma supervisão.

Palavras-chave Competência Clínica; Educação em Enfermagem; Estágios; Percepção; Competência Profissional; Estudantes de Enfermagem.

OBCJETIVE: to compare the perception of clinical competence of Nursing students at the beginning and at the end of the supervised internship in the last semester of the undergraduate course.
METHOD: this is a descriptive, longitudinal study with a quantitative approach performed in the facilities of the nursing course of a public university. Seventeen academics from the last semester of undergraduate nursing course participated in the study. Data were collected from February to June 2017 in two moments, at the beginning and the end of the semester, by applying a translated and transculturally adapted clinical competence questionnaire, with 48 questions divided into two domains: nursing professional behaviors and competences/skills.
RESULTS: the participants were female, with a mean age of 26.2 years, and entered the institution between 2012 and 2013. There was statistical significance in the comparison of the perception of competences before and after the internship in both domains (p < 0.01).
CONCLUSION: the students perceived an improvement in clinical competence, and at the end of the training, they stated that they were able and had skills to perform activities alone or with little supervision.

Keywords Clinical Competence; Education, Nursing; Traineeships; Perception; Professional Competence; Students, Nursing.

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