REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

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Volume Atual: 23

 

 

Pesquisa

Prazer e sofrimento no trabalho de enfermagem em unidade de terapia intensiva pediátrica

Pleasure and suffering in the nursing work in a pediatric intensive therapy unit

Luisa Schirmann Vasconcelos; Silviamar Camponogara; Gisele Loise Dias; Mônica Strapazzon Bonfada; Carmem Lúcia Colomé Beck; Isis de Lima Rodrigues

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1165

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: conhecer as situações geradoras de prazer e sofrimento no cotidiano laboral de trabalhadores de Enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediátrica.
MATERIAIS E MÉTODOS: estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com 15 trabalhadores de Enfermagem atuantes em unidade de terapia intensiva pediátrica entre setembro e outubro de 2016. Os dados foram analisados com base em análise de conteúdo temática, sob a ótica do referencial da psicodinâmica do trabalho.
RESULTADOS: os participantes mencionaram que o trabalho no setor investigado é permeado tanto por situações geradoras de prazer como de sofrimento. A satisfação em desenvolver o cuidado, especialmente quando há êxito na recuperação da criança, torna o trabalho gratificante e prazeroso. No entanto, o trabalho também traz sofrimento associado à falta de recursos materiais e à vivência do óbito da criança, o qual é intensificado quando acompanham os familiares nesse processo, gerando sentimento de impotência e frustração.
CONCLUSÃO: o trabalho em unidade de terapia intensiva pediátrica pode gerar prazer, quando o trabalhador se sente gratificado, e também sofrimento associado a sentimentos de impotência e frustração, ao vivenciarem o óbito da criança.

Palavras-chave Dor; Enfermagem Pediátrica; Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica; Satisfação no Emprego.

OBJETIVO: to know the situations that generate pleasure and suffering in the daily work of nursing workers in a pediatric intensive care unit. Materials and
METHODS: a descriptive study with a qualitative approach. The data were collected through a semi-structured interview, with 15 nursing professionals working in a pediatric intensive care unit between September and October 2016. The data were analyzed based on analysis of thematic content, from the point of view of the work psychodynamics.
RESULTS: the participants mentioned that the work in the researched sector is permeated both by situations generating pleasure and suffering. Satisfaction in developing care, especially when it is successful in the child’s recovery, makes the work rewarding and enjoyable. However, the work also brings suffering associated with the lack of material resources and the experience of the child’s death, which is intensfied when accompanyingfamily members in this process, generating a feeling of helplessness and frustration.
CONCLUSION: the work in a pediatric intensive care unit can generate pleasure when the worker feels gratified, as well as suffering associated with feelings of impotence and frustration when experiencing the child’s death.

Keywords Pain; Pediatric Nursing; Intensive Care Units, Pediatric; Job Satisfaction

Testemunhas de assédio moral, na enfermagem: identificando características desse fenômeno, sentimentos e estratégias de enfrentamento

Witnesses of moral harassment in nursing: identifying characteristics of the phenomenon, feelings, and coping strategies

Pablo Leonid Carneiro Lucena; Solange Fátima Geraldo da Costa; Jaqueline Brito Vidal Batista; Elidianne Layanne Medeiros de Araújo; Camila Carla Dantas Soares; Renata Maria Guedes Chaves Rolim

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1164

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: identificar elementos que caracterizam a ocorrência do assédio moral em relatos de profissionais de Enfermagem que já testemunharam essa prática; investigar sentimentos expressos por esses profissionais, ao presenciarem situações de assédio; e verificar estratégias de enfrentamento a esse fenômeno.
MÉTODO: pesquisa exploratória com abordagem qualiquantitaviva, realizada no ambulatório de um hospital público no município de João Pessoa-PB, Brasil. A amostra foi composta de 25 profissionais que foram identificados como testemunhas de assédio moral em seu exercício profissional. O material empírico foi obtido por meio de formulário semiestruturado e, em seguida, analisado à luz da técnica do discurso do sujeito coletivo.
RESULTADOS: foram encontrados elementos relevantes que caracterizam o fenômeno estudado, como descrição do agressor da prática do assédio moral, situações, duração e frequência dos atos, relatos de exemplos e repercussões do assédio na saúde das vítimas. Sentimentos de tristeza, raiva e impotência foram vivenciados pelas testemunhas. As principais atitudes adotadas como estratégias de enfrentamento consistiram em orientar a vítima e comunicar os fatos aos superiores.
CONCLUSÃO: constatou-se que o papel da testemunha na identificação de elementos caracterizadores do assédio moral é fundamental e possibilita a apuração da conduta nas instâncias apropriadas, o apoio às vítimas e a prevenção de novos casos.

Palavras-chave Enfermagem; Bullying; Comportamento Social; Ética Profissional; Violência no Trabalho.

OBJECTIVE: to identify elements that characterize the occurrence of moral harassment in reports of nursing professionals who have witnessed this practice; investigate feelings expressed by these professionals, when witnessing situations of harassment; and verify the coping strategies adopted before this phenomenon.
METHOD: exploratory study with a qualitative and quantitative approach carried out at the outpatient clinic of a public hospital in the municipality of João Pessoa-PB, Brazil. The sample consisted of 25 professionals who were identified as witnesses of moral harassment in their professional practice. The empirical material was obtained through a semistructured form and then analyzed in light of the technique of discourse of the collective subject.
RESULTS: relevant elements were found that characterize the studied phenomenon, such as the description of the aggressor of the practice of moral harassment, situations, duration and frequency of acts, and reports of examples and repercussions of harassment on the victims’ health. Feelings of sadness, anger and impotence were experienced by the witnesses. The main attitudes adopted as coping strategies consisted in giving guidance to the victim and communicating the facts to superiors.
CONCLUSION: it was verified that the role of the witness in the identification of elements that characterize moral harassment is fundamental and allows the investigation of the behavior in the appropriate instances, the support to the victims, and the prevention of new cases.

Keywords Nursing; Bullying; Social Behavior; Ethics, Professional; Workplace Violence.

Custos de equipamentos coletores e adjuvantes em pacientes com estomias de eliminação

Collection and adjuvant equipment costs in patients with elimination ostomy

Jefferson Abraão Caetano Lira; Sandra Marina Gonçalves Bezerra; Aline Costa de Oliveira; Daniel de Macêdo Rocha; Josiane Santos Silva; Lídya Tolstenko Nogueira

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1163

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: avaliar os custos de equipamentos coletores e adjuvantes dispensados pelo serviço público para pacientes com estomias de eliminação.
MÉTODO: estudo transversal analítico realizado em um centro integrado de saúde em Teresina-PI, com 115 pacientes que receberam equipamentos e/ou adjuvantes para estomia. Os dados foram coletados nos meses de abril e maio de 2017, mediante entrevista e revisão de prontuário, utilizando formulário semiestruturado. A análise foi desenvolvida a partir de estatística descritiva e inferencial.
RESULTADOS: a maioria dos pacientes era do sexo masculino (59,1%), casado (59,1%), possuía ensino fundamental (55,7%), residia em Teresina (53,1%) e com idade média de 58,41 anos. As estomias decorrentes de trauma (R$ 302,50), as provisórias (R$ 293,75), as inferiores a três anos (R$ 289,84) e a colostomia (R$ 306,29) apresentaram maior custo médio mensal, sendo que a herniação foi a complicação com maior custo (R$ 326,70). Os pacientes que utilizaram bolsa de duas peças (R$ 317,50) e pasta (R$ 324,00) tiveram maior custo médio mensal. Ademais, aqueles com retração (R$ 53,40) e estenose (R$ 20,67) tiveram maior custo médio com adjuvantes. Houve associação significativa entre o custo mensal e o tipo de estomia (p<0,001), as complicações (p=0,011), o tipo de bolsa (p<0,001) e os adjuvantes (p=0,020).
CONCLUSÃO: observou-se que numerosas variáveis relacionadas às estomias, aos equipamentos coletores e aos adjuvantes apresentaram associação significativa com os custos mensais. Diante disso, espera-se contribuir para melhoria da prática assistencial de Enfermagem na dispensação de materiais e no gerenciamento da assistência às pessoas com estomias.

Palavras-chave Estomia; Custos e Análise de Custo; Tecnologia de Equipamentos e Provisões; Enfermagem.

OBJECTIVE: to evaluate the costs of collecting equipment and adjuvants dispensed by the public service for patients with elimination ostomies.
METHOD: an analytical cross-sectional study performed at an integrated health center in Teresina-PI, with 115 patients who received equipment and / or adjuvants for the ostomy. The data were collected in April and May of 2017, through an interview and review of medical records, using semi-structured form. The analysis was developed from descriptive and inferential statistics.
RESULTS: most of the patients were male (59.1%), married (59.1%), had primary education (55.7%), resided in Teresina (53.1%) and had a mean age of 58.41 years old. Trauma (R$ 302.50), provisional (R$ 293.75), lower than three years (R$ 289.84) and colostomy (R$ 306.29) had a higher average monthly cost, and herniation was the costliest complication (R$ 326.70). Patients who used a two-piece bag (R$ 317.50) and paste (R$ 324.00) had a higher average monthly cost. In addition, those with retraction (R$ 53.40) and stenosis (R$ 20.67) had higher average cost with adjuvants. There was a significant association between monthly cost and type of stoma (p <0.001), complications (p = 0.011), type of pouch (p <0.001) and adjuvants (p = 0.020).
CONCLUSION: It was observed that numerous variables related to the ostomies, the collecting equipment and the adjuvants presented a significant association with the monthly costs. Given this, it is hoped to contribute to improved nursing care practice in the dispensing of materials and in the management of care for people with ostomies.

Keywords Ostomy; Costs and Cost Analysis; Equipment and Supplies Technology; Nursing.

Representações sociais de docentes sobre o processo de enfermagem: abordagem estrutural

Faculty members’ social representations of the nursing process: structural approach

Iranete Almeida Sousa Silva; Mirian Santos Paiva; Cleuma Sueli Santos Suto; Washington da Silva Santos; Fernanda Rios da Silva; Josicélia Dumet Fernandes

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1162

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: analisar a estrutura das representações sociais de docentes de graduação em Enfermagem sobre o processo de Enfermagem.
MÉTODOS: estudo qualitativo realizado com 100 docentes do curso de graduação em Enfermagem de sete instituições de ensino superior, públicas e privadas, situadas em uma capital do Nordeste do Brasil. Os dados obtidos por meio do teste de Associação Livre de Palavras foram processados pelo software Evoc e analisados à luz da Teoria das Representações Sociais.
RESULTADOS: na centralidade os docentes atribuíram ao processo de Enfermagem os significados das expressões sistematização da assistência de Enfermagem, etapas do processo e organização para assistência e na periferia atribuíram importância ao processo de Enfermagem e destacaram atributos profissionais.
CONCLUSÃO: os participantes consideraram como idênticos os termos sistematização da assistência de Enfermagem e processo de Enfermagem, o que pode contribuir para subsumir a importância de cada um destes, aumentar a lacuna entre teoria e prática e distanciar o processo de Enfermagem de sua principal finalidade que consiste em nortear práticas com fundamentação teórica própria da profissão.

Palavras-chave Processo de Enfermagem; Enfermagem; Psicologia Social; Educação; Ensino.

PURPOSE: to analyze the structure of nursing undergraduate faculty social representations of the nursing process.
METHODS: this is a qualitative study conducted with one hundred nursing undergraduate faculty members from seven public and private colleges, located in a capital city in Northeast Brazil. Data was obtained by means of the free word association test were processed using the Evoc software and analyzed in light of the theory of social representation.
RESULTS: this study’s results showed that faculty members assigned the meaning of the expressions "systematization of nursing care," "process stages" and "organization for care" to the nursing process, whereas, in the peripheral system, they attributed importance to the nursing process and pointed out professional attributes.
CONCLUSION: participants considered the terms "systematization of nursing care" and "nursing process" to be identical, which may contribute to subsume their importance, increase the gap between theory and practice, and distance the nursing process from its main purpose, which consists of guiding practices based on the profession’s own theoretical basis.

Keywords Nursing Process; Nursing; Psychology, Social; Education; Teaching.

Educação permanente e humanização na transformação das práticas na atenção básica

Continuing education and humanization in the transformation of primary health care practices

Maria Tereza Soares Rezende Lopes; Célia Maria Gomes Labegalini; Maria Elisabeth Kleba da Silva; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1161

Publicado em: 28/02/2019

Objetivou-se avaliar os processos de organização e implantação da humanização segundo a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Realizou-se pesquisa com abordagem qualitativa, na perspectiva avaliativa ancorada na teoria da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, desenvolvida com 53 trabalhadores de unidades básicas de saúde de um município do estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e transcritos na íntegra. Os resultados foram apresentados em três matrizes avaliativas que evidenciaram a implantação e organização da humanização conduzida por práticas de educação permanente em saúde, destacando-se a gestão, as práticas coletivas e a academia como impulsionadores desse processo. As Políticas de Educação Permanente e de Humanização têm influenciado de forma positiva os processos de trabalho das equipes de saúde na atenção básica, no sentido de transformação de práticas e saberes.

Palavras-chave Educação Continuada; Humanização da Assistência; Atenção Primária à Saúde.

The objective was to evaluate the processes of organization and implementation of humanization according to the Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Qualitative research was carried out in an evaluative perspective anchored in the Política Nacional de Educação Permanente em Saúde developed with 53 workers from primary health care units of a municipality in the state of Paraná. Data were collected through focal groups and transcribed verbatim. The results were presented in three evaluative matrices that evidenced the implantation and organization of humanization conducted by continuing health education practices, emphasizing management, collective practices, and the academy as drivers of this process. The Policies of Continuing Education and Humanization have positively influenced the work processes of health teams in primary care, in the sense of transforming practices and knowledge.

Keywords Continuing Education; Humanization of Assistance; Primary Health Care.

O processo de avaliação de desempenho à luz do referencial freiriano: com a palavra, os profissionais de saúde de um hospital público

The process of performance appraisal in the light of the freirian reference: health professionals in a public hospital have the floor

Adriana Serdotte Freitas Cardoso; Clarice Maria Dall'Agnol; Eliane Tatsch Neves; Gisela Maria Schebella Souto de Moura; Agnes Olschowsky; Dagmar Elaine Kaiser

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1160

Publicado em: 28/02/2019

O objetivo deste estudo foi identificar os aspectos que dinamizam e/ou obstaculizam o processo de avaliação de desempenho de uma instituição hospitalar pública e discutir com os profissionais de saúde estratégias facilitadoras desse processo. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva realizada em um hospital público da região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de grupo focal e as informações foram submetidas à análise temática. Como resultados do estudo emergiram as categorias: na dialogicidade do grupo focal, ponderações sobre a finalidade do processo avaliativo; cultura sobre avaliação de desempenho como dinamizadora/obstaculizadora do processo de avaliação; e estratégias facilitadoras do processo de avaliação de desempenho. Os resultados reforçam a necessidade de conduzir a avaliação de desempenho alicerçada em um processo dialógico, reflexivo e que busque uma leitura crítica da realidade em que os profissionais estão inseridos.

Palavras-chave Avaliação de Desempenho Profissional; Gestão em Saúde; Administração Hospitalar; Pesquisa em Administração de Enfermagem.

This study aims to identify the aspects that optimize and/or hamper the process of performance appraisal in a public hospital and to discuss strategies that facilitate this process with health professionals. This is a qualitative, exploratory-descriptive study conducted in a public hospital in the southern region of Brazil. Data collection took place through focal group and information was submitted to thematic analysis. The following categories emerged as a result of this study: considerations about the purpose of the evaluation process in the dialogical process of the focal group; the culture of performance appraisal as an optimization / obstacle to the evaluation process; and strategies that facilitate the process of performance appraisal. The results reinforce the need for the institution to conduct performance appraisal based on a reflexive and dialogical process that seeks a critical analysis of the circumstances health professionals work in.

Keywords Employee Performance Appraisal; Health Management; Hospital Administration; Nursing Administration Research.

Implicações do uso de som e imagem na avaliação de debriefing

Implications of the use of sound and image in the evaluation of debriefing

Alessandra Mazzo; Juliana Constantino Franzon; Mateus Henrique Gonçalves Meska; Giovanna Cristina Conti Machado; Verónica Rita Dias Coutinho; Gerson Alves Pereira Júnior

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1159

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: identificar a implicação da aplicação de recursos de som e imagem na avaliação de debriefing.
MÉTODO: estudo quantitativo e experimental que inclui estudantes de graduação em Enfermagem com 18 anos ou mais, alocados de forma randomizada por grupo-intervenção (participação em debriefing com o uso de som e imagem) ou grupo-controle (participação em debriefing sem o uso de som e imagem), realizado em uma escola de Enfermagem do interior de São Paulo durante um workshop simulado, onde os alunos participaram de um cenário simulado de alta fidelidade. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de caracterização sociodemográfica, a Escala de Experiência de Debriefing e a Avaliação de Debriefing associada à Simulação. Para análise dos dados foi utilizada estatística exploratória, com análise de frequência, porcentagem, teste de confiabilidade, análise amostral e teste de comparação de médias.
RESULTADOS: participaram deste estudo 100 estudantes de graduação em Enfermagem. Apuraram-se valores elevados para a avaliação de debriefing e ressaltou-se a importância do papel do facilitador. No entanto, não se observaram resultados significativos para a avaliação de debriefing ao adicionar uma revisão de vídeo.
CONCLUSÃO: estes resultados destacam a importância da reflexão durante a educação com base na simulação clínica e sugerem que a educação eficiente com simulação pode ser alcançada no debriefing mesmo quando a tecnologia de vídeo não está disponível.

Palavras-chave Simulação de Paciente; Mídia Audiovisual; Avaliação Educacional.

OBJECTIVE: identify the implication of the application of sound and image resources in the evaluation of debriefing.
METHOD: a quantitative and experimental study that includes undergraduate nursing students aged 18 years and over, randomized by intervention group (participation in debriefing with the use of sound and image) or control group (participation in debriefing without the use of sound and image), carried out at a nursing school in the interior of São Paulo during a workshop simulated, where the students participated in a simulated hi-fidelity scenario. For the data collection, the sociodemographic characterization instrument was used, the Debriefing Experience Scale and the Debriefing Evaluation associated with Simulation. For analysis of the data, we used exploratory statistics, with frequency, percentage, reliability test, sample analysis and comparison test of means.
RESULTS: 100 undergraduate students in Nursing participated in this study. High values were determined for the evaluation of debriefing and emphasized the importance of the role of the facilitator. However, no significant results were observed for the evaluation of debriefing when adding a video review.
CONCLUSION: these results highlight the importance of reflection during education based on clinical simulation and suggest that efficient simulation education can be achieved in the debriefing even when video technology is not available.

Keywords Patient Simulation; Video-Audio Media; Educational Measurement.

Transferência de política do tratamento diretamente observado da tuberculose: discursos de profissionais da atenção primária

Policy transfer of direct observation of therapy for tuberculosis: primary health care professionals’ speeches

Rita de Cassia Cordeiro de Oliveira; Karinne Dantas de Oliveira Adário;Anne Jaquelyne Roque Barrêto; Khivia Kiss da Silva Barbosa; Ariele Nóbrega Rodrigues Videres; Jordana de Almeida Nogueira; Pedro Fredemir Palha

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1158

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: analisar os discursos de profissionais da saúde acerca dos aspectos motivacionais relacionados à transferência de política do tratamento diretamente observado da tuberculose no município de João Pessoa, Paraíba.
MÉTODO: estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido nas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e em cinco distritos sanitários de saúde de João Pessoa. A amostra foi composta de 26 profissionais de saúde que participaram de uma entrevista semidirigida no período de junho a dezembro de 2013. Os dados empíricos foram analisados por meio do dispositivo teórico analítico da análise de discurso (AD) de filiação francesa pecheutiana.
RESULTADOS: observaram-se como aspectos motivacionais para a transferência de política: benefícios da descentralização das ações da estratégia TDO para o serviço de atenção primária; diminuição dos índices epidemiológicos relacionados ao abandono no tratamento; aumento no percentual de cura e encerramento dos casos; o fortalecimento do vínculo terapêutico entre profissionais e usuários a partir da responsabilidade compartilhada pelo tratamento e cuidados em geral de saúde; e melhorias na acessibilidade dos usuários aos serviços de saúde.
CONCLUSÃO: embora sejam visíveis esforços e vontade política dos atores-chave envolvidos na transferência da política, verificou-se que o município necessita ainda implementar estratégias a fim de superar os amplos desafios impostos pela doença e, assim, alcançar a detecção, tratamento e cura dos casos de tuberculose.

Palavras-chave Atenção Primária à Saúde; Pessoal de Saúde; Tuberculose.

OBJECTIVE: to analyze the speeches of health professionals about the motivational aspects related to the policy transfer of the direct observation of therapy for tuberculosis in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil.
METHOD: descriptive and qualitative study developed in the Municipal and State Health Departments and in five Sanitary Districts of João Pessoa. The sample consisted of 26 health professionals who participated in a semi-directed interview from June to December 2013. The empirical material produced was analyzed according to the theoretical-analytical basis of the French discourse analysis by Pêcheux.
RESULTS: the motivational aspects for the policy transfer were benefits from the decentralization of actions of the direct observation of therapy strategy to the primary care service; reduction of epidemiological indices associated with treatment abandonment; increase in cure percentage and closure of cases; strengthening of therapeutic bond between professionals and users based on shared responsibility for general health care and treatment; and improvements in users’ accessibility to health services.
CONCLUSION: although efforts and political will of the key actors involved in policy transfer are visible, our data tend to support that that the municipal government still needs to implement strategies to overcome the broad challenges posed by the disease and thus achieve diagnosis, treatment and cure of tuberculosis cases

Keywords Health Primary Care; Health Personnel; Tuberculosis.

O acesso da população em situação de rua é um direito negado?

Is the access of the street population a denied right?

Cindy Damaris Gomes Lira; Jéssica Micaele Rebouças Justino; Irismar Karla Sarmento de Paiva; Moêmia Gomes de Oliveira Miranda; Ana Karine de Moura Saraiva

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1157

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: analisar o acesso da população em situação de rua (PSR) aos serviços de saúde.
MÉTODOS: trata-se de pesquisa qualitativa na qual foram realizadas 29 entrevistas com trabalhadores de saúde distribuídos entre profissionais de equipes de saúde da família, de unidades de pronto-atendimento e de hospital geral de urgência e emergência.
RESULTADOS: o acesso da PSR ocorre preferencialmente nos serviços de urgência e emergência, mediante a exigência de documentos de identificação pessoal e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), embora estes não assegurem a continuidade do atendimento; transferência de responsabilidade pelo atendimento entre as instituições que compõem a rede de atenção à saúde; padronização dos formulários e da assistência; dificuldades de acesso materializadas em: questões burocráticas, número reduzido de profissionais, estrutura e insumos insuficientes, ausência de residência fixa e desvalorização social dessa população.
CONCLUSÃO: a compreensão de acesso que permeia os serviços de saúde é restrita à entrada para o primeiro atendimento, constituindo-se em um direito constitucional negado à população em situação de rua. Essa população, embora esteja presente na sociedade neoliberal, é invisível ao serviço de saúde, sendo reconhecida por estereótipos historicamente construídos pela sociedade capitalista, que tem um padrão definido do que sejam os modos de andar a vida. Desse modo, constitui-se em desafio para a gestão, trabalhadores, movimentos sociais e instituições formadoras, uma vez que questiona o SUS como uma conquista da sociedade e uma política pública de inclusão social.

Palavras-chave Sistema Único de Saúde; Pessoas em Situação de Rua; Acesso aos Serviços de Saúde.

OBJECTIVE: to analyze the access of the street population to health services.
METHODS: this was a qualitative study in which 29 interviews were conducted with health workers, distributed among professionals in family health teams, urgency and emergency care units, and a general emergency hospital.
RESULTS: the access of the street population occurs preferentially through emergency services, through the requirement of identity and Unified Health System cards, and the continuity of health service is not guarantee; there is a transfer of responsibility for care among the health care network institutions; standardization of forms and assistance; difficulties of access materialized in: bureaucratic issues, reduced number of professionals, insufficient structure and inputs, absence of residence address, and social devaluation of this population.
CONCLUSION: the understanding of access that permeates health services is restricted to the first care, thus becoming a denial of constitutional right to the street people. Although this population is present in neoliberal society, it is invisible to the health service, being recognized through stereotypes historically constructed by capitalist society that has a defined standard of the way to lead a life. Therefore, the access of the street population to health service is a challenge for managers, workers, social movements, and educational institutions, because it questions the Unified Health System as a conquest of society and a public policy of social inclusion.

Keywords Unified Health System; Homeless Persons; Health Services Accessibility.

Reprodutibilidade e aplicabilidade de um escore pediátrico de alerta de deterioração clínica

Reproducibility and applicability of a pediatric score of clinical deterioration warning

Juliana de Oliveira Freitas Miranda; Climene Laura de Camargo; Carlito Lopes Nascimento Sobrinho; Thaiane de Lima Oliveira; Ayana Carolina Gonçalves Teixeira Matos; Daniel Sales Portela

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1156

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVO: medir a reprodutibilidade e aplicabilidade do Brighton Paediatric Early Warning Score para o contexto brasileiro (BPEWS-Br) no reconhecimento da deterioração clínica.
MÉTODO: estudo para testar o desempenho do BPEWS-Br quanto à sua reprodutibilidade e aplicabilidade. Duas enfermeiras treinadas aplicaram o escore em 50 crianças de zero a 10 anos de forma cega com intervalo de três a cinco minutos entre as avaliações. Para verificar a aplicabilidade as enfermeiras mensuraram o tempo de aplicação do escore. Os dados foram processados no SPSS e VassarStats.net. A reprodutibilidade foi medida pelos índices Kappa simples e ponderado. Para o tempo de aplicação calculou-se a média.
RESULTADOS: o Kappa simples foi 0,85 e o Kappa ponderado, 0,80. Os tempos médios para avaliação e aplicação do BPEWS-Br pelas enfermeira foram de 4,14 e 3,48 minutos.
CONCLUSÃO: o BPEWS-Br mostrou-se confiável e viável para reconhecer sinais de alerta de deterioração clínica nas crianças estudadas.

Palavras-chave Reprodutibilidade dos Testes; Estudos de Viabilidade; Criança Hospitalizada; Enfermagem Pediátrica.

OBJECT: to measure the reproducibility and applicability of the Brighton Pediatric Early Warning Score to the Brazilian context (BPEWS-Br) in order to detect clinical deterioration.
METHOD: a study to test the performance of BPEWS-Br regarding its reproducibility and applicability. Two trained nurses randomly assigned a score to 50 children from zero to 10 years old with a three to five minute interval between evaluations. To verify the applicability, nurses timed the score assignment. Data were processed in SPSS and VassarStats. net. Reproducibility was measured by simple Kappa and weighted Kappa score. The mean was calculated regarding the time of the score.
RESULTS: simple Kappa was 0.85 and weighted Kappa was 0.80. The average time required for the nurses to evaluate and use BPEWS-Br was 4.14 and 3.48 minutes.
CONCLUSION: BPEWS-Br proved to be reliable and feasible to recognize warning signs of clinical deterioration in the children studied.

Keywords Reproducibility of Results; Feasibility Studies; Child, Hospitalized; Pediatric Nursing.

Trajetória política da atenção domiciliar em Minas Gerais

Political pathway of home health care in Minas Gerais

Kênia Lara Silva; Edna Aparecida Barbosa Castro; Sandra Trindade Toledo; Jurema Gonçalves; Andréia Devislane Ribeiro

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1155

Publicado em: 28/02/2019

A atenção domiciliar vem sendo ressignificada no contexto das políticas públicas de saúde brasileiras, ancorando-se em um novo modo de conceber e ofertar o cuidado. A trajetória política, jurídica e ideológica da oferta da atenção domiciliar no país tem instigado a realização de estudos. Analisou-se a trajetória política de implantação e implementação da atenção domiciliar no estado de Minas Gerais, Brasil, discutindo os movimentos provocados pela regulamentação da Política Nacional de Atenção Domiciliar publicada no país em 2011. Pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em 19 serviços de atenção domiciliar ofertados em Minas Gerais, que respeitou os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos. Os dados foram obtidos de entrevista com 22 coordenadores/gestores de serviços e três informantes-chave, e foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados estão organizados em duas categorias: a configuração política da atenção domiciliar; a trajetória de implantação da oferta da atenção domiciliar em Minas Gerais e efeitos da política. Os achados mostram a conformação política da AD no país a partir das normativas federais; e a expansão dos serviços no estado impulsionada pela indução financeira da política nacional. Concluiu-se que a atenção domiciliar é alternativa assistencial que acolhe as demandas dos "velhos” serviços, mas, ao mesmo tempo, ela tem contribuído com avanços na integralidade do cuidado e reestruturação produtiva do trabalho em saúde.

Palavras-chave Assistência Domiciliar; Serviços de Assistência Domiciliar; Políticas de Saúde Pública.

Home care has been reinterpreted in the context of Brazilian public health policies, anchored in a new way of conceiving and offering care. The political, juridical and ideological trajectory of the home care offer in the country has instigated studies. It was analyzed the political trajectory of the implementation of Home Care in the state of Minas Gerais, Brazil, discussing the movements evoked by the regulation of the National Policy of Home Care published in the country in 2011. Descriptive-exploratory research, with a qualitative approach, carried out in 19 Home Care Services offered in Minas Gerais, which respected the ethical aspects of research with human beings. The data were obtained from an interview with 22 coordinators/service managers and 03 key informants, and were submitted to the Thematic Content Analysis. The results are organized into two categories: the political configuration of Home Care; the path of implementation of the provision of Home Care in M inas Gerais and effects of the Policy. The findings point to the political configuration of HC in the country, based on federal regulations; and the expansion of services in the state driven by the financial induction of the National Policy. It is concluded that home care is an alternative care that welcomes the demands of the "old" services, but at the same time, it has contributed to advances in the comprehensive care provision and productive restructuring of the health work.

Keywords Home Health Care; Home Care Services; Public Health Policy.

Perfil dos participantes de um curso de aprimoramento em enfermagem obstétrica

Profile of the participants of an advanced course in obstetric nursing

Grazielly Alós Valim Carlos; Fernanda Penido Matozinhos; Juliana Maria Almeida do Carmo; Bruna Figueiredo Manzo; Elysângela Dittz Duarte; Kleyde Ventura de Souza

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1153

Publicado em: 28/02/2019

OBJETIVOS: analisar o perfil dos participantes do Curso de Aprimoramento para Enfermagem Obstétrica (EO).
MÉTODOS: estudo transversal, conduzido com participantes do Curso de Aprimoramento para EO dos anos de 2014 a 2016. As variáveis incluídas neste estudo referem-se às características sociodemográficas, econômica e de trabalho dos participantes. Para comparar as proporções e verificar as associações foi utilizado o teste exato de Fisher.
RESULTADOS: analisou-se 129 formulários dos participantes. A maioria era do sexo feminino, de cor branca, casadas e com mediana de idade de 35 anos. Em relação às regiões de atuação no país, houve predomínio da Nordeste. Houve diferença estatisticamente significativa entre a Instituição de Ensino Superior (IES) de especialização em EO segundo a área de atuação e de residência por regiões brasileiras, anos de conclusão de especialização e bolsa de estudos.
CONCLUSÕES: a formação é, indubitavelmente, fator relevante para que as melhorias na assistência obstétrica se perpetuem. Observou-se que, mais recentemente, as IES privadas vêm oferecendo mais oportunidades de formação do que as IES públicas.

Palavras-chave Enfermagem Obstétrica; Enfermeiras Obstétricas; Educação Continuada em Enfermagem; Assistência Perinatal; Parto.

OBJECTIVES: to analyze the profile of the participants of the Advanced Course in Obstetric Nursing.
METHODS: cross-sectional study conducted with participants of the Advanced Course in Obstetric Nursingfrom 2014 to 2016. The variables included in this study refer to the socio-demographic, economic, and work characteristics of the participants. The Fisher's exact test was used to compare the proportions and verify the associations.
RESULTS: 129 participantforms were analyzed. Most of the participants were white and mar-ried women around 35 years old. With respect to the regions, most of them were from Northeast. There was a statistically significant difference between the Higher Educational Institution (IES) specialization in Obstetric Nursing regarding the area of expertise and place of residency per Brazilian region, year of completion of the specialization, and schol-arship.
CONCLUSIONS: the education is assuredly a relevant factor in order to perpetuate the improvements in the obstetric care. It was noted, more recently, that the private IES have offered more opportunities in education than the public IES.

Keywords Obstetric Nursing; Nurse Midwives; Education, Nursing, Continuing; Perinatal Care; Parturition.

Relatos

Gerenciamento de mudanças para controle do ruído na terapia intensiva neonatal: relato de experiência

Management of changes for noise control in neonatal intensive therapy: experience report

Fabiana Jorge Bueno Galdino Barsam; Cinthia Lorena Silva Barbosa Teixeira; Claudia Rodrigues de Oliveira; Larissa Cristina de Sousa Lima; Débora de Oliveira Ferreira; Maria Sueli de Souza Silva; Fernanda Carolina Camargo

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1154

Publicado em: 28/02/2019

O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência sobre planejamento participativo e gerenciamento de mudanças para controle de ruído em uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público de ensino no Triângulo Mineiro. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem a extensão universitária como uma de suas interfaces. A motivação para seu desenvolvimento foi apoiar os objetivos estratégicos do hospital, para garantir a qualidade assistencial e a segurança do paciente frente à articulação entre ensino-pesquisa-extensão e assistência. O arcabouço teórico-metodológico que orientou a condução da experiência foi o quadro lógico, historicamente derivado de métodos de planejamento que garantiam espaços para o trabalho em equipe e a participação dos diversos interessados no projeto. O gerenciamento da mudança foi conduzido por grupo gestor com expertise na temática, representado por trabalhadores locais e docentes/pesquisadores. As atividades ocorreram entre abril e maio/2017. O diagnóstico da situação-problema contou com mensuração prévia às intervenções do ruído no local (nível entre 62-82 dB), sendo a percepção do ruído no setor alta e muito alta, segundo 88,3% dos trabalhadores. Os resultados alcançados foram: engajamento de legitimadores e autoridades do hospital na proposição; sensibilização e capacitação dos trabalhadores, docentes/pesquisadores, residentes e acadêmicos para o controle de ruídos; e implantação de medidas para controle do ruído. Mudanças foram articuladas conjuntamente entre trabalhadores, representantes da universidade e chefias: na infraestrutura do ambiente, no manuseio direto do recém-nascido e na postura da equipe. Faz-se necessário seguimento longitudinal sobre como as iniciativas impactaram na redução do ruído e no bem-estar dos trabalhadores.

Palavras-chave Monitoramento do Ruído; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Planejamento Participativo.

The objective of this study was to report an experiment on participatory planning and management of changes for noise control in a neonatal intensive care unit of a public teaching hospital in the Triângulo Mineiro. This is a research project that had the university outreach activities as one of its interfaces. The motivationfor its development was to support the hospital's strategic objectives to guarantee the quality of patient care and patient safety before the articulation between teaching-research-outreach activities and care provision. The theoretical-methodological framework that guided the conduction of the experience was the logical framework, historically derived from planning methods that guaranteed spaces for teamwork and the participation of the various stakeholders in the project. The management of changes was conducted by a managerial group with expertise in the theme, represented by local workers and teachers/researchers. Activities took place between April and May/2017. The diagnosis of the problem-situation counted on a measurement of the noise in the place before the interventions (level between 62-82 dB); the perception of noise in the sector was high and very high according to 88.3% of the workers. The results obtained were: engagement of hospital authorities and the responsible for legitimization in the proposal; sensitization and training of workers, teachers/researchers, residents and academics to control noise; and implementation of measures to control noise. Changes were jointly articulated among workers, university representatives, and managers: in the infrastructure of the environment, in the direct handling of the newborn, and in the attitude of the team. There is a need for longitudinal follow-up regarding the way the initiatives have impacted on noise reduction and on the well-being of workers.

Keywords Noise Monitoring; Intensive Care Units; Neonatal; Participative Planning.

Reflexão

O enfermeiro e o exercício da advocacia do paciente: reflexão teórica

Nurses and patient advocacy: a theoretical reflection

Barbara Letícia Dudel Mayer; Mariana da Silva Bernardo; Eliane Regina Pereira do Nascimento; Kátia Cilene Godinho Bertoncello; Amantino Rodrigues Raulino

REME - Rev Min Enferm. 2019; 23:e-1191

Publicado em: 30/06/2019

OBJETIVO: o presente estudo buscou tecer reflexão acerca da atuação do enfermeiro no exercício da advocacia ao paciente frente à atual conjuntura de serviços de saúde no Brasil. Para o profissional de Enfermagem a advocacia em saúde ainda está sendo acrescida como função, a fim de promover e defender os interesses e o bem-estar do paciente, assegurando que ele detenha o conhecimento dos seus direitos e acesso às informações, melhorando a sua saúde. Discutir sobre as dificuldades e desafios éticos da profissão do enfermeiro, sobretudo a atividade de advogar pelo usuário, deveria ser intrínseco às práticas diárias de saúde realizadas, principalmente durante a formação acadêmica. É possível concluir que a Enfermagem tem um caminho a percorrer no que concerne à advocacia do paciente, para que futuramente possa alicerçar essa atividade à sua prática diária.

Palavras-chave Enfermagem; Advocacia em Saúde; Ética em Enfermagem; Educação em Enfermagem.

This study’s objective was to present a reflection upon the role of nurses as patient advocates, considering the current context of health services in Brazil. The role of a patient advocate has been added to the practice of nurses in order to promote and defend the interests and wellbeing of patients, ensuring patients are aware of their rights and have access to information to improve their health. A discussion regarding the difficulties and ethical challenges nurses face, especially when advocating for patients, should be intrinsic to daily health practice and especially during academic training. The conclusion is that the nursing field has a long way forward in terms of patient advocacy, so that in the future, this activity will be based on daily practice.

Keywords Nursing; Health Advocacy; Ethics, Nursing; Education, Nursing.

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