REME - Revista Mineira de Enfermagem

ISSN (on-line): 2316-9389
ISSN (Versão Impressa): 1415-2762

QUALIS/CAPES: B1
Periodicidade Continuada

Enfermagem UFMG

Busca Avançada

Volume Atual: 22

 

 

Pesquisa

61 - Atenção primária à saúde: ordenadora da integração assistencial na rede de urgência e emergência

Primary health care: the coordinator of the care integration in the emergency and urgency network

Carla Da Ros; Aida Maris Peres; Elizabeth Bernardino; Ingrid Margareth Voth Lowen; Paulo Poli Neto; Maria Eliete Batista Moura

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1137

Publicado em: 31/10/2018

A atenção primária à saúde (APS) é considerada a principal porta de entrada na rede assistencial à saúde, no entanto, apresentam-se dificuldades para efetivá-la como tal. Portanto, o objetivo do artigo é analisar a integração entre unidade de saúde (US) e unidade de pronto-atendimento (UPA), tendo a APS como ordenadora da rede de urgência e emergência (RUE). Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Na coleta de dados foram realizadas 49 entrevistas com médicos, enfermeiros e gestores de saúde, entre fevereiro e junho de 2015, em uma capital da região Sul do Brasil. Do processamento dos dados para a análise textual realizado pelo software IRAMUTEQ resultaram quatro classes: comunicação formal e informal na organização de saúde; acesso da população aos serviços de saúde; integração entre a US e a UPA; funções da US e da UPA na rede de atenção à saúde. A pesquisa revelou que a integração do cuidado entre a APS e a UPA mostra-se frágil e desarticulada com os outros serviços que compõem a rede assistencial à saúde, potencializado pela indefinição das atribuições de cada componente da RUE pelos gestores do sistema e profissionais assistenciais e a sobreposição de funções entre a US e a UPA.

Palavras-chave Integração de Sistemas; Atenção Primária à Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

Primary health care (PHC) is considered the main gateway to the health care network; however, there are difficulties to achieve it as such. Therefore, the objective of this study is to analyze the integration between the health unit and the emergency care unit (ECU – “Unidade de Pronto-atendimento”, in Portuguese), with the PHC as an Emergency and Urgency Network (EUN) coordinator. It is qualitative, descriptive and exploratory research. During the data collection, 49 interviews were conducted with physicians, nurses and health managers between February and June 2015 in a capital city in the southern region of Brazil. From the data processing to the textual analysis performed by the IRAMUTEQ software, four classes emerged: formal and informal communication in the health organization; population access to health services; integration between HU and ECU; HU and ECU roles in the health care network. The research showed that the care integration between PHC and ECU is fragile and disjointed with the other services that make up the health care network, boosted by the lack of definition of the attributions of each EUN component by system managers and healthcare professionals, as well as the overlapping of roles between the HU and ECU.

Keywords Systems Integration; Primary Health Care; Health Services Accessibility.

62 - Estratégias ativas de ensino e aprendizagem: percepções de estudantes de enfermagem

Active teaching and learning strategies: perceptions of nursing students

Márcia Regina Cangiani Fabbro; Natália Rejane Salim; Jamile Claro de Castro Bussadori; Aline Cristiane Cavicchioli Okido; Giselle Dupas

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1138

Publicado em: 31/10/2018

Diante da necessidade de mudança no modelo tradicional de ensino e aprendizagem, um grupo de docentes das disciplinas Atenção à Saúde da Mulher e da Criança de um curso de Enfermagem de uma universidade pública decidiu incorporar metodologias ativas de ensino. Este estudo teve como objetivo compreender a vivência do estudante após mudanças no método de ensino e bem como o processo de implementação das novas estratégias. A coleta de dados foi realizada em junho de 2016 com o grupo de estudantes que cursou a disciplina. Foi aplicado questionário de avaliação da disciplina composto por questões fechadas e uma questão dissertativa, com o intuito de que os estudantes elaborassem uma narrativa. Foram realizadas análise estatística descritiva e análise de conteúdo dos dados. Os principais resultados mostraram que, na avaliação geral da disciplina, a maioria atribuiu conceito ótimo e bom, os aspectos mais citados foram “professores”, “campos de prática” e “aulas de laboratório”. Na prática clínica foram destacadas “autonomia”, “discussão de casos” e “consulta de enfermagem” como pontos positivos; entre os negativos foram identificadas a “relação com o enfermeiro do serviço” e “recepção da equipe”. Da análise de conteúdo das narrativas emergiram os seguintes temas: “vivendo a metodologia ativa”, “observado associação entre teoria e prática” e “indo para além da técnica”. No processo vivenciado, os estudantes destacaram experiências para além do aprendizado técnico, como aquisição de valores morais, crescimento como ser humano, importância para a cidadania, respeito e sensibilidade nas relações humanas, incorporando conceitos como integralidade, horizontalidade e autonomia.

Palavras-chave Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem Obstétrica; Enfermagem Pediátrica; Estudantes de Enfermagem.

In view of the need to change the traditional teaching and learning model, a group of professors of the subjects the subjects Child Health Care and Women’s Health Care at a Public University decided to incorporate active teaching methodologies. This study aimed to understand the experience of students after changes in the teaching method and the process of implementation of the new strategies. Data collection was carried out in June 2016 with a group of students who studied the discipline. A questionnaire for the evaluation of the discipline composed of closed and open questions was applied with the intention of making the students to elaborate a narration. Descriptive statistical analysis and content analysis were used to analyze the data. The main results showed that in the general evaluation of the subject, the majority of the students attributed excellent and good concepts. The most cited aspects were “teachers”, “fields of practice” and “laboratory classes”. In clinical practice, “autonomy”, “case discussion” and “nursing consultation” were highlighted as positive points. Among the negative points, the following were pointed out: “relationship with the nurses at the internships” and “reception of the team”. Based on the content analysis of the narrations, the following themes were found: “living the active methodology”, “observing the association between theory and practice”, and “going beyond technique”. In the process, the students highlighted experiences beyond technical learning, such as acquisition of moral values, growth as human beings, importance of citizenship, respect and sensitivity in human relations, and incorporation of concepts such as comprehensiveness, horizontality and autonomy.

Keywords Education, Nursing; Education, Higher; Obstetric Nursing; Pediatric Nursing; Students, Nursing.

63 - Manual educativo de cuidados à criança com gastrostomia: construção e validação

Child care educational manual with gastrostomy: construction and validation

Priscila Sales de Lima; Leila Blanes; Lydia Masako Ferreira; Heitor Francisco de Carvalho Gomes

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1123

Publicado em: 31/10/2018

INTRODUÇÃO: a gastrostomia é um procedimento no qual um cateter é inserido no estômago, através de uma abertura na parede abdominal anterior. Há escassez de trabalhos voltados para orientações e cuidados com do uso da gastrostomia e a influência para os familiares e cuidadores.
OBJETIVO: desenvolver e validar um manual educativo sobre cuidados com gastrostomia em crianças.
MÉTODO: realizado levantamento bibliográfico para desenvolvimento do conteúdo do manual e validação do mesmo realizada com 11 especialistas com base na técnica de Delphi e com cinco pais e cuidadores de crianças com gastrostomias mensurado por meio da escala de Likert.
RESULTADOS: o material elaborado foi validado por especialistas em dois ciclos por meio da técnica de Delphi, com a participação de 11 juízes no primeiro ciclo e seis juízes no segundo ciclo. A porcentagem de concordância absoluta de todo o manual alcançou valor de 97,91%. O menor valor encontrado no segundo ciclo foi de 83,3%, com sete de oito questões apresentando concordância de 100%. A validação com público-alvo apresentou taxa de concordância de 100% e todos os participantes pontuaram três na escala de Likert para todas as questões. O manual validado possui registro em ISBN de número: 978-85-924327-0-6, com 21 páginas, oito capítulos e 38 figuras de linguagem simples e acessível, abordando temas como o conceito e indicação da gastrostomia, o cuidado domiciliar e a prevenção de complicações.
CONCLUSÃO: elaborado manual educativo de cuidado da criança com gastrostomia, validado por especialistas e por pais e cuidadores.

Palavras-chave Gastrostomia; Cuidados de Enfermagem; Educação em Saúde; Estudos de Validação.

INTRODUCTION: the gastrostomy is a procedure in which a catheter is inserted into the stomach through an opening in the anterior abdominal wall. There is a shortage of work focused on guidelines and care with the use of gastrostomy and the influence for family members and caregivers. Goal: to develop and validate an educational manual regarding gastrostomy care with children.
METHOD: it was carried out a bibliographical survey for the development of the content of the manual and validation of it, which was conducted with 11 experts based on the Delphi technique and with 5 parents and caregivers of children with gastrostomies, measured using the Likert scale.
RESULTS: the elaborated material was validated by specialists in two cycles through the Delphi technique, with the participation of 11 judges in the first cycle and six judges in the second cycle. The absolute agreement percentage of the whole manual reached 97.91%. The lowest value found in the second cycle was 83.3%, with seven of eight questions showing agreement of 100%. The validation with target audience showed a 100% concordance rate and all participants scored three points on the Likert scale for all questions. The validated manual has ISBN (International Standard Book Number) registration number: 978-85-924327-0-6, with 21 pages, eight chapters and 38 simple and accessible figures of speech, addressing topics such as the concept and indication of gastrostomy, home care and the prevention of complications.
CONCLUSION: elaborated educational manual of child care with gastrostomy, validated by specialists, by parents and caregivers.

Keywords Gastrostomy; Nursing Care; Health Education; Validation Studies.

64 - Efeitos da auriculoterapia no tempo de trabalho de parto e taxa de cesárea: ensaio clínico randomizado

Effects of auriculotherapy on labor time and cesarean section rate: randomized clinical trial

Reginaldo Roque Mafetoni; Lia Maristela Silva Jacob; Herla Maria Furtado Jorge; Antonieta Keiko Kakuda Shimo

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1139

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: avaliar os efeitos da auriculoterapia sobre o tempo de trabalho de parto e taxa de cesárea.
MÉTODO: trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado, paralelo e triplo-cego. Foram selecionadas 102 parturientes com idade gestacional ≥ 37 semanas, dilatação cervical ≥ 4 cm e duas ou mais contrações em 10 minutos. As parturientes foram distribuídas aleatoriamente em três grupos em um hospital universitário do interior do estado de São Paulo, Brasil, para receber: auriculoterapia, placebo ou participar como controle, sem intervenção. A auriculoterapia foi aplicada com microesferas de cristal em quatro pontos estratégicos. A comparação dos efeitos do tratamento foi feita por meio dos testes: Kruskal-Wallis, exato de Fisher e qui-quadrado.
RESULTADOS: a média de duração do trabalho de parto foi menor no grupo de auriculoterapia (607,8 versus placebo: 867,9 versus controle: 694,7 minutos; p-valor = 0,845); a taxa de cesárea foi maior no grupo placebo (55,9% versus auriculoterapia: 26,5% versus controle: 20,6%; p-valor = 0,0045).
CONCLUSÃO: as parturientes que receberam auriculoterapia mostraram menor taxa de cesárea em relação ao grupo placebo e menos tempo de trabalho de parto ao comparar com os demais grupos, porém novos estudos se fazem necessários. Registro: nº RBR-47hhbj.

Palavras-chave Auriculoterapia; Trabalho de Parto; Cesárea; Terapias Complementares; Enfermagem Obstétrica.

OBJECTIVE: to evaluate the effects of auriculotherapy on labor time and cesarean section rate.
METHOD: this is a controlled, randomized, parallel and triple blind clinical trial. We selected 102 parturients with gestational age ≥ 37 weeks, cervical dilatation ≥ 4 cm and two or more contractions every 10 minutes. Parturients were randomly assigned to three groups at a university hospital in the countryside of the state of São Paulo, Brazil, to receive auriculotherapy, placebo or to participate as control group without intervention. Auriculotherapy was applied with crystal microspheres at four strategic points. The effects of the treatment were compared using the Kruskal-Wallis, Fisher’s exact and chi-square tests.
RESULTS: the mean duration of labor was lower in the auriculotherapy group (607.8 versus placebo: 867.9 versus control: 694.7 minutes; p-value = 0.845); the rate of cesarean section was higher in the placebo group (55.9% versus auriculotherapy: 26.5% versus control: 20.6%, p-value = 0.0045).
CONCLUSION: parturients who received auriculotherapy showed a lower cesarean rate compared to the placebo group and shorter labor time when compared to the other groups, but further studies are necessary. Registration: nº RBR-47hhbj.

Keywords Auriculotherapy; Labor, Obstetric; Cesarean Section; Complementary Therapies; Obstetric Nursing.

65 - Dialogando sobre as vivências com diabetes mellitus: subsídio para o cuidado educativo de enfermagem

Dialoguing about the experiences with diabetes mellitus: subsidy for educational nursing care

Rachel Corrêa Rodrigues; Maria Luiza de Oliveira Teixeira; Elen Martins da Silva Castelo Branco

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1140

Publicado em: 31/10/2018

Pesquisa convergente-assistencial que objetivou descrever os saberes e práticas de clientes diabéticos em atendimento ambulatorial sobre a vivência com o diabetes mellitus (DM) e discutir as contribuições desses saberes e práticas nos cuidados educativos de enfermagem. Participaram do estudo 11 clientes que atenderam aos critérios de inclusão: clientes com DM tipo 1 e/ou 2, atendidos no ambulatório, com prontuário na instituição, de ambos os sexos e maiores de 18 anos. Realizaram-se entrevistas individuais. Utilizou-se a análise temática de conteúdo. Encontrouse que tais saberes e práticas se apresentam de forma fragmentada e como resultado de conhecimento adquirido pela experiência vivida. Os saberes e práticas de clientes diabéticos foram mobilizados e valorizados a partir do diálogo/reflexão. Esse processo foi baseado no intercâmbio dos saberes popular e profissional, na descoberta e reconstrução do conhecimento e possibilitou sua aplicação no cuidado educativo de enfermagem a esses clientes.

Palavras-chave Educação em Saúde; Diabetes Mellitus; Enfermagem.

Convergent care research aimed at describing the knowledge and practices of diabetic clients in outpatient care about living with Diabetes Melittus (DM) and discussing the contributions of this knowledge and practices in educational nursing care. The study included 11 clients who met the inclusion criteria: clients with type 1 and/or type 2 DM, assisted at the outpatient clinic, with medical records at the institution, of both sexes, and those over 18 years of age. Individual interviews were conducted. Thematic content analysis was used. The results showed that the client’s knowledge and practices are presented in a fragmented way and as a result of knowledge acquired through experience. The knowledge and practices of diabetic clients were mobilized and valued through dialogue/reflection. This process was based on the exchange of popular and professional knowledge, on the discovery and (re)construction of knowledge and made it possible its application in educational nursing care for these clients.

Keywords Health Education; Diabetes <i>Mellitus</i>; Nursing.

66 - Vivências do pai/homem no cuidado ao filho prematuro hospitalizado

Experiences of the father/man in care of the hospitalized premature child

Karen Isadora Borges; Jéssyca de Oliveira Santana; Daniele Amaral de Souza; Valéria Costa Evangelista da Silva; Keli Regiane Tomeleri da Fonseca Pinto; Adriana Valongo Zani

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1141

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: apreender as representações do pai/homem frente ao cuidado ao filho prematuro e/ou de muito baixo peso hospitalizado, com o apoio de um protocolo de cuidados direcionados para o pai, realizado em uma unidade neonatal de um hospital-escola da região norte do Paraná.
MÉTODO: trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com 15 pais entrevistados entre junho e dezembro de 2016. Para a análise, utilizou-se o referencial teórico das representações sociais, seguindo-se o método do discurso do sujeito coletivo (DSC).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: após a análise dos dados emergiram cinco ideias centrais: prazer em cuidar; reforço da identidade paterna; superação do medo; apropriação do papel de cuidador; e a importância da permanência na unidade de internação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: é necessário que a figura paterna esteja mais presente durante a internação hospitalar de um filho prematuro e, consequentemente, mais inserida na realização dos cuidados.

Palavras-chave Relações Pai-Filho; Recém-Nascido Prematuro; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

OBJECTIVE: to apprehend the representations of the father/man regarding the care of premature and/or very low weight hospitalized children, with the support of a protocol of care directed to the father performed in a neonatal unit of a school hospital in the northern region of Paraná.
METHOD: this is a qualitative research with 15 parents interviewed between June and December 2016. For analysis, the theoretical reference of Social Representations was used, following the Collective Subject Discourse (DSC) method.
RESULTS AND DISCUSSION: after analyzing the data, five main ideas emerged: Pleasure in caring; Reinforcement of paternal identity; Overcoming Fear; Appropriation of the caregiver role and the importance of staying in the hospitalization unit.
FINAL CONSIDERATIONS: it is necessary that the father figure is more present during the hospital stay of a premature child, and consequently more inserted in the accomplishment of the care.

Keywords Father-Child Relations; Infant, Premature; Intensive Care Units, Neonatal.

67 - Associação entre violência intrafamiliar e bullying em adolescentes escolares

Association between intrafamily violence and bullying in school adolescents

Rosana Santos Mota; Nadirlene Pereira Gomes; Jordana Brock Carneiro; Raiane Moreira dos Santos2; Luana Moura Campos; Maria Enoy Neves Gusmão; Climene Laura de Camargo; Carla Cristina Oliveira de Jesus Lima

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1142

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: estimar a prevalência de violência intrafamiliar e sua associação com o bullying em adolescentes de uma escola pública de Salvador, Bahia, Brasil.
MATERIAIS E MÉTODO: estudo do tipo corte transversal. A coleta de dados, com 239 discentes, se deu por meio de formulário padronizado. Os dados foram processados no Programa Stata versão 12.
RESULTADOS: verificou-se associação entre a vivência de violência intrafamiliar (geral e psicológica) e o alto risco para o bullying direto (RP = 1,89 e IC95%: 1,11 - 3,21; RP = 2,76 e IC95%: 1,57 - 4,85), relacional (RP = 2,59 e IC95%: 1,49 - 4,49; RP = 2,89 e IC95%: 1,64 - 5,09) e vitimização (RP = 2,02 e IC95%: 1,19 - 3,43; RP = 3,10 e IC95%: 1,71 - 5,64).
CONCLUSÃO: a associação entre vivenciar violência intrafamiliar e bullying sinaliza para a necessidade de estratégias de prevenção, sobretudo a partir da articulação entre os cenários da saúde e da educação.

Palavras-chave Adolescente; Violência Doméstica; Bullying; Educação.

OBJECTIVE: to estimate prevalence of intra-family violence and its association to bullying among teenagers of a public school located in Salvador, Bahia, Brazil.
MATERIALS AND METHOD: cross section type investigation. Data collection was with 239 students using standard form. Data were processed in Stata 12 software.
RESULTS: there was an association between living intra-family violence (general and psychological) and high risk to direct bullying (prevalence ratio = 1.89 and confidence interval, 95 % = 1.11-3.21; prevalence ratio = 2.76 and confidence interval, 95 % = 1.57-4.85), relational (prevalence ratio = 2.59 and confidence interval, 95 % = 1.49-4.49; prevalence ratio = 2.89 and confidence interval, 95 % = 1.64-5.09) and victimization (prevalence ratio = 2.02 and confidence interval, 95 % = 1.19-3.43; prevalence ratio = 3.10 and confidence interval, 95 % = 1.71-5.64).
CONCLUSION: the association between living intra-family violence and bullying shows the need of prevention strategies, mainly mixing health and education areas.

Keywords Adolescent; Domestic Violence; Bullying; Education.

68 - Sistematização de um instrumento de classificação de pacientes em um hospital universitário

Systematization of an instrument for patient classification in a teaching hospital

Andréia Barcellos Teixeira Macedo; Sônia Beatriz Cocaro de Souza; Lia Brandt Funcke; Ana Maria Muller de Magalhães; Caren de Oliveira Riboldi

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1152

Publicado em: 09/11/2018

Estudo de delineamento transversal com o objetivo de verificar se o número de dias de avaliação influencia os escores para classificação do nível de complexidade dos pacientes numa unidade de internação. A amostra incluiu 151 pacientes adultos, hospitalizados entre julho e agosto de 2014, gerando 920 avaliações. A aplicação da escala de Perroca foi realizada em dois períodos, compreendendo cinco e 20 dias de avaliação e as variáveis foram analisadas por meio do teste de equações de estimativas generalizadas. Não houve diferença estatisticamente significativa no nível de complexidade dos cuidados comparando-se os dois períodos avaliados (p=0,72). Observou-se que os pacientes avaliados possuem elevado nível de complexidade assistencial. Entende-se que a aplicação de um instrumento para classificar pacientes é fundamental para conhecimento da demanda assistencial e das atividades da Enfermagem. A proposta de aplicação da escala de Perroca em cinco dias viabiliza a incorporação e sistematização dessa atividade na prática do enfermeiro.

Palavras-chave Carga de Trabalho; Pacientes Internados/classificação; Cuidados de Enfermagem; Avaliação em Enfermagem.

Cross-sectional study, aiming to verify if the number of evaluation days influences the classification scores of the complexity level of patients in the hospital units. The sample included 151 adult patients hospitalized between July and August 2014, generating 920 ratings. The Perroca scale was applied throughout two periods, at 5 and 20 evaluation days and the variables were analyzed using Generalized Estimating Equation. There was no statistically significant difference in the level of complexity of care comparing the two periods (p = 0.72). It was observed that the evaluated patients had a high level of care complexity. The application of an instrument to classify patients is a key knowledge to the demand of care and nursing activities. The application of the proposed Perroca scale in 5 days enables the development and systematization of this activity in nursing practice.

Keywords Workload; Inpatients/classification; Nursing Care; Nursing Assessment.

69 - Prevalência de lesões crônicas de município da zona da mata mineira (Brasil)

Prevalence of chronic wounds in a city of minas gerais (Brazil)

Eline Lima Borges; Helio Martins do Nascimento Filho; José Ferreira Pires Júnior

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1143

Publicado em: 09/11/2018

Os objetivos do estudo foram estimar a prevalência de lesões crônicas de um município de Minas Gerais (MG), identificar o perfil clínico, epidemiológico e sociodemográfico dos pacientes com lesão e descrever as características das lesões e o tratamento recebido. Trata-se de estudo epidemiológico, descritivo exploratório, transversal realizado em um município de médio porte da Zona da Mata de MG, com amostra de 104 participantes com lesão crônica provenientes das 25 equipes de Estratégia de Saúde da Família e dos sete Postos de Saúde do referido município que atenderam aos critérios de inclusão. Para a coleta de dados os participantes passaram por avaliação clínica, incluindo a avaliação da lesão e alguns dados foram extraídos do prontuário. A prevalência estimada de lesões crônicas foi de 0,164% (1,64/1.000 habitantes), os participantes tinham idade média de 66,6 anos; a maioria eram mulheres; com baixa escolaridade e renda mensal. A maioria possuía doenças associadas e fazia uso de um ou mais medicamentos. O tempo médio de existência das lesões foi de dois anos e a maioria estava localizada nas pernas e era de etiologia venosa, sendo tratadas com pomadas. O médico era o principal responsável pelo tratamento e as trocas de curativos eram realizadas pelo paciente ou cuidador. Concluiu-se que a prevalência obtida foi compatível com a literatura e os resultados obtidos subsidiarão os enfermeiros e gestores na organização da rede de assistência ao usuário com lesão crônica do município onde a pesquisa foi realizada. Recomenda-se a realização de estudos semelhantes em outros municípios para comparação de dados.

Palavras-chave Prevalência; Cuidados de Enfermagem; Perfil de Saúde; Ferimentos e Lesões; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

The objectives of the study were to estimate the prevalence of chronic wounds in a city of Minas Gerais, Brazil, to identify the clinical, epidemiological and sociodemographic profile of the patients with wounds and to describe the characteristics of the wounds and the treatment received. This is an exploratory, descriptive, cross-sectional study carried out in a medium-sized city in Zona da Mata/MG, with a sample of 104 participants with chronic wound from the 25 Family Health Strategy and the seven Health Centers city that met the inclusion criteria. For the data collection the participants underwent clinical evaluation, including evaluation of the wound and some data were extracted from the medical record. The estimated prevalence of chronic wounds was 0.164% (1.64 / 1,000 inhabitants); the participants had a average age of 66.6 years; most were women; with low schooling and monthly income. Most had associated illnesses and used one or more medications. The average duration of the wounds was 2 years, and most were in the legs and were of venous origin, being treated with ointments. The physician was primarily responsible for the treatment and the dressing changes were performed by the patient or caregiver. It was concluded that the prevalence obtained was compatible with the literature and the results obtained will help the nurses and managers in the organization of the care network to the user with chronic wound of the city where the research was performed. It is recommended to carry out similar studies in other cities to compare data.

Keywords Prevalence; Nursing Care; Health Profile; Wounds and Injuries; Family Health; Primary Health Care.

70 - Gestão do cuidado na saúde mental sob a perspectiva da rede de atenção à saúde

Mental health care management from the perspective of the health care network

Mislene Beza Gordo Sarzana; Greice Lessa; Lucas Corrêa Preis; Joelma Patricio da Luz Perin; Selma Regina de Andrade; Alacoque Lorenzini Erdmann

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1144

Publicado em: 09/11/2018

O objetivo do estudo foi compreender a gestão do cuidado na saúde mental sob a perspectiva da rede de atenção à saúde. Trata-se de estudo qualitativo que utilizou como referencial teórico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A amostra foi composta de 27 profissionais de saúde, distribuídos em três grupos amostrais. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista intensiva. Os dados coletados foram analisados por meio de codificação inicial e focalizada e foram organizados pelo software de análise qualitativa NVIVO®10, em que foram geradas três categorias e 11 subcategorias emergentes. Os resultados evidenciaram que a gestão do cuidado na saúde mental é permeada por dificuldades de comunicação e articulação entre os serviços que compõem a rede de atenção à saúde. Para que haja essa integração entre os serviços de saúde é preciso que os profissionais aprimorem seus conhecimentos na área de saúde mental e coloquem em prática o matriciamento.

Palavras-chave Assistência Integral à Saúde; Saúde Mental; Transtornos Mentais; Enfermagem Psiquiátrica.

The objective of this study was to understand the management of mental health care from the perspective of the health care network. This is a qualitative study that used Grounded Theory (GT) as theoretical reference. The sample consisted of 27 health professionals distributed in three sample groups. Intensive interviews were used to collect data. The collected data were analyzed by means of initial and focused coding and were organized using the NVIVO®10 software for qualitative analysis. Three emergent categories and 11 subcategories were generated. The results showed that mental health care management is permeated by difficulties of communication and articulation between the services that make up the health care network. In order to articulate the health services, the professionals need to improve their knowledge in the area of mental health and put effective matrixing into practice.

Keywords Comprehensive Health Care; Mental Health; Mental Disorders; Psychiatric Nursing.

71 - Significados atribuídos às causas do acidente com perfurocortantes: percepção dos profissionais de enfermagem

Meanings attributed to causes of accident with perforocortants: perception of nursing professionals

Lígia Santana Rosa; Gláucia Valente Valadares; Ítalo Rodolfo Silva

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1146

Publicado em: 09/11/2018

OBJETIVO: compreender as condições causais de acidentes com perfurocortantes a partir dos significados atribuídos por profissionais de Enfermagem. Referencial teórico utilizado foi o interacionismo simbólico.
MÉTODO: pesquisa qualitativa, tendo como método a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Estudo foi realizado em Macaé-RJ, Brasil, com três enfermeiros e 17 técnicos de Enfermagem. Instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados conforme procedimentos pertinentes à TFD: codificação aberta, axial e seletiva.
RESULTADOS: o estudo gerou três categorias: “Vivenciando tensões mediante a realização de ações em Enfermagem”; “Vivenciando acidentes que acontecem durante o cuidado procedimental” e “Vivenciando acidentes que acontecem no cuidado pós-procedimental”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: verificou-se, a partir dos dados, que a pressa, a distração, o cansaço, a superlotação, o tumulto nas enfermarias, cargas horárias excessivas, inexperiência profissional e a manipulação das caixas coletoras são condições que geram riscos para a ocorrência do acidente perfurocortante. O interacionismo simbólico permitiu a compreensão de como os profissionais interpretam e significam o mundo que os rodeia frente às condições causais do acidente.

Palavras-chave Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Cuidados de Enfermagem.

OBJECTIVE: to understand the causal conditions of accidents with perforocortants using the meanings attributed by nursing professionals. The theoretical reference used was symbolic interactionism.
METHOD: qualitative research, based on Grounded Theory (GT). A study was carried out in Macaé-RJ, Brazil, with three nurses and 17 nursing technicians. The instrument of data collection was the semi structured interview. Data were analyzed according to procedures relevant to GT: open, axial and selective coding.
RESULTS: The study generated three categories: “Experiencing tensions through nursing actions”; “Experiencing accidents that occur during procedural care” and “Experiencing accidents that occur in post-procedural care”.
FINAL CONSIDERATIONS: it has been verified from the data that hurry, distraction, fatigue, overcrowding, tumult in the wards, excessive hours, professional inexperience and the manipulation of the collection boxes are conditions that generate risks for the occurrence accident. The symbolic interactionism allowed the understanding of how professionals interpret and mean the world around them in the causal conditions of the accident.

Keywords Nursing; Occupational Health; Nursing Care.

72 - Intervenções educativas com profissionais de enfermagem e sua relação com a cultura de segurança

Educational interventions with nursing professionals and its relationship with culture of security

Monique Mendes Marinho; Vera Radünz; Luciana Martins da Rosa; Francis Solange Vieira Tourinho; Patrícia Ilha; Marciele Misiak

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1148

Publicado em: 11/09/2018

OBJETIVO: analisar a cultura de segurança dos profissionais de Enfermagem de unidades de internação adulto em hospital universitário do Sul do Brasil pré e pós-intervenções educativas sobre a segurança do paciente.
MÉTODO: estudo quase-experimental, realizado de novembro/2015 a fevereiro/2016, utilizando duas intervenções educativas com 89 profissionais de Enfermagem de cinco unidades de internação, com aplicação do Safety Attitudes Questionnaire na pré e pós-intervenção.
RESULTADO: os escores aumentaram, com mais destaque para o domínio percepção do estresse, com médias de 74,7 para 79,6. As médias aumentaram nos domínios relacionados aos técnicos/auxiliares de Enfermagem e em duas das unidades de internação. No entanto, a maioria dos escores indica fragilidades na cultura de segurança, com menores médias relacionadas à percepção da gerência do hospital (44,5 e 44,3).
CONCLUSÃO: as intervenções educativas resultaram em melhores escores nos domínios clima de trabalho em equipe, clima de segurança, satisfação no trabalho e percepção do estresse.

Palavras-chave Segurança do Paciente; Educação Continuada; Cultura; Educação em Enfermagem.

OBJECTIVE: to analyze the safety culture of nursing professionals from adult hospitalization units in a university hospital in southern Brazil before and after educational interventions on patient safety.
METHOD: a quasi-experimental study, conducted from November / 2015 to February / 2016, using two educational interventions with 89 nursing professionals from five hospitalization units, with application of the Safety Attitudes Questionnaire in pre and post intervention.
RESULTS: the scores increased, with a greater emphasis on the Stress Perception domain, with averages from 74.7 to 79.6. The averages increased in the domains related to nursing technicians / assistants, and in two of the hospitalization units. However, most of the scores indicate fragilities in the safety culture, with lower averages related to Hospital Management Perception (44.5 and 44.3).
CONCLUSION: educational interventions resulted in better scores in the areas of teamwork climate, safety climate, job satisfaction and stress perception.

Keywords Patient Safety; Education Continuing; Culture; Education Nursing.

73 - Atuação da enfermagem na conservação da saúde de mulheres em situação de violência

Nursing performance in the conservation of women's health in situations of violence

Leônidas de Albuquerque Netto; Eric Rosa Pereira; Joyce Martins Arimatea Branco Tavares; Dennis de Carvalho Ferreira; Priscilla Valladares Broca

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1149

Publicado em: 09/11/2018

A violência contra a mulher é um fenômeno complexo que provoca efeitos negativos sobre sua saúde. O princípio da Teoria de Enfermagem de Levine é manter ou recuperar uma pessoa (a mulher que vivencia a violência) para um estado de saúde (longe da violência).
OBJETIVO: analisar, pela ótica da Teoria de Enfermagem de Levine, o atendimento da enfermeira às mulheres que sofreram violência.
MÉTODO: pesquisa qualitativa e descritiva realizada na Estratégia de Saúde da Família do Rio de Janeiro – Brasil, com 11 enfermeiras que prestaram atendimento às mulheres em situação de violência, com base em entrevistas utilizando roteiro de perguntas semiestruturado. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde. Os depoimentos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo.
RESULTADOS: a análise das entrevistas resultou em quatro ideias centrais referentes a: conservação de energia, integridade estrutural, pessoal e social das mulheres.
CONCLUSÃO: o cuidado precisa possibilitar conservação de energia, por meio da atenção integral às mulheres, e não apenas focado na violência. Enfatizaram questões como acolhimento e acesso à unidade de saúde, resgatando vínculos dessa mulher com membros da rede social.

Palavras-chave Enfermagem; Saúde da Família; Violência Contra a Mulher.

Violence against women is a complex phenomenon that causes negative effects on their health. The principle of Levine’s Theory of Nursing is to keep or recover a person (the woman who experiences violence) to a state of health (away from violence).
OBJECTIVE: To analyze, from the point of view of Levine’s Nursing Theory, nursing care for women who have suffered violence.
METHOD: Qualitative and descriptive research, carried out in the Family Health Strategy from Rio de Janeiro - Brazil, with eleven nurses who provided care to women living in violence situations, through individual interviews using a semi-structured questions instrument. The Research Ethics Committee from Federal University of Rio de Janeiro and the Municipal Health Department approved previously this protocol. The statements were analyzed using the Collective Subject Discourse method.
RESULTS: The analysis of the interviews resulted in four central ideas regarding: energy conservation, structural, personal and social integrity of women.
CONCLUSION: Care needs to promote energy conservation, through the women integral care, and not just focused on violence. They emphasized issues such as reception and access to the Health Unit, rescuing the woman’s ties with members of their social network.

Keywords Nursing; Family Health; Violence Against Women.

Reflexão

74 - Teoria fundamentada nos dados: evidenciando divergências e contribuições para a pesquisa em enfermagem

Grounded theory: evidencing divergences and contributions for nursing research

Cintia Koerich; Fernanda Hannah da Silva Copelli; Gabriela Marcellino de Mello Lanzoni; Aline Lima Pestana Magalhães; Alacoque Lorenzini Erdmann

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1084

Publicado em: 20/06/2018

A Teoria Fundamentada nos Dados é um método de investigação qualitativa amplamente utilizado na Enfermagem e que, em função das diferentes vertentes, requer atenção especial na sua aplicação, considerando as diferentes abordagem e técnicas. Apresenta-se esta reflexão com o objetivo de discutir os principais pontos de divergência na utilização das diferentes vertentes da Teoria Fundamenta nos Dados na pesquisa em Enfermagem. Apesar das diferentes abordagens nas vertentes tradicional, relativista e construtivista, o estudo aprofundado e a execução cuidadosa necessitam ser encorajados por profissionais dessa área de atuação, visando à produção do conhecimento, com garantia de rigor metodológico e resultados de pesquisa qualificados para subsidiar e melhorar a prática profissional.

Palavras-chave Teoria Fundamentada; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem.

The Grounded Theory based on the data is a qualitative research method widely used in Nursing and due it was developed to the different aspects, it requires by researches special attention in its application, considering the different approach and techniques. This reflection is presented with the objective of discussing the main points of divergence in the use of the different aspects of the Grounded Theory in Nursing research.In spite of the different approaches in the traditional, relativistic and constructivist aspects, the in-depth study and the careful execution need to be encouraged by professionals in this area of activity, aiming at the production of knowledge, with a guarantee of methodological rigor and qualified research results to subsidize and improve the practice.

Keywords Grounded Theory; Qualitative Research; Nursing.

75 - Aproximações entre habilidades sociais, gerência do cuidado de enfermagem e o pensamento complexo

Approximations between social skills, nursing care management and complex thinking

Juliana Helena Montezeli; Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad; Aida Maris Peres; Laura Misue Matsuda

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1092

Publicado em: 20/06/2018

Estudo com objetivo de refletir sobre as interfaces entre habilidades sociais e a gerência do cuidado de enfermagem na perspectiva da complexidade. Estudo descritivo do tipo ensaio reflexivo fundamentado na base teórico-filosófica do pensamento complexo e percepções das autoras. As habilidades sociais englobam classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as demandas das situações interpessoais. Elas se entrelaçam ao cotidiano da gerência do cuidado de enfermagem, pois gerenciar implica relacionar-se com os outros e, para tal, o enfermeiro necessita de um comportamento socialmente hábil. Este é um processo multifacetado, hologramático, não linear e, assim sendo, o cartesianismo é insuficiente para a sua sustentação epistemológica. Portanto, optou-se por pautar as reflexões nos princípios do pensamento complexo e concluiu-se que as relações interpessoais desenvolvidas pelos enfermeiros a partir de competências galgadas em um comportamento socialmente hábil representam importante mola propulsora para que a gerência do cuidado se distancie de uma prática reducionista e mecanicista.

Palavras-chave Enfermagem; Administração de Recursos Humanos em Hospitais; Administração dos Cuidados ao Paciente; Relações Interpessoais; Serviço Hospitalar de Enfermagem.

This study aims to reflect on the interfaces between social skills and nursing care management from the perspective of complexity. Descriptive study of the type reflective essay grounded on the theoretical-philosophical basis of complex thinking and perceptions of the authors. Social skills encompass classes of social behaviors in the repertoire of individuals to deal adequately with demands of interpersonal situations. They are intertwined with the daily routine of nursing care management, since taking on the position of manager implies relating to others. To accomplish this, nurses need a socially skillful behavior. This is a multifaceted, hologramatic, non-linear process and, therefore, Cartesianism is insufficient for its epistemological support. Therefore, we decided to list the reflections grounded on the principles of complex thinking and we concluded that interpersonal relations developed by nurses stemming from competences based on a socially skillful behavior represent an important propulsive spring so that management of care be far from a reductionist and mechanistic practice.

Keywords Nursing; Personnel Administration, Hospital; Patient Care Management; Interpersonal Relations; Nursing Service, Hospital.

76 - Acidentes de trânsito com idosos: demandas e responsabilidades sociais e governamentais

Traffic accidents with elderly people: social and governmental demands and responsibilities

Ana Maria Ribeiro dos Santos; Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino; Maria Adelaide Duarte Claudino; Maria do Livramento Fortes Figueiredo; Silvana Santiago da Rocha; Tereza Cristina Araújo da Silva

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1108

Publicado em: 06/08/2018

Reflexão teórica na qual se buscou refletir sobre as demandas e responsabilidades da sociedade e do poder público frente aos altos índices de acidentes de trânsito envolvendo idosos. Percebeu-se que, para a melhor compreensão desse agravo, é preciso necessário que sejam repensadas as transformações inerentes ao processo de envelhecimento e suas influências no indivíduo como pedestre e/ou condutor, bem como a infraestrutura e a logística de trânsito capazes de agravar ou minimizar a vulnerabilidade desse grupo aos acidentes. A sociedade civil e o poder público são responsáveis pela garantia da saúde e da segurança da população, com destaque para os idosos, especialmente em relação à sua mobilidade. Nesse sentido, fazem-se necessários o planejamento e a execução de obras de acessibilidade que respeitem as particularidades da pessoa idosa, bem como a fiscalização e penalização das infrações por parte do poder público. A sociedade civil, por sua vez, tem como grande responsabilidade assumir e cumprir com o papel social na construção de um trânsito sem violência e mais seguro para as pessoas idosas.

Palavras-chave Idoso; Acidentes de Trânsito; Responsabilidade Social.

This is a theoretical reflection about the demands and responsibilities of society and of the public power in view of the high rates of traffic accidents involving elderly people. It was noticed that, in order to better understand this problem, it is necessary to rethink the transformations inherent in the aging process and its influences on the individuals as pedestrians and/or drivers, as well as the infrastructure and traffic logistics capable of aggravating or mitigating the vulnerability of this group to accidents. Civil society and public authorities are responsible for guaranteeing the health and safety of the population, with particular emphasis on the elderly, especially in relation to their mobility. In this sense, it is necessary to plan and execute accessibility works that respect the particularities of elderly people, as well as the supervision and punishment of infractions by the public power. Civil society, on the other hand, has a major responsibility to assume and fulfill its social role in non-violent and safer traffic for the elderly.

Keywords Aged; Accidents, Traffic; Social Responsibility.

77 - Adesão ao tratamento da tuberculose: uma perspectiva do cuidado de si foucautiano

Adherence to tuberculosis treatment: a foucauldian care perspective

Rayrla Cristina de Abreu Temoteo; Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho; Viviane Euzebia Pereira Santos; Yanna Gomes de Sousa; Soraya Maria de Medeiros

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1118

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: refletir acerca da adesão ao tratamento da tuberculose à luz do cuidado de si em Michel Foucault.
MÉTODO: reflexão baseada nos pressupostos de “A hermenêutica do sujeito” de Foucault e literatura pertinente.
RESULTADOS: o cuidado de si diz respeito à percepção do sujeito; seu autoconhecimento; e à execução do seu próprio cuidado. Na adesão ao tratamento da tuberculose, o sujeito apresenta mais domínio sobre si, a doença não representa perturbação externa, pois o cuidado desenvolvido ao longo da sua existência não pode ser perturbado, nem mesmo pela doença. Há fatores que podem intensificar essa perturbação: baixa escolaridade, desemprego, etilismo, reingresso após abandono e estigma.
CONCLUSÃO: torna-se necessário o resgate dos princípios do cuidado de si, o que pode influenciar o voltar-se para si, para que exteriorize o perceber sobre seu tratamento, tornando possível a implementação de ações mais direcionadas à subjetividade do doente e favorecendo o processo de adesão.

Palavras-chave Cooperação do Paciente; Autocuidado; Filosofia; Tuberculose; Terapêutica.

OBJECTIVE: to reflect on adherence to treatment of tuberculosis in the light of self-care in Michel Foucault.
METHOD: Reflection, based on the assumptions of Foucault’s hermeneutics of the subject and pertinent literature.
RESULTS: self-care concerns the perception of the subject; their selfknowledge; and to the execution of his own care. In adherence to the treatment of tuberculosis, the subject has more dominion over him, the disease does not represent external disturbance since the care developed throughout its existence cannot be disturbed, not even by the disease. There are factors that can intensify this disturbance: low schooling, unemployment, alcoholism, re-entry after abandonment and stigma.
CONCLUSION: it is necessary to recover the principles of self-care, which can influence the self-care, so that it externalize the perception about its treatment, making possible the implementation of actions more directed to the subjectivity of the patient and favoring the accession process.

Keywords Patient Compliance; Self Care; Philosophy; Tuberculosis; Therapeutics.

78 - Comunicação efetiva em enfermagem à luz de Jürgen Habermas

Effective communication in nursing in the the light of Jürgen Habermas

Kisna Yasmin Andrade Alves; Manacés dos Santos Bezerril; Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador; Alexsandra Rodrigues Feijão; Viviane Euzébia Pereira Santos

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1147

Publicado em: 09/11/2018

Objetiva-se refletir sobre a comunicação efetiva à luz da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas. Trata-se de estudo reflexivo conduzido pela questão: como se caracteriza a comunicação efetiva à luz da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas? O estudo é construído a partir dos pilares teóricos apresentados por Habermas e discorrido na sessão: comunicação efetiva em Enfermagem e a interface com o agir comunicativo de Habermas. Concluiu-se que as concepções sobre a comunicação efetiva em Enfermagem revelam faces teóricas consoantes com os pressupostos do agir comunicativo. A comunicação efetiva, portanto, é entrelaçada ao entendimento mútuo, cooperação dos atores, compreensão dos contextos individuais e ao posicionamento do receptor frente ao ato da fala.

Palavras-chave Enfermagem; Filosofia em Enfermagem; Comunicação.

This paper aims to reflect on effective communication in the light of the Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas. It is a reflective study conducted by the question: how is the effective communication characterized in the light of the Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas? The study is built on the theoretical pillars presented by Habermas and discoursed in the session: effective communication in nursing and the interface with the communicative action of Habermas. In conclusion, the concepts of effective communication in nursing reveal theoretical faces consonant with the assumptions of the communicative action. Effective communication is, therefore, intertwined with mutual understanding; the cooperation of actors; understanding of the individual contexts; and the positioning of the receiver before the act of speech.

Keywords Nursing; Philosophy, Nursing; Communication.

79 - As territorialidades de cuidado: reflexões interdisciplinares acerca do uso de drogas e o cuidado sociocultural

The territorialities of care: interdisciplinary reflections on the use of drugs and sociocultural care

Aline Basso da Silva; Agnes Olschowsky; Christine Wetzel; Thomas Josué Silva; Alexandra Rozado-Pedron; Fabiane Machado-Pavani

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1150

Publicado em: 09/11/2018

O objetivo deste artigo é debater o uso de drogas como um fenômeno sociocultural e, a partir desse enfoque, a constituição de uma perspectiva de territorialidades de cuidados, visando ampliar olhares para um modelo sociocultural de atenção aos usuários de drogas. Trata-se de estudo de reflexão de natureza teórica, que problematiza a importância de se pensar a relação do indivíduo com o uso de drogas em diferentes aspectos socioculturais, incluindo espaços econômicos e sociais, os significados, a cultura, a formação de redes e estilos de vida. Nesse sentido, introduzimos a ideia de territorialidades de cuidado baseada em um modelo sociocultural, em que se reconhece a importância de uma dinâmica/ dialógica estabelecida entre profissionais e usuários no espaço vivo do cuidado.

Palavras-chave Usuários de Drogas; Saúde Mental; Assistência Integral à Saúde; Antropologia.

The objective of this article is to discuss the use of drugs as a sociocultural phenomenon and, from this approach, work on the constitution of a territoriality perspective of care, aiming to widen the perspective to a sociocultural model of care to drug users. It is a study of theoretical reflection, which problematizes the importance of thinking about the relationship of the individual with the use of drugs in different sociocultural aspects, including economic and social spaces, meanings, culture, the creation of networks and lifestyles. In this sense, we introduce the idea of care territorialities based on a sociocultural model, in which the importance of a dynamic/dialogic established between professionals and users in the living space of care is recognized.

Keywords Drug Users; Mental Health; Comprehensive Health Care; Anthropology.

80 - A dimensão espiritual e sentido da vida na prática do cuidado de enfermagem: enfoque fenomenológico

The spiritual dimension and the meaning of life in nursing care: phenomenological approach

Renata Carla Nencetti Pereira Rocha; Eliane Ramos Pereira; Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1151

Publicado em: 09/11/2018

Refletir sobre a inferência da dimensão espiritual e o sentido da vida na prática do cuidado de Enfermagem prestado aos pacientes. Trata-se de estudo reflexivo sobre o cuidado de Enfermagem, centrado na dimensão espiritual e sentido da vida, pautado em pressupostos fenomenológicos existenciais. A articulação do estudo com a fenomenologia possibilitou compreender que o cuidado, como fenômeno da Enfermagem, ocorre em um mundo de vivências e experiências intersubjetivas e que o despertar da consciência por meio de valores motiva o sentido da vida, além de possibilitar ao cuidar um leque de possibilidades de propósitos e significados para a existência. Concluiu-se que o cuidado centrado no sentido da vida tendo como alicerce a dimensão espiritual possibilita ao profissional de Enfermagem abertura para transformação interior, desenvolvimento pessoal e, consequentemente, aprimoramento de suas ações de cuidado de maneira humana, holística, integral e, sobretudo, ética.

Palavras-chave Espiritualidade; Existencialismo; Vida; Cuidados de Enfermagem; Prática Profissional.

To reflect on the inference of the spiritual dimension and the meaning of life in nursing care provided to patients. It is a reflective study on nursing care, centered on the spiritual dimension and the meaning of life, based on existential phenomenological presuppositions. The articulation of the study with phenomenology made it possible to understand that care, as a phenomenon of nursing, occurs in a world of experiences and intersubjective experiences and that the awakening of consciousness through values, motivates the meaning of life, besides making it possible to care of several purposes and meanings for existence. It is concluded that care centered on the meaning of life based on the spiritual dimension, enables the nursing professional to open for interior transformation, personal development and consequently improvement of their care actions in a humane, holistic, integral and, above all, ethical way.

Keywords Spirituality; Existentialism; Life; Nursing Care; Professional Practice.

Relatos

81 - Programa universitário por um dia: conhecendo a escola de enfermagem de Ribeirão Preto

One day university program: getting to know the escola de enfermagem de Ribeirão Preto

Eliane Ribeiro Gonçalves; Maria Verônica Ferrareze Ferreira; Jennifer Thalita Targino dos Santos; Natássia Condilo Pitta; Roberta Maria de Pina Pereira; Ana Paula Morais Fernandes

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1133

Publicado em: 31/10/2018

OBJETIVO: relatar uma experiência de visita monitorada de alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Ribeirão Preto e região, por meio da participação no Programa Universitário por um dia.
MÉTODO: estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo, no período de abril de 2016 a junho de 2017.
RESULTADOS: totalizaram 545 alunos na visita monitorada, o que propiciou a aproximação dos candidatos com os veteranos, egressos e profissionais da EERP, elucidando informações referentes às formas de ingresso no ensino superior, aos cursos existentes, aos programas de apoio à permanência e formação estudantil, como também à carreira profissional. Quanto à dinâmica desenvolvida, foi relatada mais satisfação em relação às atividades em laboratórios de ensino, que envolveram prática de habilidades com simuladores de baixa fidelidade. Os alunos referiram que a visita colaborou principalmente para a compreensão das funções do profissional enfermeiro e dos campos de atuação profissional, o que poderá contribuir positivamente na escolha pela profissão, consciente e assertivamente.
CONCLUSÃO: a estratégia de visita monitorada se configurou em ação inovadora que favoreceu a integração social e possibilitou o aprendizado científico. Contudo, torna-se premente a manutenção e ampliação de oportunidades e incentivos advindos das universidades públicas que motivem o ingresso e a permanência no ensino superior, de maneira contínua e diligente. Destarte, as atividades de cultura e extensão universitária propiciarão ações afirmativas para que se possa alcançar a transformação e a sustentabilidade da sociedade.

Palavras-chave Ensino Fundamental e Médio; Estudantes; Acesso à Informação.

OBJECTIVE: to report an experience of guided tour of high school students of public schools in the city of Ribeirão Preto and Region, through participation in the University Program for one day.
METHOD: a descriptive study, type experience report, developed in the Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) of the Universidade de São Paulo (USP), in the period from April 2016 to June 2017.
RESULTS: a total of 545 students participated in the guided tour, which resulted in the approximation of candidates with the veterans, students and professionals in the EERP, elucidating information concerning forms of entry into higher education, the existing courses, programs of support for the retention and student training, as well as on the professional career. As for the momentum developed, was reported greater satisfaction in relation to the activities in teaching laboratories, involving skills practice with a simulator of low fidelity. Students reported that the visit was primarily for the understanding of the roles of the professional nurse, and the fields of professional activity, which could contribute positively in choosing the profession, consciously and assertive.
CONCLUSION: the strategy of monitored visit set up in action innovative that favored social integration and enabled the scientific learning. However, it is important to maintaining and expanding opportunities and incentives from the public universities that will motivate the entry and residence in higher education, in a continuous and diligent. Thus, the activities of culture and university extension will provide affirmative actions to achieve the transformation and the sustainability of society.

Keywords Education, Primary and Secondary; Students; Access to Information.

82 - Tecnologias digitais da informação e comunicação na graduação em enfermagem: relato de uma atividade pedagógica

Digital information and communication technologies in nursing undergraduate: report of a pedagogical activity

Mariana André Honorato Franzoi; Aline Oliveria Silveira

REME - Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1145

Publicado em: 09/11/2018

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com o objetivo de descrever o uso de diferentes tecnologias digitais da informação para a tradução e comunicação de conhecimento científico desenvolvido em uma disciplina de graduação do curso de Enfermagem de uma instituição pública de ensino superior no ano de 2017. Foram produzidos e divulgados conhecimentos baseados em evidências e de fácil compreensão sobre os temas propostos por meio de diferentes recursos tecnológicos de comunicação, como vídeos, blog, páginas em redes sociais e cartilha digital. Essa experiência estimulou a interação dos estudantes com a sociedade, pois profissionais, estudantes de outra instituição de ensino e comunidade externa realizaram perguntas e comentários sobre os temas especialmente nas páginas elaboradas em redes sociais. Concluiu-se que a experiência pedagógica foi exitosa por ter viabilizado a produção e divulgação de conhecimentos científicos de Enfermagem por meio do uso de tecnologias digitais criativas e interativas para com a comunidade externa, o que evoca a responsabilidade e compromisso social da universidade.

Palavras-chave Educação em Enfermagem; Educação Superior; Tecnologia Educacional; Comunicação.

This is an experience report with the aim to describe the experience about the use of different digital information and communication technologies for the dissemination and translation of the knowledge developed in a nursing undergraduate course of a Public Higher Education Institution in the year 2017. Knowledge based on evidence and easy to understand about the themes proposed through different technological resources of communication such as videos, blog, pages in social networks and digital booklet were produced and divulged. This experience stimulated the student’s interaction with society, since professionals, students from another institution and external community asked questions and comments about the topics especially in the pages elaborated in social networks. It is concluded that the pedagogical experience was successful for enabling the production and dissemination of scientific knowledge of nursing using digital creative and interactive technologies to the external community, which evokes the responsibility and social commitment of the university.

Keywords Nursing Education; Education, Higher; Educacional Technology; Communication.

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