Permita-me apresentar-lhe a sua mais nova comida reconfortante favorita.
Alguns dos maiores alimentos reconfortantes envolvem carboidratos, queijo e creme. Eu gostaria de trazer os bolinhos para o centro das atenções. Embora existam tantas variações de bolinhos quanto pessoas neste planeta (apenas um pouco exagerando), ultimamente tenho me aproximado de capuns suíços. Se você nunca ouviu falar desses pacotes cobertos de folhas e banhados em creme, você terá uma surpresa.
Esses saborosos pacotes nunca haviam entrado no meu universo até alguns meses atrás, e foi necessária uma escala em Zurique para que isso acontecesse. Embora houvesse muitas coisas que gostei de comer em minha breve estadia de 14 horas (sim, aconteceu muito chocolate), os capuns ficaram comigo.
Os capuns suíços são originários dos Grisões, na Suíça, mas são muito consumidos e as receitas parecem variar de família para família. Eles são compostos de uma pasta simples de bolinho de farinha que pode incluir pedaços de carne seca, queijo ou ervas, e enrolada em uma folha escaldada de acelga. Os pedaços verdejantes são envoltos em molho de creme e assados com tampa de papel alumínio. O vapor da pequena poça de creme se acumula no prato e cozinha delicadamente o bolinho.
São servidos com molho de natas, cobertos com queijo e comidos quentes.
O recheio do bolinho é saboroso e farto, o molho cremoso é rico e decadente, mas minha parte preferida é a folha de acelga. Tem gosto de espinafre, mas menos amargo, um pouco mais terroso e com mais integridade estrutural. As folhas verdes trazem um equilíbrio saboroso aos ingredientes ricos – uma combinação perfeita para o queijo e o creme. Em outras palavras, comer quatro ou seis parece uma porção razoável. Coma-os junto com um frango assado, um ensopado ou qualquer prato principal que grude nas costelas.
Como fazer capuns
1. Escalde sua acelga
Leve cerca de seis xícaras de água para ferver em uma panela grande. Corte os caules de cerca de 10 folhas de acelga médias a grandes. Cortei o caule logo na base da folha. Quando a água ferver, adicione uma pitada forte de sal e coloque algumas folhas. Escalde-os por 45 segundos e coloque-os sobre um pano de prato ou algumas camadas de papel toalha para secar. Repita com todas as folhas.
2. Faça a mistura do bolinho
Em uma tigela média, misture os ingredientes secos – farinha, sal, pimenta, noz-moscada – com a salsa. Misture bem. Adicione os ovos, o óleo e o leite e misture até incorporar bem. Não misture até ficar homogêneo ou o bolinho pode ficar duro. Pique finamente e frite uma chalota. Adicione à massa junto com o queijo ralado e a carne curada picada. Na Suíça usam salsiz , mas você pode usar salame, ou até picar presunto ou bacon se tiver.
3. Molde os capuns
Corte um pequeno entalhe na base da haste para facilitar o enrolamento.
sso é opcional, mas achei mais fácil rolar. Na base de cada folha de acelga, corte a parte mais larga do caule em um pequeno triângulo. Você pode ver o entalhe que falta na folha na imagem. Adicione uma colher de sopa ou mais da massa na base da folha. Dobre primeiro as laterais sobre o recheio e depois enrole até a ponta da folha. Coloque o capun em uma assadeira untada com manteiga, com a costura voltada para baixo. Repita isso com toda a massa. Errar pelo lado dos capuns mais finos; eles serão mais equilibrados e macios. Usei muita massa de bolinho nos meus capuns, o que percebi depois. Eles ainda eram bons, mas um pouco pesados demais.
4. Adicione o molho de natas e leve ao forno
Em um copo medidor, misture o caldo (usei carne bovina, mas frango ou vegetais também ficam ótimos), o sal e o creme de leite. Despeje isso ao redor dos capuns no prato. Cubra cada rolo com lascas de queijo Emmentaler ou qualquer queijo duro e derretido, como parmesão ou gruyère. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 400°F por 15 minutos ou até o molho de creme borbulhar. Tenha cuidado com o vapor ao desembrulhar. Cubra o prato com mais queijo ralado e sirva quente.
Esses capuns ficam mais saborosos quando frescos, mas você pode guardar as sobras cobertas na geladeira e reaquecê-las no micro-ondas por cerca de 20 segundos.
Receita de Capuns (bolinhos embrulhados em acelga)
Ingredientes:
- 1 ½ xícara de farinha
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta preta
- ¼ colher de chá de noz-moscada
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 2 ovos
- ½ colher de sopa de óleo
- ½ xícara de leite
- 1 chalota picada
- ¼ xícara de salame picado
- ¼ xícara de parmesão ralado
- 6 folhas de acelga, caule aparado
Para o molho:
- ½ xícara de creme
- ½ xícara de caldo
- ¼ colher de chá de sal
- Queijo emmental ralado (para cobertura)
1. Escalde a acelga por 45 segundos e seque-a com papel toalha. Unte com manteiga uma caçarola e pré-aqueça o forno a 400°F.
2. Em uma frigideira pequena levemente untada com óleo, frite a chalota picada até ficar translúcida. Deixou de lado.
3. Em uma tigela média, misture a farinha, o sal, a pimenta, a noz-moscada e a salsa até incorporar. Adicione os ovos, o óleo, o leite, a cebola, o salame e o queijo parmesão. Misture até combinar (ficará grumoso).
4. Disponha uma folha de acelga. Adicione uma colher rasa de massa na base da folha. Dobre as laterais da massa para cima e comece a rolar da base até o final da folha. Será parecido com um pequeno pacote verde. Coloque-o na assadeira untada com manteiga. Repita isso com a massa restante e as folhas de acelga.
5. Em um copo medidor, misture o caldo, o sal e o creme de leite. Despeje isso na caçarola. Cubra cada capun com lascas de queijo emmental. Cubra o prato completamente com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. O molho de creme estará fervendo e os bolinhos estarão perfeitamente cozidos no vapor. Tenha cuidado ao retirar o papel alumínio, o vapor está quente. Sirva os capuns numa poça de molho de natas.
Follow Me